TCC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 16
  • Item
    A EVOLUÇÃO TEMPORAL DO SENSORIAMENTO REMOTO NO CONTEXTO DA DETECÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA AMAZÔNIA:
    ( 2023-02-03) SILVA, VAGNER PAZ DA
    Localizada na América do Sul, a floresta amazônica representa um terço das florestas do planeta. Constituindo-se como um bioma imprescindível para o equilíbrio terrestre, concentrando a maior diversidade de espécies do planeta. De sua extensão, que inclui 6 países, cerca de 61% encontra-se dentro do território brasileiro. Dado a grandeimportância do monitoramento ambiental, sobretudo para países de proporções continentais como o Brasil, o presente trabalho teve como objetivo analisar e descrever a evolução cronológica do sensoriamento remoto face ao estudo de áreas degradadas. Para isso, se utilizou de uma busca sistemática na literatura científica nas bases “Web of Science” e “Google Scholar”, no momento em que foram utilizados os descritores: “Sensoriamento Remoto”, “Amazônia” e “Degradação”. Considerando apenas trabalhos publicados entre os anos 2000 e 2022, após a leitura do título e resumo de artigos potencialmente aptos para compor a revisão, e aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados um total de 19artigos para fazer esteestudo. Os resultados apontaram para a importância do sensoriamento remoto no contexto de detecção e monitoramento de áreas degradadas, pois foi perceptível através da literatura analisada que os produtos de sensoriamento remoto possibilitaram avanços incontestáveis no monitoramento da Amazônia nos últimos anos. Em especial, pôde ser notado a evolução temporal do sensoriamento com finalidade de monitoramento ambiental a partir do surgimento de novas técnicas e/ou incorporação de ferramentas para aumentar a robustez das análises espaciais. PALAVRAS-CHAVE: Bioma amazônico; Monitoramento; Impactos Ambientais.
  • Item
    CARACTERIZAÇÃO COLORIMÉTRICA DE ESPÉCIES FLORESTAIS EXPLORADAS NA AMAZÔNIA
    ( 2023-02-03) SILVA, THIAGO ALVES DA
    Visando avaliar o potencial da colorimetria como ferramenta para a identificação da madeira, este estudo teve como objetivo caracterizar sete espécies florestais da Amazônia Ocidental, a partir de ensaios colorimétricos e correlacionar os parâmetros colorimétricos com a sua massa específica aparente. As amostras das espécies Amarelão, Cedro, Garapa, Ipê, Jatobá, Peroba e Tauari são provenientes de um lote de madeiras apreendidas pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre. Foram selecionadas 12 amostras da madeira de cada espécie, sendo determinados os parâmetros colorimétricos luminosidade, pigmentos amarelo e vermelho, saturação e ângulo de tinta medidos por meio do espectrofotômetro. As madeiras Garapa, Ipê, Peroba, Jatobá e Tauari variaram a sua tonalidade entre marrom e amarelo, com predominância da cor oliva. A madeira de Amarelão foi classificada como amarelo-claro e a madeira de Cedro como de coloração rosa. A classificação de cluster permitiu a formação de grupos heterogêneos com base na diversidade colorimétrica e massa específica, onde, madeiras escuras e de média a alta massa específica foram agrupadas distintamente daquelas mais claras e de leve a média massa específica. Observou-se fraca correlação entre os parâmetros colorimétricos e a massa específica, sugerindo novas análises de correlação com uma população amostral maior. As madeiras analisadas apresentaram coloração específica, dadas pelas variáveis colorimétricas, mostrando o potencial da técnica de colorimetria na identificação e classificação das madeiras. Palavras-chave: Madeira da Amazônia; Cor da madeira; Sistema CIELAB; Espectroscopia de cor; Colorimetria.
  • Item
    ANÁLISE DO GRAU DE CONHECIMENTO DE PRODUTORES RURAIS DA CIDADE DE AÇAILÂNDIA -MA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE DRONE NO AGRONEGÓCIO
    ( 2023-02-03) SALAZAR, SEBASTIANA HORRANA SILVA
    Percebe-se que o crescimento tecnológico em prol do homem do campo, em introduzir tecnologias que viriam para viabilizar autonomia e precisão em capturar as demandas e as necessidades no meio rural. um dos métodos que está cada vez mais ganhando seu espaço nas áreas rurais é o uso de tecnologias inteligentes, como os VANTS. Objetiva-se nesse artigo intenta-se em expandir conhecimento aos produtores referente ao uso de drone nas propriedades rurais localizadas na cidade de Açailândia – MA, em prol de introduzir e otimizar a importância do uso de equipamentos tecnológicos. Realizou-se então uma aplicação de questionário elaborado com 9 questões, voltada aos produtores e as perguntas especificas do trabalho em questão, nesta etapa foram coletados os dados para diagnosticar o perfil dos pesquisados para assim identificar o conhecimento do uso de DRONE. Para que se compreenda melhor esse processo, faz-se necessário uma análise descritiva dos dados que serão coletados, os quais serão apresentados em gráficos com a amostra consultada. Levando- se em consideração esses aspectos o trabalho colabora no sentido de aguçar a percepção de que, diante das demandas atuais, é necessário entendemos como o crescimento tecnológico do meio rural se apresenta, e qual real necessidade e dificuldade em adquirir novas tecnologias. Palavra-chave: Agronegócio; Drone; Produtor rural; Tecnologia.
  • Item
    SOBREVIVÊNCIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA EM DOIS PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
    ( 2023-02-03) ALMEIDA, RAPHAEL AUGUSTO PEREIRA DE
    A biodiversidade da Caatinga vem sofrendo desde o período colonial, uma série de impactos relacionados ao processo de desertificação, à degradação das terras em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas. O objetivo do trabalho foi identificar a sobrevivência de espécies florestais em duas áreas degradadas de Caatinga, localizadas na zona rural dos municípios de Santana dos Matos – RN e Alto Santo – CE, submetida ao processo de recuperação pelo método de plantio direto de mudas nativas. O experimento foi desenvolvido em campo, durante o período de maio de 2021 a novembro de 2022. As duas áreas tiverem exploração mineral para retirada de piçarra/saibro e posteriormente sujeitas ao Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Foi realizado um inventário a 100%, sob a metodologia de Censo Florestal. O censo ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, onde foram contabilizados todos os indivíduos sobreviventes por espécie. Os resultados mostraram que família Fabaceae apresentou um elevado número de indivíduos regenerantes, com destaque para a espécie Mimosa tenuiflora e Croton blanchetianus em ambas as áreas, na qual a primeira espécie se aproximou do número de indivíduos plantados, favorecendo assim a recuperação da área degradada de forma natural. Das espécies sobreviventes no município de Alto Santo-CE podemos destacar a espécie Combretum leprosum (mofumbo), com 14,8%. É possível observar uma alta taxa de mortalidade das mudas de espécies nativas da Caatinga plantadas nos municípios estudados. Em Alto Santo-CE a mortalidade atingiu aproximadamente 70%, já em Santana dos Matos-RN atingiu 88%. Constatou-se que o maior número de indivíduos sobreviventes tanto plantados como regenerantes pertencentes a família Fabaceae estar relacionado diretamente as espécies pioneiras, que possuem maior resistência. A espécie Mimosa tenuiflora (Jurema-preta) foi a que obteve maior número de indivíduos regenerante. Das espécies plantadas, Combretum leprosum (mofumbo), foi a que obteve maior porcentagem de sobrevivência, atingindo 14,8%. A alta mortalidade das espécies secundárias, pode ter ocorrido em função de fatores como a distribuição irregular da precipitação. Palavras-chave: PRAD; Regeneração Natural; Plantio de nativas.
  • Item
    PRÁTICAS DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA:
    ( 2023-02-03) SILVA, MARIA MESSIAS SANTOS DA
    O homem do campo pouco sabe e pouca busca aprender sobre as exigências do solo em que trabalha, ocasionando uma pressão excessiva ao solo, sem que haja reposição dos nutrientes e nem meios que sejam retardados os efeitos da degradação. O presente estudo é avaliar a percepção dos produtores rurais de Amarante do Maranhão quanto ao manejo de conservação do solo e preservação ambiental, conhecer as práticas que eles utilizam em suas propriedades, assim como antender a necessidade de disseminação de conhecimento e aplicação de práticas e tecnologias. O estudo foi conduzido no município de Amarante do maranhão, que está localizado na Mesoregião Oeste Maranhense, Microrregião de Imperatriz. O questionário foi semiestruturado, composto de 23 questões com perguntas abertas e fechadas sobre o produtor, a propriedade e os animais que são criados. Também tiveram questões sobre conhecimentos de leira e documentos. Após o levantamento da forma de produção na cidade, verificou-se que 94, 1% dos informantes caracterizam-se como pecuaristas, sendo que desse número, 79,4% são produtores quase que exclusivamente de bovinos. Observou-se que uma boa fração dos entrevistados ão realmente donos das propriedades em que trabalham (80%), apenas 20% dos entrevistados trabalham em propriedades arrendadas ou cedidas por terceiros. Ao serem questionados sobre a disponibilidade de recursos hídricos, a maioria dos entrevistados (94, 1%) afirmou possuir algum tipo de manancial ou reservatório de água suas propriedades, em relação ao conhecer os maléficos e que também sabem reconhecer um erosão de solo, 94, 1% dos entrevistados afirmam saber o que é uma área degradada, porém cerca de 23, 5% não conhecem nenhuma forma de recuperação dessas áreas. Para que os produtores rurais tenham uma percepção mais ampla dos direitos e deveres que devem ser seguidos, eles devem tomar consciência da legislação ambiental. Na região maranhense de Amarante do Maranhão, é possível afirmar que as áreas degradadas comumente encontradas nas propriedades podem ser oriundas da falta de informações, de assessoria técnica especializada no controle e prevenção da erosão, principalmente hídrica. Palavras-chave:Áreas degradadas; solo; legislação ambiental; Amarante do Maranhão; bovinocultura.