Especialização em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica
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O curso de pós-graduação, Lato Sensu, especialização em “Estratégias de inovação, propriedade industrial e prospecção tecnológica” foi criado por meio da resolução nº 333/2024-CONSUN-UEMASUL. Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), o curso, de natureza gratuita, é destinado aos servidores técnico-administrativos e professores da instituição, com carga horária de 360 horas e duração de seis meses.
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ItemATRIBUTOS INOVADORES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NA UEMASUL: possibilidade de ação pedagógica nos cursos de graduação( 2025-10-09)O presente trabalho constitui-se em um relato de experiências que busca fomentar os atributos inovadores presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), destacando as possibilidades de ação pedagógica no âmbito da graduação. A pesquisa parte da vivência profissional junto à Coordenadoria de Projetos Pedagógicos (CPP), setor responsável pela reelaboração dos PPCs, sob o viés das exigências legais, institucionais e regionais que permeiam o ensino superior. Nesse contexto, a inovação é compreendida como elemento estratégico não apenas para o atendimento aos critérios de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mas, sobretudo, para a promoção de práticas educativas significativas e socialmente relevantes. A contextualização do estudo fundamenta-se no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n.º 10.861/2004, que orienta a avaliação de cursos e instituições em três dimensões principais: autoavaliação institucional, desempenho discente e avaliação externa in loco. Este último instrumento, aplicado por comissões designadas pelo INEP, é central na análise empreendida, pois define parâmetros de qualidade que incluem a inovação como requisito para que cursos de graduação obtenham o conceito máximo (5). Assim, a problemática central deste trabalho consiste em compreender como identificar, estimular e consolidar práticas inovadoras nos cursos de graduação da UEMASUL, articulando as exigências avaliativas nacionais com as necessidades regionais e institucionais. Do ponto de vista metodológico, a investigação configura-se como relato de experiência, articulando elementos da prática profissional com aportes teóricos sobre inovação, propriedade industrial e políticas educacionais. Foram analisados documentos institucionais, legislações pertinentes e o próprio Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do INEP, além de reflexões derivadas da atuação cotidiana na CPP. O objetivo geral consistem em analisar a importância da inovação no contexto dos cursos de graduação da UEMASUL, discutindo sua incorporação nos PPCs à luz dos critérios estabelecidos pelo Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do INEP. Entre os resultados observados, destaca-se que, embora haja esforços para a incorporação de práticas inovadoras nos cursos, estas ainda aparecem de forma incipiente, o que dificulta o atendimento pleno aos critérios estabelecidos pelo INEP. Essa constatação evidencia a necessidade de mecanismos institucionais maisconsistentes, como a elaboração de instruções normativas e manuais orientadores, capazes de sistematizar e fortalecer a presença da inovação nos PPCs.
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ItemRELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONEXÃO ENTRE A ESPECIALIZAÇÃO EM INOVAÇÃO E AS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NA UEMASUL( 2025-10-09)Este trabalho relata minha experiência durante a especialização em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica, realizada em paralelo às suas atividades como secretária dos cursos de graduação na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Através de uma análise qualitativa, o estudo correlaciona os conhecimentos adquiridos em disciplinas como Propriedade Intelectual, Indicação Geográfica e Contratos de Tecnologia com a prática administrativa cotidiana, destacando a importância da inovação para a modernização e sustentabilidade dos processos institucionais. São apresentadas reflexões críticas sobre o impacto do aprendizado na rotina profissional, além de sugestões para a melhoria da especialização e propostas de soluções inovadoras para a gestão interna da universidade. O relato evidencia que a formação continuada e a incorporação de uma cultura de inovação são fundamentais para o fortalecimento institucional e para a construção de uma universidade pública mais eficiente, sustentável e comprometida com o futuro.
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ItemRELATÓRIO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO, PROPRIEDADE INDUSTRIAL E PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA( 2025-10-07)O presente relato de experiência descreve a trajetória acadêmica vivenciada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A formação possibilitou a integração entre teoria e prática, ampliando a compreensão sobre os mecanismos de inovação, gestão tecnológica e propriedade intelectual, essenciais ao desenvolvimento científico, social e econômico. Durante o curso, destacaram-se a troca de experiências entre discentes e docentes, a aplicabilidade dos conteúdos no contexto profissional e a contribuição para o fortalecimento da visão crítica sobre processos de inovação e proteção do conhecimento. A experiência evidenciou a relevância da pós-graduação como instrumento de capacitação, atualização e construção de soluções inovadoras que atendam às demandas contemporâneas da sociedade e do setor produtivo.
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ItemAPRIMORAMENTO DA GESTÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DE INDICADORES NO SIGAA PARA EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL NA UEMASUL( 2025-09-30)O artigo relata a experiência prática na UEMASUL durante a especialização em Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica. Foram identificadas lacunas na gestão de indicadores de CT&I, como dados dispersos, falta de integração e ausência de alertas e foi proposto um painel no SIGAA com indicadores estratégicos atualizados mensalmente, alertas automáticos e relatórios periódicos, visando eficiência institucional, tomada de decisão e valorização de práticas acadêmicas.
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ItemOTIMIZAÇÃO INOVADORA NA GESTÃO ELETRÔNICA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UEMASUL: Impacto dos Sistemas SEI e SIGAA na Eficiência da PROPGI( 2025-09-30)Ao analisar a fundo os processos administrativos da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (PROPGI) da UEMASUL, percebi que nosso trabalho tem uma relação direta com o desempenho da universidade nos indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Meu estudo se concentrou na forma como lidamos com a gestão de documentos e na utilização dos sistemas SEI e SIGAA, identificando desafios que, na minha opinião, afetam nossa eficiência e o desempenho geral da instituição. Minha pesquisa revelou que a burocracia excessiva e a falta de padronização nos fluxos de trabalho, especialmente no processo de certificação dos cursos Lato Sensu, criam gargalos que resultam em atrasos e sobrecarga para a equipe. Em contrapartida, pude observar que o processo de diplomação dos cursos Stricto Sensu é muito mais ágil e eficiente, pois é tramitado de forma inteiramente digital via SIGAA. Com base nessa constatação, sinto que a solução é clara: precisamos unificar nossos fluxos de trabalho e adotar um modelo de gestão mais eficiente e digital. Minha principal recomendação é estender o processo digital já utilizado para os cursos de Mestrado e Doutorado aos cursos de Especialização. A ideia é centralizar o protocolo de documentos e automatizar a comunicação entre os setores. Para isso, sugeri a utilização do sistema SEI para integrar todas as etapas, desde a solicitação inicial até a emissão do certificado. Acredito que isso eliminaria a dispersão de informações, reduziria erros e agilizaria o atendimento aos alunos. Em suma, cheguei à conclusão de que otimizar os processos administrativos da PROPGI não é apenas uma melhoria operacional. É uma medida estratégica para fortalecer a capacidade da UEMASUL de formar talentos, gerar conhecimento e impulsionar nossos indicadores de CT&I. É dessa forma que vamos consolidar nosso papel como um polo de excelência na região.