O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise dos conteúdos de literatura da 1a série do novo Ensino Médio
O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise dos conteúdos de literatura da 1a série do novo Ensino Médio
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2023-07-21
Autores
SILVA, GEANE DE MATOS
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Esta pesquisa traz uma reflexão acerca das propostas apresentadas pelo livro didático
Multiversos de Língua Portuguesa da 1a série do novo Ensino Médio (CAMPOS; ODA, 2020),
referente a abordagem da literatura para o novo modelo de ensino. Os mecanismos
metodológicos usados para elaborar esta pesquisa desenvolvem-se com o objetivo de analisar
o ensino de Literatura no novo ensino Médio e averiguar se a proposta do autor possui estímulo
para o desenvolvimento de leitores proficientes. Assim, realizaremos um levantamento teórico
sobre Literatura e o livro didático, e então, a análise do corpus, observando os seguintes pontos:.
quantitativos dos textos literários presentes no livro; de que forma os gêneros literários estão
sendo explorados; a valorização dos textos literários nas atividades propostas; distribuição dos
conteúdos literários e sugestões de leituras literárias. Foi utilizado como embasamento teórico
os estudos de Cosson (2020), Colomer (2007), Nascimento (2015), Ramos (2013),Perissé
(2014), Rezende ( 2013), Silva (2021) entre outros. A partir da referida análise, foi constatado
que a abordagem da literatura no livro em questão cumpre com as normativas da BNCC, mas
o déficit de textos literários prejudica o hábito da leitura literária. E o livro apesar de ser
instrumento fundamental na escola requer a mediação do professor caso contrário a
contribuição da abordagem da literatura neste livro didático não oferecerá de forma
significativa o desenvolvimento do leitor crítico e social.
Palavras-chave: Literatura; Livro didático; Novo ensino Médio.