Mestrado em Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Letras por Autor "LIMA, ADRIANA ALVES SILVA"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemSEMÂNTICA LEXICAL: videocast como recurso didático nas aulas de língua portuguesa para o ensino de sinonímia nos 6 os e 7os anos finais do Ensino Fundamental( 2024-02-01) LIMA, ADRIANA ALVES SILVAA sinonímia estuda a relação de semelhança de significado entre palavras. Desse modo, entendê-la contribui para o desenvolvimento da capacidade de perceber os sinônimos de acordo com cada contexto. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o estudo da sinonímia em livros didáticos de língua portuguesa dos 6os e 7os anos do Ensino Fundamental, adotados no município de Açailândia/MA. O critério de seleção do corpus, exemplares da coleção Português: conexão e uso, de Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho, do 6o e dos 7o anos, de 2018, consiste em os livros pertencerem à coleção adotada no ciclo 2020-2023 no município. Para o embasamento teórico, utilizaram-se estudos de Ullmann (1964), Marques (2003), Tamba (2006), Ilari e Geraldi (2006), Cançado (2016) e Polguère (2018). Já a abordagem metodológica foi qualitativa, de cunho documental, empreendida na análise e na seleção de atividades relativas ao fenômeno semântico sinonímia. No que se refere ao Produto Técnico Tecnológico (PTT), desenvolveu-se um videocast como recurso didático para o ensino de sinonímia, direcionado aos professores do Ensino Fundamental público da região Tocantina. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para um lócus de discussão acerca das relações entre as palavras e suas significações. No que diz respeito aos resultados obtidos na análise dos livros didáticos, percebe-se que, na introdução, o corpus apresenta-se como um instrumento de conhecimento para os alunos e, na organização, divide-se em unidades e subdivide-se em seções, subseções e boxes. No que tange ao aspecto sinonímia, nota-se que somente o livro didático do 6o ano expõe o fenômeno semântico de modo explícito no sumário. Além disso, verifica-se que a abordagem da sinonímia ocorre de maneira escassa em ambos os livros. Constata-se, por fim, que algumas atividades abordam o sentido ou o significado das palavras conforme os contextos em que estão sendo utilizados. Tendo em vista sua relevância para o ensino, sugere-se que a sinonímia seja abordada com mais visibilidade nos livros didáticos.