USO DO GEOGEBRA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA:  um olhar ao desenvolvimento do pensamento algébrico na formação escolar básica
    
  
 
  
    
    
        USO DO GEOGEBRA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA:  um olhar ao desenvolvimento do pensamento algébrico na formação escolar básica
    
  
thumbnail.default.placeholder
      Data
    
    
        2023-04-10
    
  
Autores
  SANTOS, IRINEU ANTONIO NASCIMENTO DOS
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
    
    
        Tendo em vista que as barreiras encontradas por alunos no que tange o ensino da Álgebra são 
cada vez mais comuns nos anos finais do ensino fundamental, busca-se aqui compreender:  como 
o trabalho com software GeoGebra contribui, ou pode contribuir à aprendizagem da Álgebra. 
Para  tanto,  foi  realizado  um  estudo  de  campo,  visando  inicialmente  compreender  os 
conhecimentos  prévios  dos  sujeitos  de  pesquisa  sobre  simbologia  e  operações  algébricas. 
Mediante constatação de que os sujeitos apresentaram dificuldades concernentes ao pensamento 
algébrico,  foi  realizada  uma  proposta  didático-pedagógica  subsidiada  pelo  trabalho  com  o 
software Geogebra. Na sequência, foi realizada uma atividade avaliativa, visando compreender 
se a proposta permitiu aos alunos produzir significados em Álgebra, mais especificamente se 
houve  desenvolvimento  do  pensamento  algébrico.  Mediante  análise  descritiva-interpretativa 
dos dados assim produzidos, foi possível compreender que os sujeitos fizeram uso de grandezas 
indeterminadas; generalizaram concepções a partir de um dado exemplo, usando símbolos para 
representar  o  problema  de  forma  geral  identificando  como  se  raciocina  para  resolução  do 
enunciado.  Ou  seja,  entende-se  que  houve  produção  de  significados  para  os  objetos  e  a 
linguagem  algébrica  e,  portanto,  deu-se  passos  importantes  na  transição  da  Aritmética  à 
Álgebra. 
Palavras-chave:Pensamento Algébrico; Álgebra; Geogebra; Ensino Fundamental
    
  
