AS ATITUDES DA GERAÇÃO Z ACERCA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO EM IMPERATRIZ - MA
AS ATITUDES DA GERAÇÃO Z ACERCA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO EM IMPERATRIZ - MA
thumbnail.default.placeholder
Data
2023-01-26
Autores
NASCIMENTO, ERIKA BARROS DA SILVA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
ste artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as atitudes da geração Z da
cidade de Imperatriz-MA, no que diz respeito à educação financeira. Para tal
resultado, foram aplicados 390 questionários estruturados, com base em amostra
probabilística, no público em questão (geração Z, da cidade de Imperatriz - MA).
Dentre os principais resultados da pesquisa, foi identificado que: eles sabem o que
é educação financeira (42,1%), mas consideram ter baixo conhecimento nesta
área (43,1%); concordam totalmente que a educação financeira pode ser uma
ferramenta de auxílio para o desenvolvimento de nosso país (91%), mas quase
metade deles nunca estudaram sobre o assunto (46,4%); a maioria sabe quais
são todos os seus gastos mensais (56,9%), mas poucos sempre anotam (32,6%);
no que se refere o planejamento de gastos futuros, somente 32,6% sempre fazem;
quase metade deles não possuem reserva de emergência (49,2%); e 28,9%
já tiveram o nome negativado pelo menos uma vez. Sendo assim, foi possível
conhecer as características e atitudes do grupo estudado em relação à educação
financeira, bem como, debater sobre tal assunto. Ademais, a pesquisa poderá ser
usada como apoio a outros estudos, como um meio de impulsionar a inserção do
assunto “Educação Financeira” na sociedade, além de auxiliar na melhoria do
comportamento financeiro dos indivíduos.
Palavras-chave: Educação financeira; Geração Z; Atitudes.