TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemAVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL DO CÓRREGO NOVO E CÓRREGO BOA SORTE NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA - MA( 2024-06-20) PRATES, GABRIELLE MORAES ; MIRANDA, WASHINGTON FERNANDESO Córrego Novo e o Córrego Boa Sorte vem sendo impactado negativamente por meio da poluição difusa, o que tende a ser resultante das atividades econômicas desenvolvidas nas proximidades. Atividades econômicas como, agricultura, que fazem utilização de defensivos agrícolas, silvicultura, além da ação antrópica. Além disso, parte da poluição dos recursos hídricos no município de Açailândia também é resultante de derramamento de esgotos domésticos sem o devido tratamento prévio. Diante do exposto, foi necessário executar este trabalho de campo no Córrego Novo e Córrego Boa Sorte, os quais ficam localizados na BR 222 no km 55, próximos ao Povoado Córrego Novo. São importantes todos os recursos hídricos que fazem parte da cidade Açailândia, Maranhão. Como forma de contribuir com a sociedade, corroborar com informações sobre os recursos hídricos da região e a preservação ambiental, foram realizadas as análises físico-químicas, análise biológica (bioindicadores) e análise ambiental. Nestas análises foi utilizado Ecokit Água Doce/Salgada, Modelo 6674 ALFAKIT que é composto por frascos, reagentes e outros materiais para realização de análises físico-químicas, acompanhado de um folheto explicativo sobre o modo de usar, abordando a importância ambiental das variáveis analisadas. Na análise ambiental foi efetuado o uso sistemático das respostas de organismos vivos para avaliar as mudanças ocorridas no ambiente, ou seja, biomonitoramento, por meio de macroinvertebrados bentônicos. Esta análise será realizada a partir da aplicação de um questionário de adaptado. Foram abordados 10 itens para avaliação em campo. As principais variáveis analisadas foram: substratos no leito no rio; características do rio (fundo, velocidade, sedimentos, alterações do canal), estabilidade das margens, cobertura vegetal e extensão da mata ciliar o objetivo é avaliar a qualidade ambiental do Córrego Novo e Córrego Boa Sorte, através de análises físico-químicas e ambientais no córrego e no seu entorno. Este trabalho identificou e analisou quais problemas estão afetando o ecossistema do corpo de água do Córrego Novo e Córrego Boa Sorte, tendo em vista os grandes problemas que a poluição e ação antrópica causa aos córregos. Este diagnóstico e análise serão eficazes para identificar quais medidas preventivas podem ser adotadas para a preservação e mitigação dos impactos elencados na área de estudo. Palavras- chave: Ecologia de riachos; Macroinvertebrados; Recursos Hídricos.
-
ItemCONSOLIDAÇÃO URBANA EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES O CASO DO BAIRRO VILA CAPELOZA EM AÇAILÂNDIA-MA( 2024-08-30) MENDES, JOSÉ HIAGO DA SILVA ; SILVA, RAIMARA CARDOSOA ocupação urbana brasileira é caracterizada pela degradação de margens de corpos hídricos o que acarreta inúmeros passivos ambientais e sociais, partindo dessa condição. O presente trabalho teve como premissa a análise de ocupação urbana que ocorreu na área de preservação permanente do córrego Esperança em Açailândia – MA, mais especificadamente, no trecho onde se situa atualmente o bairro Capeloza. Mensurando a inserção da localidade na Lei Federal 12.651/12, e observando como a população que reside na área de estudo interage com o meio ambiente o qual estão inseridos, a metodologia do trabalho se deu através de visitas técnicas, pesquisas bibliográficas, geoprocessamento da área de estudo, ações de educação ambiental e aplicação de questionário com a população que reside no bairro que contou com 40 participantes. Ao final, foi possível observar a linha histórica da evolução da área de estudo por meio das imagens de satélite, com o questionário socioambiental, pode-se traçar o perfil da comunidade, os principais passivos ambientais ali presentes e através da ação de educação ambiental foi possível conscientizar o público alvo sobre como preservar os seus recursos naturais. Palavras chave: Área de preservação permanente, ocupação urbana e comunidade.
-
Item“É LIXO MESMO?” - PROJETANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO PROFESSOR JOSÉ CESÁRIO DA SILVA EM AÇAILÂNDIA-MA( 2024-09-04) LIMA, ANTONIO GUILHERME ALVES ; CUNHA, KLEVERTON BARBOSA ; REIS, NATALIA FIGUEIREDO DOSA educação ambiental desempenha um papel importante ao promover a conscientização sobre as interações entre sistemas naturais e sociais, influenciando atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente. A proposta pedagógica "É Lixo Mesmo?" introduzirá a educação ambiental de maneira prática e reflexiva em uma turma do primeiro ano do ensino médio. Seu principal objetivo é engajar os alunos na reflexão sobre resíduos sólidos, diferenciando lixo, resíduos e materiais recicláveis, conectando teoria e prática para capacitar os alunos a aplicarem seus conhecimentos significativamente e promover a conscientização ecológica desde cedo. A pesquisa-ação utilizada neste projeto permitiu investigar e intervir diretamente na realidade educacional dos alunos. Os resultados do projeto "É Lixo Mesmo?" revelaram um aumento significativo no conhecimento dos alunos sobre gestão de resíduos e seus impactos ambientais. Por atividades como feiras de amostragem e exposições práticas, os alunos não apenas aprenderam sobre classificação de resíduos, mas também desenvolveram habilidades práticas e criativas na reciclagem de materiais. Em síntese, iniciativas educacionais como essa são essenciais para formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de contribuir para um futuro mais sustentável. Ao integrar a educação ambiental ao currículo escolar, podemos preparar as próximas gerações para enfrentar os desafios ambientais com conhecimento, habilidades e uma visão crítica, promovendo um ambiente escolar e uma comunidade mais sustentáveis e engajados. Palavras-chave: Educação Ambiental. Lixo. Sustentabilidade.