Mestrado em Letras
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ItemA ESCOLA TAMBÉM É UM ESPAÇO DE MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE: uma proposta de letramento literário para a diversidade étnica por meio das Literaturas Indígenas( 2022-12-12) COSTA, WALQUIRIA LIMA DADurante séculos, os povos originários não tiveram garantidos direitos constitucionais. Das nações indígenas que resistiram e sobreviveram ao processo colonizador, há o registro feito pelo Censo do IBGE (2010) de cerca de 900 mil indígenas, divididos em 307 povos, que residem em aldeias ou nos centros urbanos, de todos os estados brasileiros. Cada povo com suas especificidades e diversidades de práticas culturais, constituindo-se com grande relevância na construção da ancestralidade brasileira. No entanto, apesar dessa importância para a constituição da nossa identidade, o Brasil ainda desconhece esses povos, suas culturas e histórias. O que contribui, em grande parte, para que tenhamos, arraigados no imaginário nacional, estereótipos negativos sobre os povos nativos, que por sua vez, refletem nos preconceitos e violências física e simbólica que tanto geram epistemicídios e genocídios há cinco séculos. Diante desse quadro, a escola, assim como as universidades e centros de pesquisas apresentam-se como lugares privilegiados para se (re)conhecer esses povos e seus saberes, o que pode propiciar/motivar uma educação cidadã, que respeite e conviva harmonicamente com as diversidades etnicorraciais. Nesse propósito, para valorar a história e cultura afro-brasileira e indígena, foi criada a Lei 11.645/2008 que alterou a Lei 9.394/1996, já modificada pela Lei 10.639/2003, estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Portanto, tendo como objeto “o ensino de Literatura Indígena em escolas da rede pública de Imperatriz”, é que se propõe este estudo, visando responder a seguinte problemática: Como a Literatura Indígena é trabalhada nas escolas, campo da pesquisa, para atender à Lei 11.645/2008? Dessa forma, o intuito central desta investigação é analisar de que forma é trabalhada a Literatura Indígena em três escolas da rede pública de Imperatriz, verificando que atividades envolvem a Literatura Indígena e como estas são realizadas nas escolas campo da pesquisa. Para alcançar os objetivos, aos quais nos propomos, foram realizadas pesquisa bibliográfica, exploratória descritiva, assim como adotamos a metodologia da pesquisa de campo, que fez uso da técnica da entrevista e realizou oficinas com professores. Sendo que, para fundamentar este texto, foram utilizados os estudos de Danner (2018), Candido (2006), Graúna (2021), Munduruku (2017), Soares (2015), Thiél (2012), dentre outros. Durante a pesquisa de campo, observou-se o descaso para com os acervos, sendo estes guardados em sala de aula e/ou espaço da biblioteca, mas sem os cuidados necessários para a preservação e o empréstimo. Em duas escolas, foram encontradas algumas obras de autoria indígenas e muitas outras de autores não indígenas. Assim como foi verificado que, em algumas, os professores trabalham a literatura apenas no dia 19 de abril. Procuramos desconstruir esses enraizamentos preconceituosos e cheios de discriminação. Portanto, a oficina em letramento literário indígena auxiliou os docentes, construindo materiais e propostas, orientando como inserirem os textos literários nativos em salas de aulas, mostrando como esses são potenciais instrumentos para se apontar um caminho para o respeito para com a diversidade étnica. Palavras-chave: Literaturas Indígenas; Lei 11.645/2008; Letramento Literário; Memória; Ancestralidade.
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ItemDO REDEMOINHO DE VILLAMARIM (2016) ATÉ O MUNDO INIMIGO DE RUFFATO (2005): as leituras fílmica e literária no Ensino Médio como possibilidade de apreciação estética do cinema ao livro( 2022-12-12) SOUSA, ANTONIO ISMAEL LOPES DEEste trabalho apresenta a leitura de três imagens e sobre três personagens do filme Redemoinho (Villamarim, 2016) e seus respectivos trechos no livro O Mundo Inimigo (Ruffato, 2005), com fulcro na possibilidade formativa de que fala Almeida (2014, 107) e na apreciação estética do cinema ao livro, ocasionada pela partilha e pelas experiências do sensível, nos termos de Rancière (2009b). Para a efetivação dessa tarefa, entrelacei, no que se refere à cinematografia, dentre outras, abordagens em estética, fenomenologia e filosofia do cinema, como é o caso dos estudos de Almeida (2014, 2017), Xavier (2003, 2017), Rancière (2009a, 2009b), Aumont (2004), Mitterand (2014), perpassando por abordagens em cinema e educação, como no caso de Sousa (2017), Teixeira e Lopes (org., 2014), Teixeira et. al (2017), Fresquet (2017), Duarte (2009), apontamentos em letramento cinematográfico, como nos estudos de Couto (2017) e Cavalcanti Júnior (2018), até técnicas cinematográficas, como Van Sijll (2017) e Vanoye e Goliot-Lété (2012). Igualmente, em relação à literatura, contemplei perspectivas com ênfase para a fruição estética, como em Todorov (2012), Lajolo (2002, 2018), Jouve (2002), Eagleton (2006), entre outros, perpassando pelo viés do letramento literário e formação da leitura, como visto em Cosson (2020a, 2020b), Lajolo e Zilberman (2019), Zilberman (2012) etc., bem como sobre a estrutura literária, como Bourdieu (1996) e Barthes et. al (2011). Além disso, com o intuito de ampliar as alternativas de fruição do livro ao filme, sugeri ideias para além da leitura envolvendo imagens e personagens. Acredito que o potencial mobilizador das imagens, como bem lembra Mitchell (2015), aliado às representações dos personagens e outros inúmeros recursos do livro e do filme, figuram tanto como possibilidade de gozo estético, como meio de formação e subsídios para a aquisição de leitura (crítica) em literatura e cinema. Palavras-chave: Leituras fílmica e literária; Apreciação estética; Experiência do sensível; Formação; Educação.
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ItemLITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA: as tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensino de literatura no contexto escolar maranhense( 2022-12-12) SANTOS, MARIA SOUSATrata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, na qual apresento, por meio de uma revisão integrativa da literatura, os principais estudos sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação, aliadas ao Ensino de literatura infantil e juvenil, nas escolas maranhenses, obtidos a partir dos bancos de dados Google Acadêmico e Repositório Digital da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Para tanto, além de utilizar-me de informações importantes para esta construção, contidas nos achados da pesquisa, busquei apoio em teóricos que tratam da evolução das tecnologias digitais da informação e comunicação como Lévy (1999), Santaella (2003), Rojo e Moura (2019) e Martino (2015); naqueles que tratam do uso dessas tecnologias na educação, entre eles Libâneo (2011), pesquisa TIC Educação (2010, 2019), Bacich, Neto e Trevisani (2015), Tori (2017), Moran (2013) entre outros; no letramento literário de Cosson (2010, 2019, 2020, 2021); nas transformações literárias e propostas de inovações para este campo do conhecimento enfatizada por Zilberman (2008, 2009, 2012), Coelho (2010), Lajolo e Zilberman (2007, 2017), Lajolo (2000, 2010, 2018), Silva (2008), Silva (2017) e diversos outros autores. Por fim, apresento algumas estratégias e sugestões de atividades, embasada principalmente na sequência didática de Cosson (2021), voltadas para o ensino de literatura infantil e juvenil, atreladas às tecnologias digitais no contexto escolar. Pois, mediante ao estudo realizado, percebi que é urgente a necessidade das escolas, juntamente com os educadores/mediadores, adotarem uma nova postura frente a essa realidade tecnológica e multimidiática. Além disso, observei que é de extrema relevância a inserção das TDICs nos ambientes escolares, bem como aliá-las ao ensino da literatura infantil e juvenil para auxiliar no processo de formação de leitores. Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil; Tecnologias digitais; Letramento literário.
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ItemO JORNAL NA SALA DE AULA PARA ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma abordagem da semântica de contextos e cenários( 2022-12-12) MACEDO, ISABEL DELICE GOMESUma das formas de estimular a aprendizagem, em sala de aula, é por meio da utilização eficiente do Livro Didático. A partir da leitura e, consequentemente, produção de textos, que valorize o estudo da Semântica, é possível auxiliar professores e alunos na interpretação do significado e sentido de palavras, frases e expressões. Assim, entendemos que esse material é capaz de contribuir com os(as) estudantes a desenvolverem de forma coerente e coesa a escrita. Nessa perspectiva, consideramos indispensável a valorização dos saberes adquiridos pelos(as) discentes em toda trajetória de vida, os quais deverão ser usados nos materiais escritos, por meio do fator memória, onde serão enfatizados, ampliando de forma efetiva os conhecimentos. Este trabalho está situado na área de Estudos Literários e Estudos Linguísticos, mais especialmente na abordagem da linha de pesquisa Memória, Linguagem e Ensino. Nosso corpus se constitui nos Livros Didáticos da coleção “Se Liga na Língua: Leitura, produção de texto e linguagem” – 6º e 7º anos, de Escolas Públicas Municipais de Imperatriz – MA. Como objetivo geral, pretendemos compreender como o ensino da Semântica da Língua Portuguesa auxilia na Produção Textual de estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais. Os procedimentos metodológicos utilizados foram análise qualitativa, pesquisa documental, exploratória e explicativa, com fundamentação teórica específica em Semântica de autores como: Ullmann (1964); Ferrarezi Jr. (2008, 2010 e 2019); Ferrarezi Jr. e Basso (2013); entre outros. Dessa forma, ao envolvermos o estudo dos aspectos semânticos, identificamos a capacidade do(a) estudante adiquirir conhecimentos críticos, quanto ao uso da língua materna, mais precisamente, no que diz respeito à atribuição de sentido das palavras e sentenças, para uma produção textual eficaz. Concluimos que é possível ampliar o estudo semântico, a partir do Livro Didático, para além do estudo formal dos anos finais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Semântica da Língua Portuguesa; Ensino Fundamental – Anos Finais; Jornal na sala de aula.
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ItemCINEMA E ENSINO: apontamentos, reflexões acerca do letramento cinematográfico( 2023-01-09) SILVA, RANIERE NUNES DAO trabalho se insere na área dos estudos literários, especialmente no campo do cinema e educação. Nesse sentido, buscou-se discutir a linguagem cinematográfica, com ênfase nos letramentos visual e cinematográfico, bem como as abordagens teóricas para a análise de imagens. Diante disso, propõe, com a decupagem temática do filme Morte e Vida Severina, a identificação dos planos e sua influência na construção de sentido para o leitor/espectador. O arcabouço teórico dessa pesquisa assenta-se nos estudos sobre a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2000), Semiótica de Peirce (PEIRCE, 2005), Estética da Recepção (JAUSS,1994). Utilizou-se, também, dos estudos a respeito da Formação do Desenvolvimento Estético (HOUSEN, 1983; PARSONS, 1987), o modelo para análise de imagens de Panofsky (2002) Aumont, J. (1995; 1996) Joly, M. (1996), as discussões sobre os fundamentos do cinema embasaram-se nas pesquisas de Field (2001), Mascarello, F. (2006), Machado, A. (1997) e outros autores como Santaella, L. (2002), Pillar, A. D. (2006), entre outros. Selecionou-se, para o estudo, seis imagens da animação Morte e Vida Severina. A princípio, serão analisadas duas imagens a partir de três perspectivas: produção, potências simbólicas e contexto social; as outras quatro, por sua vez, serão analisadas sob um enfoque nos planos e enquadramentos. Diante do exposto, espera-se poder contribuir para a construção de conhecimento, especialmente no campo educacional, uma vez que os estudos imagéticos e fílmicos auxiliam, pois, para a educação do olhar. Palavras-chave: Letramento cinematográfico; Cinema e educação; Análise de imagem.
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ItemAmbiguidade Lexical, Homonímia e Polissemia: contribuições semânticas para o ensino de língua portuguesa( 2023-07-10) CARVALHO, DÉBORA SILVA BASTOSO estudo de semântica em sala de aula, especificamente nos Anos Finais do ensino fundamental, é de suma importância, uma vez que, por meio dela, os discentes compreenderão os diferentes significados e sentidos que as palavras podem exercer nos enunciados. Esta pesquisa faz parte do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão – GELMA, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino. O objetivo geral dessa pesquisa é elaborar material de apoio que será exposto em blog (https://deboralys10.wixsite.com/my-site) sobre as ocorrências de ambiguidade lexical, homonímia e polissemia, como guia didático para professores de língua portuguesa, de escolas públicas da região Tocantina do Maranhão, particularmente, de Estreito/MA. Destarte, tomamos como corpus os livros didáticos da coleção “Geração Alpha Língua Portuguesa”, 8o e 9o anos, de Everaldo Nogueira, Greta Marchetti e Mirella L. Cleto, de 2018. Os objetivos específicos são: identificar a abordagem semântica em livro didático de língua portuguesa, no Ensino Fundamental Anos Finais (8o e 9o anos), de Estreito/MA, bem como descrever quais fenômenos semânticos são abordados nos livros didáticos selecionados, além de confrontar os direcionamentos da BNCC (2017) para o ensino de semântica no Ensino Fundamental – Anos Finais com os conteúdos abordados nos livros didáticos e, por fim, na Produção Técnico-Tecnológica – PTT, criar um blog para expor atividades sobre ambiguidade lexical, homonímia e pela polissemia, elencando a relevância que tais fenômenos têm para o ensino de Língua Portuguesa. Fizemos, nesta pesquisa, uma abordagem qualitativa, salientando a abordagem dos conteúdos semânticos em livro didático de língua portuguesa. Embasamo-nos, teoricamente, quanto aos estudos semânticos em Ullmann (1964), Greimas (1976), Marques (2003), Tamba (2006) e Saeed (2009). Além disso, observamos quais os apontamentos que os PCN (1998) tinham e como a BNCC (2017) aborda questões relacionadas ao ensino de Semântica nos anos finais do ensino fundamental. Diante disso, esta pesquisa possui grande relevância, pois contribui para os estudos da Semântica da Língua Portuguesa na região Tocantina do Maranhão. Foram produzidas onze propostas de atividades, na PTT, para serem aplicadas em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa, sobre a ambiguidade lexical, homonímia e polissemia. Esta pesquisa possui grande relevância para os estudos de Semântica, pois elenca questões referentes à VII ocorrência de ambiguidade, homonímia e polissemia, as quais são pouco abordadas nos livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados em escolas públicas da região Tocantina. Palavras – chave: Semântica Lexical. Livro didático de Língua Portuguesa. Ambiguidade lexical.
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ItemCAMPO SEMÂNTICO NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E ESTUDOS REGIONAIS DE IMPERATRIZ-MA( 2024-01-09) MATOS, JOSELIAS DA COSTANo que tange ao ensino de língua portuguesa em sala de aula, observa-se que questões do significado não recebem o mesmo tratamento que, por exemplo, a morfologia e a sintaxe, por meio do uso do livro didático ou através de um trabalho interdisciplinar. A partir disso, os seguintes questionamentos se fazem pertinentes: como se dá a abordagem de campo semântico em atividades no livro didático de língua portuguesa? Como aplicá-la a atividades no livro didático de estudos regionais? É possível a elaboração de atividades sobre campo semântico em uma perspectiva interdisciplinar? Portanto, esta pesquisa objetiva analisar o trabalho com campo semântico nos livros didáticos de língua portuguesa e de estudos regionais de Imperatriz-MA dos anos finais do ensino fundamental, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, busca-se: identificar campo semântico nas obras analisadas, descrever a abordagem sobre campo semântico em atividades de compreensão de texto dos livros didáticos, identificar a interdisciplinaridade entre língua portuguesa e estudos regionais por meio do trabalho com campo semântico e sugerir a criação de atividades com campo semântico em uma perspectiva interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, aliada à pesquisa documental com aplicação da teoria do campo semântico dos estudos da linguagem nos estudos regionais sob a perspectiva da interdisciplinaridade. O corpus é composto pelos livros didáticos: Tecendo linguagens: língua portuguesa 6º ano (2018), aprovado no PNLD 2020, e Imperatriz cidade da gente: história e geografia (2020). Ambos adotados na rede pública de ensino em Imperatriz-MA. Os resultados alcançados revelam que campo semântico não tem sido abordado de forma explícita em atividades de compreensão de texto nos livros didáticos e que é possível aplicar a teoria do campo em atividades do livro didático de estudos regionais, viabilizando o trabalho interdisciplinar com campo semântico em sala de aula. Culminando, assim, na produção de um caderno didático para servir de auxílio ao professor na produção de atividades com campo semântico. Palavras-Chave: Campo semântico. Língua portuguesa. Estudos regionais de Imperatriz-MA. Interdisciplinaridade
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ItemDO DESENCANTO AO ENCANTAMENTO: a literatura negra infantojuvenil que cura( 2024-01-09) DIAS, THAÍS FERNANDA MEDEIROSO presente estudo discorre sobre a literatura infantil e infantojuvenil afro-brasileira contemporânea como umas das formas de promover educação antirracista no ambiente escolar. A investigação tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias de ensino com literatura afro-brasileira infantil e infantojuvenil, explorando aspectos identitários, culturais e ancestrais, com foco na obra Omo-oba: histórias de princesas (2009), objeto deste estudo. A partir da análise literária dos seis contos que compõem corpus da obra Omo-oba: histórias de princesas (2009), serão discutidas temáticas como empoderamento, ancestralidade, identidade e representatividade negra. A pesquisa norteia-se pela abordagem teórica de Cavalleiro (2006), Cuti (2010), Duarte (2005,2014), Fanon (2008), Gomes (2002,2009,2012, 2017), Lajolo; Zilberman (2006), Mattos (2012), Hall (2003,2005), Munanga (1988, 1994, 2005, 2008). O estudo atende aos objetivos da lei afirmativa de nº 10.639/2003, que trata sobre a educação para relações étnico raciais. Nesta dissertação, aborda-se o protagonismo de personagens negras/os, os estereótipos raciais na literatura, as representações do sujeito negro e sujeita negra, o valor cultural do legado africano, o ensino de história e cultura afro-brasileiras e a produção contemporânea infantil e infantojuvenil de autoria negra. A leitura analítica dos dados sinaliza que a literatura pode ser um importante instrumento no trato de questões como o preconceito e a discriminação na escola, e que por meio da educação é possível conceber que não existe cultura maior ou menor, as culturas se complementam formando o arcabouço cultural de um povo. Ao final deste estudo, elaborou-se uma Produção Técnico-Tecnológica nos moldes de uma sequência didática literária, com a perspectiva de auxiliar professores e professoras na condução do trabalho com a Literatura Afro-brasileira na escola junto ao público infantojuvenil. Palavras-chave: Literatura afro-brasileira infantojuvenil. Educação antirracista. Representação.
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ItemA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA REGIONAL NORDESTINA NO CINEMA:( 2024-02-01) FARIAS, ANA CAROLINA FREITAS DEAo longo dos anos, o ensino da Língua Portuguesa tem sido fundamentado nos princípios da gramática normativa ou prescritiva, com ênfase na ideologia de uma norma-padrão única e superior. Diante dessa abordagem, este estudo consiste em investigar a variação linguística regional nordestina, por meio de reflexões mediadas pelo cinema, em conformidade com as propostas educacionais que advogam pela adoção de metodologias que consideram a língua natural dos alunos. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se uma abordagem qualitativa e documental de caráter exploratório. Os corpus de análise consistem nos filmes Lisbela e o prisioneiro (2003, Arraes), Cine Holliúdy (Gomes, 2013) e Ai que vida! (Filho, 2008), analisados à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista e de seus vínculos com o ensino, de Bagno (2007, 2012, 2015), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Coelho (et al., 2018) entre outros. No que diz respeito à perspectiva do cinema e do ensino, esta pesquisa se fundamenta nas contribuições de Napolitano (2015), Fresquet (2013) e Oliveira (2018). Os resultados obtidos apontam a importância do cinema como recurso quando aliado à prática pedagógica, uma vez que, por meio do cinematográfico, é apresentada uma multiplicidade de conhecimentos culturais e sociais, capazes de promover a criticidade e contribuir para o desenvolvimento da autonomia do aluno. Em relação à perspectiva da diversidade linguística, são observados os seguintes aspectos: a língua é um sistema plural e o cinema possibilita a observação desse pluralismo. Além disso, incluir o filme no contexto educacional proporciona aos estudantes a oportunidade de se aproximarem de outras realidades, como a compreensão da diversidade linguística. Ao conhecerem melhor outras representações linguísticas, os estudantes também progridem na superação de estereótipos e preconceitos em relação à língua natural. Portanto, este estudo é relevante por sua contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, com foco no uso de recursos cinematográficos como uma proposta para a reflexão sobre a variedade linguística.
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ItemVARIAÇÃO LINGUÍSTICA TERMINOLÓGICA EM LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA( 2024-02-01) MESQUITA, ZANADO PAVÃO SOUSAOs sinais-termo na educação de Surdos corroboram para que o conhecimento científico e acadêmico seja adquirido pelos Surdos, sobretudo, os do Ensino Superior. No entanto, a ocorrência de sinais-termo variantes pode dificultar a compreensão de determinados termos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a ocorrência de variantes linguísticas dos sinais-termo na sinalização de Surdos do curso de Pedagogia de Imperatriz - MA e de cidades adjacentes, de modo a compreender a variação linguística terminológica na Libras1. A pesquisa se embasa na hipótese de que há uma diversidade de sinais-termo em Libras no curso de Pedagogia. Para realizar uma pesquisa que abarcasse esta proposta escolheu-se a abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, além de ter o questionário fechado como instrumento de construção dos dados, questionário este distribuído por meio do google forms a colaboradores da pesquisa, que foram Surdos, graduados e graduandos, do curso de Pedagogia, das cidades de Imperatriz - MA e Açailândia - MA. Para o desenvolvimento desta pesquisa, são utilizados estudos que contemplam a área de alfabetização, letramento e bilinguismo que se pôde fazer paralelo com a educação de Surdos, tais como: Backer (2001), Quadros (1997), Skliar et al. (2016), Street (2014), Strobel (2009, 2018), Stumpf (2005) e Soares (2004, 2005, 2017); dos estudos da variação linguística: Bortoni-Ricardo (2004), Calvet (1972, 2002), Camacho (2011), Coelho et al. (2018), Pereira (2012) e Silva (2013); do léxico, como os estudos de Biderman (1998), Cabré (1993), Finatto (1996), Krieger e Finatto (2004); dos sinaistermo na Língua de Sinais: Castro-Júnior (2014), Costa, M.R. (2012, 2020), Costa, F.R. (2018), Faria-Nascimento (2009) e Faulstich (1990, 1995), dentre outros. Os resultados mostram que as variantes linguísticas ocorrem a partir da base paramétrica que compõem o sinal-termo, a saber: a Configuração de Mão, o Ponto de Articulação, a Orientação e Direcionalidade, o Movimento e as Expressões Não-Manuais e Faciais. Cada uma dessas bases paramétricas possui elementos morfossintáticos específicos que corroborarão para que a compreensão do sinal-termo seja evidenciada, proporcionando uma padronização do sentido linguístico perante as variações terminológicas. A relevância dessa pesquisa se dá por poder contribuir com a expansão dos conhecimentos acadêmicos de Surdos graduandos na área educacional tendo a cidade de Imperatriz - MA, e cidades adjacentes, como lócus da formação acadêmica de Surdos da Região Tocantina do Maranhão. Esta é uma investigação inserida na área de Estudos Literários e Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino, do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLe), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), fazendo parte do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA).
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ItemLITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA:( 2024-02-01) SOUSA, RACKEL LOPES DE ARAÚJOEste estudo se enquadra na área da literatura, mais especificamente da literatura afro-brasileira de autoria feminina. Intenciona-se, como objetivo geral, analisar a violência contra a mulher, a partir do romance Ponciá Vicêncio, da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo (2017). Como objetivos específicos, propõe-se a discutir os aspectos socioculturais abordados na obra e vivenciados pela população afrodescendente, refletir como a literatura afro-brasileira de autoria feminina tem chegado às escolas e apontar de que forma tem se dado o ensino do texto literário de viés afrodescendente. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa constitui-se de investigações de pesquisadores de literatura de autoria feminina, da literatura afro-brasileira e daqueles que se debruçam na análise das questões identitárias e memoriais do romance Ponciá Vicêncio, objeto deste estudo, entre eles Cuti (2010), Debus (2017), Dionísio (2013), Duarte (2007, 2014), Duarte e Nunes (2020), Evaristo (2007, 2017) e Santos (2018). O estudo responde aos objetivos propostos pela Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), que instituiu a obrigatoriedade do estudo da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira em todas as instituições públicas e privadas do país. A pesquisa se justifica por abordar assuntos relacionados às pautas raciais e de gênero, a partir de uma discursividade específica e expressada por meio da escrevivência de Conceição Evaristo. A relevância reside na divulgação da literatura feminina negra e discussão a respeito de caminhos para uma educação de combate e de conscientização referentes aos assuntos que atingem as mulheres, em especial as mulheres afrodescendentes, como a violência, seja ela simbólica, física ou psicológica.
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ItemPRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE IMPERATRIZ/MA:( 2024-02-01) CARVALHO, DAYANE PEREIRA BARROSO DEO desenvolvimento e a consolidação de uma leitura proficiente e acurada são objeto de análise de diversas subáreas da Linguística, como a Psicolinguística, a Sociolinguística, os estudos sobre Letramento, entre outras. Nesse sentido, esta pesquisa1 apresenta uma análise das práticas de leitura de alunos de escola pública, a partir de uma investigação sociolinguística das condições de letramento e aquisição de material impresso, considerando os contextos de periferia e empobrecimento. O principal objetivo foi investigar se contextos empobrecidos e periféricos podem ser esfavoráveis para se promover a consolidação de práticas leitoras autônomas e escolarmente rentáveis. A pergunta norteadora da pesquisa é: o desenvolvimento leitor desses alunos deve ser compreendido tão somente como resultado de sua própria responsabilidade e esforço individual? A hipótese inicial é de que um estudante pertencente a um contexto de pobreza multidimensional pode sofrer desigualdades no jogo escolar, particularmente quanto ao desempenho leitor expectado pela escola. A relevância consiste em perceber as estruturas sociais, desiguais e excludentes, como fundadoras de desigualdades educacionais. O método de investigação seguiu o modelo qualitativo-crítico de Carspecken (2011). A pesquisa possui caráter exploratório, a partir de uma experiência de cunho etnográfico que durou um semestre letivo. Os argumentos se sustentam em um quadro de referência estruturalista (CRESWELL, 2010; GIL, 2002), considerando a estrutura social como geradora de desigualdades educacionais. Optou-se por um estudo de caso sob a perspectiva dos perfis sociológicos de Lahire ([1997] 2004). Como aporte teórico, elencou-se contribuições da Psicolinguística, da Sociolinguística e dos aspectos sociais e culturais do letramento, a partir dos estudos de Kleiman (2004a; 2004b; 2009; 2012), Freitag (2020), Soares M. (2004; 2007; 2009; 2017), Bortone (2009) e Koch (1993). Utilizou-se, também, os conceitos sobre pobreza multidimensional, discutidos por Cobo, Athias e Matos (2014) e Costa P. et al. (2010). Para discutir ideologia e formação do currículo escolar, recorreu-se à teoria de Apple ([1979] 2008) e Bourdieu ([1982] 2015; 1987; 1971). Os principais resultados demonstram que estudantes empobrecidos e periféricos podem sofrer desigualdades no jogo escolar e apenas a escola não poderá ser a salvadora de problemas sociais e estruturalmente desiguais e excludentes.
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ItemSEMÂNTICA LEXICAL: videocast como recurso didático nas aulas de língua portuguesa para o ensino de sinonímia nos 6 os e 7os anos finais do Ensino Fundamental( 2024-02-01) LIMA, ADRIANA ALVES SILVAA sinonímia estuda a relação de semelhança de significado entre palavras. Desse modo, entendê-la contribui para o desenvolvimento da capacidade de perceber os sinônimos de acordo com cada contexto. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o estudo da sinonímia em livros didáticos de língua portuguesa dos 6os e 7os anos do Ensino Fundamental, adotados no município de Açailândia/MA. O critério de seleção do corpus, exemplares da coleção Português: conexão e uso, de Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho, do 6o e dos 7o anos, de 2018, consiste em os livros pertencerem à coleção adotada no ciclo 2020-2023 no município. Para o embasamento teórico, utilizaram-se estudos de Ullmann (1964), Marques (2003), Tamba (2006), Ilari e Geraldi (2006), Cançado (2016) e Polguère (2018). Já a abordagem metodológica foi qualitativa, de cunho documental, empreendida na análise e na seleção de atividades relativas ao fenômeno semântico sinonímia. No que se refere ao Produto Técnico Tecnológico (PTT), desenvolveu-se um videocast como recurso didático para o ensino de sinonímia, direcionado aos professores do Ensino Fundamental público da região Tocantina. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para um lócus de discussão acerca das relações entre as palavras e suas significações. No que diz respeito aos resultados obtidos na análise dos livros didáticos, percebe-se que, na introdução, o corpus apresenta-se como um instrumento de conhecimento para os alunos e, na organização, divide-se em unidades e subdivide-se em seções, subseções e boxes. No que tange ao aspecto sinonímia, nota-se que somente o livro didático do 6o ano expõe o fenômeno semântico de modo explícito no sumário. Além disso, verifica-se que a abordagem da sinonímia ocorre de maneira escassa em ambos os livros. Constata-se, por fim, que algumas atividades abordam o sentido ou o significado das palavras conforme os contextos em que estão sendo utilizados. Tendo em vista sua relevância para o ensino, sugere-se que a sinonímia seja abordada com mais visibilidade nos livros didáticos.
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ItemA POESIA CONTEMPORÂNEA COMO ESTÍMULO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO ENSINO MÉDIO( 2024-02-01) CORRÊA, JANNYELLE DE SOUZAA prática de leitura de textos literários na escola ainda é, por vezes, um desafio para o professor de língua portuguesa, tendo em vista que se busca a formação plena do aluno, enquanto leitor do mundo, e que, paralelo a isso, o estudante precisa desenvolver o gosto pela leitura, como uma atividade que seja sinônimo de prazer, não de obrigação. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como o ensino da poesia contemporânea no Ensino Médio pode contribuir para a formação de leitores literários, promovendo o desenvolvimento da criticidade e aguçando a sensibilidade (tão necessária para combater a brutalidade dos tempos atuais). Dessa maneira, foi conduzido um estudo sobre leitura literária, o ensino de poesia e a poética de Ferreira Gullar, evidenciando-se o estudo da estrutura, temas e estilo da escrita do poeta maranhense. São apresentados poemas de Ferreira Gullar nos quais se encontram representações da realidade, não apenas maranhense, mas brasileira, com a finalidade de exemplificar textos que possam ser utilizados em sala de aula para incentivar a leitura crítica dos alunos. Por meio da pesquisa e da coleta de dados, buscamos analisar o cenário atual do ensino sob a ótica de professores e alunos, além de mostrar que o ensino de poesia contemporânea, ao ocorrer no ambiente escolar e com destaque nas obras de Gullar, enriquece o repertório artístico e literário assim como promove a valorização cultural de um povo.
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ItemO LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO: o português como segunda língua numa perspectiva inclusiva( 2024-06-28) BARROS, CÉSSIA MÔNICA SILVAConsiderando as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos no contexto literário, observouse a necessidade de mecanismos para auxiliar o processo de letramento do discente no Ensino Médio, em um contexto de sala de aula inclusiva, motivo pelo qual o presente estudo se propõe a analisar a aquisição do letramento em língua portuguesa (LP), na modalidade escrita, para alunos surdos na rede regular de ensino, evidenciando os aspectos literários. Com essa finalidade, o estudo apresenta como objetivo geral analisar o processo de letramento literário em LP, como segunda língua para o aluno surdo, sob a perspectiva inclusiva no Ensino Médio na rede regular de ensino. E, os seguintes objetivos específicos: analisar como ocorre o letramento em Língua Portuguesa- L2 para o aluno surdo; investigar como ocorre o letramento literário do aluno surdo no componente curricular Língua Portuguesa; identificar as dificuldades dos alunos surdos concernentes ao letramento literário; produzir videoaulas com interpretação em língua de sinais acerca das obras literárias abordadas no ensino médio. A metodologia do estudo foi descritiva, desenvolvida a partir da minha prática profissional, fundamentada na pesquisa bibliográfica, adotando uma abordagem qualitativa na análise das informações coletadas nos documentos pesquisados, aonde buscouse assinalar todos os pontos importantes para o tema abordado. O estudo se baseou com os seguintes referenciais teóricos: Quadros (2005; 2019), que explana sobre a relevância da Educação Bilíngue para o surdo e o ensino da Língua Portuguesa como L2, Soares (2004), que aponta a distinção da alfabetização e letramento evidenciando às relações concernentes à aprendizagem do sistema de escrita e as práticas sociais, Strobel (2003), sobre a cultura surda, Domingues, Ventura, Cavalcante (2022), abordam a importância dos saberes literários para os alunos e os desafios da utilização da Literatura no ensino fundamental e médio, Cosson (2009), que teoriza acerca do letramento literário numa perspectiva didática. Para proceder a pesquisa foram investigadas, em estudos da área, as dificuldades enfrentadas pelo discente surdo relacionadas a leitura literária e suas implicações. Como Produto TécnicoTecnológico- PTT, buscou-se elaborar videoaulas literárias didáticas na plataforma Youtube para subsidiar o letramento literário por meio da interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras. O trabalho contribuiu com o PTT, no qual a proposta dos vídeos baseia-se em interpretar obras literárias abordadas no ensino médio, explorando os recursos visuais de forma a desenvolver nos alunos a memória visual e o hábito da leitura literária. Palavras-Chave: Letramento Literário. Língua Portuguesa (L2). Libras. Inclusão. Educação de Surdos
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ItemGRAMATIQUICES: O ensino de Morfologia em escolas municipais de Açailândia– MA( 2024-07-05) SILVA, FERNANDA SUELEN FREITAS DAApesar das inúmeras discussões a respeito do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Básico, a questão central para os professores de Português gira em torno do dilema de “ensinar ou não ensinar Gramática”, culminando em abordagens que isolam, muitas vezes, palavras e frases descontextualizadas. Assim, torna-se necessário a revisão dessas práticas pedagógicas, cujo intuito é a melhoria do ensino de Gramática na sala de aula. A pesquisa tem por objetivo geral compreender como ocorre o ensino de Morfologia nas aulas de Língua Portuguesa no 6° ano do Ensino Fundamental em escolas de rede pública na cidade de Açailândia–MA. Como objetivos específicos: a) apontar as estratégias metodológicas utilizadas pelos docentes para o ensino de Morfologia nas aulas de Língua Portuguesa no 6° ano do ensino fundamental; b) investigar quais tem sido os desafios e/ou perspectivas em relação aos conteúdos de Morfologia; c) analisar a abordagem morfológica referente ao verbo no livro didático de Língua Portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental e d) apresentar possíveis estratégias metodológicas referentes ao ensino de Morfologia que visem auxiliar o professor de Língua Portuguesa. O trabalho teve como procedimentos metodológicos uma abordagem qualitativa, sendo exploratória e de campo. Assim, aplicamos um questionário on-line para 4 (quatro) professoras de Língua Portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental. Por meio dessas profissionais, foi traçado um panorama no qual considerou as concepções teóricas que elas têm sobre o ensino da Gramática. Além de mostrar as suas perspectivas, desafios e estratégias para construir uma prática de ensino mais significativa nas aulas de Língua Portuguesa no 6° ano do Ensino Fundamental em 2 (duas) escolas de rede pública de Açailândia–MA. Constatamos neste estudo que, apesar de as profissionais relatarem que trabalham alinhadamente ao que é debatido e defendido pelos estudos linguísticos, elas ainda apresentam dificuldades em colocar a teoria em prática para uma vivência mais significativa em sala de aula sobre o ensino de Gramática. Assim, apresentamos estratégias e metodologias eficientes para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica por meio da página do Instagram “Gramatiquices”. Por fim, o estudo mostra de que modo a Morfologia é ensinada nas aulas de Língua Portuguesa. Além de demonstrar como as discussões teóricas e estratégias, que foram propostas, podem potencializar (ou não) para um ensino mais eficiente de Gramática, possibilitando, assim, que os professores repensem as suas práticas referentes ao ensino de Português. Contribuímos, dessa forma, para o aprimoramento da prática docente e, consequentemente, para a elevação da qualidade da educação linguística em Açailândia–MA, tornando o ensino mais significativo para os estudantes. O trabalho teve como principais autores Antunes (2003), Franchi (2006), Travaglia (2009) e Neves (2021). Palavras-chave: Gramatiquices; ensino; Morfologia.
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ItemPOESIA NEGRA SURDA: a gestualidade das mãos em produções poéticas( 2024-09-19) SANTOS, HÁVILA SÂMUA OLIVEIRAEsta pesquisa visa abordar aspectos da construção poética da poesia Slam produzida por negros surdos, permeando questões acerca da língua de sinais, cultura e das identidades negra surda, tomando por base as potencialidades analíticas das manifestações performáticas. Considerando a viabilidade do ensino de poesias em sala de aula, argumentamos tecer a importância do entrelaçamento do manifesto artístico Slam com poesias de negros surdos, como possibilidade de desconstrução do estranhamento sobre as produções poéticas de negros surdos. O corpus deste estudo é constituído por três poesias sinalizadas em Libras de autoria de negros surdos. Discorre-se nessa investigação às contribuições de estudiosos da área como Karnopp (2008; 2010) e Sutton-Spence (2005; 2021) acerca do funcionamento das produções poéticas sinalizadas contemporâneas no campo da Literatura Surda. Utilizou-se, também, os estudos de Perlin (1998; 2003) e Strobel (2008; 2009; 2016) que abordam sobre a identidade e cultura dos estudos surdos, bem como os argumentos de Brito e Souza (2022) sobre elementos que estão imbricados tanto na Literatura Surda e Literatura Negra. Acerca deste último, utilizamos os estudos de autores da Literatura negra como Bernd (1988) e Conceição Evaristo (2020) que teorizam sobre a legitimação e visibilidade da escrita negra no espaço literário. Como Produção Técnico-Tecnológica para este estudo produziu-se três vídeoaulas com análise das poesias e um roteiro de estudo com as poesias ilustradas como sugestão de atividades escritas das poesias selecionadas para este estudo, destacando aspectos linguísticos, identitários e culturais.
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ItemCATEDRAIS, VULTOS E SEPULCROS: As manifestações do Gótico na poesia de Gonçalves Dias( 2024-09-19) MELO, EDUARDO OLIVEIRADiante do processo de alijamento que o Gótico sofreu no âmbito dos estudos acerca da literatura brasileira, e sua recente ascensão nas investigações literárias, essa dissertação buscou compreender de que forma o Gótico, no contexto sociocultural brasileiro do século XIX, se manifestou na poesia de Gonçalves Dias, literato maranhense lembrado pela crítica e pelos estudos, sobretudo, por sua vertente indianista. Desse modo, articulou-se conhecimentos da História e da Literatura com fim de analisar a influência específica desse novo ambiente em que o estilo gótico se redefiniu, visto que é típico de uma literatura europeia, e, mais especificamente, inglesa. A análise investigou as estruturas sociais, o lugar em que se insere o poeta e seu público, as tendências ideológicas e o imaginário, além dos meios de transmissão da obra disponíveis (Candido, 2023; Le Goff, 1994), e, adentrando na seara poética, focou-se nas imagens, sons, ritmos, ideias constituintes, e potências metafóricas (Pound, 1991; Moisés, 1969). Constituiu-se, portanto, como uma pesquisa de teor qualitativo e explicativo (Creswell, 2010; Gil, 2002), uma vez que busca determinar as causas de um fenômeno em suas especificidades. O corpus empregado foi a obra de estreia de Gonçalves Dias, “Primeiros Cantos” (1846), marco da literatura romântica nacional. A metodologia constitui-se da combinação de abordagens extrínsecas e intrínsecas à obra (Wellek; Warren, 2003), estabelecendo diálogo direto com as teorias selecionadas. Como resultados, desvelou-se o papel do catolicismo, religião influente no Brasil no século XIX, enquanto base para temáticas obscuras como a morte, o pecado, a apostasia, que se desenvolvem a partir de fantasmas, visões, pesadelos, cemitérios e igrejas, paisagens escuras e desoladas, elementos presentes em obras da tradição gótica. Além disso, o gótico incorporou o nacionalismo, transmutando, na poesia indianista, os portugueses em figuras horrendas, que trarão a ruína aos povos indígenas, símbolos do que é essencialmente brasileiro. Nesse sentido, esses dois aspectos se tornam fundamentais na constituição de um Gótico nacional.