EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: importância e métodos a serem trabalhados

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Data
2025-06-25
Autores
TEIXEIRA, RAIMUNDA DA SILVA
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Resumo
O trabalho especifica como a educação financeira nas escolas públicas é um recurso essencial para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e com atitudes financeiras bem alicerçadas. Desse modo, o trabalho tem como objetivo compreender a importância da educação financeira nesse meio e apresentar os métodos mais adequados para serem aplicados em sala de aula. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa, com enfoque qualitativo, para analisar a história e conceitos desse ensino no país e identificar as práticas pedagógicas que promovam a formação de educandos financeiramente conscientes. Entre os métodos propostos, evidencia-se os jogos educativos, a utilização de dinheiro fictício, entre outros, formando um meio no qual o discente desenvolverá responsabilidade sobre suas ações, assiduidade e gerenciamento de recursos. Além disso, é relevante o uso de plataformas como a CVM, SEBRAE e FGV, que promovem exercícios e qualificações gratuitas. E, até mesmo através de canais no YouTube, onde, mesmo que a instituição tenha uma infraestrutura limitada, será possível acessá-los. Também foram abordadas, resoluções estatais e os projetos que consolidam a inclusão da educação financeira nesse espaço. O artigo conclui que a sociedade entre administrador e professor é primordial para formar ações que tragam mudanças na EF, tornando-a em um instrumento de acesso facilitado e significativo e que o aprendizado da EF é fundamental para a construção de uma conscientização financeira bem estruturada a curto, médio e longo prazos.
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