MATEMÁTICAS E MODELAGENS MATEMÁTICAS: um olhar ao currículo de formação de professores de matemática

thumbnail.default.placeholder
Data
2024-08-12
Autores
SILVA, TEREZA CRISTINA SOUZA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Este trabalho busca compreender: como se configura a possibilidade de modelagens matemáticas diante de diferentes modas de mostrar-se a matemática e como essas modelagens se fazem presente nos currículos de formação de prefessores de matemática no Brasil. Inicialmente, articulamos sobre a possibilidade de existências de matemáticas, para tecer compressões sobre a possibilidade de modelagens matemáticas, que se expõem em diferentes espaços científicos, sociais e culturais. Visando a pergunta de pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo, de cunho documental, focando Projetos Pedagógicos de Curso de licenciaturas em Matemática de universidades públicas brasileiras. Esta análise possibilitou o desenvolvimento de quatro Núcleos de Compreensões, que abarcam os modos de mostrar-se a modelagem nos currículos: A modelagem como instrumento da matemática aplicada; a modelagem matemática como tema daeducação matemática, correlato à formação teórica e prática do professor de Matemática; A modelagem como atividade transdisciplinar, que transcende a sala de aula tendo correlatos no cotidiano dos alunos; a modelagem expondo-se na percepção de sua ausência no currículo de formação de professores de matemática. Compreende-se que a partir das perspectivas dos diferenres modos de mostrar-se a matemática, também se mostram diferentes modos de mostra-se a modelagem matemática. Com isso, defende-se a institucionalização das modelagens, considerando seus modos de mostrar-se, enfatizando os conhecimentos, os espaços e as culturas que as fazem distintas umas das outras.
Description
Palavras-chave
Citação
Coleções