TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemO PROJETO DE EXTENSÃO “SENIORS, LET’S LEARN ENGLISH?” E A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS( 2026-02-20) MELO, HANNAH ELIZABETH DOS REISA velhice, associada aos idosos, é frequentemente marcada por estigmas que os classificam como incapazes de adquirir novos conhecimentos. Entretanto, o envelhecimento pode representar uma fase de amplas potencialidades cognitivas, afetivas e sociais, sobretudo quando há estímulo contínuo das funções mentais, como ocorre por meio da aprendizagem de uma segunda língua. Nessa perspectiva, o Projeto de Extensão “Seniors, let’s learn English?” ofertou aulas de Língua Inglesa (LI) aos idosos, promovendo socialização, autonomia e fortalecimento cognitivo, além de favorecer a esconstrução de preconceitos sobre o processo de aprender na maturidade. Amparado pelo Estatuto do Idoso (2003), o Projeto reafirmou o direito à educação como dimensão essencial para a inclusão e a valorização desse público. Este trabalho fez uso da abordagem qualitativa, fundamentada no relato de experiência da bolsista, articulado aos princípios da Andragogia, de Malcom Knowles (1980, 1990a, 1990b), que reconhecem a relevância das vivências acumuladas, da autodireção e da motivação intrínseca no processo de aprendizagem adulta. Os resultados revelam benefícios cognitivos, emocionais e sociais para os participantes, ao passo que atuar no projeto proporcionou à bolsista uma formação sensível, humanizada e alinhada ao papel social da docência. Conclui-se que o Projeto cumpriu seus objetivos ao promover dignidade, autonomia e aprendizagem significativa.
-
ItemOS DISPOSITIVOS LITERÁRIOS NA OBRA TO KILL A MOCKINGBIRD, DE HARPER LEE( 2023-11-14) ROCHA JÚNIOR, NILTON LIMAEsta pesquisa tem por objetivo apresentar uma análise literária da obra To Kill a Mockingbird (1960), de Harper Lee, a partir dos dispositivos literários temas e símbolos. Este trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica que se deu a partir da leitura de artigos, monografias e sites online para compor o referencial teórico sobre literatura, dispositivos literários e a obra analisada. Entre os teóricos e pesquisadores que contribuíram para esta investigação temos: Freitas (2020) e Candido (1995) autores que publicaram sobre a importância da literatura e Thompson (1973) cujos estudos sobre os dispositivos literários serviram de base para esta pesquisa, dentre outros autores. À luz das interpretações dessas leituras literárias, pode-se observar como a literatura e seus dispositivos literários auxiliam na leitura. Por meio desses dispositivos analisados discutiu-se sobre a inocência, a discriminação racial, o amadurecimento (coming-of-age), o Bem e o Mal, dentre outros. Espera-se que os leitores possam fazer uso deles em momentos de leitura para haver melhor apropriação da literatura, bem como, desenvolver habilidade de criticidade. Palavras-chave: To Kill a Mockingbird. Dispositivos literários. Temas e símbolos.
-
ItemREPRESENTATIVIDADE LGBTQIA+ NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: um estudo de caso dos cursos de Letras Inglês e Português da UEMASUL( 2025-08-27) SANTOS, MIKAEL GUEDES DOSEsta pesquisa trata da importância de considerar temáticas LGBTQIA+ no processo de formação inicial docente, necessárias para o combate à LGBTQIA+fobia. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar se as temáticas LGBTQIA+ são pensadas nos cursos de Letras em universidade pública regional maranhense. A abordagem deste exame científico é quali quanti, no qual foi realizado o exame dos PPCs dos cursos de Letras Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas e Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da UEMASUL e a aplicação de questionário semiestruturado para os docentes efetivos e substitutos dos cursos. Durante o processo de levantamento de dados, sete professores colaboradores (três de Inglês, três de Português e um que trabalha em ambos os cursos) responderam ao questionário, configurando estudo de casos. Ademais, o presente trabalho embasou-se nas considerações teóricas analisadas à luz da pedagogia crítica de Paulo Freire (2018) e nos autores Judith Butler (2023), Rodrigo Borba (2019) e Elder Luan dos Santos (2016). Por meio da análise dos dados foi possível observar que a abordagem de temáticas LGBTQIA+ na formação inicial docente nos cursos de Letras possibilitam o aumento de rendimento discente, a construção de um ambiente mais acolhedor e inclusivo, valorização e respeito às diversidades, aumento de autoestima e senso de pertencimento. Além do mais, promove uma aprendizagem que auxilia a superar o “pânico moral conservador” que acomete às comunidades brasileira. Finalmente, os achados desta pesquisa reforçam a urgência de institucionalizar debates no tocante as questões LGBTQIA+ no espaço acadêmico, pois o diálogo e a representatividade são alguns dos passos necessários na construção de uma sociedade igualitária e imparcial.