A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: os contos e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem na creche Maria Sales da Silva

thumbnail.default.placeholder
Data
2024-06-13
Autores
SILVA, ELISLEDA DA COSTA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral reconhecer a importância da contação de histórias infantis no processo ensino-aprendizagem, na escola de educação infantil Maria Sales da Silva no município de Açailândia-MA. Além disso, tem como objetivos específicos apresentar os pressupostos teóricos adotados quanto à contação de histórias na educação infantil, e posteriormente, observar o processo de desenvolvimento das crianças durante a contação de histórias. Tendo assim, também, como objetivo influenciar no crescimento de outros praticantes da leitura e refletir sobre as principais contribuições promovidas aos alunos com a contação de histórias infantis. A problemática que guia a pesquisa concentra-se na pergunta: como a contação de história infantis pode colaborar com o processo de ensino aprendizagem das crianças da Creche Maria Sales da Silva do município de Açailândia - MA? Para responder à questão, foram utilizadas bibliografias de autores como Vygotsky (2012) e Bettelheim (2019), além de autores de artigos de revistas acadêmicas e monografias que abordam a relação dos contos na aprendizagem das crianças e suas contribuições para o ensino. A pesquisa-ação também foi realizada no período prático na creche para obtenção de dados qualitativos através de roda de conversa e contações em sala de aula. Ao fim desta pesquisa, conclui-se que a contação contribui para a construção de uma sociedade onde as crianças desenvolvam suas habilidades sociais, emocionais, promovendo além do bem-estar, interesse pelo aprendizado e pela literatura. Palavras-chave: Contação; Educação Infantil; Ensino-aprendizagem; Imaginação; Criatividade
Description
Palavras-chave
Citação
Coleções