PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL COM A COMUNIDADE INDÍGENA VENEZUELANA WARAO REFUGIADA NA CIDADE DE AÇAILÂNDIA-MA

thumbnail.default.placeholder
Data
2024-06-27
Autores
RIBEIRO, JARETE SILVA ; ABREU, MAIRA PEREIRA DE
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Este estudo apresenta em seu corpo as motivações do artifício de refúgio do grupo indígena venezuelanos Warao ao Brasil, apresenta as principais dificuldades das crianças Warao no processo de alfabetização e letramento em língua portuguesa, contextualiza a atuação do Centro de Defesa da Vida dos Direitos Humanos Carmen Bascarán - CDVDH/CB de Açailândia-MA e exibe como ocorreu o procedimento de colaboração no processo de alfabetização e letramento dessas crianças, através de pesquisas bibliográficas, pesquisa-ação, tanto na ótica objetivista, quanto na ótica subjetivista e considera a prisma da interculturalidade e os círculos de cultura de Paulo Freire. Além de elucidar as relações sociais que permearam os processos de socializações e de pesquisas dentro de ambientes educacionais formais e não formais, como também, a importância do partilhamento de compreensões dos aspectos culturais e preservação desses povos. Palavras-chaves: Warao; alfabetização; indígena; Venezuela; cultura.
Description
Palavras-chave
Citação
Coleções