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ItemA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: os contos e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem na creche Maria Sales da Silva( 2024-06-13) SILVA, ELISLEDA DA COSTAO presente trabalho tem como objetivo geral reconhecer a importância da contação de histórias infantis no processo ensino-aprendizagem, na escola de educação infantil Maria Sales da Silva no município de Açailândia-MA. Além disso, tem como objetivos específicos apresentar os pressupostos teóricos adotados quanto à contação de histórias na educação infantil, e posteriormente, observar o processo de desenvolvimento das crianças durante a contação de histórias. Tendo assim, também, como objetivo influenciar no crescimento de outros praticantes da leitura e refletir sobre as principais contribuições promovidas aos alunos com a contação de histórias infantis. A problemática que guia a pesquisa concentra-se na pergunta: como a contação de história infantis pode colaborar com o processo de ensino aprendizagem das crianças da Creche Maria Sales da Silva do município de Açailândia - MA? Para responder à questão, foram utilizadas bibliografias de autores como Vygotsky (2012) e Bettelheim (2019), além de autores de artigos de revistas acadêmicas e monografias que abordam a relação dos contos na aprendizagem das crianças e suas contribuições para o ensino. A pesquisa-ação também foi realizada no período prático na creche para obtenção de dados qualitativos através de roda de conversa e contações em sala de aula. Ao fim desta pesquisa, conclui-se que a contação contribui para a construção de uma sociedade onde as crianças desenvolvam suas habilidades sociais, emocionais, promovendo além do bem-estar, interesse pelo aprendizado e pela literatura. Palavras-chave: Contação; Educação Infantil; Ensino-aprendizagem; Imaginação; Criatividade
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ItemA CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA MARANHENSE PARA A FORMAÇÃO DO CÂNONE LITERÁRIO BRASILEIRO( 2023-02-03) ARAÚJO, PATRÍCIA DA SILVAO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da literatura maranhense na formação da literatura brasileira, com foco em autores canonizados e aqueles que, de certa forma, contribuíram para esse fator histórico, porém ainda não conseguiram tal reconhecimento. Esta pesquisa visa dar ênfase na literatura produzida por estes autores, com fatores histórico e social que fizeram estes trazerem o mérito ao Maranhão e torná-lo conhecido atualmente como “berço de poetas”, fazendo um percurso histórico de toda a literatura brasileira e dos ciclos da literatura maranhense, de forma que a literatura regional trouxe grandes nomes para a literatura nacional, ressaltando também aqueles que inspiraram-se nas gerações passadas e fizeram título desde a literatura do século XX. É indispensável a importância de conhecê-los para entender como se originou nossa cultura, ressignificando outros gêneros da literatura que são verdadeiros tesouros para a história da literatura regional. Desta forma, torna-se necessário descrever um estudo a respeito da Literatura Maranhense, com solenidade nos autores enaltecidos pela literatura brasileira e aqueles que também necessitam de um título de honra pelas suas grandes colaborações nesse meio, resgatando a história cultural da nossa literatura. Para esse propósito, serão ressaltados autores específicos da literatura maranhense e os ciclos literários em que se sobressaíram. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório, cujos procedimentos técnicos utilizados foram de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, destacando os conceitos de literatura a partir da visão de Candido (1995) e Coutinho (1995), contando ainda com a referência de Reis (1992) e Corrêa (2016). Palavras-chave: literatura maranhense. literatura brasileira. cânone.
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ItemA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA VOLTADA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, PARA A PRÁXIS COM ALUNAS E ALUNOS AUTISTAS NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA - MA( 2024-06-27) VIEIRA, REBECA SOARESO número de crianças com autismo no ensino regular do município de Açailândia - MA tem crescido consideravelmente. Em virtude disso, foi elaborado o trabalho de monografia de estudo de caso intitulado “A importância da formação docente continuada voltada a educação especial inclusiva, para a práxis com alunas e alunos autistas no município de Açailândia - MA.”, o trabalho é derivado do projeto de extensão “Reflexões e práticas a respeito da educação especial e inclusiva: contribuindo para a formação continuada de professores das escolas do município de Açailândia - MA”, desenvolvido mediante a problemática encontrada pautada na necessidade de uma formação continuada para docentes, por meio de ações formativas que provocam a busca de transformações para o alcance de uma inclusão educacional. Diante disso, foram estabelecidos objetivos de analisar o processo formativo do docente desenvolvido no projeto de extensão “Reflexões e práticas a respeito da educação especial e inclusiva: contribuindo para a formação continuada de professores das escolas do município de Açailândia - MA”, para compreender a educação inclusiva, refletir acerca das ações efetuadas e mensurar necessidades educacionais para a efetiva inclusão escolar de crianças autistas a partir da realidade de Açailândia - MA. Para o alcance dos resultados esperados, foram feitas buscas bibliográficas, onde temos como destaque Maria Teresa Eglér Mantoan (2015), Rosita Edler Carvalho (2019), Paulo Freire (2020) e outros que colaboraram para fundamentar o estudo, análise dos resultados e influência do projeto de extensão com foco na formação continuada de professoras e professores da educação infantil, a pesquisa assume um caráter exploratório das ações assumidas do projeto de extensão. Dessa forma, somente ao final do processo foram esclarecidos e estudados os resultados, como a melhor compreensão do processo de inclusão, melhores formas de adaptações e alterações nas intervenções, sendo estes fatores relevantes para determinar a importância que o projeto estabeleceu na tentativa de rompimento das barreiras educacionais para a promoção da equidade de alunos autistas. Palavras-chave: educação inclusiva; autismo; formação continuada.
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ItemA IMPORTÂNCIA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM AÇAILÂNDIA -MA( 2024-06-27) SILVA, LUZILEIDE DOS SANTOSEste estudo tem como objetivo geral: analisar a importância do profissional tradutor intérprete de Libras para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos na Escola Municipal Sarah Kubitschek em Açailândia- MA e como objetivos específicos: contextualizar a importância do intérprete no contexto escolar; investigar como o tradutor intérprete de Libras compreende o processo de inclusão do aluno surdo; e analisar as dificuldades desse profissional em sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo. Na pesquisa campo foi realizado uma observação direta e uma entrevista semi estruturada com dois sujeitos que atuam com tradutor intérprete de Libras naquela instituição de ensinio. O estudo está embasado em autores como: Quadros (2017), Strobel (2016/2019 ) dentre outros. O esboço mostrou que no contexto educativo é indispensável contar com um intérprete profissional de Libras, ressaltando a relevância desse profissional em sala de aula, uma vez que a inclusão do aluno surdo só será realizada de forma efetiva com a presença de um profissional qualificado para essa função. Palavras-Chave: ensino; libras; surdo.
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ItemA INFLUÊNCIA DA FAMILÍA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a realidade de uma escola da rede municipal de Açailândia MA( 2024-06-27) LIMA, RENATA DA SILVAA presente pesquisa tem como objetivo analisar a significativa influência da família no processo de ensino-aprendizagem da criança na etapa da Educação Infantil. Destaca-se a importância do acompanhamento e participação familiar como elementos fundamentais nessa fase, além de compreender de que maneira a ausência da família pode impactar negativamente no desenvolvimento da criança. A família é reconhecida como o primeiro ambiente socializador da criança, no qual valores, hábitos, cultura e conhecimento são transmitidos. Enfatiza-se a necessidade de uma parceria efetiva entre a família e a escola, ambos trabalhando conjuntamente para alcançar os mesmos objetivos no que tange ao ensino aprendizagem da criança. Essa colaboração é essencial para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento integral da criança. O método de pesquisa adotado consistiu em uma abordagem qualitativa, envolvendo a distribuição de dois questionários impressos para a coleta de dados. Além disso, realizou-se uma revisão bibliográfica para atender aos objetivos propostos. A pesquisa foi conduzida em uma escola de Educação Infantil na cidade de Açailândia, no Maranhão, durante o período matutino. Participaram da pesquisa uma professora da pré-escola I e os pais ou responsáveis dos seus respectivos alunos totalizando doze participantes. Os dados coletados foram analisados inicialmente por meio de uma abordagem quantitativa, organizando respostas semelhantes e utilizando análise percentual para a criação de gráficos explicativos. Em seguida, realizou-se uma análise, relacionando os resultados com as teorias de aprendizagem de alguns autores citados na fundamentação teórica. Ao longo do estudo e revisão bibliográfica, evidenciou-se a importância crucial do acompanhamento e participação ativa da família na vida escolar da criança na Educação Infantil. Destacou-se também através dos questionários que a família tem grande influência no processo de ensino aprendizagem da criança, seja de forma positiva ou negativa. Palavras-chaves: família; aprendizagem; educação Infantil; acompanhamento; Participação.
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ItemA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: satisfação e oportunidades no desenvolvimento de carreira( 2023-03-14) AGUIAR, HILARIA LORRANE LIMA DEO mercado de trabalho vem passando por mudanças que são motivadas pela advento da evolução, da tecnologia e principalmente da globalização, a entrada e inserção da mulher neste mercado de trabalho acaba por ser um grande desafio, tanto pela dificuldade do próprio mercado, quanto pelas dificuldades impostas pela cultura social que surgem as concepções de que esta não consegue exercer as mesmas funções que homens, e também a visão social de que a mulher tem que desempenhar funções domesticas e familiares, que por muitas vezes a mulher é excluída do meio profissional e acadêmico em geral. O desenvolvimento profissional está ligado as oportunidades do mercado de trabalho, a estrutura acadêmica e a vida pessoal de uma determinada pessoa, não há um bom desenvolvimento profissional se as demais áreas desempenhadas não tiverem um sucesso, e todas estas áreas e funções desenvolvidas estão ligadas diretamente a satisfação ou insatisfação, e para obter um bom desenvolvimento em qualquer área é necessário um planejamento que torne-se parte das perspectivas pessoais, e para a mulher, a satisfação na vida profissional não está ligada somente a um bom desempenho profissional e retorno deste, mais também está conectado as outras áreas de sua vida, como a acadêmica e a pessoal. Nesta perspectiva, esta pesquisa foi sucedida através do método quantitativo e analises qualitativas, com o intuito de analisar a entrada da mulher no mercado de trabalho, suas oportunidades e seu desenvolvimento pessoal pautados na influência com a satisfação, o objetivo deste estudo foi alcançado a partir da pesquisa exploratória, fundamentada através de uma investigação bibliográfica, logo o estudo foi realizado mediante a aplicação de um questionário com as alunas do curso de administração da Universidade Estadual da Região Tocantica do Maranhão, no campus da cidade de Açailândia MA. Com base nos dados coletados, foi possível identificar o perfil das mulheres, suas principais dificuldades e percepções a respeito do mercado de trabalho e principalmente identificar seu desenvolvimento de carreira e como isto influencia dentro de sua satisfação. Diante disto, concluiu-se que as mulheres sentem a dificuldade para entrar no mercado de trabalho, a falta de oportunidades e o preconceito com estas e que sua satisfação depende de todas as áreas de sua vida, e que uma área afeta diretamente na outra. Palavras-chave: Mercado de Trabalho. Desenvolvimento profissional. Satisfação. Mulher.
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ItemA MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRECHE IVANETE OLIVEIRA DE MACÊDO( 2024-07-09) SANTOS, TALITA DE JESUSEste estudo explorou a musicalização na Educação Infantil, analisando sua relação com a prática docente como catalisador para o desenvolvimento da aprendizagem em crianças de 3 anos. A presença intrínseca da música em nossas vidas, desde a concepção, está intimamente entrelaçada com a nossa cultura. Dada a evolução recente na Educação Infantil, os profissionais desta área necessitam de atualização pedagógica para promover uma educação alinhada com a diversidade cultural. O trabalho, fundamentado em análises bibliográficas, investigou como a música exerce um papel crucial no desenvolvimento de aprendizagem das crianças. O embasamento teórico se deu com o auxílio de Brito (2011), Gil (2002), Godoi (2011), entre outros. Além disso, incorporou uma pesquisa de campo na Creche de Educação infantil para compreender a percepção dos educadores sobre o trabalho com música e sua aplicação pelas crianças. A pesquisa foi conduzida na Creche de Educação Infantil Ivanete Oliveira de Macêdo, em Açailândia, Maranhão. Incluindo uma breve exploração e destacando sua importância na compreensão do mundo. Palavras-chaves: Música. Prática docente. Desenvolvimento de aprendizagem. Educação Infantil.
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ItemA RELEVÂNCIA DO ENSINO BILÍNGUE NA COMUNIDADE ESCOLAR COMO FORMA DE INCLUSÃO( 2023-01-27) MELO, ANDRESA GOMES LUCENAO objetivo desta pesquisa visa analisar as contribuições do ensino bilingue no processo de inclusão do aluno com surdez. Para buscar esse esclarecimento estabelecemos três objetivos: a) Identificar quais os principais problemas no processo de inclusão do aluno surdo. b) Destacar a importância de um ambiente bilíngue para o acolhimento e respeito em plenitude desse aluno. c) Averiguar como o ensino bilíngue pode contribuir para a promoção de metodologias que favoreçam a inclusão. De modo a alcançar esses objetivos foi utilizidado a metodologia por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, divididas em duas etapas, levantamento bibliográfica e pesquisa de campo (observação e entrevista). Para embasamento teórico foram utilizadas as ideias dos seguintes autores para a fundamentação: Marilene e Meyer (2016), Araújo (2015), Lira (2020), Rocha (2008), Santos (2013), Costa (2010), Zanata e Treviso (2016), Silva e Iacano (2006), Lodi e Larceda (2006), Barros (2017). Diante disto, foi realizada uma observação e entrevista no Centro José Cesário da Silva, na zona urbana do município de Açailândia-MA, no sentindo de averiguar em como um ambiente bilingue pode contribuir para a inclusão. Como resultado da pesquisa, verificou-se que um ambiente bilingue é a chave para a inclusão e acolhimento do aluno com surdez. Portanto, a pesquisa é relevante para ressaltar a importância do ensino da LIBRAS dentro da comunidade escolar, pois em um ambiente bilingue o aluno se sentirá parte do meio e a vontade para se expressar e interagir com os ouvintes. Assim proporcionando uma atmosfera favorável ao aprendizado. Palavras – chave: Educação Inclusiva. Ensino Bilingue. LIBRAS. Inclusão.
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ItemA SINGULARIDADE DA BUSCA PELA SOBREVIVÊNCIA NAS OBRAS TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO E VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS( 2023-08-03) GOMES, ANA CAROLINE SILVAEste trabalho tem por objetivo apresentar a relevância da literatura Moçambicana, bem como a Brasileira, sua formação e relação histórica e cultural estabelecida entre os dois países, com foco em duas obras literárias que retratam muito bem as características e condições de cada território, e que contribuíram para um fator que perdura até os dias atuais em cada ambiente, a dramática realidade social e a extrema miséria. Mia Couto (1955) e Graciliano Ramos (1892-1953) foram autores que contribuíram e contribuem para uma reflexão acerca das condições políticas e sociais enfrentadas em cada ambiente, mesclando e comparando assim as duas histórias, que são, Terra sonâmbula de Mia Couto (1992), e Vidas Secas de Graciliano Ramos (1938). Este estudo visa dar ênfase na literatura realizada por estes escritores, com aspectos histórico e social devido os dois países terem sido colonizados por Portugal e por partilharem o mesmo idioma, e destacar a relevância da participação de Moçambique na formação cultural do Brasil. É indispensável a importância de conhecer a história do vínculo entre Brasil e Moçambique para compreender como se estabeleceu nossa cultura, ressignificando outros gêneros literários, são verdadeiros tesouros na história de cada região. Assim é necessário descrever um estudo de Literatura Brasileira e Moçambicana. Para a realização da pesquisa bibliográfica serviram como base os Teóricos Candido (1918), Abdala Junior (1943), Fonseca (1994) dentre outros. Palavras-chave: Literatura Moçambicana. Literatura Brasileira. Relação Cultural. Questões sociais.
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ItemAMBIENTES DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: uma análise sobre os impactos da implementação de um ambiente de inovação para uso da comunidade acadêmica de engenharia civil do CCHSTL/UEMASUL( 2024-07-19) LIMA, ÉRICA DOS SANTOSO cenário profissional está passando por mudanças significativas, sendo a informação o ponto central dessa nova era. É crucial, diante da necessidade de atualização, compreender as dinâmicas de redes e como lidar com os efeitos das novas tecnologias no mercado de trabalho. Para acompanhar essas transformações, as organizações precisam se atualizar, estabelecendo métodos e uma cultura de inovação. A importância dos centros de inovação está em destaque, com vários modelos sendo discutidos e estudados. Portanto, é necessário realizar uma análise prévia da região, considerando fatores como localidade, cultura, perfil socioeconômico da população e histórico de desenvolvimento regional. Além disso, destaca-se a relevância de instituições de ensino com níveis tecnológicos avançados e empresas que buscam a inovação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos decorrentes da implementação de um ambiente, ou hub, de inovação integrado ao ecossistema de inovação de Açailândia e à comunidade acadêmica de Engenharia Civil do CCHSTL. A metodologia empregada é de natureza descritiva e exploratória. A abordagem descritiva apresenta conceitos e explora os elementos estudados, enquanto a exploratória é adotada por se tratar de um estudo de caso. Após coletar dados e comparar respostas entre estudantes e profissionais externos, observou-se deficiências no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o mercado entre os estudantes. Isso contrasta com as habilidades consideradas importantes pelos profissionais externos para o exercício da profissão. A implementação de um ambiente de inovação demonstrou impactos positivos no aprimoramento das habilidades e competências tanto para os estudantes quanto para os profissionais externos, bem como para a comunidade em geral. Palavras-chaves: Espaços de Inovação; Inovação Tecnológica; Competências; Habilidades Transversais.
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ItemAMBIENTES DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: uma análise sobre os impactos da implementação de um ambiente de inovação para uso da comunidade acadêmica de engenharia civil do CCHSTL/UEMASUL( 2023-10-24) LIMA, ÉRICA DOS SANTOSO cenário profissional está passando por mudanças significativas, sendo a informação o ponto central dessa nova era. É crucial, diante da necessidade de atualização, compreender as dinâmicas de redes e como lidar com os efeitos das novas tecnologias no mercado de trabalho. Para acompanhar essas transformações, as organizações precisam se atualizar, estabelecendo métodos e uma cultura de inovação. A importância dos centros de inovação está em destaque, com vários modelos sendo discutidos e estudados. Portanto, é necessário realizar uma análise prévia da região, considerando fatores como localidade, cultura, perfil socioeconômico da população e histórico de desenvolvimento regional. Além disso, destaca-se a relevância de instituições de ensino com níveis tecnológicos avançados e empresas que buscam a inovação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos decorrentes da implementação de um ambiente, ou hub, de inovação integrado ao ecossistema de inovação de Açailândia e à comunidade acadêmica de Engenharia Civil do CCHSTL. A metodologia empregada é de natureza descritiva e exploratória. A abordagem descritiva apresenta conceitos e explora os elementos estudados, enquanto a exploratória é adotada por se tratar de um estudo de caso. Após coletar dados e comparar respostas entre estudantes e profissionais externos, observou-se deficiências no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o mercado entre os estudantes. Isso contrasta com as habilidades consideradas importantes pelos profissionais externos para o exercício da profissão. A implementação de um ambiente de inovação demonstrou impactos positivos no aprimoramento das habilidades e competências tanto para os estudantes quanto para os profissionais externos, bem como para a comunidade em geral. Palavras-chaves: espaços de inovação; inovação tecnológica; competências; habilidades transversais.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DE DISTINTOS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÕES GEOTÉCNICAS EMPREGADOS A SOLOS DE CIDADES DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO( 2023-07-18) LACERDA, BRUNO SILVANesta pesquisa foram coletados 5 solos da região tocantina do Maranhão, das cidades de Itinga MA, Açailândia-MA e Imperatriz-MA. Foram empregados os sistemas de classificação American Association of State Highway and Transportation - Transportation Research Board - AASHTO-TRB, o Sistema Unificado de Classificação dos Solos – SUCS e a classificação pedológica disponibilizada pela EMBRAPA, a fim de comparar a compatibilidade dos resultados e das recomendações de utilizações conforme bibliografia. Foram efetuados ensaios de limite de liquidez, plasticidade e granulometria para então serem feitas as classificações das amostras. Também foi utilizado o mapa pedológico da EMBRAPA através do software Google Earth para delimitar as áreas de estudo e identificar as classes de solos. As amostras de solo analisadas apresentaram composição majoritariamente fina, os valores de limite de liquidez variaram entre 18,0% e 32,0%, sendo influenciados pela presença de argila nas amostras. A avaliação dos solos para construção civil revelou que a amostra IV de Açailândia apresentou as melhores recomendações, com características medianas de compressibilidade, boa estabilidade do aterro. Todas as amostras apresentaram permeabilidade positivas, enquanto as amostras II, IV e V foram consideradas suscetíveis à erosão. No método AASHTO-TRB, as amostrasI e IV obteram resultados excelente a bom para comportamento como subleito. Palavras-chave: Classificações de solos; Recomendações de utilização; Construção civil.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DO CONCRETO CONVENCIONAL DOSADO COM DIFERENTES TIPOS DE AGREGADOS GRAÚDOS( 2023-02-03) SILVA, PEDRO PAULO DE ANDRADEO concreto como material de construção mais utilizado no mundo necessita de alternativas viáveis para a sua produção. Com a grande utilização do seixo rolado como o principal agregado graúdo na cidade de Açailândia – MA, devido a sua maior disponibilidade de comercialização no mercado próximo as obras surgiram a necessidade de se estudar e comparar as propriedades deste concreto em comparação com o concreto convencional de brita granítica, para um mesmo grau de trabalhabilidade. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as propriedades físicas, mecânicas e de trabalhabilidade de dois tipos de concreto. Neste intuito, foram realizados ensaios de trabalhabilidade, de massa específica do concreto fresco e produzidos corpos de prova cilíndricos e submetidos a ensaios de resistência a compressão axial e ao ensaio de ultrassom. O concreto produzido com seixo rolado precisou de uma menor quantidade de água em comparação ao produzido com brita granítica para atingir o mesmo grau de trabalhabilidade, apresentando assim uma menor relação água cimento. Os resultados obtidos do ensaio de resistência a compressão mostraram que o concreto com seixo rolado foi superior ao de brita granítica em 28,79% no ensaio de resistência a compressão, neste caso, devido necessitar de uma menor relação água cimento para atingir uma boa trabalhabilidade. Palavras-chave: Concreto convencional. Trabalhabilidade. Resistência. Seixo rolado. Brita granítica.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM PAINÉIS MONOLÍTICOS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO E ALVENARIA CONVENCIONAL EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS( 2022-11-10) RODRIGUES, SABRINA DE OLIVEIRAA construção civil é considerada um dos setores econômicos brasileiros que estão em constante crescimento, sempre buscando e investindo em inovações, para através de novas tecnologia alinhar custo, tempo e sustentabilidade. Diante da necessidade de métodos construtivos que possuíssem caraterísticas benéficas, como, bom desempenho, baixo custo, rapidez de execução, qualidade, foi inserido ao mercado da construção civil o painel monolítico de poliestireno expandido, EPS. O presente trabalho teve por objetivo descrever o sistema construtivo em painel monolítico de EPS, compreender a viabilidade da utilização desse sistema e expor as vantagens e desvantagens quando comparado ao método construtivo em alvenaria convencional na construção de habitações residenciais. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica no qual tem como caráter a pesquisa descritiva, o estudo foi dividido em quatro fases, que foram: definição da pergunta a ser respondida, a busca por evidências, definição da base de dados e fontes e a seleção dos artigos. Após o desenvolvimento e comparação dos sistemas estudados pôde-se observar vantagens do sistema monolítico em EPS em relação ao convencional, sendo superior tanto em relação ao custo benefício, execução e sustentabilidade. O sistema em EPS apresentou otimização no processo construtivo, se mostrando simples e rápido, quando comparado ao convencional, possui um ótimo conforto térmico e acústico, menos impacto ambiental, visto que o material utilizado é reciclável. Palavras-chaves: Poliestireno Expandido; Sistemas Construtivos; Habitações Residenciais.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PROTÓTIPOS DE BAIXO CUSTO UTILIZANDO PLACAS MICROCONTROLADORAS ARDUINO NO DESENVOLVIMENTO DE UM PERFILÔMETRO LASER( 2023-08-02) SOARES, JOÃO VICTOR DA SILVAO conhecimento da malha rodoviária, por meio da avaliação e análise dos defeitos associados a ela, é fundamental para uma gestão mais eficiente do sistema rodoviário. Dentre os vários métodos e tecnologias existentes para avaliação de rodovias, destacam-se o uso de perfilômetros laser, pela sua eficiência e precisão. Tais equipamentos realizam varreduras na superfície do pavimento para rastrear e mensurar irregularidades presentes. Apesar disso, esses equipamentos apresentam complexidade na sua utilização, exigindo mão de obra especializada. Nesse sentido, os microcontroladores surgem como alternativas de baixo custo no desenvolvimento de tais equipamentos. Assim o objetivo desse trabalho é a análise comparativa entre dois protótipos com placas microcontroladoras Arduino associadas a sensores laser VL53L0X, para aplicação no desenvolvimento de um perfilômetro laser. No decorrer desta pesquisa foram realizados testes de hardware e software, testes de variabilidade nos dados dos sensores, bem como a construção do corpo estrutural de sustentação do sistema eletrônico. Os resultados obtidos evidenciam a viabilidade da utilização de sistemas microcontrolados na aplicação proposta, uma vez demonstrada sua capacidade em realizar tarefas de controle e processamento de dados com precisão satisfatória. Consequentemente, abrindo a possibilidade de avaliar, em futuras aplicações, as irregularidades transversais dos pavimentos. Palavras-chave: Microcontroladores; Protótipos; Perfilômetro Laser.
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ItemANÁLISE DA CAPACIDADE BÁSICA EM RÓTULA SITUADA ENTRE AS RODOVIAS BR- 010 E BR-222 NA CIDADE DE AÇAILÂNDIA DO ESTADO DO MARANHÃO( 2023-02-03) BARBOZA, JOÃO LUCAS REISO objetivo do trabalho foi analisar a capacidade e desempenho da rotatória existente na interseção das rodovias BR-010 e BR-222 com o intuito de verificar se a mesma opera dentro do nível de serviço adequado, e, se necessário, sugerir possíveis medidas objetivando a melhoria do fluxo de tráfego no local. Uma interseção em rótula deve suprir adequadamente a demanda de veículos, quando isso não acontece, ocorre a formação de filas e lentidão nos ramos da rotatória, provocando atrasos significativos, mantendo o trânsito lento e aumentando o risco de acidentes. Diante dos resultados obtidos, verificou-se que a rotatória em questão não está operando dentro dos padrões e já apresenta sinais que evidenciam tal fato. A rotatória durante o horário de pico foi classificada com o nível de serviço F, apontando uma sobrecarga do dispositivo. Percebe-se, então, que há a necessidade de aplicar medidas no entrocamento, visando uma melhor fluidez do trânsito e segurança para os usuários da via. Os resultados justificam o estudo e comprovam a necessidade de mudanças na interseção, considerando que na atual configuração a rotatória não apresenta condições de desempenho suficiente para atender a demanda atual de veículos. Palavras-chave: Tráfego urbano. Rotatória. Capacidade de fluxo.
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ItemANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS: técnicas e aplicações em um estudo de caso em Imperatriz - MA( 2022-11-09) LACERDA, JULIANA CARVALHO DE LIMAO planejamento e controle de obras não é um conceito novo na área daconstruçãocivil, há muitos estudos, teorias, métodos e tecnologias relacionadas comomesmo,em que analisam um estudo aprofundado do projeto antes da execução, prevendoeevitando possíveis problemas que antes só seriam resolvidos no decorrer daobra,ocasionando desperdícios e gastos desnecessários. Neste trabalho pretende-sedemonstrar a importância da utilização das técnicas de planejamento, apresentandodetalhes de cada etapa de execução de uma obra em Imperatriz-MA, semaaplicaçãode um planejamento e gerenciamento adequado. Além disso, é descritoumabreveapresentação teórica sobre os tipos de planejamento e controle de obras. Foramdetectados no decorrer do trabalho problemas nas etapas de fundação, estrutura,cobertura, instalações, acabamentos e como consequência atraso notempodeduração em cada etapa. Palavras Chave: Planejamento; Controle de obras; Construção civil
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ItemANÁLISE DA PROFUNDIDADE DE CARBONATAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO: estudo de caso em Açailândia – MA( 2024-07-19) MESQUITA, ANA PAULA GOMESFrequentemente as estruturas em concreto armado tem apresentado manifestações patológicas que vão desde fissuras a rachaduras no concreto que podem levar a ruína da edificação, estes fatores podem se dar por diferentes aspectos, sejam eles falham no processo produtivo ou a ausência de material de qualidade e mão de obra qualificada. Além disso, com o crescimento acelerado das cidades faz-se necessário produzir em menos tempo possível, o que muitas vezes faz com que construtores pulem etapas ou não sigam as normas e diretrizes adequadas para uma boa construção, comprometendo assim a saúde da edificação. Outrossim, é grande quantidade de emissão de gás carbono atualmente que se tornou um grande desafio global que corroboram para a danificação dessas estruturas. Nesse sentindo, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise de profundidade de carbonatação em estruturas de concreto armado localizadas em ambientes de diferentes classes de agressividade ambiental, na cidade de Açailândia-MA. A metodologia empregada é de natureza explicativa e qualitativa. A abordagem explicativa se dar por analisar e reconhecer as causas dos fenômenos estudados, já a qualitativa se dar por meio do estudo de caso. Os resultados das análises de profundidade de carbonatação para as estruturas investigadas indicaram que a média de profundidade de carbonatação variou conforme a localização. Logo, com os resultados obtidos a estrutura situada na área industrial apresentou uma profundidade média de carbonatação de 27,5 mm, enquanto a estrutura na zona rural exibiu 14,2 mm e a da zona urbana registrou 22,5 mm. Foi constatado que o cobrimento de concreto insuficiente está suscetível à corrosão devido à carbonatação. A evidência mais clara desse comprometimento reside no fato de que as armaduras mais superficiais estão a uma profundidade inferior a 15 mm, indicando um potencial impacto negativo na durabilidade e na integridade das estruturas. Palavras-chaves: Patologia, Concreto armado, Carbonatação.
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ItemANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO DE VIAS DA CIDADE DE AÇAILÂNDIA - MA COM O USO DE UM EQUIPAMENTO MERLIN MODIFICADO( 2022-12-19) SILVA, LUCAS CARVALHOA avaliação da condição de tráfego das vias da cidade de Açailândia - MA é algo que até a atualidade foi pouco abordado utilizando os conceitos de irregularidade longitudinal ou outro semelhante. Por intermédio, demonstrar como aferir e trabalhar dados coletados da superfície de rodovias/vias e apresentar o nível de serventia das principais vias do município é uma necessidade substancial. No Brasil são largamente utilizados dois parâmetros para conceituar o estado das rodovias/vias utilizando a irregularidade longitudinal, sendo eles o Internacional Roughness Index (IRI) e o Quociente de Irregularidade (QI). Esse estudo tem como objetivo analisar as condições de rodagem de vias em pavimentação flexível no município de Açailândia - MA, empregando um equipamento MERLIN modificado intitulado MERLIN TEC. Os métodos de pesquisa foram divididos em algumas etapas, de início foram feitos estudos das bibliografias relacionadas a temática, depois o recolhimento e investigação de dados obtidos em campo, a demonstração dos resultados e, por fim a comparação entre os resultados. Considerando isso, foram selecionadas três vias dentre as indicadas pelo superintendente de trânsito da cidade, sendo elas as vias Alexandre Costa, Bonaire e Santa Luzia prosseguindo então na sua análise através do MERLIN TEC em suas trilhas de roda. A avenida Alexandre Costa obteve conceito de serventia regular. A rua Bonaire teve uma classificação péssima devido a presença de deteriorações em alguns subtrechos, sendo necessário fazer regressões de cálculo para se ter uma análise mais adequada, tendo uma classificação regular, em uma nova análise. Por fim a avenida Santa Luzia foi a que apresentou resultados mais satisfatórios de serventia, sendo classificada como boa, e podendo ser transitada a uma velocidade adequada para vias presentes em municípios. Portanto, as vias Alexandre Costa, Bonaire e Santa Luzia, sendo algumas das principais ruas de Açailândia - MA obtiveram classificações de serventia através desse estudo. Palavras-chave: Vias. Nível de serventia; IRI; QI; Pavimentação flexível; MERLIN.
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ItemANÁLISE DE DESEMPENHO DO CONCRETO COM ADIÇÃO DE MICROFIBRAS DE VIDRO( 2023-07-17) SILVA, MARIA EDUARDA RIBEIRO DANa construção civil, o concreto é um dos materiais mais utilizados e fundamental em quase todas as etapas construtivas devido a sua boa resistência a compressão axial, elevada durabilidade, trabalhabilidade. Associado a isso, as fibras adicionadas ao concreto, tem sido amplamente estudada, com o intuito de ser uma tecnologia que melhore as propriedades do concreto. Esse trabalho objetiva avaliar as propriedades do concreto com adição de microfibras de vidro, com diferentes dosagens, em comparação com o concreto convencional, abordando desde a preparação até a análise dos resultados técnicos. Os resultados foram obtidos através de ensaios de slump test, compressão axial e tração por compressão diametral, em que se concluiu que por alguns fatores a utilização de microfibras de vidros reduziu a trabalhabilidade e resistência do concreto. Palavras-chave: Concreto, Microfibras de vidro, Compressão axial e diametral.