Especialização em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica
URI Permanente para esta coleção
O curso de pós-graduação, Lato Sensu, especialização em “Estratégias de inovação, propriedade industrial e prospecção tecnológica” foi criado por meio da resolução nº 333/2024-CONSUN-UEMASUL. Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), o curso, de natureza gratuita, é destinado aos servidores técnico-administrativos e professores da instituição, com carga horária de 360 horas e duração de seis meses.
Navegar
Navegando Especialização em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemTECNOLOGIAS VERDES COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: um relato de experiência sobre inovação e sustentabilidade na UEMASUL( 2025-09-15) SILVA, ISABELA NASCIMENTOTrata-se de relato de experiência, de abordagem crítico-reflexiva, e cunho descritivo-compreensivo, sobre a vivência na especialização em Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica. O trabalho abordou o tema da inovação com o objetivo de aplicar o conhecimento adquirido para promover a cultura da inovação na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O objeto da pesquisa é a proposta de um programa de inovação voltado a tecnologias sustentáveis, que visa transformar o conhecimento acadêmico em ativos tangíveis e de valor. Para tanto, o trabalho se apoia em um referencial teórico que reflete a estrutura do ecossistema de inovação, a relevância das patentes verdes e a relação entre universidade e empresa. A Metodologia consistiu em correlacionar a teoria com a experiência profissional e os desafios da universidade, resultando em uma proposta de materialidade. Os principais resultados apontam que a implementação do programa pode fortalecer a cultura de inovação da instituição, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional e para a superação do desequilíbrio na distribuição de recursos de CT&I no Brasil.
-
ItemOTIMIZAÇÃO INOVADORA NA GESTÃO ELETRÔNICA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UEMASUL: Impacto dos Sistemas SEI e SIGAA na Eficiência da PROPGI( 2025-09-15) FRAZÃO, ANA PAULA DA COSTAAo analisar a fundo os processos administrativos da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (PROPGI) da UEMASUL, percebi que nosso trabalho tem uma relação direta com o desempenho da universidade nos indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Meu estudo se concentrou na forma como lidamos com a gestão de documentos e na utilização dos sistemas SEI e SIGAA, identificando desafios que, na minha opinião, afetam nossa eficiência e o desempenho geral da instituição. Minha pesquisa revelou que a burocracia excessiva e a falta de padronização nos fluxos de trabalho, especialmente no processo de certificação dos cursos Lato Sensu, criam gargalos que resultam em atrasos e sobrecarga para a equipe. Em contrapartida, pude observar que o processo de diplomação dos cursos Stricto Sensu é muito mais ágil e eficiente, pois é tramitado de forma inteiramente digital via SIGAA. Com base nessa constatação, sinto que a solução é clara: precisamos unificar nossos fluxos de trabalho e adotar um modelo de gestão mais eficiente e digital. Minha principal recomendação é estender o processo digital já utilizado para os cursos de Mestrado e Doutorado aos cursos de Especialização. A ideia é centralizar o protocolo de documentos e automatizar a comunicação entre os setores. Para isso, sugeri a utilização do sistema SEI para integrar todas as etapas, desde a solicitação inicial até a emissão do certificado. Acredito que isso eliminaria a dispersão de informações, reduziria erros e agilizaria o atendimento aos alunos. Em suma, cheguei à conclusão de que otimizar os processos administrativos da PROPGI não é apenas uma melhoria operacional. É uma medida estratégica para fortalecer a capacidade da UEMASUL de formar talentos, gerar conhecimento e impulsionar nossos indicadores de CT&I. É dessa forma que vamos consolidar nosso papel como um polo de excelência na região.
-
ItemINOVAÇÃO NO COTIDIANO ADMINISTRATIVO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA SECRETARIA ACADÊMICA DO CCHSTL/UEMASUL( 2025-09-16) SILVA, PABLO HENRIQUE DIAS DAEste trabalho apresenta um relato de experiência a partir da Especialização em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica, ofertada pela UEMASUL. O objetivo principal foi refletir sobre como os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados na secretaria acadêmica do CCHSTL, setor de fundamental importância dentro da caminhada universitária dos discentes. A partir das disciplinas estudadas, foi possível refletir sobre propostas de inovação que buscam melhorar a rotina administrativa e aproximar ainda mais a instituição de seus estudantes. Entre elas destacam-se: a criação de um banco de dados de competências, um sistema de feedback contínuo, uma plataforma digital de alojamento estudantil, um manual de propriedade intelectual, um repositório de projetos inovadores e um mapa organizacional de servidores. O trabalho também discute a importância de valorizar os trabalhos acadêmicos, especialmente os TCCs, que muitas vezes permanecem restritos ao repositório institucional, apesar de seu potencial transformador. Como resultado, percebe-se que mesmo setores administrativos, quando abertos à inovação, podem se tornar espaços de criação, colaboração e impacto social.
-
ItemANÁLISE DO PAPEL DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (NITS): BREVE CONTRIBUIÇÃO PARA O CASO DA UEMASUL A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA( 2025-09-16) SILVA FILHO, PAULO ALVESEste documento apresenta um relato de experiência acadêmico e profissional a partir da trajetória pessoal vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A presente pesquisa articula a vivência pessoal com reflexões sobre inovação, propriedade intelectual, prospecção tecnológica e desenvolvimento regional. O texto discute a importância dos sistemas de inovação e da territorialidade para o fortalecimento socioeconômico, ressaltando o papel estratégico das universidades públicas como catalisadoras do desenvolvimento local. Os Núcleos de Inovação Tecnológica são analisados como estruturas fundamentais na gestão da propriedade intelectual, na transferência de tecnologia e na construção de uma cultura de inovação que conecta ciência e sociedade. Por fim, aponta desafios enfrentados, aprendizados adquiridos e sugestões para aprimoramento institucional, especialmente no fortalecimento do ecossistema de inovação da UEMASUL e na valorização da sustentabilidade ambiental como eixo da inovação tecnológica.
-
ItemOTIMIZAÇÃO INOVADORA NA GESTÃO ELETRÔNICA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UEMASUL: Impacto dos Sistemas SEI e SIGAA na Eficiência da PROPGI( 2025-09-30) FRAZÃO, ANA PAULA DA COSTAAo analisar a fundo os processos administrativos da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (PROPGI) da UEMASUL, percebi que nosso trabalho tem uma relação direta com o desempenho da universidade nos indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Meu estudo se concentrou na forma como lidamos com a gestão de documentos e na utilização dos sistemas SEI e SIGAA, identificando desafios que, na minha opinião, afetam nossa eficiência e o desempenho geral da instituição. Minha pesquisa revelou que a burocracia excessiva e a falta de padronização nos fluxos de trabalho, especialmente no processo de certificação dos cursos Lato Sensu, criam gargalos que resultam em atrasos e sobrecarga para a equipe. Em contrapartida, pude observar que o processo de diplomação dos cursos Stricto Sensu é muito mais ágil e eficiente, pois é tramitado de forma inteiramente digital via SIGAA. Com base nessa constatação, sinto que a solução é clara: precisamos unificar nossos fluxos de trabalho e adotar um modelo de gestão mais eficiente e digital. Minha principal recomendação é estender o processo digital já utilizado para os cursos de Mestrado e Doutorado aos cursos de Especialização. A ideia é centralizar o protocolo de documentos e automatizar a comunicação entre os setores. Para isso, sugeri a utilização do sistema SEI para integrar todas as etapas, desde a solicitação inicial até a emissão do certificado. Acredito que isso eliminaria a dispersão de informações, reduziria erros e agilizaria o atendimento aos alunos. Em suma, cheguei à conclusão de que otimizar os processos administrativos da PROPGI não é apenas uma melhoria operacional. É uma medida estratégica para fortalecer a capacidade da UEMASUL de formar talentos, gerar conhecimento e impulsionar nossos indicadores de CT&I. É dessa forma que vamos consolidar nosso papel como um polo de excelência na região.
-
ItemAPRIMORAMENTO DA GESTÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DE INDICADORES NO SIGAA PARA EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL NA UEMASUL( 2025-09-30) OLIVEIRA, YASMIN MILHOMEM DEO artigo relata a experiência prática na UEMASUL durante a especialização em Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica. Foram identificadas lacunas na gestão de indicadores de CT&I, como dados dispersos, falta de integração e ausência de alertas e foi proposto um painel no SIGAA com indicadores estratégicos atualizados mensalmente, alertas automáticos e relatórios periódicos, visando eficiência institucional, tomada de decisão e valorização de práticas acadêmicas.
-
ItemRELATÓRIO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO, PROPRIEDADE INDUSTRIAL E PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA( 2025-10-07) SILVA, JORDANA DANIELY PAIVA DAO presente relato de experiência descreve a trajetória acadêmica vivenciada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A formação possibilitou a integração entre teoria e prática, ampliando a compreensão sobre os mecanismos de inovação, gestão tecnológica e propriedade intelectual, essenciais ao desenvolvimento científico, social e econômico. Durante o curso, destacaram-se a troca de experiências entre discentes e docentes, a aplicabilidade dos conteúdos no contexto profissional e a contribuição para o fortalecimento da visão crítica sobre processos de inovação e proteção do conhecimento. A experiência evidenciou a relevância da pós-graduação como instrumento de capacitação, atualização e construção de soluções inovadoras que atendam às demandas contemporâneas da sociedade e do setor produtivo.
-
ItemATRIBUTOS INOVADORES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NA UEMASUL: possibilidade de ação pedagógica nos cursos de graduação( 2025-10-09) FERNANDES, LEIDIANE SOUSA LIMAO presente trabalho constitui-se em um relato de experiências que busca fomentar os atributos inovadores presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), destacando as possibilidades de ação pedagógica no âmbito da graduação. A pesquisa parte da vivência profissional junto à Coordenadoria de Projetos Pedagógicos (CPP), setor responsável pela reelaboração dos PPCs, sob o viés das exigências legais, institucionais e regionais que permeiam o ensino superior. Nesse contexto, a inovação é compreendida como elemento estratégico não apenas para o atendimento aos critérios de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mas, sobretudo, para a promoção de práticas educativas significativas e socialmente relevantes. A contextualização do estudo fundamenta-se no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n.º 10.861/2004, que orienta a avaliação de cursos e instituições em três dimensões principais: autoavaliação institucional, desempenho discente e avaliação externa in loco. Este último instrumento, aplicado por comissões designadas pelo INEP, é central na análise empreendida, pois define parâmetros de qualidade que incluem a inovação como requisito para que cursos de graduação obtenham o conceito máximo (5). Assim, a problemática central deste trabalho consiste em compreender como identificar, estimular e consolidar práticas inovadoras nos cursos de graduação da UEMASUL, articulando as exigências avaliativas nacionais com as necessidades regionais e institucionais. Do ponto de vista metodológico, a investigação configura-se como relato de experiência, articulando elementos da prática profissional com aportes teóricos sobre inovação, propriedade industrial e políticas educacionais. Foram analisados documentos institucionais, legislações pertinentes e o próprio Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do INEP, além de reflexões derivadas da atuação cotidiana na CPP. O objetivo geral consistem em analisar a importância da inovação no contexto dos cursos de graduação da UEMASUL, discutindo sua incorporação nos PPCs à luz dos critérios estabelecidos pelo Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do INEP. Entre os resultados observados, destaca-se que, embora haja esforços para a incorporação de práticas inovadoras nos cursos, estas ainda aparecem de forma incipiente, o que dificulta o atendimento pleno aos critérios estabelecidos pelo INEP. Essa constatação evidencia a necessidade de mecanismos institucionais maisconsistentes, como a elaboração de instruções normativas e manuais orientadores, capazes de sistematizar e fortalecer a presença da inovação nos PPCs.
-
ItemRELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONEXÃO ENTRE A ESPECIALIZAÇÃO EM INOVAÇÃO E AS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NA UEMASUL( 2025-10-09) LUZ, LETÍCIA ARAÚJO DAEste trabalho relata minha experiência durante a especialização em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica, realizada em paralelo às suas atividades como secretária dos cursos de graduação na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Através de uma análise qualitativa, o estudo correlaciona os conhecimentos adquiridos em disciplinas como Propriedade Intelectual, Indicação Geográfica e Contratos de Tecnologia com a prática administrativa cotidiana, destacando a importância da inovação para a modernização e sustentabilidade dos processos institucionais. São apresentadas reflexões críticas sobre o impacto do aprendizado na rotina profissional, além de sugestões para a melhoria da especialização e propostas de soluções inovadoras para a gestão interna da universidade. O relato evidencia que a formação continuada e a incorporação de uma cultura de inovação são fundamentais para o fortalecimento institucional e para a construção de uma universidade pública mais eficiente, sustentável e comprometida com o futuro.
-
ItemInovação Social e Tecnológica na Atenção Primária: Desenvolvimento de Aplicativo de Letramento em Saúde para Agentes Comunitários no Maranhão( 2025-10-30) SANTOS, LUCIANA OLIVEIRA DOSEste relato de experiência descreve a concepção teórica de um aplicativo de letramento em saúde voltado para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do estado do Maranhão, idealizado no contexto da especialização em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica da UEMASUL. A proposta surge como resposta aos desafios enfrentados na atenção primária à saúde em territórios vulneráveis, especialmente no cuidado de pacientes com hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM), doenças crônicas que exigem alto grau de autorregulação e compreensão por parte dos pacientes. O conceito de letramento em saúde, entendido como a capacidade de acessar, compreender e aplicar informações relacionadas ao cuidado, é central na proposta. No Maranhão, marcado por diversidade cultural e desigualdades socioeconômicas, os ACS desempenham papel estratégico na promoção da saúde, sendo muitas vezes os únicos representantes do sistema em comunidades distantes. Por isso, o fortalecimento de suas competências comunicativas e educativas é essencial. A experiência formativa proporcionada pela pós-graduação foi marcada por metodologias ativas e reflexivas, que estimularam a construção de soluções contextualizadas. A proposta do aplicativo foi desenvolvida com base em disciplinas que abordaram inovação tecnológica, propriedade intelectual, comunicação comunitária e valorização dos saberes tradicionais. O aplicativo foi pensado como uma ferramenta acessível, interativa e sensível às realidades locais, incorporando linguagem regional, recursos visuais e áudio, com funcionalidades offline para superar barreiras de conectividade. Além de ser um instrumento educativo, o aplicativo foi concebido como espaço simbólico de valorização da autonomia dos ACS e da cultura maranhense. A ideia é que, em um cenário ideal, sua construção envolva profissionais da saúde, educadores, desenvolvedores e os próprios agentes, promovendo uma abordagem colaborativa e participativa. A possibilidade de registro da proposta como propriedade intelectual também foi discutida, reforçando seu potencial como inovação social replicável. O relato também aborda as dificuldades enfrentadas durante o curso, como a conciliação de múltiplas demandas, a complexidade dos conteúdos interdisciplinares e a limitação de momentos síncronos com os docentes. Como sugestões de melhoria, propõe-se a criação de espaços de tutoria, oficinas práticas, metodologias ativas e repositórios colaborativos que valorizem a produção dos alunos. Por fim, a experiência na especialização ampliou a compreensão sobre o papel da tecnologia como ferramenta de transformação social, especialmente quando aplicada de forma sensível e contextualizada. A elaboração do aplicativo revelou-se como exercício integrador entre teoria, prática e compromisso ético, reafirmando a importância da escuta ativa, da valorização dos saberes locais e da inovação inclusiva na construção de soluções para os desafios da saúde pública.
-
ItemREGISTRAR PARA PROTEGER: um relato de experiência sobre estratégias de proteção intelectual voltadas à comunicação( 2025-10-30) GUIMARÃES, LORENA MARQUESEste trabalho apresenta um relato de experiência sobre o percurso de aprendizado no curso de Pós-Graduação, Lato Sensu, Especialização em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica. Aborda-se a compreensão aprofundada dos conceitos e práticas relacionados à propriedade intelectual como fator transformador da vivência pessoal da autora. O objetivo é contextualizar a aplicação do conhecimento adquirido e a sua relevância para o desenvolvimento profissional e para o cenário de inovação na universidade, no estado e no país, com base na experiência prática. Partindo de uma observação do cotidiano, com o caso da podcaster Camila Fremder, por exemplo, a principal contribuição deste relatório consiste na sugestão do registro de marca das empresas juniores da UEMASUL, proposta de intervenção pioneira no estado, que visa assegurar o direito de marca à aqueles que estão empreendendo, levando serviços para a comunidade fora da universidade, sem deixar no entanto, de ser resultado ou consequência direta da existência da universidade na região.
-
ItemCONSTRUINDO INOVAÇÃO: Experiência Acadêmica e Profissional na especialização( 2025-11-05) ALVES, MATHEUS SILVAO presente trabalho relata a experiência acadêmica e profissional vivenciada durante a especialização lato sensu em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica, ofertada pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A formação teve como objetivo aprofundar o entendimento sobre os mecanismos de inovação, proteção intelectual e valorização da ciência aplicada, especialmente no contexto regional. A trajetória do autor, professor e pesquisador na área de bioprospecção de microrganismos do gênero Streptomyces, foi utilizada como eixo central para integrar teoria e prática de forma personalizada e aplicada. As disciplinas abordaram temas como sistemas de inovação, busca patentária, indicadores de ciência e tecnologia, e instrumentos de propriedade industrial, com atividades práticas voltadas à aplicação dos conceitos em projetos reais. Destaca-se a utilização de ferramentas como o INPI, Espacenet e WIPO para análise de patentes, bem como a proposta de registro de Indicação Geográfica para o azeite de coco babaçu, produto tradicional do Maranhão. A interdisciplinaridade e a valorização da regionalidade foram elementos-chave para o desenvolvimento de projetos com potencial de impacto tecnológico, econômico e ambiental. A especialização contribuiu significativamente para o aprimoramento das competências técnicas e estratégicas do autor, fortalecendo sua atuação na UEMASUL e consolidando a universidade como agente de inovação regional. Sugestões para futuras edições incluem a ampliação da carga horária e a inclusão de disciplinas voltadas à bioinovação e gestão da inovação pública.
-
ItemESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO PARA GERAÇÃO DE VALOR E IMPACTO SOCIOECONÔMICO PARA A INDÚSTRIA DE LAMINADOS DE PARICÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA( 2025-11-05) DIAS, JOÃO MIGUEL SANTOSA cadeia produtiva do Paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum), de grande importância para a Amazônia Oriental, enfrenta desafios de competitividade que limitam seu potencial no mercado global. Apesar da relevância econômica, o setor caracteriza-se pela baixa articulação, concentração em produtos de baixo valor agregado e carência de atividades sistemáticas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I). Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a concepção de uma proposta de intervenção para endereçar estes desafios: a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para atuar como elo estratégico entre as indústrias de laminados de Paricá, o ecossistema de inovação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e os mecanismos de fomento nacionais. A proposta foi estruturada a partir da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em um curso de pós-graduação, integrando estratégias de inovação tecnológica, como o desenvolvimento de novos produtos e o uso de Patentes Verdes; inovação de marketing e territorial, por meio da construção de uma Indicação Geográfica; e inteligência competitiva, para capacitar as empresas no acesso a fomentos como a Lei do Bem, editais de inovação e o modelo EMBRAPII. Como resultados, espera-se o fortalecimento da competitividade, o incentivo às exportações, o aumento do impacto socioeconômico das empresas na região e a consolidação de um ciclo virtuoso de desenvolvimento baseado na colaboração universidade-indústria.
-
ItemINOVAÇÃO NOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DOS PROGRAMAS DE AUXÍLIO ESTUDANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AUTOMAÇÃO E GESTÃO DE DADOS NA DIVISÃO DE ACESSO E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UEMASUL( 2025-11-05) NASCIMENTO, ERIKA BARROS DA SILVAEste trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido na Divisão de Acesso e Permanência Estudantil (DAPE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O estudo teve como objetivo analisar a inovação nos processos administrativos dos programas de auxílio estudantil da UEMASUL, com foco na automação e na gestão de dados, à luz dos conhecimentos adquiridos na especialização em Estratégias de Inovação, Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica. A metodologia consistiu em um relato de experiência, estruturado a partir da vivência profissional da autora na coordenação dos Programas Auxílio Estudantil (PAE) e Auxílio Permanência (PAP). Os resultados evidenciaram que, embora avanços já tenham sido implementados, como a unificação de editais e a consolidação de dados em planilhas, ainda há predominância de atividades manuais, retrabalho e fragmentação de informações em diferentes plataformas. Nesse contexto, foram sugeridas duas alternativas para superar tais limitações: o desenvolvimento de um sistema próprio ou a adoção de um módulo já existente do SIGAA. Conclui-se que a automação e a integração dos processos são fundamentais para reduzir inconsistências, otimizar o tempo de trabalho e garantir maior transparência e eficiência na gestão dos auxílios.
-
ItemRELATO DE EXPERIÊNCIA: POTENCIALIDADES DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS PIBITI/UEMASUL( 2025-11-05) RAMOS, MARIVÂNIA SILVAO presente relato de experiência descreve a trajetória acadêmica vivenciada no Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. O curso interdisciplinar, abordou desde a redação de patentes e uso de bases de dados de propriedade intelectual até estratégias ligadas a sistemas de inovação, políticas públicas e indicadores de ciência e tecnologia. A experiência possibilitou a consolidação de conhecimentos aplicáveis à gestão da inovação e destacou o papel da UEMASUL no fortalecimento da cultura inovadora da região Tocantina do Maranhão. Diante disso, destaca se a análise dos projetos do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UEMASUL e o marco do primeiro contrato de transferência de tecnologia firmado pela instituição. Embora vários desafios no decorrer da especialização, como a intensidade da carga horária e a necessidade de maior aplicação prática, a formação contribuiu para resinificar práticas profissionais, ampliando a capacidade analítica e fortalecendo tomadas de decisão. Por fim, a especialização representou um marco relevante na trajetória acadêmica e profissional, reafirmando a inovação e a propriedade industrial como instrumentos estratégicos de transformação institucional e social.
-
ItemESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO PARA ESTRUTURAÇÃO DE UM ESPAÇO DE PESQUISA, EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHAO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA( 2025-11-11) SANTOS, JÉSSICA ALMEIDA DOSEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a proposta de implementação do Centro de Inovação Piquiá, na UEMASUL Campus Açailândia. A iniciativa nasceu da minha perspectiva enquanto professora, engenheira eletricista e mestre em engenharia elétrica e se consolidou com aespecialização em Estratégia de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica. O objetivo central é impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico da Região Tocantina, que, embora possua forte potencial em setores como agronegócio, siderurgia e logística, historicamente apresenta baixos índices de inovação. A metodologia adotada combina minha vivência prática na coordenação de projetos de inovação e empreendedorismo com conhecimentos teóricos adquiridos em disciplinas como “Sistemas de Inovação”, “Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação” e “Propriedade Intelectual e Meio Ambiente”. Esta integração possibilitou mapear necessidades e oportunidades do ecossistema local, resultando na consolidação da concepção do Centro de Inovação Piquiá. O nome escolhido homenageia a comunidade regional, simbolizando resiliência e protagonismo social, e o espaço se propõe a ser um ambiente de experimentação e desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas em saberes locais e princípios de sustentabilidade. Os impactos esperados incluem: fortalecimento do empreendedorismo, apoio à criação de novos negócios, redução das taxas de falência de empresas iniciantes, estímulo à pesquisa aplicada e à transferência de tecnologia, além da consolidação de uma cultura de inovação regional. O centro também visa promover desenvolvimento sustentável, gerar empregos e integrar universidade, setor produtivo e sociedade em uma rede colaborativa sólida. O projeto já apresenta avanços com captação de recursos e planejamento de infraestrutura em andamento, tendo a inauguração da primeira etapa prevista para novembro de 2025. Assim, este TCC ultrapassa o campo acadêmico, configurando-se como um plano de ação concreto para transformar a realidade regional e potencializar a inovação.
-
ItemOTIMIZAÇÃO DO PLANO ANUAL DE COMPRAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA DE MELHORIA PARA AS PLANEJADORAS E PLANEJADORES DA UEMASUL( 2025-11-11) SILVA, JORDÂNIA DA CONCEIÇÃOEste trabalho apresenta uma proposta de inovação incremental no processo de elaboração do Plano Anual de Compras Públicas – PAC para os órgãos/instituições e em especial da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, com foco na criação de uma nova funcionalidade no sistema institucional denominada “Planejamento do ano anterior”. A proposta surgiu a partir da vivência acadêmica no Curso de Pós-Graduação em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica e da experiência profissional como chefe da Divisão de Apoio Administrativo no campus de Açailândia da UEMASUL. A funcionalidade sugerida visa à visualização e reaproveitamento de itens não executados em exercícios anteriores, com o intuito de otimizar o fluxo de trabalho, reduzir o retrabalho e tornar o planejamento mais estratégico. A proposta articula inovação e gestão pública, demonstrando como pequenas melhorias podem gerar impactos significativos na rotina institucional. O trabalho também reflete sobre as interações entre vivência territorial, prática administrativa e formação acadêmica, apontando para uma gestão mais eficiente e sensível às realidades locais.
-
ItemINOVAÇÃO E PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA COMO ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E VALORIZAÇÃO REGIONAL( 2025-11-17) MESQUITA, LUDMILLA SANTOS SILVA DEEste trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre a experiência vivida no curso de especialização em Estratégias de inovação, propriedade industrial e prospecção tecnológica, ofertado pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A formação possibilitou reunir saberes teóricos e práticos, aprimorando minha atuação como docente, pesquisadora e orientadora de projetos acadêmicos na área da saúde. Destaca-se a importância da inovação científica e tecnológica como instrumento de transformação social, da prospecção tecnológica como recurso para planejamento de pesquisas, e da propriedade industrial como meio de valorização do conhecimento. Além de relatar as atividades desenvolvidas, o estudo evidencia contribuições para a prática acadêmica e propõe caminhos para promover a cultura de inovação no ambiente universitário, com impacto direto no desenvolvimento regional.