TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
1 - 5 de 6
-
ItemGESTÃO DE ESTOQUE EM UMA EMPRESA AGROPECUÁRIA: um estudo de caso.( 2023-07-11)A importância de gerir bem um estoque, faz com que qualquer empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, se mantenha competitiva no mercado. Tornando estoques mais planejados, organizados e controlados. A vista disso, esse estudo teve como objetivo primordial aprimorar a gestão de estoque e sanar problemas já existentes no estoque da Proagro Produtos Agropecuários LTDA, empresa situada na cidade de Açailândia-MA que possui uma imensa variedade de linhas de produtos para venda. Assim a realização desse estudo tem como finalidade contribuir para o aprimoramento dos processos, e integração dos setores responsáveis por gerenciar o estoque e a satisfação do cliente. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois a pesquisadora buscou a captação e interpretação dos dados coletados que podem contribuir para aprimorar a gestão de estoque e propor soluções para os problemas já existentes no estoque da empresa em estudo, e pela pesquisa qualitativa, onde a própria empresa será minha base para coleta de dados, interpretação dos problemas e atribuições de ideias. Os dados desse estudo foram reforçados por meio de entrevistas para saber a concepção de cada colaborador que está ligado diretamente ao estoque e subordinado a gestão do mesmo. Palavras-chave: Gestão de estoque. Estoque. Organização. Controle.
-
ItemSISTEMA DE GESTÃO DE COMPRAS NO VAREJO FARMACÊUTICO: a influência da gestão de compras no equilíbrio do fluxo financeiro no contexto farmacêutico( 2023-03-16)Diante da concorrência, a gestão de estoque se faz necessária para evitar custos desnecessário com produtos, diminuição do investimento de capital no estoque, e tem como função evitar a falta de produtos aos consumidores. Este trabalho visa analisar abordagem teórico-prática sobre a gestão de estocagem e o processo de compra, tendo como base do estudo de caso, a empresa Hiper.farma. A metodologia teórica aplicada constituiu em três partes: A primeira foi uma pesquisa descritiva para a construção do modelo de estocagem, a importância do armazenamento de medicamentos no estabelecimento; consequentemente, é abordado o processo de aquisição dos produtos, especificando o processo de padronização e tipos de medicamento; e por fim, aborda a etapa que custeio do produto, onde que por alguns procedimentos técnicos encontrasse os preços bases para o consumidor final. Contudo, a empresa Hiper.farma auxiliou no processo de identificação de estocagem e compras, ajudando na conclusão do trabalho. Palavras-Chave: Farmácia. Estoque. Gestão de compras.
-
ItemA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: Satisfação e Oportunidades no Desenvolvimento de Carreira( 2023-03-14)O mercado de trabalho vem passando por mudanças que são motivadas pela advento da evolução, da tecnologia e principalmente da globalização, a entrada e inserção da mulher neste mercado de trabalho acaba por ser um grande desafio, tanto pela dificuldade do próprio mercado, quanto pelas dificuldades impostas pela cultura social que surgem as concepções de que esta não consegue exercer as mesmas funções que homens, e também a visão social de que a mulher tem que desempenhar funções domesticas e familiares, que por muitas vezes a mulher é excluída do meio profissional e acadêmico em geral. O desenvolvimento profissional está ligado as oportunidades do mercado de trabalho, a estrutura acadêmica e a vida pessoal de uma determinada pessoa, não há um bom desenvolvimento profissional se as demais áreas desempenhadas não tiverem um sucesso, e todas estas áreas e funções desenvolvidas estão ligadas diretamente a satisfação ou insatisfação, e para obter um bom desenvolvimento em qualquer área é necessário um planejamento que torne-se parte das perspectivas pessoais, e para a mulher, a satisfação na vida profissional não está ligada somente a um bom desempenho profissional e retorno deste, mais também está conectado as outras áreas de sua vida, como a acadêmica e a pessoal. Nesta perspectiva, esta pesquisa foi sucedida através do método quantitativo e analises qualitativas, com o intuito de analisar a entrada da mulher no mercado de trabalho, suas oportunidades e seu desenvolvimento pessoal pautados na influência com a satisfação, o objetivo deste estudo foi alcançado a partir da pesquisa exploratória, fundamentada através de uma investigação bibliográfica, logo o estudo foi realizado mediante a aplicação de um questionário com as alunas do curso de administração da Universidade Estadual da Região Tocantica do Maranhão, no campus da cidade de Açailândia MA. Com base nos dados coletados, foi possível identificar o perfil das mulheres, suas principais dificuldades e percepções a respeito do mercado de trabalho e principalmente identificar seu desenvolvimento de carreira e como isto influencia dentro de sua satisfação. Diante disto, concluiu-se que as mulheres sentem a dificuldade para entrar no mercado de trabalho, a falta de oportunidades e o preconceito com estas e que sua satisfação depende de todas as áreas de sua vida, e que uma área afeta diretamente na outra. Palavras-chave: Mercado de Trabalho. Desenvolvimento profissional. Satisfação. Mulher.
-
ItemAPLICAÇÃO DA CURVA ABC COMO ESTRATÉGIA DE COMPRAS: um estudo de caso no ramo farmacêutico em Açailândia-MA( 2023-03-14)No setor farmacêutico os procedimentos primordiais estão correlacionados a gestão de compras e estoques de itens, por serem as maiores alavancas de custos e despesas de uma empresa. Nesse viés a compra, estocagem e venda que é o fator principal de geração de receita e lucratividade em uma empresa devem ser geridos de maneira mais eficiente, pois a demanda e procura por produtos e a concorrência provocam uma instabilidade nesses setores, neste sentido a ferramenta Curva ABC, surge como instrumento necessário para o enfrentamento de tais problemas, com o intuito de auxiliar a minimizar os prejuízos nas organizações. Logo, o principal objetivo da presente pesquisa foi investigar quais são os produtos que podem oferecer maior margem de contribuição para a empresa no ramo farmacêutico, com aplicabilidade alicerçada como mecanismo de auxílio no setor de compras na manutenção da organização. O caminho de recursos utilizados para o contexto da metodologia do trabalho foi a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, onde se identificou o ramo e seu faturamento de vendas de itens e abrangência de grupos específicos para mensurar os dados dentro da Curva. Em síntese conclui-se que a presente pesquisa atingiu os objetivos propostos com aplicabilidade de redução de custos e com índices identificadores de progresso e retorno financeiro nos moldes da ferramenta de gestão. Palavras- Chave: Setor de Compras. Gestão de Estoques. Curva ABC.
-
ItemSATISFAÇÃO DO CLIENTE A PARTIR DO COMPOSTO DE MARKETING: Estudo de caso da empresa VitralLux em Açailândia – MA( 2023-03-14)O estudo enfoca à discussão sobre o tema satisfação do cliente a partir do composto de marketing, atuando como ferramenta de gestão para constantes melhorias na empresa VitralLux que é uma indústria fornecedora de vidros temperados para outras empresas que atuam no mercado vidraceiro. É discutido sobre a importância da aplicação do indicador CAST (Customer Satisfaction Score) para quantificar a satisfação do consumidor no que se refere ao preço, praça, promoção e atendimento; e suas possíveis oportunidades. Objetivando saber se a satisfação dos clientes da têmpera VitralLux em Açailândia – MA apresenta um nível alto ou baixo. A metodologia da pesquisa empreendida segue natureza dedutiva, quantitativa e estudo de caso. Através de questionário com os clientes e entrevista com os gestores da empresa. Foram elaborados dois questionários para ser aplicado aos vidraceiros. O primeiro buscou identificar o perfil dos clientes. Já o segundo, baseando-se nas características do mix de marketing (fatores qualitativos) foi elaborado e aplicado aos empresários das vidraçarias, para averiguar os quão satisfeitos estão com relação a têmpera (fatores quantitativos). O método que caracterizou o desenvolvimento da presente pesquisa foi o CAST para determinar de maneira mensurável as características da qualidade relevante para o cliente. Os resultados evidenciaram a viabilidade da aplicação do método como estratégia para maior qualidade dos serviços e a maximização da produtividade organizacional. A justificativa deste trabalho está em contribuir para o enriquecimento de conteúdo para os universitários e para os empresários da área vidraceira. Palavras-chave: Satisfação do cliente. Vidraceiros. Marketing. Jornada do cliente.