Cursos de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Cursos de Graduação por Autor "BRANDÃO, ISLANE CRISTINA VIDAL; PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA SANTOS"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemO TEXTO E A SALA DE AULA: questões socioculturais através da obra O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, no 2º ano do Ensino Médio( 2023-07-20) BRANDÃO, ISLANE CRISTINA VIDAL; PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA SANTOSA presente proposta pedagógica foi aplicada no anexo do Centro de Ensino Dom Marcelino Bícego, localizado na zona rural do assentamento Califórnia, com alunos do 2° ano, ensino médio, tendo como temática o uso do teatro como ferramenta didática no ensino de literatura, surgindo da problemática que no ambiente escolar boa parte das aulas acabam sendo consideradas monótonas, gerando a falta de interesse no aluno tanto para a leitura quanto para explanação do seu ponto de vista. Logo, como forma de intervenção usou-se o gênero teatral, ao qual age a proporcionar um ensino mais dinâmico e participativo em sala de aula, contribuindo para o aperfeiçoamento e desenvolvimento crítico, leitor, motor, criativo e cognitivo. A proposta teve como objetivos: promover o incentivo ao hábito da leitura de textos literários através da apresentação de O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna; despertar o interesse dos alunos pelo gênero dramatúrgico; construir o perfil leitor crítico e social do aluno, e bem como um espaço aberto a comunicação e criatividade. A metodologia adotada foi pesquisa descritiva, valendo-se de uma abordagem quantitativa e qualitativa, quanto aos procedimentos foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Alguns dos autores utilizados são Boal (1991), Freire (1996), Libâneo (2006), Sábato (1994), Teixeira (2014) entre outros. Os resultados obtidos ao longo da pesquisa foram a construção e conclusão das obras teatrais, criada pelos alunos, promovendo o senso crítico, interação social dos alunos. Através dos resultados da pesquisa conclui-se que o uso do teatro em sala de aula contribui para a formação de um leitor consciente, e sensível aos dramas sociais. Palavras-chave: Teatro; Literatura; Leitor crítico; Criatividade.