TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemDESAFIOS NA PRODUÇÃO DO PINTADO (Pseudoplatystoma Corruscans) EM VIVEIROS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS E DEMANDAS DOS PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES( 2025-11) RODRIGUES; PAULO CESAR SOUSATendo em vista a crescente importância da aquicultura para a segurança alimentar e a economia local, o presente estudo trata sobre os desafios enfrentados pelos pequenos e médios produtores de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) em viveiros. O objetivo geral foi analisar os desafios enfrentados na produção do pintado em viveiros por pequenos e médios produtores. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar as principais dificuldades relacionadas à nutrição do pintado, avaliar a disponibilidade e a qualidade dos insumos utilizados na produção e investigar a experiência e o conhecimento dos produtores sobre as melhores práticas de cultivo. Realizou-se, então, uma pesquisa de caráter bibliográfico e de revisão de literatura, com a análise de estudos publicados nos últimos 15 anos. Diante disso, verificou-se que os produtores enfrentam deficiências nutricionais significativas, a qualidade dos insumos é considerada média e a capacitação técnica é um fator indispensável para a melhoria das práticas de cultivo. Com base nos resultados, foi possível concluir que a superação dos desafios identificados é fundamental para garantir a sustentabilidade e a viabilidade econômica da produção de pintado, contribuindo para o desenvolvimento da aquicultura na região.
-
ItemCARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICADE PLANTAS MEDICINAIS DA REGIÃO DA CHAPADA DAS MESAS( 2025-11-03) ASSUNÇÃO, BEATRIZ DE SOUSAO Brasil possui a maior biodiversidade vegetal do mundo, com cerca de 55.000 espécies catalogadas. Nesse contexto, o cultivo de plantas medicinais representa uma atividade de grande relevância econômica e social, gerando emprego e renda na agricultura pela elevada demanda de mão-de-obra. Na região sul do Maranhão, especialmente na Chapada das Mesas, o cultivo de plantas medicinais constitui um patrimônio biológico importante, reunindo espécies que ainda não foram totalmente identificadas. O presente estudo teve como objetivo caracterizar espécies de plantas medicinais da região por meio de análise fitoquímica, correlacionando-as com a classificação botânica. Foram analisadas dezoito espécies, utilizando métodos de extração e triagem fitoquímica, que evidenciaram a presença de metabólitos como taninos, saponinas, alcaloides e açúcares redutores. Observou-se que espécies como bacuri, bananeira, cajá, gervão e jatobá apresentaram todos os metabólitos avaliados, enquanto a xanana apresentou apenas açúcares redutores. Os resultados obtidos demonstram o potencial terapêutico das espécies estudadas, que possuem propriedades como ação anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante, cicatrizante, expectorante e antitumoral, confirmando a relevância do uso tradicional aliado ao conhecimento científico. Dessa forma, este trabalho contribui para a valorização das plantas medicinais e pode auxiliar agricultores na implantação, uso e conservação de recursos genéticos na região da Chapada das Mesas.
-
ItemLEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO DAS PRAÇAS DO MUNICÍPIO DE ESTREITO - MA( 2025-11-03) GUIMARÃES, ALICE MADEIRAA arborização em áreas urbanizadas proporciona uma série de vantagens, como redução dos efeitos da poluição, absorção de parte dos raios solares, proteção contra o impacto direto dos ventos, redução do impacto das gotas da chuva sobre o solo - minimizando os processos erosivos - e ornamentação da cidade, além de fornecer abrigo e alimento para a fauna local. Sabendo-se da importância da arborização em espaços públicos urbanos, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a composição florística e a estrutura fitossociológica vegetal nas praças do município de Estreito-MA. O estudo foi desenvolvido em dez praças, sendo elas: Praça do Hospital, Praça da Bíblia, Praça da Liberdade, Praça da Cidadania; Praça Santos Dummont; Praça dos Correios; Praça Frei Gil; Praça da Cultura; Praça da Vila e Praça da Biblioteca, sendo todas as praças localizadas no perímetro urbano. O levantamento florístico foi realizado por meio do inventário total. As espécies foram identificadas através de análise visual e identificadas quanto à ocorrência (nativa ou exótica) e nomenclatura vulgar e científica, também, fez-se registro fotográfico quando necessário. Após a coleta dos dados foram aplicados parâmetros para a análise dos resultados, para avaliar a diversidade e à similaridade das espécies foram calculados os seguintes parâmetros fitossociológicos: riqueza, índice de Shannon- Weaver (H’), equabilidade de Pielou (J’) e índice de dominância de Simpson (D’). Os dados foram compilados e processados em planilhas eletrônicas pelo software Microsoft Excel. As famílias mais utilizadas na arborização foram Arecaeae, Fabaceae e Myrtaceae. A espécie mais utilizada foi a espécies exótica Azadirachta indica A.Juss (Nim) com 31 indivíduos e, dentre a flora analisada, a maior parte é de espécies exóticas (65%). As praças do Hospital, Biblioteca e da Cidadania foram classificadas como de média diversidade de espécies, enquanto as demais praças apresentaram uma diversidade baixa de espécies. Todas as dez praças apresentaram baixa uniformidade florística entre elas, sendo bastante relevante, já que esta diversidade biológica contribui para a melhoria das condições ambientais na área urbana do município, o que mostra a necessidade de um Plano de Arborização Urbana.
-
ItemEFEITO DA APLICAÇÃO FOLIAR DO MELAÇO DE CANA-DE-AÇUCAR NA TEMPERATURA FOLIAR DA SOJA SUBMETIDA AO ESTRESSE ABIÓTICO SOB CONDIÇÕES DE CAMPO( 2025-11-03) DUARTE, MATEUS DIASO objetivo do presente projeto foi avaliar o efeito do melaço de cana-de-açúcar na temperatura foliar, crescimento e produtividade da soja sob condições de alto déficit de pressão de vapor (DPV) do ar após um período de 28 dias sem chuva, caracterizando um período de estresse hídrico. O experimento foi realizado em Itinga, Maranhão, utilizando o genótipo de soja Brasmax Olimpo IPRO com espaçamento de 0,50 m entre fileiras e densidade de 14 plantas por metro. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com dois tratamentos: aplicação de melaço 2 dias e 7 dias após precipitação, ambos com quatro repetições. A termografia foi realizada durante o ciclo da cultura, no estágio reprodutivo (R5), entre 12:00 e 14:00 horas, considerando as folhas completamente expandidas de três plantas na linha central de cada parcela. Medidas de massa seca e produtividade também foram obtidas das mesmas plantas, com análise de área foliar e secagem em estufa a 70°C por 72 horas. Os resultados indicaram que a aplicação de melaço aumentou a produtividade devido à melhor distribuição de fotoassimilados nos grãos, beneficiando-se das condições de estresse hídrico e do índice térmico de condutância estomática relativa.
-
ItemPRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉ NO BRASIL( 2025-11-03) FERREIRA, MELQUISEDEQUE GOMESO mercado brasileiro de café passou por transformações significativas ao longo do tempo, refletindo mudanças na produção, estratégias de marketing e impactos econômicos. Como uma das bebidas mais consumidas no mundo, a jornada do café do grão à xícara é moldada por vários fatores, incluindo mudanças climáticas, inovações tecnológicas e evolução das preferências do consumidor. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a produção e a comercialização de café no Brasil nos últimos anos. O trabalho foi realizado na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras no período de 2023 a 2024. Foram coletados dados de artigos, revistas e sites, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Organização Internacional do Café (OIC). As informações coletadas abrangem o período de 2010 a 2023, permitindo uma análise das tendências e mudanças ao longo desses anos onde a produção de café no Brasil, mesmo com oscilações climáticas, tem se mantido estável, consolidando o país como o maior produtor mundial. A adoção de tecnologias agrícolas, como irrigação eficiente e agricultura de precisão, tem sido fundamental para aumentar a produtividade e a qualidade dos grãos. Economicamente, o café é indispensável, contribuindo de forma expressiva para a geração de emprego e receita de exportação. A região Sudeste do Brasil, especialmente o estado de Minas Gerais, destaca-se como a principal produtora e comercializadora de café no país. Minas Gerais, é responsável por mais de 50% da produção nacional de café.
-
ItemPRODUÇÃO DE ADENIUM OBESUM EM DIFERENTES SUBSTRATOS EM ASSOCIAÇÃO COM AZOSPIRILLUM BRASILENSE( 2025-11-03) PINTO, NÁGILA SILVAA rosa do deserto é uma planta ornamental suculenta com valor comercial elevado e grande demanda no paisagismo. Entretanto, sua propagação sexuada por estaquia pode ser limitada pela dificuldade de enraizamento, especialmente em condições de substrato inadequadas. Neste estudo, o objetivo foi avaliar o efeito de diferentes substratos, com e sem a inoculação da bactéria promotora de crescimento Azospirillum brasilense, sobre o desenvolvimento de estacas de A. obesum. Os tratamentos foram conduzidos em delineamento de blocos casualizados, utilizando esquema fatorial 5×2, com cinco tipos de substratos e dois níveis de inoculação bacteriana. Tratamento 1 (100% de substrato comercial); tratamento 2 (100% de terra preta); tratamento 3 (50% terra preta + 50% palha de arroz carbonizada); Tratamento 4 (50% terra preta + 25% esterco bovino + 25% palha de arroz carbonizado); Tratamento 5 (50% terra preta + 25% areia + 25% esterco). Foram analisadas as variáveis agronômicas número de folhas, comprimento de folhas, comprimento de raiz e porcentagem de sobrevivência. Apesar da ausência de significância estatística, os dados indicam formação de três grupos hierárquicos, sugere potencial bioestimulante promissor da bactéria na cultura da rosa do-deserto para crescimento e desenvolvimento. Ressalta-se que não foram encontrados estudos específicos com Azospirillum brasilense em Adenium obesum, evidenciando o ineditismo deste trabalho.
-
ItemCARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA DE SOLO E RESPOSTA DO Cucumis Anguria L. À ADUBAÇÃO ORGANOMINERAL( 2025-11-03) CORDEIRO, JOYCE DE SOUSAA adubação agromineral é importante para uma boa composição físico-química do solo, proporcionando um bom desenvolvimento e produção de plantas. Contudo, o objetivo do trabalho é estudar as propriedades físico-químicas do solo através da espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e avaliar a produtividade do maxixe com adubação orgânica e mineral. A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, as amostras de solo foram coletadas antes e depois da aplicação dos tratamentos para melhor comparação. O experimento utilizou delineamento experimental de blocos casualizados, com cinco repetições. Os tratamentos foram referentes a cinco doses de adubação fosfatada (0; 96,2; 192,4; 288,6 e 384,8 g cova-1 de P2O5). Os espectros obtidos permitiram identificar grupos funcionais e minerais, evidenciando alterações na composição do solo ao longo do ciclo da cultura. Os resultados mostraram uma degradação progressiva dos componentes do solo, como matéria orgânica e minerais, principalmente no tratamento com dose de 230 g cova-1 de P2O5, onde a produtividade teve melhores resultados. Esse estudo ressalta a importância de práticas agrícolas sustentáveis, beneficiando de forma significativa os agricultores familiares produtores de plantas não convencionais.
-
ItemPRODUÇÃO DE MUDAS DE Plathymenia reticulata Benth EM FUNÇÃO DE DIFERENTES SUBSTRATOS E VOLUME DOS RECIPIENTES( 2025-11-03) SANTOS, DOMINGOS DE ARRUDAO vinhático do campo (Plathymenia reticulata Benth) é uma árvore nativa do Cerrado com potencial econômico, especialmente para uso madeireiro, recuperação ambiental e arborização urbana, devido à sua resistência a solos pobres e à seca. Apesar dessa importância, há limitações no processo de propagação da espécie. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi avaliar diferentes substratos e tamanhos de recipientes na produção de mudas de vinhático do campo. As sementes foram coletadas em plantas matrizes localizadas nos estados do Tocantins e do Maranhão. O experimento foi realizado no período de 8 de dezembro de 2024 a 16 de maio de 2025. Os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados com cinco repetições, utilizando-se o esquema fatorial 2 × 3, referente a dois tipos de substrato (um contendo esterco de aves e outro com esterco bovino) e três volumes de substrato (100, 280 e 500 cm³). Aos 188 dias após a semeadura, foram avaliadas o diâmetro caulinar, a massa fresca e seca das plantas. Os dados foram processados utilizando o software Sisvar. O substrato a base de esterco bovino proporciona maiores valores de diâmetro caulinar de plantas de candeia nos volumes de recipientes de 100 cm3 e 280 cm3. Nos tratamentos com substrato a base de esterco de aves, o maior volume de substrato proporciona maior diâmetro caulinar das plantas. O volume de substrato de 280 cm3 a base de esterco bovino proporciona maior massa verde e seca da raiz de plantas de candeia. A produção de mudas de P. reticulata Benth pode ser realizada em tubetes de 280 cm3 com a utilização de substrato a base de esterco bovino.
-
ItemBACTÉRIAS Priestia aryabhattai E Azospirillum brasilense NA PRODUTIVIDADE DA MANDIOCA( 2025-11-03) LIMA JÚNIOR, GIVALDO DE OLIVEIRAO trabalho avaliou a produtividade da mandioca sob inoculação com Priestia aryabhattai e Azospirillum brasilense em sistema de agricultura familiar. O experimento foi conduzido em delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições em esquema fatorial triplo 2 x 2 x 2+1, correspondendo a dois métodos de aplicação (imersão e sulco), duas posições da maniva (horizontal e vertical) e duas bactérias (Priestia aryabhattai e Azospirillum brasilense) e testemunha adicional (tratamento controle). Foram analisadas as variáveis produtividade, número, comprimento, diâmetro médio das raízes e teor de amido. O método de aplicação influenciou significativamente a produtividade e o diâmetro das raízes, sendo a aplicação em sulco superior à imersão. Houve interação significativa entre posição da maniva e bactéria, com destaque para o uso de P. aryabhattai associado ao plantio vertical, com produtividade de 35,47 t ha⁻¹. A interação tripla (bactéria x método x posição), foi significativa para o comprimento das raízes e teor de amido, cuja média geral foi de 30,63%. As análises de correlação apontam uma associação positiva e significativa entre produtividade e número de raízes (r = 0,91), e entre produtividade e diâmetro médio das raízes (r = 0,89). O uso de bioinsumos, especialmente P. aryabhattai via sulco com maniva em posição vertical, é uma alternativa viável para elevar a produtividade de mandioca em áreas familiares, contribuindo com o aumento da eficiência agronômica e segurança alimentar.
-
ItemPRODUÇÃO DE MUDAS DE MARACUJAZEIRO UTILIZANDO SUBSTRATO A BASE DE COMPOSTAGEM COM COCO BABAÇU E ESTERCOS BOVINO E OVINO( 2025-11-03) SILVA, JOÃO VICTOR PEREIRAA utilização de insumos orgânicos é uma alternativa para compor substratos na produção de mudas frutíferas. Esta pesquisa avaliou os aspectos fitotécnicos de mudas de maracujazeiro produzidas em substratos à base de compostagem com coco babaçu triturado e estercos bovino e ovino. O experimento ocorreu em Estreito, Maranhão, com pilhas de compostagem preparadas diretamente no solo, contendo restos vegetais, esterco e coco babaçu triturado na proporção 3:1:1. Os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados, com quatro repetições e cinco mudas por parcela, seguindo um esquema fatorial 5 × 2: cinco formulações de substrato ((a) 100% solo; b) 100% compostagem; c) 75% solo e 25% compostagem; d) 50% solo e 50% compostagem; e e) 25% solo e 75% compostagem) e dois tipos de compostagem (coco babaçu triturado com esterco bovino ou ovino). Aos 68 dias após a emergência, avaliaram-se altura, diâmetro caulinar, número de folhas, massa fresca e seca da raiz e parte aérea. Foram calculados o índice de qualidade de Dickson e a relação altura/diâmetro caulinar. O substrato com coco babaçu e esterco bovino favoreceu o crescimento em altura e maior massa fresca da parte aérea. A proporção de 75% de composto (bovino ou ovino) e 25% solo resultou em mudas com melhor qualidade fitotécnica.
-
ItemSUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE Parkia platycephala( 2025-11-03) ALMEIDA, ISAIAS ALVES DEAs sementes de Parkia platycephala (Fava de Bolota) possuem dormência, fenômeno onde sementes viáveis não germinam mesmo quando lhes são fornecidas condições favoráveis , em razão da baixa permeabilidade do tegumento à absorção de água. O objetivo deste estudo foi identificar métodos eficazes para a superação da dormência em sementes de Parkia platycephala, visando promover uma germinação rápida e uniforme. As sementes foram expostas a escarificação química com uso com ácido sulfúrico, escarificação mecânica com lixa, embebição em água por 24h e imersão em água a temperatura de 80°C por 2 minutos para superação de dormência, e sementes sem tratamento também foram avaliadas. Os testes utilizados para a avaliação da qualidade fisiológica das sementes foram: teste de germinação, primeira contagem do teste de germinação, tamanho de plântulas e de raiz primária e índice de velocidade de germinação. Os experimentos foram feitos em delineamento inteiramente casualizado, no qual as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os melhores tratamentos para superação de dormência foram escarificação mecânica e química. Sendo a escarificação mecânica eficiente em baixa escala, podendo atender o pequeno produtor e a escarificação química podendo ser utilizada em larga escala para grandes programas de reflorestamento.
-
ItemUNIVERSIDADE EM AÇÃO: ASSISTÊNCIA TÉCNICA E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS( 2025-11-03) LIMA , PAULO CÉSAR SOUSAA promoção da adoção de novas tecnologias entre agricultores familiares é um aspecto crucial para o aprimoramento da produtividade agrícola. Os sistemas de produção sustentáveis são fundamentais para garantir a segurança alimentar da população. Contudo, a difusão de tecnologias ainda é incipiente em algumas regiões, incluindo o estado do Maranhão na região Nordeste. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi fornecer assistência técnica, produzir e distribuir mudas para implantação de sistemas agroflorestais em área de Assentamento. O trabalho foi realizado no Projeto de Assentamento Braço Forte, localizado no município de Estreito, estado do Maranhão. A equipe da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), composta por docentes e estudantes atuou diretamente na produção de mudas de maracujá, açaí e sabiá, oferecendo assistência técnica durante o preparo do solo, plantio e manejo das culturas. A primeira fase do projeto incluiu a introdução de práticas agroecológicas e sistemas agroflorestais. O diagnóstico foi realizado a partir de vistas in loco nos nas propriedades rurais. A partir de diálogos entre a equipe do projeto e os agricultores foi constatado que a falta de assistência técnica foi pautada como um dos principais desafios enfrentados no sistema de produção agrícola, com utilização limitada da agrotecnologia, pouca diversidade de culturas (mandioca, feijão, milho e arroz) refletindo baixa produtividade das culturas, exceto para a cultura do milho que apresentou produtividade equivalente à média nacional (5,2 t ha-1). A equipe orientou os agricultores sobre o uso de algumas tecnologias, como a cobertura morta no solo e o consórcio de culturas. Após a adoção dessas práticas, os produtores perceberam benefícios significativos na produtividade e na sustentabilidade de seus cultivos. Este projeto reforçou a importância da assistência técnica continuada na superação de barreiras produtivas, promovendo segurança alimentar e geração de renda. A expansão de ações extensionistas é fundamental para a sustentabilidade e desenvolvimento agrícola no estado do Maranhão.
-
ItemDIFERENTES ARRANJOS POPULACIONAIS PARA A CULTURA DA SOJA NA REGIÃO SUL MARANHENSE( 2025-11-03) CIRQUEIRA, RANIEL DE MIRANDAA soja é uma cultura de grande relevância para o agronegócio brasileiro, exigindo práticas agronômicas otimizadas para maximizar sua produtividade. Este estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento e a produtividade da cultivar 80I82RSF IPRO Olimpo sob diferentes densidades de plantio, visando identificar o arranjo populacional mais eficiente e compreender os efeitos dessa variável sobre o crescimento da planta. O experimento foi conduzido em campo no município de Porto Franco – MA, utilizando quatro densidades (5, 10, 15 e 20 plantas m⁻¹), com delineamento em blocos casualizados com seis repetições. As variáveis avaliadas foram número de nós, número de vagens, produtividade (scs ha-1), altura de plantas e diâmetro do caule. Os resultados indicaram que o número de nós e o número de vagens diminuíram com o aumento da densidade, sendo a menor densidade (5 plantas m⁻¹) a mais favorável para o desenvolvimento morfológico individual. O diâmetro do caule também foi reduzido nas densidades mais altas devido à maior competição por recursos. A altura das plantas não apresentou diferença significativa entre os tratamentos. Já a produtividade foi superior na densidade intermediária (15 plantas m⁻¹) com média de 141,4 sc ha⁻¹, evidenciando melhor equilíbrio entre desenvolvimento individual e ocupação da área. Conclui-se que a densidade de 15 plantas m⁻¹ é a mais indicada para a cultivar 80I82RSF IPRO Olimpo nas condições avaliadas, por proporcionar maior rendimento por área e uso eficiente dos recursos disponíveis.
-
ItemPRODUTIVIDADE DE Zea mays EM ASSOCIAÇÃO COM Azospirillum brasilense E Bacilllus amyloliquefaciens NA REGIÃO SUL MARANHENSE( 2025-11-03) CRUZ, ROBSON MILHOMEM DE MORAISO milho (Zea mays) é o cereal mais produzido no planeta, o fato de ser uma planta que se originou em regiões latino-americanas próximas ao Brasil tornou o estabelecimento da cultura fácil. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inoculação de Azospirillum brasilense e Bacillus amyloliquefaciens na produtividade do milho no sul do Maranhão. O experimento foi conduzido no município de Porto Franco, Maranhão, instalado em blocos casualizados, 4 tratamentos e 6 blocos totalizando 24 parcelas em 172,8 m². O experimento foi conduzido em Porto Franco, Maranhão, utilizando o delineamento em blocos casualizados (DBC) com quatro tratamentos e seis repetições, totalizando 24 parcelas em uma área de 172,8 m². O híbrido de milho utilizado foi o AG 1051. Os tratamentos foram: (1) Testemunha; (2) inoculação com Azospirillum brasilense AZ39 (200 mL ha⁻¹); (3) inoculação com Bacillus amyloliquefaciens isolado SMBI BS 10 (200 mL ha⁻¹); e (4) coinoculação com Azospirillum brasilense AZ39 + Bacillus amyloliquefaciens SMBI BS 10 (200 mL ha⁻¹ cada). Os dados foram submetidos ao teste de Tukey a 5% de significância. Os resultados deste estudo indicam que as condições edafoclimáticas e fertilidade do solo limitaram a eficácia da inoculação e coinoculação de Azospirillum brasilense e Bacillus amyloliquefaciens em milho AG 1051 para variáveis altura da planta (cm), altura de 1ª da espiga cm), diâmetro (mm) comprimento (cm), peso da espiga (g) e relação 1ª inserção/altura da planta (cm), surgindo a necessidade de novos estudos em ambientes que proporcionem estresse abiótico e/ou com diferentes cultivares para compreender de forma mais satisfatória a interação desses Bactérias Promotoras de Crescimento das Plantas com a planta estudada.
-
ItemA INFLUÊNCIA DE Bacillus subtilis e B. lincheniformis NA PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO-CAUPI( 2025-11-04) MORAIS, MARIA FERNANDA SOUSAA produção de feijão-caupi possui importância agrícola para o Brasil e principalmente para região semiárida do país. Este estudo avaliou o efeito da inoculação de sementes de feijão- caupi com Bacillus subtilis e Bacillus licheniformis, isoladas e combinadas com fertilizante químico, e sua influência no desenvolvimento e produtividade. O experimento foi conduzido em Estreito-MA, com sementes crioulas da variedade Sempre Verde, utilizando delineamento em blocos casualizados, com quatro tratamentos e seis repetições. Dessa forma, foram avaliadas o número de folhas, a altura das plantas, o início da floração e a produtividade. Os dados foram submetidos ao teste de Shapiro-Wilk, ANOVA e teste de Tukey a 5% de significância. O tratamento com fertilizante e inoculante teve o melhor desempenho em todas as variáveis analisadas, destacando a eficiência da combinação entre os insumos. No experimento o uso isolado do inoculante não foi superior ao uso isolado do fertilizante em relação a produtividade das plantas, entretanto o uso conjunto de inoculante e fertilizante produziu 18,95% a mais que o tratamento com uso isolado do fertilizante e 123,27% a mais que o tratamento que foi utilizado apenas o inoculante. Dessa forma, conclui-se que a aplicação conjunta de inoculantes e fertilizantes potencializa o desenvolvimento e a produtividade do feijão-caupi, sendo uma alternativa promissora para pequenos produtores da região, porém o uso apenas do inoculante não apresentou capacidade significativa de aumentar a produtividade das plantas.