O presente estudo teve como objetivo analisar a motivação do desenvolvimento de projetos de
extensão de Física, identificar as dificuldades que os professores têm para lecionar a disciplina
de Física e realizar um levantamento das dificuldades que os alunos têm no processo de aprendizagem da disciplina; perceber as contribuições que o projeto desenvolvido pôde agregar no
campo objeto de estudo e no campo universitário. A partir de uma contextualização do que é
uma Extensão Universitária foi possivel classificar os trabalhos em grupos e subgrupos para uma
melhor análise e discussão. Foi apresentado a vivência em uma Extensão Universitária de Física
da UEMASUL, seus desdobramentos e perspectivas futuras até o momento em que houve o encerramento do projeto. Por fim, pôde-se notar que os objetivos reais de uma Extensão, definidos
pelo FORPROEX, não condizem com a realidade e que se resume a práticas assistencialistas. De
maneira geral, as iniciativas de extensão podem trazer resultados significativos para um avanço
nas metodologias de ensino e aprendizagem, uma melhor capacitação do professor atuante e em
formação e também colabora como incentivo para os alunos se interessarem mais pela área das
ciências exatas, em especial a Física, uma vez que esta possui uma escassez de ingressantes no
ensino superior.
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