UTILIZAÇÃO DA LITERATURA SURDA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
UTILIZAÇÃO DA LITERATURA SURDA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
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Data
2023-07-20
Autores
PEIXOTO, MARIA LUIZA CONCEIÇÃO
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Resumo
Há dificuldade no cenário educacional brasileiro no que tange à perspectiva da educação
inclusiva, especialmente em se tratando de pessoas surdas, que possuem língua e cultura
diferente dos ouvintes. Tendo em vista isso, o presente trabalho busca trazer propostas
pedagógicas que incluam a cultura surda nos métodos de ensino e aprendizagem. E, para
isso, utilizou-se uma obra autobiográfica da literatura surda da autora Cece Bell
intitulada “A Surda absurda” (2019). O ponto de vista teórico mobilizado neste estudo
partiu do conceito de interculturalidade, que propõe um ensino inclusivo entre culturas
distintas de modo que haja aprendizado mútuo. Foi mostrado algumas possibilidades de
utilização da obra como ferramenta metodológica levando em conta os quatro eixos
estruturantes do ensino de Língua Portuguesa, segundo a Base Nacional Comum
Curricular — BNCC, são eles: oralidade; leitura; análise linguística/semiótica; e produção
produção textual, além de explorar as possibilidades de aula numa ótica intercultural
direcionada à discussão social sobre os temas abordados no livro. Esta é uma pesquisa
bibliográfica de caráter qualitativo, em que foram referenciados autores como Strobel
(2009), Moura (1997) e Rita (2019), que trouxeram um contexto histórico social dos
surdos; já a reflexão sobre a educação especial e inclusiva foi citado Carvalho (2020) e
Mantoan (2003); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996); e, finalmente, para
embasar acerca da cultura e literatura surda, foi utilizado os trabalhos de Quadros (1997) e
Strobel (2008; 2009). Considerou-se, a partir dos pressupostos teóricos e elaboração da
proposta de aula, que antes de adentrar em sala de aula, é necessário que o professor
tenha conhecimento prévio desses conceitos, podendo assim, propor uma aula inclusiva.
Os docentes, além de terem que estar preparados para ensinar os alunos surdos, também
devem preparar os alunos ouvintes para a diversidade cultural existente visando uma
educação cidadã, democrática e inclusiva.
Palavras-Chave: Inclusão; Língua Portuguesa; Literatura Surda; Proposta pedagógica.