A INFLUÊNCIA DA FAMILÍA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a realidade de uma escola da rede municipal de Açailândia MA
A INFLUÊNCIA DA FAMILÍA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a realidade de uma escola da rede municipal de Açailândia MA
thumbnail.default.placeholder
Data
2024-06-27
Autores
LIMA, RENATA DA SILVA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a significativa influência da família
no processo de ensino-aprendizagem da criança na etapa da Educação Infantil.
Destaca-se a importância do acompanhamento e participação familiar como
elementos fundamentais nessa fase, além de compreender de que maneira a
ausência da família pode impactar negativamente no desenvolvimento da criança. A
família é reconhecida como o primeiro ambiente socializador da criança, no qual
valores, hábitos, cultura e conhecimento são transmitidos. Enfatiza-se a necessidade
de uma parceria efetiva entre a família e a escola, ambos trabalhando
conjuntamente para alcançar os mesmos objetivos no que tange ao ensino aprendizagem da criança. Essa colaboração é essencial para proporcionar um
ambiente propício ao desenvolvimento integral da criança. O método de pesquisa
adotado consistiu em uma abordagem qualitativa, envolvendo a distribuição de dois
questionários impressos para a coleta de dados. Além disso, realizou-se uma
revisão bibliográfica para atender aos objetivos propostos. A pesquisa foi conduzida
em uma escola de Educação Infantil na cidade de Açailândia, no Maranhão, durante
o período matutino. Participaram da pesquisa uma professora da pré-escola I e os
pais ou responsáveis dos seus respectivos alunos totalizando doze participantes. Os
dados coletados foram analisados inicialmente por meio de uma abordagem
quantitativa, organizando respostas semelhantes e utilizando análise percentual para
a criação de gráficos explicativos. Em seguida, realizou-se uma análise,
relacionando os resultados com as teorias de aprendizagem de alguns autores
citados na fundamentação teórica. Ao longo do estudo e revisão bibliográfica,
evidenciou-se a importância crucial do acompanhamento e participação ativa da
família na vida escolar da criança na Educação Infantil. Destacou-se também através
dos questionários que a família tem grande influência no processo de ensino aprendizagem da criança, seja de forma positiva ou negativa.
Palavras-chaves: família; aprendizagem; educação Infantil; acompanhamento;
Participação.