DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE CONTEMPORÂNEA E MULTILETRADA

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Data
2025-04-07
Autores
TORRES, TANCREDO OLIVEIRA
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Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como os desafios enfrentados no ensino de Língua Portuguesa na educação básica brasileira podem ser superados por meio da promoção da pedagogia dos multiletramentos. Os objetivos específicos incluem: analisar os principais desafios enfrentados no ensino de Língua Portuguesa na educação básica brasileira atual, compreender os significados dos termos letramento e multiletramentos, assim como as suas diferenças e a importância de cada um no contexto educacional e propor estratégias pedagógicas que promovam uma pedagogia dos multiletramentos, contribuindo para a superação dos desafios educacionais. A pesquisa justifica-se pela necessidade de explorar como os multiletramentos podem superar as dificuldades no ensino de Língua Portuguesa. A abordagem adotada é qualitativa, explicativa e bibliográfica, baseada na análise de conteúdos de livros e trabalhos científicos. O arcabouço teórico fundamenta-se em autores renomados, como Soares (2020), Freire (1982), Street (2014), Rojo (2012) e Castilho (2024), Cope e Kalantzis (2009 e 2015), entre outros. Os resultados mostram a presença de diversos materiais teóricos que identificam os fatores que geram os desafios no ensino de Língua Portuguesa na educação básica, além de fornecerem conceitos chave e possíveis soluções para superá-los. Como conclusão, é possível evidenciar que a pedagogia dos multiletramentos, associada à valorização do professor e às práticas pedagógicas eficazes, apresenta grande potencial para superar as dificuldades, promovendo uma aprendizagem significativa e alinhada às demandas da educação contemporânea.
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