TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA MARANHENSE PARA A FORMAÇÃO DO CÂNONE LITERÁRIO BRASILEIRO( 2023-02-03) ARAÚJO, PATRÍCIA DA SILVAO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da literatura maranhense na formação da literatura brasileira, com foco em autores canonizados e aqueles que, de certa forma, contribuíram para esse fator histórico, porém ainda não conseguiram tal reconhecimento. Esta pesquisa visa dar ênfase na literatura produzida por estes autores, com fatores histórico e social que fizeram estes trazerem o mérito ao Maranhão e torná-lo conhecido atualmente como “berço de poetas”, fazendo um percurso histórico de toda a literatura brasileira e dos ciclos da literatura maranhense, de forma que a literatura regional trouxe grandes nomes para a literatura nacional, ressaltando também aqueles que inspiraram-se nas gerações passadas e fizeram título desde a literatura do século XX. É indispensável a importância de conhecê-los para entender como se originou nossa cultura, ressignificando outros gêneros da literatura que são verdadeiros tesouros para a história da literatura regional. Desta forma, torna-se necessário descrever um estudo a respeito da Literatura Maranhense, com solenidade nos autores enaltecidos pela literatura brasileira e aqueles que também necessitam de um título de honra pelas suas grandes colaborações nesse meio, resgatando a história cultural da nossa literatura. Para esse propósito, serão ressaltados autores específicos da literatura maranhense e os ciclos literários em que se sobressaíram. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório, cujos procedimentos técnicos utilizados foram de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, destacando os conceitos de literatura a partir da visão de Candido (1995) e Coutinho (1995), contando ainda com a referência de Reis (1992) e Corrêa (2016). Palavras-chave: literatura maranhense. literatura brasileira. cânone.
-
ItemA RELEVÂNCIA DO ENSINO BILÍNGUE NA COMUNIDADE ESCOLAR COMO FORMA DE INCLUSÃO( 2023-01-27) MELO, ANDRESA GOMES LUCENAO objetivo desta pesquisa visa analisar as contribuições do ensino bilingue no processo de inclusão do aluno com surdez. Para buscar esse esclarecimento estabelecemos três objetivos: a) Identificar quais os principais problemas no processo de inclusão do aluno surdo. b) Destacar a importância de um ambiente bilíngue para o acolhimento e respeito em plenitude desse aluno. c) Averiguar como o ensino bilíngue pode contribuir para a promoção de metodologias que favoreçam a inclusão. De modo a alcançar esses objetivos foi utilizidado a metodologia por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, divididas em duas etapas, levantamento bibliográfica e pesquisa de campo (observação e entrevista). Para embasamento teórico foram utilizadas as ideias dos seguintes autores para a fundamentação: Marilene e Meyer (2016), Araújo (2015), Lira (2020), Rocha (2008), Santos (2013), Costa (2010), Zanata e Treviso (2016), Silva e Iacano (2006), Lodi e Larceda (2006), Barros (2017). Diante disto, foi realizada uma observação e entrevista no Centro José Cesário da Silva, na zona urbana do município de Açailândia-MA, no sentindo de averiguar em como um ambiente bilingue pode contribuir para a inclusão. Como resultado da pesquisa, verificou-se que um ambiente bilingue é a chave para a inclusão e acolhimento do aluno com surdez. Portanto, a pesquisa é relevante para ressaltar a importância do ensino da LIBRAS dentro da comunidade escolar, pois em um ambiente bilingue o aluno se sentirá parte do meio e a vontade para se expressar e interagir com os ouvintes. Assim proporcionando uma atmosfera favorável ao aprendizado. Palavras – chave: Educação Inclusiva. Ensino Bilingue. LIBRAS. Inclusão.
-
ItemA SINGULARIDADE DA BUSCA PELA SOBREVIVÊNCIA NAS OBRAS TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO E VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS( 2023-08-03) GOMES, ANA CAROLINE SILVAEste trabalho tem por objetivo apresentar a relevância da literatura Moçambicana, bem como a Brasileira, sua formação e relação histórica e cultural estabelecida entre os dois países, com foco em duas obras literárias que retratam muito bem as características e condições de cada território, e que contribuíram para um fator que perdura até os dias atuais em cada ambiente, a dramática realidade social e a extrema miséria. Mia Couto (1955) e Graciliano Ramos (1892-1953) foram autores que contribuíram e contribuem para uma reflexão acerca das condições políticas e sociais enfrentadas em cada ambiente, mesclando e comparando assim as duas histórias, que são, Terra sonâmbula de Mia Couto (1992), e Vidas Secas de Graciliano Ramos (1938). Este estudo visa dar ênfase na literatura realizada por estes escritores, com aspectos histórico e social devido os dois países terem sido colonizados por Portugal e por partilharem o mesmo idioma, e destacar a relevância da participação de Moçambique na formação cultural do Brasil. É indispensável a importância de conhecer a história do vínculo entre Brasil e Moçambique para compreender como se estabeleceu nossa cultura, ressignificando outros gêneros literários, são verdadeiros tesouros na história de cada região. Assim é necessário descrever um estudo de Literatura Brasileira e Moçambicana. Para a realização da pesquisa bibliográfica serviram como base os Teóricos Candido (1918), Abdala Junior (1943), Fonseca (1994) dentre outros. Palavras-chave: Literatura Moçambicana. Literatura Brasileira. Relação Cultural. Questões sociais.
-
ItemANNE WITH AN E: a luta contra o patriarcado através das personagens Anne e Stacy( 2023-07-24) SILVA, CARLA BEATRIZ BORGES DAEste trabalho tem como corpus a série Anne With An E, sendo o nosso objeto de pesquisa a luta contra o patriarcado por meio de ações das personagens Anne e Stacy. O objetivo é analisar a importância das personagens na luta contra a opressão de gênero no contexto do seriado. A metodologia adotada ancora-se em uma análise textual e interpretativa dos episódios da série, com o foco nas narrativas das personagens Anne e Stacy em relação aos desafios e resistências às normas patriarcais. Concluiu-se que a série Anne With An E apresenta um retrato inspirador da luta contra o machismo estrutural, principalmente por meio das personagens analisadas. Anne, uma jovem destemida, questiona e desafia as expectativas tradicionais de gênero, rejeitando os papéis limitantes impostos às mulheres. Sua determinação e coragem são símbolos de resistência contra as disparidades entre homens e mulheres. Stacy, por sua vez, representa a busca pela equidade, lutando contra as injustiças e demandando mudanças sociais. A série destaca a importância de personagens femininas fortes em luta e a promoção de discussões sobre igualdade de gênero. Mediante essas personagens, Anne With An E oferece uma narrativa poderosa que inspira e desafia a hegemonia, contribuindo para uma maior conscientização sobre a importância dos esforços travados pelos direitos femininos. Palavras-Chaves: Anne With An E; Feminismo; Representatividade; Cinema.Este trabalho tem como corpus a série Anne With An E, sendo o nosso objeto de pesquisa a luta contra o patriarcado por meio de ações das personagens Anne e Stacy. O objetivo é analisar a importância das personagens na luta contra a opressão de gênero no contexto do seriado. A metodologia adotada ancora-se em uma análise textual e interpretativa dos episódios da série, com o foco nas narrativas das personagens Anne e Stacy em relação aos desafios e resistências às normas patriarcais. Concluiu-se que a série Anne With An E apresenta um retrato inspirador da luta contra o machismo estrutural, principalmente por meio das personagens analisadas. Anne, uma jovem destemida, questiona e desafia as expectativas tradicionais de gênero, rejeitando os papéis limitantes impostos às mulheres. Sua determinação e coragem são símbolos de resistência contra as disparidades entre homens e mulheres. Stacy, por sua vez, representa a busca pela equidade, lutando contra as injustiças e demandando mudanças sociais. A série destaca a importância de personagens femininas fortes em luta e a promoção de discussões sobre igualdade de gênero. Mediante essas personagens, Anne With An E oferece uma narrativa poderosa que inspira e desafia a hegemonia, contribuindo para uma maior conscientização sobre a importância dos esforços travados pelos direitos femininos. Palavras-Chaves: Anne With An E; Feminismo; Representatividade; Cinema.
-
ItemAS VOZES DAS MINHAS ANCESTRAIS: A RESISTÊNCIA E A EXISTÊNCIA DA MULHER NA ESCREVIVÊNCIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO( 2023-07-20) SILVA, LARISSA PINHEIRO DAO presente trabalho objetiva-se analisar a resistência e existência da mulher negra dentro da escrevivência da autora Conceição Evaristo. Tem como principal objeto de análise o conto “Olhos D’água” (2019). Carrega a intensão elevar a discussão acerca do racismo, sexismo, machismo, que atinge as mulheres negras, e seu impacto para sua existência na sociedade. Considerando o papel da literatura como ferramenta para denúncia social, oportunizando voz às mulheres que eram oprimidas pela estrutura da sociedade, sobretudo nas causas das mulheres negras, apresento um relato autobiográfico sobre as minhas vivências de mulher negra e o enfrentamento do racismo e machismo na sociedade partindo do lugar que estou inserida. Como base para discursões trago Conceição Evaristo (2019), Angela Davis (2016), Sueli Carneiro (2003), Carolina Maria de Jesus (2014), Patrícia Hill Collins e Sirma Bilge (2021), entre outras. Com o intuito de desmistificar os preconceitos que cercam a existência da mulher negra, tentando ao máximo mostrar a realidade por trás de tantos anos de apagamento, através da minha experiência trazendo comigo minhas ancestrais e outras mulheres negras do meu convívio, trazendo Conceição Evaristo no centro dessas discussões. Palavras-chave: Conceição Evaristo; Literatura Afro-brasileira; Racismo.
-
ItemATEMPORALIDADE FANTÁSTICA NA LITERATURA: uma análise dos contos “o gato preto” de Edgar Allan Poe e “as formigas” de Lygia Fagundes Telles Açailândia-MA 2024( 2024-07-31) PINTO, FRANCISCA DE ASSIS COUTINHOO presente artigo propõe-se a analisar o fantástico entre os contos O Gato Preto de Edgar Allan Poe, autor norte americano vinculado ao Romantismo e As Formigas de Lygia Fagundes Telles, autora brasileira modernista contemporânea. Considerando que o trabalho em questão envolverá a comparação de autores da literatura de diferentes nacionalidades, será realizada uma reflexão acerca da literatura comparada e literatura fantástica. No entanto, são narrativas que se passam em locais e épocas distintas, que fazem fusão do fantástico à realidade do espaço e do inquestionável sobrenatural em que Lygia Fagundes se inspira no estilo de Edgar Allan Poe. Embora existam muitos traços da escrita de Poe no conto de Lygia, os dois autores, tratam a questão do animal e do meio investigativo e misterioso, causando incertezas ao leitor. O trabalho tem como base o desenvolvimento de pesquisas teóricas bibliográficas, os autores utilizados para este trabalho são: Todorov (2006), Silva (2008), Carvalhal (2006), Camarani (2014) Bessière, (2012), Nitrine (2021) entre outros que muito contribuem para os estudos da literatura. Palavras-chave: Fantástico; Literatura Comparada; Conto; Atemporalidade.
-
ItemCASO TED BUNDY: uma análise do discurso do serial killer( 2023-07-24) LIMA, ANTONIA JULIANE DA SILVAO presente artigo tem como objetivo principal ressaltar a Análise do Discurso (AD), como um fator primordial de pesquisa voltada para um testemunho de um dos maiores serial killers (assassinos em série) do mundo, o americano Theodore Robert Bundy, mais conhecido como Ted Bundy buscando assim, analisar sua postura linguística enquanto questionado acerca de seus crimes destacando traços comportamentais do indivíduo através de sua postura enquanto falante e dessa maneira, busca-se analisar seu posicionamento através de seu discurso durante a entrevista aqui elucidada. Dessa forma, analisa-se o sujeito enquanto ser social e ideológico através do que este profere durante seu discurso evidenciando a importância da Análise do Discurso (AD) dentro do testemunho de Bundy e sua contribuição na interpretação de suas condutas sendo como acervo de complemento de análises verbais e não verbais uma vez que a postura também envolve o discurso e é algo a ser discutido. Para tanto, utilizou-se a pesquisa exploratório-descritivo com base na análise do discurso dos depoimentos de Bundy, analisando entrevistas e falas de julgamentos. Por conseguinte, entende-se que a postura argumentativa de Ted é relevante para análise dentro deste trabalho pois este se coloca em uma posição de uma pessoa comum utilizando sua aparência carismática e bem apessoada em conjunto com sua eloquência ao proferir quaisquer discursos, mostrando tranquilidade extrema durante as entrevistas evidenciando-se através da convicção em suas alegações harmoniosamente com a confiança exacerbada, o que resulta ainda mais no seu propósito; alegar inocência utilizando de sua imagem seu discurso para tal. Palavras-chaves: Análise do Discurso; Ted Bundy; Testemunho.
-
ItemCORDEL EM SALA DE AULA: uma releitura do clássico Romeu e Julieta como ferramenta de fruição literária com alunos do 9º da escola municipal Eduardo Pereira Duarte em Açailândia-MA( 2023-07-21) SOUZA, ELISANGELA TEIXEIRA DE;SOUSA, GRAZIELA FELIZA presente proposta pedagógica tem por finalidade usar o cordel como ferramenta para a fruição literária, por meio de uma releitura de Romeu e Julieta do dramaturgo William Shakespeare com alunos do 9° ano vespertino da Escola Municipal Eduardo Pereira Duarte, no Bairro Pequiá em Açailândia, buscando o aprimoramento deles, no que diz respeito a formação de um aluno leitor. O gênero cordel se destaca principalmente pela sua versatilidade e atualmente tem sido usado para facilitar a compreensão e a leitura de clássicos da literatura por meio das adaptações. Para realização dessa proposta pedagógica foram utilizados alguns métodos de pesquisa, como a bibliográfica, qualitativa e pesquisa-ação, as quais contribuíram para atingir os objetivos, buscando intervir nas práticas de leitura. Para melhor compreensão da temática, esta proposta pedagógica é dividida em 4 partes, sendo elas: origem do cordel e suas características, o cordel na sala de aula, apresentação da obra escolhida e os resultados da aplicação na escola, e para isso, recorreu-se aos estudos de Marcia Abreu (2006), Rosilene Melo (2020), Marco Haurélio (2016), Rildo Cosson (2021), Marinho e Pinheiro (2012), monografias e artigos intrinsicamente relacionados com a temática. Palavras-chave: Literatura de Cordel. Romeu e Julieta. Fruição Literária. Leitura.
-
ItemCRIATIVIDADE LEXICAL NA CONTEMPORANEIDADE: a produção neológica no twitter durante a pandemia da covid-19( 2022-11-10) BEZERRA, LEANDRO SOUZAO presente trabalho tem como intuito identificar e analisar as produções neológicas presentes em publicações na plataforma Twitter, no Brasil, durante os dois primeiros anos da pandemia, ou seja, do ano de 2020 até janeiro de 2022. Além disso, tem como objetivos específicos: i) conhecer a plataforma Twitter, seu funcionamento e impacto na sociedade; ii) discutir sobre língua e cultura através do corpus de pesquisa; iii) refletir a respeito da relação do ser humano com o universo, através dos processos de nomeação. Com a finalidade de atingir os objetivos desse trabalho, fizemos o uso da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com leitura orientada, tendo como principais teóricos Alves (1994), Carvalho (1987), Vilela (1997), dentre outros. Diante disso, foi realizada uma pesquisa na plataforma Twitter daqueles neologismos que tiveram maior frequência de usos pelos usuários. Como resultado da pesquisa, verificou-se que a plataforma Twitter possui grande produção de neologismos de diferentes tipos, seja ele estrangeirismo, por empréstimo, semântico, e etc. Portanto, a pesquisa é relevante, pois nos permite estarmos envolvidos e com conhecimentos a cerca das novas produções neológicas nesta rede social que é bastante utilizada e que possui grande influência em diversas áreas da nossa sociedade. Igualmente, esta pesquisa é útil para professores e acadêmicos que se interessam por essa temática, por discutir as novas produções de unidades lexicais em nossa língua portuguesa. Palavras-chave: Pandemia; Twitter; Neologismos.
-
ItemEDUCAR NA DIVERSIDADE: os benefícios das salas de recursos multifuncionais para o público-alvo da educação especial da rede municipal de ensino de Açailândia-MA( 2023-01-27) DUARTE, ANA RAFAELA DO VALEO presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, permitindo gerar discussões e reflexões acerca dos benefícios promovidos nas Salas de Recursos Multifuncionais vistos como ferramentas enriquecedoras no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Buscou-se como objetivo principal compreender os benefícios das Salas de Recursos Multifuncionais destacando a diversidade como um dos elementos constitutivos do ser humano, da sociedade e, consequentemente, dos contextos educacionais para umaaprendizagem significativa do público-alvo da Educação Especial e Inclusiva. Descreveu-se, também, nesta pesquisa, um breve histórico da Educação Especial paralelamente às leis e aos decretos que norteiam os programas voltados para a Educação Especial e Inclusiva no Brasil. Para a obtenção dos dados da pesquisa, realizou-se entrevista mediante aplicação de questionários com os docentes doAtendimento Educacional Especializado, responsáveis pelas Salas de Recursos Multifuncionais que atuam com alunos público-alvo da Educação Especial da rede pública municipal de ensino de Açailândia-MA. A partir das análises observadas e pormeio dos resultados obtidos, a pesquisa revelou que os professores possuem formação adequada para atuar nas salas de recursos e pontuaram de forma assertivadiversos benefícios promovidos aos alunos. Com relação ao público-alvo, os mais frequentes nas salas de recursos são alunos que apresentam deficiência intelectual ou Transtorno Global do Desenvolvimento. Diante disso, foi possível concluir que, mesmo diante da carência de Tecnologias Assistivas, as Salas de Recursos Multifuncionais ofertam estímulos físicos, cognitivos e sensoriais, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências, possibilitando maior independênciae melhor interação com o meio, ampliando a capacidade de realizar tarefas, promovendo o fortalecimento da inclusão social, facilitando a acessibilidade e, por fim,constituindo-se em um meio de promoção e desenvolvimento da Educação Inclusiva e de respeito à diversidade. Palavras-chave: Diversidade. Inclusão. Atendimento Educacional Especializado. Salas de Recursos Multifuncionais.
-
ItemESSA CASA NÃO ME CABE: UMA ANÁLISE (AUTO)BIOGRÁFICA DO FEMINICÍDIO NOS CONTOS “VENHA VER O PÔR DO SOL” E “DOLLY”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES( 2023-07-20) ARAÚJO, NICOLE LORRANE LAGOA presente pesquisa é uma análise de um ponto de vista (auto)biográfico de dois contos da autora paulistana Lygia Fagundes Telles, “Venha ver o pôr do sol” (1970) e “Dolly” (1995), contemplando uma discussão com foco na ocorrência de feminicídio nas obras. Desse modo, esse trabalho está focado em uma necessidade de discorrer sobre as nuances da realização de um crime de gênero voltado contra as mulheres. Portanto, objetivo analisar a ocorrência de feminicídio nos contos supracitados e estendo para uma discussão (auto)biográfica. Para tal, o estudo tem como apanhado teórico principal: hooks (2019), Reis (2019), Santos (2018), Collins (2017), Adichie (2015). Além de minhas vivências, as dores da minha realidade tomam forma nas análises de modo a se entrelaçarem com o ficcional contido em parte da literatura engajada de Lygia Fagundes Telles, que traz como foco a narrativa existencial feminina. Palavras-chave: Feminicídio; Teoria feminista; Lygia Fagundes Telles.
-
ItemIMPLÍCITO: o estudo do fenômeno semântico no livro didático de língua portuguesa( 2023-07-20) CARVALHO, ILENILDE DE SOUSA CRUZEste artigo tem como objetivo geral analisar como o livro didático de Língua Portuguesa do 8º ano da Educação Básica pública em Açailândia/MA aborda o fenômeno semântico implícito. Além dos específicos, que foram verificar as atividades presentes na obra Português: Conexão e Uso, 8º ano, de Delmanto e Carvalho (2018), que abordam o estudo dos implícitos, trata-se do corpus do estudo; confrontar o conteúdo semântico do livro didático selecionado e sua relação com a BNCC (2018); avaliar criticamente o livro didático referente ao tratamento dado ao estudo dos implícitos. Aporte teórico em Ferrarezi Jr. (2008), Bechara (2009), Cançado (2012), Castilho (2014) e Ilari (1981; 2011; 2019), entre outros. Constituindo-se de pesquisa documental e como procedimento metodológico a abordagem qualitativa. A seleção do livro didático em foco justifica-se por ter a chancela do PNLD/MEC, aprovado após passar pelo crivo de especialistas, moldado ao público-alvo a que se destina. A categoria de análise são os implícitos. Os resultados apresentam a identificação e análise de três atividades no LD. Apresentamos algumas propostas de atividades que levam o aluno à reflexão e a posicionar-se, criticamente, a partir da presença de informações implícitas, determinando a intenção do produtor do texto, na compreensão e interpretação textual. Palavras-chave: Semântica da Língua Portuguesa. Livro Didático. Implícitos.
-
ItemLETRAMENTO LITERÁRIO: A UTILIZAÇÃO DA OBRA AUTO DA COMPADECIDA, DE ARIANOSUASSUNA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS COM ALUNOS DA 2 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTÔNIO CARLOS BECKMAN EM AÇAILÂNDIA-MA( 2023-07-20) SANTOS, MAYRA RODRIGUES DOS ; SILVA, RAQUEL DO NASCIMENTOEsta pesquisa tem como objetivo utilizar a obra “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna como fonte de discussões para problemas sociais a fim de despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio para a leitura crítica de obras regionais, analisar e compreender a importância que tem a obra literária trabalhada na sala de aula. Cuja metodologia se deu a partir de um estudo de pesquisa bibliográfica e de campo realizada no Centro de Ensino Professor Antônio Carlos Beckman em Açailândia-MA. Diante disso, a presente pesquisa deu-se pela observação durante o período de estágio supervisionado no Ensino Médio, no qual percebeu-se a dificuldade dos alunos em atividades relacionadas à interpretação textual em associação com a realidade e problemas sociais. A leitura e escrita são habilidades básicas e cada vez mais necessárias para o desenvolvimento humano, tanto no meio acadêmico quanto para o mercado de trabalho. É sabido que, o hábito da leitura pode ajudar no desenvolvimento cognitivo, formação do senso crítico, enriquecimento do vocabulário, além de, exercitar a imaginação fazendo que os indivíduos passem a agir e pensar de acordo com os acontecimentos em sua realidade, sabendo reivindicar seus direitos enquanto cidadãos, nesse sentido, a literatura pode ser considerada uma forma de representação, e quanto mais alunos leitores forem formados a sociedade será mais crítica e pensante, aprendendo a escolher seus governantes de forma justa e consciente buscando por melhorias e compreendendo a importância da a educação para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Para desenvolvimento desta pesquisa utilizouse como referencial teórico autores da área da educação que possuem pesquisas na área de literatura e letramento como Piaget (1999), Candido (2000), Zilberman (2008), Cosson (2009), Soares (2012), Soares (2017), e Silva (2022). Palavras-chaves: Auto da Compadecida. Letramento Literário. Ensino Médio. Leitura e Escrita.
-
ItemLITERATURA E CINEMA: possíveis diálogos na formação de alunos leitores( 2023-07-20) BEZERRA, VANESSA CRISTINA FERNANDESO presente artigo diz respeito a um estudo sobre a literatura e o cinema , com efeito na apresentação do diálogo de ambos como possível instrumento na formação de jovens leitores e, consequentemente na formação de cidadãos críticos e conscientes. Assim sendo, estapesquisa justifica-se através da necessidade de reflexão sobre as influências da não leitura em sala de aula, a indiferença à literatura e pela importância de se pensar em novos métodos de ensino que instrumentalizem elementos do cotidiano dos alunos, nesse caso, a representatividade audiovisual do cinema, como meios de inserir os alunos no universoliterário. Simultaneamente, sensibilizar sobre a relevância que o diálogo entre as artes tem na construção pessoal dos alunos, sua criticidade, criatividade, compreensão e resolução. Desse modo, as referências teóricas centrais são: Candido Apud Donaire, Oliveira e Lima (2012), Costa e Junior ((2017), Farias (2021) Silva (2008), Tavares (2003) e Zilberman (2008). Por esta razão, os vínculos dialógicos entre cinema e literatura usados em sala de aula como método de inserção dos alunos no hábito da leitura, se concretizam como ações conscientes do uso das artes e das ferramentas audiovisuais (tecnológicas) como instrumentos na melhoria da educação e da sociedade através dos alunos leitores. Palavras-chaves: Literatura; Cinema; Leitura.
-
ItemLITERATURA E INTERDISCIPLINARIDADE: uma análise da obra O Quinze como contribuição interdisciplinar para o ensino médio.( 2023-07-20) ROCHA, JENNA MICHELLE FREIREEste trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica e análise, o que permitiu discussões e acima de tudo, reflexões, acerca dos benefícios que a prática da Interdisciplinaridade proporciona em sala de aula, seus conceitos e sua importância dentro do processo de ensino aprendizagem. Buscou-se como objetivo principal: retratar de que forma um trabalho interdisciplinar sobre a obra O Quinze poderia influenciar no processo de ensino-aprendizado na Educação de estudantes do Ensino Médio, trazendo a importância de um estudo literário incluindo outras áreas do saber de modo a fazer com que os alunos tenham uma visão ampla e crítica; e como objetivos específicos: Conceituar Interdisciplinaridade; discutir o seu papel no processo ensino-aprendizagem; fazer um estudo analítico sobre a Interdisciplinaridade com o ensino de Literatura; analisar na obra O Quinze de forma semântica, histórica, geográfica e sociológica e sua atuação enquanto metodologia interdisciplinar no processo de aprendizagem. Descreveu-se também nesta pesquisa, um breve histórico da Interdisciplinaridade no Brasil e no Mundo, paralelamente a alguns documentos legais que norteiam todo o sistema educacional brasileiro. Como fundamentação teórica, recorremos aos autores Fazenda (2008), Japiassú (1976), Libâneo (2017), dentre outros, para a construção de um pensamento reflexivo e de aprofundamento de um cenário interdisciplinar e o que se desdobra a partir dessa prática. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Prática Pedagógica. Didática. Literatura. Reflexão.
-
ItemMORFOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: as políticas linguísticas contra o uso do pronome neutro e da flexão de gênero como estratégia de apagamento das pessoas não-binárias( 2023-07-24) SOUSA, CARLA CARNEIRO DEO presente trabalho propõe-se a contribuir com pesquisas cientificas sobre a linguagem não- binária na língua portuguesa falada no Brasil, e a não aceitação por determinados setores da sociedade e instituições, a fim de propor uma linguagem não excludente, que promova a equidade de gênero, considerando a diversidade de identidades existentes, dando legitimidade à luta da comunidade LGBTQIAPN+. Luta que adquire cunho político, pois é através das políticas públicas que conseguem conquistar e ocupar seus espaços de direito, negados em grande escala em todos os âmbitos sociais e que resistem na tentativa de se sentirem acolhides e validades, e ainda, refletir sobre os motivos que fundamentam tal resistência. As discussões se apoiarão sobretudo nas definições baseadas em analisar morfologicamente, a flexão de gênero com foco no gênero neutro, refutando os principais e/ou recorrentes argumentos contrários ao uso da linguagem neutra e sua inclusão na gramática normativa, encontrados nos projetos de leis e leis. Por conseguinte, essa linguagem possui como uns dos principais interesses refletir acerca do sistema linguístico, especificamente, sobre o gênero gramatical em interface com as discussões a respeito da identidade de gênero. Logo, os referencias teóricos centrais são: Neves (2005), Calbucci; Bertucci (2020) Cavalcante (2022), Bagno (2023) e etc. Palavras-chave: Língua Portuguesa; Morfologia; Linguagem Não-binária.
-
ItemO CONTO A BELA E A FERA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE VALORES( 2023-08-03) SOUSA, ANA PAULA LIMAO Trabalho ora apresentado trata de identificar os valores humanos presentes dentro do Conto A Bela e a Fera assim como a importância dos mesmos na vida do leitor, busca ainda uma reflexão sobre como a Obra contribui para a formação dos leitores no que diz respeito a esses valores humanos. Dessa forma, para a realização desta, foi realizada uma pesquisa Bibliográfica, para o levantamento de Obras sobre o assunto, assim como uma pesquisa Descritiva com o intuito de fomentar ideias articulando a evolução da pesquisa. Madame Beaumont nasceu em 1711 em Rouen, filha de um pintor e escultor, a autora cresceu numa família de classe média, órfã de mãe chegou a preparar-se para a vida eclesiástica, no entanto desistiu e foi residir com o pai na região nordeste da França, casou-se por duas vezes, mas em nenhum dos dois casamentos prosseguiu visto que há relatos que um deles foi anulado não se sabe ao certo qual, mas isso perde um pouco a importância visto que não se sabe como tal separação se refletiu em sua vida. Os escritos de Madame abrangem amplo aspecto de temas sociopolíticos da época, aliás sua glória foi construída sob pedagogia pura e ficção pedagógica o que de fato marca de forma intensa o conto ora analisado. Esta versão mais breve, mas nem por isso menos importante traz retratos tão importantes quanto a versão para adultos de Villeneuve (1740), no entanto o que a diferencia é pura pedagogia perpassada em suas páginas de forma simples, cotidiana e educadora. Palavras-chave: Valores; Humanidade; Conto; Superação.
-
ItemO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise dos conteúdos de literatura da 1a série do novo Ensino Médio( 2023-07-21) SILVA, GEANE DE MATOSEsta pesquisa traz uma reflexão acerca das propostas apresentadas pelo livro didático Multiversos de Língua Portuguesa da 1a série do novo Ensino Médio (CAMPOS; ODA, 2020), referente a abordagem da literatura para o novo modelo de ensino. Os mecanismos metodológicos usados para elaborar esta pesquisa desenvolvem-se com o objetivo de analisar o ensino de Literatura no novo ensino Médio e averiguar se a proposta do autor possui estímulo para o desenvolvimento de leitores proficientes. Assim, realizaremos um levantamento teórico sobre Literatura e o livro didático, e então, a análise do corpus, observando os seguintes pontos:. quantitativos dos textos literários presentes no livro; de que forma os gêneros literários estão sendo explorados; a valorização dos textos literários nas atividades propostas; distribuição dos conteúdos literários e sugestões de leituras literárias. Foi utilizado como embasamento teórico os estudos de Cosson (2020), Colomer (2007), Nascimento (2015), Ramos (2013),Perissé (2014), Rezende ( 2013), Silva (2021) entre outros. A partir da referida análise, foi constatado que a abordagem da literatura no livro em questão cumpre com as normativas da BNCC, mas o déficit de textos literários prejudica o hábito da leitura literária. E o livro apesar de ser instrumento fundamental na escola requer a mediação do professor caso contrário a contribuição da abordagem da literatura neste livro didático não oferecerá de forma significativa o desenvolvimento do leitor crítico e social. Palavras-chave: Literatura; Livro didático; Novo ensino Médio.
-
ItemO PODER DA VOZ: uma análise da óptica abolicionista de Maria Firmina dos Reis no romance Úrsula( 2023-07-21) LIMA, FRANCISCA VALÉRIA DOS SANTOSO presente trabalho tem por objetivo identificar na obra Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, a forte expressão negra e afrodescendente dentro da literatura, evidenciando a voz que cada um mostra dentro do contexto do enredo, e como de fato, foi e é importante um olhar crítico para as gerações atuais e futuras. Uma vez que, contribuí para o reconhecimento da autora, mostrando o quanto sua visão de mundo estava além da sua época. Esta pesquisa visa dar ênfase na literatura brasileira, maranhense, e de uma autora que ressurgiu por causa de seus escritos, novamente descobertos, que não foram reconhecidos no período em que viveu, focando na trajetória de luta, tanto da mulher como escritora, como aos personagens que a mesma deu voz e vez, e que conseguiu ser reconhecido por diversos outros autores, onde fizeram e fazem evidência do protagonismo dos escritos de Maria Firmina, sendo admirada por sua luta e seu engajamento na sociedade, que era machista e escravocrata, além de trazer visibilidade para os problemas, que até hoje são vivenciados na sociedade. Desta forma, se faz necessário o estudo do da literatura do século XIX e o que se passava naquela época, compreender como foi retratado essa trajetória de escritos da autora, baseando-se por pesquisas bibliográficas e estudo qualitativo, utilizando a obra Úrsula como principal análise e alguns teóricos como Zahidé Lupinacci Muzart ,Eduardo de Assis Duarte, Antônio José Carvalho Dias de Abreu e entre outros estudos que foram catalogados e irão incrementar a pesquisa para a compreensão do fator histórico, literário e social. Portanto, esta pesquisa confirma que a forte expressão negra, africana na literatura trouxe grandes representações de força e engajamento cultural, e que a obra Úrsula de Maria Firmina foi a pioneira em enfatizar o quanto é necessário dar-se voz à experiência vivida por cada personagem negro e afrodescendente, valorizando a cultura e não deixando de lado que também são merecedores de respeito e liberdade de expressão. Palavras-chave: Literatura Maranhense. Literatura Brasileira. Afrodescendência.
-
ItemO TEXTO E A SALA DE AULA: questões socioculturais através da obra O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, no 2º ano do Ensino Médio( 2023-07-20) BRANDÃO, ISLANE CRISTINA VIDAL; PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA SANTOSA presente proposta pedagógica foi aplicada no anexo do Centro de Ensino Dom Marcelino Bícego, localizado na zona rural do assentamento Califórnia, com alunos do 2° ano, ensino médio, tendo como temática o uso do teatro como ferramenta didática no ensino de literatura, surgindo da problemática que no ambiente escolar boa parte das aulas acabam sendo consideradas monótonas, gerando a falta de interesse no aluno tanto para a leitura quanto para explanação do seu ponto de vista. Logo, como forma de intervenção usou-se o gênero teatral, ao qual age a proporcionar um ensino mais dinâmico e participativo em sala de aula, contribuindo para o aperfeiçoamento e desenvolvimento crítico, leitor, motor, criativo e cognitivo. A proposta teve como objetivos: promover o incentivo ao hábito da leitura de textos literários através da apresentação de O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna; despertar o interesse dos alunos pelo gênero dramatúrgico; construir o perfil leitor crítico e social do aluno, e bem como um espaço aberto a comunicação e criatividade. A metodologia adotada foi pesquisa descritiva, valendo-se de uma abordagem quantitativa e qualitativa, quanto aos procedimentos foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Alguns dos autores utilizados são Boal (1991), Freire (1996), Libâneo (2006), Sábato (1994), Teixeira (2014) entre outros. Os resultados obtidos ao longo da pesquisa foram a construção e conclusão das obras teatrais, criada pelos alunos, promovendo o senso crítico, interação social dos alunos. Através dos resultados da pesquisa conclui-se que o uso do teatro em sala de aula contribui para a formação de um leitor consciente, e sensível aos dramas sociais. Palavras-chave: Teatro; Literatura; Leitor crítico; Criatividade.