LETRAMENTO LITERÁRIO: A UTILIZAÇÃO DA OBRA AUTO DA COMPADECIDA, DE ARIANOSUASSUNA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS COM ALUNOS DA 2 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTÔNIO CARLOS BECKMAN EM AÇAILÂNDIA-MA
LETRAMENTO LITERÁRIO: A UTILIZAÇÃO DA OBRA AUTO DA COMPADECIDA, DE ARIANOSUASSUNA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS COM ALUNOS DA 2 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTÔNIO CARLOS BECKMAN EM AÇAILÂNDIA-MA
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2023-07-20
Autores
SANTOS, MAYRA RODRIGUES DOS ; SILVA, RAQUEL DO NASCIMENTO
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo utilizar a obra “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna
como fonte de discussões para problemas sociais a fim de despertar o interesse dos alunos do
Ensino Médio para a leitura crítica de obras regionais, analisar e compreender a importância
que tem a obra literária trabalhada na sala de aula. Cuja metodologia se deu a partir de um
estudo de pesquisa bibliográfica e de campo realizada no Centro de Ensino Professor Antônio
Carlos Beckman em Açailândia-MA. Diante disso, a presente pesquisa deu-se pela observação
durante o período de estágio supervisionado no Ensino Médio, no qual percebeu-se a
dificuldade dos alunos em atividades relacionadas à interpretação textual em associação com a
realidade e problemas sociais. A leitura e escrita são habilidades básicas e cada vez mais
necessárias para o desenvolvimento humano, tanto no meio acadêmico quanto para o mercado
de trabalho. É sabido que, o hábito da leitura pode ajudar no desenvolvimento cognitivo,
formação do senso crítico, enriquecimento do vocabulário, além de, exercitar a imaginação
fazendo que os indivíduos passem a agir e pensar de acordo com os acontecimentos em sua
realidade, sabendo reivindicar seus direitos enquanto cidadãos, nesse sentido, a literatura pode
ser considerada uma forma de representação, e quanto mais alunos leitores forem formados a
sociedade será mais crítica e pensante, aprendendo a escolher seus governantes de forma justa
e consciente buscando por melhorias e compreendendo a importância da a educação para o
desenvolvimento da sociedade como um todo. Para desenvolvimento desta pesquisa utilizouse
como referencial teórico autores da área da educação que possuem pesquisas na área de
literatura e letramento como Piaget (1999), Candido (2000), Zilberman (2008), Cosson (2009),
Soares (2012), Soares (2017), e Silva (2022).
Palavras-chaves: Auto da Compadecida. Letramento Literário. Ensino Médio. Leitura e
Escrita.