CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO AFETIVA: a importância da afetividade no anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Antônio Oliveira Campos

thumbnail.default.placeholder
Data
2025-03-19
Autores
VIEIRA, ANDRESSA VIANA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O presente artigo aborda a importância da afetividade no ensino fundamental, enfatizando a necessidade de considerar o aspecto afetivo no planejamento e desenvolvimento das práticas pedagógicas e sua importância no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Açailândia, com alunos e alunas do 1º ao 5º ano usando a metodologia de pesquisa-ação, que envolveu observação, participação no contexto escolar e a realização de um projeto de intervenção. A pesquisa se justifica a partir da conclusão de que um ambiente escolar afetivamente positivo também influencia o clima da escola e as relações interpessoais entre os estudantes. A promoção da afetividade no contexto educacional contribui para a construção de um clima de respeito, colaboração e cooperação, estimulando relações saudáveis entre os participantes do processo educativo. Os resultados da pesquisa mostraram que a presença de um ambiente afetivamente saudável e acolhedor tem um impacto significativo no engajamento e na motivação dos estudantes. Os estudantes que se sentem valorizados, apoiados e emocionalmente conectados com seus educadores demonstram maior interesse pelas atividades escolares e maior disposição para se envolverem ativamente na aprendizagem. Palavras-chave: Afetividade, Ensino fundamental, Aprendizagem.
Description
Palavras-chave
Citação
Coleções