This item is private
CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO AFETIVA: a importância da afetividade no anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Antônio Oliveira Campos
CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO AFETIVA: a importância da afetividade no anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Antônio Oliveira Campos
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2025-03-19
Autores
VIEIRA, ANDRESSA VIANA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O presente artigo aborda a importância da afetividade no ensino fundamental, enfatizando a
necessidade de considerar o aspecto afetivo no planejamento e desenvolvimento das práticas
pedagógicas e sua importância no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada em
uma escola municipal de Açailândia, com alunos e alunas do 1º ao 5º ano usando a
metodologia de pesquisa-ação, que envolveu observação, participação no contexto escolar e
a realização de um projeto de intervenção. A pesquisa se justifica a partir da conclusão de
que um ambiente escolar afetivamente positivo também influencia o clima da escola e as
relações interpessoais entre os estudantes. A promoção da afetividade no contexto
educacional contribui para a construção de um clima de respeito, colaboração e cooperação,
estimulando relações saudáveis entre os participantes do processo educativo. Os resultados
da pesquisa mostraram que a presença de um ambiente afetivamente saudável e acolhedor
tem um impacto significativo no engajamento e na motivação dos estudantes. Os estudantes
que se sentem valorizados, apoiados e emocionalmente conectados com seus educadores
demonstram maior interesse pelas atividades escolares e maior disposição para se
envolverem ativamente na aprendizagem.
Palavras-chave: Afetividade, Ensino fundamental, Aprendizagem.