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ItemREPRESENTATIVIDADE LGBTQIA+ NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: um estudo de caso dos cursos de Letras Inglês e Português da UEMASUL( 2025-08-27)Esta pesquisa trata da importância de considerar temáticas LGBTQIA+ no processo de formação inicial docente, necessárias para o combate à LGBTQIA+fobia. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar se as temáticas LGBTQIA+ são pensadas nos cursos de Letras em universidade pública regional maranhense. A abordagem deste exame científico é quali quanti, no qual foi realizado o exame dos PPCs dos cursos de Letras Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas e Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da UEMASUL e a aplicação de questionário semiestruturado para os docentes efetivos e substitutos dos cursos. Durante o processo de levantamento de dados, sete professores colaboradores (três de Inglês, três de Português e um que trabalha em ambos os cursos) responderam ao questionário, configurando estudo de casos. Ademais, o presente trabalho embasou-se nas considerações teóricas analisadas à luz da pedagogia crítica de Paulo Freire (2018) e nos autores Judith Butler (2023), Rodrigo Borba (2019) e Elder Luan dos Santos (2016). Por meio da análise dos dados foi possível observar que a abordagem de temáticas LGBTQIA+ na formação inicial docente nos cursos de Letras possibilitam o aumento de rendimento discente, a construção de um ambiente mais acolhedor e inclusivo, valorização e respeito às diversidades, aumento de autoestima e senso de pertencimento. Além do mais, promove uma aprendizagem que auxilia a superar o “pânico moral conservador” que acomete às comunidades brasileira. Finalmente, os achados desta pesquisa reforçam a urgência de institucionalizar debates no tocante as questões LGBTQIA+ no espaço acadêmico, pois o diálogo e a representatividade são alguns dos passos necessários na construção de uma sociedade igualitária e imparcial.
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ItemOS DISPOSITIVOS LITERÁRIOS NA OBRA TO KILL A MOCKINGBIRD, DE HARPER LEE( 2023-11-14)Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma análise literária da obra To Kill a Mockingbird (1960), de Harper Lee, a partir dos dispositivos literários temas e símbolos. Este trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica que se deu a partir da leitura de artigos, monografias e sites online para compor o referencial teórico sobre literatura, dispositivos literários e a obra analisada. Entre os teóricos e pesquisadores que contribuíram para esta investigação temos: Freitas (2020) e Candido (1995) autores que publicaram sobre a importância da literatura e Thompson (1973) cujos estudos sobre os dispositivos literários serviram de base para esta pesquisa, dentre outros autores. À luz das interpretações dessas leituras literárias, pode-se observar como a literatura e seus dispositivos literários auxiliam na leitura. Por meio desses dispositivos analisados discutiu-se sobre a inocência, a discriminação racial, o amadurecimento (coming-of-age), o Bem e o Mal, dentre outros. Espera-se que os leitores possam fazer uso deles em momentos de leitura para haver melhor apropriação da literatura, bem como, desenvolver habilidade de criticidade. Palavras-chave: To Kill a Mockingbird. Dispositivos literários. Temas e símbolos.