LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA:

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Data
2024-02-01
Autores
SOUSA, RACKEL LOPES DE ARAÚJO
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Resumo
Este estudo se enquadra na área da literatura, mais especificamente da literatura afro-brasileira de autoria feminina. Intenciona-se, como objetivo geral, analisar a violência contra a mulher, a partir do romance Ponciá Vicêncio, da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo (2017). Como objetivos específicos, propõe-se a discutir os aspectos socioculturais abordados na obra e vivenciados pela população afrodescendente, refletir como a literatura afro-brasileira de autoria feminina tem chegado às escolas e apontar de que forma tem se dado o ensino do texto literário de viés afrodescendente. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa constitui-se de investigações de pesquisadores de literatura de autoria feminina, da literatura afro-brasileira e daqueles que se debruçam na análise das questões identitárias e memoriais do romance Ponciá Vicêncio, objeto deste estudo, entre eles Cuti (2010), Debus (2017), Dionísio (2013), Duarte (2007, 2014), Duarte e Nunes (2020), Evaristo (2007, 2017) e Santos (2018). O estudo responde aos objetivos propostos pela Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), que instituiu a obrigatoriedade do estudo da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira em todas as instituições públicas e privadas do país. A pesquisa se justifica por abordar assuntos relacionados às pautas raciais e de gênero, a partir de uma discursividade específica e expressada por meio da escrevivência de Conceição Evaristo. A relevância reside na divulgação da literatura feminina negra e discussão a respeito de caminhos para uma educação de combate e de conscientização referentes aos assuntos que atingem as mulheres, em especial as mulheres afrodescendentes, como a violência, seja ela simbólica, física ou psicológica.
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