TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC por Autor "COSTA, MARCELO DOS SANTOS"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemSEGMENTAÇÃO DE MERCADO: um estudo sobre o público LGBTQIA+ e o Esquina Bar em Imperatriz - MA( 2023-10-19) COSTA, MARCELO DOS SANTOSFaz parte do dever de um administrador compreender o coletivo social em sua diversidade, o que inclui a comunidade LGBTQIA+, que nas últimas décadas vem conquistando seu espaço de direito. Esse fenômeno é acompanhando de um amadurecimento mercadológico do grupo, que, dada suas particularidades, se torna gradativamente um potente nicho de mercado que precisa ser observado e compreendido pelo mercado. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo analisar como empresas podem estabelecer um mercado-alvo, sob o panorama da comunidade LGBTQIA+ enquanto mercado consumidor. O presente estudo também pretende: compreender como a heterogeneidade de grupos sociais influencia nas estratégias de atuação das empresas; observar o posicionamento estratégico de uma empresa segmentada ao público LGBTQIA+; e investigar como essa comunidade se apresenta enquanto mercado consumidor. Para tal, o trabalho se utilizou do método indutivo de análise, enquanto os instrumentos de pesquisa constituíram-se em: I) um estudo de caso, realizado na empresa Esquina Bar, em Imperatriz – MA, com entrevistas estruturadas com o antigo e atual dono do empreendimento, recebendo uma abordagem qualitativa; e II) um estudo de campo, realizado por meio de questionário estruturado aplicado a uma amostra de pessoas LGBTQIA+ da mesma cidade, recebendo uma abordagem quantitativa. A pesquisa traçou um perfil predominantemente jovem, masculino, cisgênero e gay. Constatou se que o consumidor LGBTQIA+ precisa ser mais observado pelo mercado e superar a opinião pública e que, apesar de não ter apresentado um potencial financeiro que era apresentado diante da literatura levantada, esse nicho possui uma forte demanda mercadológica a ser suprida e potencial de fidelização. Palavras-chaves: Segmentação de mercado; LGBTQIA+; Bar.