A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: os contos e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem na creche Maria Sales da Silva
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: os contos e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem na creche Maria Sales da Silva
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2024-06-13
Autores
SILVA, ELISLEDA DA COSTA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral reconhecer a importância da contação
de histórias infantis no processo ensino-aprendizagem, na escola de educação
infantil Maria Sales da Silva no município de Açailândia-MA. Além disso, tem como
objetivos específicos apresentar os pressupostos teóricos adotados quanto à
contação de histórias na educação infantil, e posteriormente, observar o processo de
desenvolvimento das crianças durante a contação de histórias. Tendo assim,
também, como objetivo influenciar no crescimento de outros praticantes da leitura e
refletir sobre as principais contribuições promovidas aos alunos com a contação de
histórias infantis. A problemática que guia a pesquisa concentra-se na pergunta:
como a contação de história infantis pode colaborar com o processo de ensino aprendizagem das crianças da Creche Maria Sales da Silva do município de
Açailândia - MA? Para responder à questão, foram utilizadas bibliografias de autores
como Vygotsky (2012) e Bettelheim (2019), além de autores de artigos de revistas
acadêmicas e monografias que abordam a relação dos contos na aprendizagem das
crianças e suas contribuições para o ensino. A pesquisa-ação também foi realizada
no período prático na creche para obtenção de dados qualitativos através de roda de
conversa e contações em sala de aula. Ao fim desta pesquisa, conclui-se que a
contação contribui para a construção de uma sociedade onde as crianças
desenvolvam suas habilidades sociais, emocionais, promovendo além do bem-estar,
interesse pelo aprendizado e pela literatura.
Palavras-chave: Contação; Educação Infantil; Ensino-aprendizagem; Imaginação;
Criatividade