CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO DE BIOLOGIA: relato de experiência
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO DE BIOLOGIA: relato de experiência
thumbnail.default.placeholder
Data
2022-12-16
Autores
OLIVEIRA, MARIA ANDREIA OLIVEIRA DE
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
A formação inicial de professores é fundamental para a práxis pedagógica. Essa proposição não
apenas compreende melhorias na qualidade do ensino, mas viabiliza caminhos para que a nação
seja desenvolvida. Como parte de um corpo social que se encontra em constante mudança, o
sistema educacional necessita de mecanismos válidos que atendam tanto alunos, quanto
professores. Nesse viés, a necessidade das escolas de estabelecer métodos de ensino mais
eficazes torna o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) mais
importante para auxiliar os alunos a se aproximarem da ciência, a partir da investigação e
aplicabilidade do que, inicialmente, é empírico, e para fortalecer os professores ao nortear a
formação de cidadãos críticos e participativos. O presente estudo objetivou analisar as
contribuições que o Programa teve em uma escola pública de ensino médio no Município de
Imperatriz – Maranhão. A metodologia se deu como uma abordagem qualitativa com o emprego
de questionários, proposta didática e entrevista, de maneira que a inserção do Programa pôde
ser avaliada por todos os envolvidos. Os dados coincidiram com os objetivos traçados, já que
houve certificação de que o PIBID contribuiu com inovação em metodologias alternativas de
ensino e trouxe significação para o aprendizado dos alunos, além da experiência profissional da
bolsista. Conclui-se, dessa forma, que há efetividade no emprego do PIBID, não apenas no
prelúdio da formação de professores, mas no impacto positivo que a escola, alunos e professora
supervisora puderam vivenciar. Isso, certamente, servirá de referência e preparo para que
futuras práticas pedagógicas mantenham os alunos como agentes do próprio conhecimento, de
modo a formar cidadãos críticos e participativos nos demais segmentos da sociedade.
Palavras-chave: PIBID; Formação docente; Metodologias alternativas.