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    ASPECTOS REGIONAIS DA DIFUSÃO DE COVID-19 NA REDE URBANA DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE BARRA DO CORDA, MARANHÃO, BRASIL.
    ( 2023-10-27) SILVA, LIGIA MIKAELLY DOS REIS
    O presente trabalho tem por objetivo compreender a dinâmica de difusão da covid-19 na rede urbana da Região Geográfica Imediata de Barra do Corda (RGIBC), no estado do Maranhão, Brasil. O período de análise compreende o primeiro ano da pandemia, a ser contado a partir do primeiro caso registrado no Maranhão (de 20 de março de 2020 a 20 de março de 2021). A análise considera a distribuição de serviços médico-hospitalares, na região, como elemento impulsionador de circulações em busca de atendimento pelo paciente com COVID-19 na rede urbana, entre os centros. São utilizadas três principais bases de dados para a pesquisa: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os dados sugerem que a rarefeita e concentrada oferta de serviços de saúde entre os municípios que compõem a região impulsiona fluxos de transeuntes em busca de atendimento, de modo que se reproduzem os padrões de hierarquia da rede urbano-regional, promovendo imprecisões quanto à origem de contágio e concentração de óbitos no principal centro regional. PALAVRAS-CHAVE: covid-19. Serviços de saúde. Região Geográfica Imediata de Barra do Corda.
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    A MOBILIDADE URBANA EM IMPERATRIZ: uma análise da prestação do serviço de transporte coletivo do bairro Boca da Mata
    ( 2023-10-27) SILVA, JACIANE RIBEIRO
    O presente trabalho visa explorar a temática da mobilidade urbana, analisando a finalidade e a qualidade dos serviços de transporte público prestados na cidade de Imperatriz, especialmente no bairro Boca da Mata. Dessa maneira, objetiva avaliar a qualidade do serviço de transporte público coletivo prestado com base nos doze fatores de qualidade estabelecidos pelos autores Antonio Clóvis Pinto Ferraz e Isaac Guillermo Espinosa Torres (2004). Este trabalho ainda faz uma análise da mobilidade urbana de Imperatriz/MA, relacionando-a com a concessionária do transporte público coletivo (Rio Anil Transporte e Logística – Ratrans), através da aplicação de questionário baseado nos fatores de qualidade, a fim de obter informações acerca da satisfação dos usuários com o serviço oferecido. A partir das informações obtidas, realizou-se uma breve análise acerca da qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte coletivo. De modo geral, os resultados obtidos por meio da pesquisa revelaram que a prestação do serviço de transporte coletivo no bairro Boca da Mata não atendeu, razoavelmente, aos fatores de qualidade, não satisfazendo as necessidades e as expectativas dos usuários. Palavras Chave: Mobilidade Urbana; Transporte Público; Imperatriz.
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    A VONTADE DE SABER COMO RECURSO DIDÁTICO: uma análise da cartografia escolar dos anos finais do ensino fundamental do 9º ano de Governador Edison Lobão - M
    ( 2023-10-27) SILVA , MIRELLY MARIA BARBOSA DA
    Esse projeto tem como importância discutir tematicamente a cartografia como um recurso didático, e com esta, parte de uma necessidade por parte dos professores de não se adequarem ao livro em questão. Com base nessas dificuldades, observa-se que é necessário seguir parâmetros, sejam eles nacional ou municipal, para desenvolver o progresso de aprendizagem ao qual todos os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da educação básica. Sabemos que tanto a BNCC como o DCTMA são documentos que se complementam. Dado que, a maioria não se enquadra nas competências dos currículos escolares. Esse trabalho está elencando em identificar por meio de pesquisa de campo a aplicabilidade de metodologias e recursos no qual podem ser usados no ensino da Cartografia. Tendo como principal objetivo analisar a aplicabilidade da Cartografia Escolar no ensino de Geografia nos 9° anos da rede municipal de Governador Edison Lobão – Maranhão. A metodologia da pesquisa se constitui em pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e aplicação de questionários com os alunos e professores. A falta do uso de metodologias ativas e domínio de conteúdo, retrata a necessidade de aperfeiçoamento com métodos mais eficazes para a interação com os alunos. Compreende-se que os professores utilizem metodologias ativas, recursos didáticos como alternativas de desenvolver uma aula mais dinâmica e participativa e a inserção de recursos tecnológicos de acordo com a realidade do aluno. A partir daí, tanto o professor como o aluno terão uma maior interação e troca de conhecimento. Palavras- Chave: Cartografia Escolar; Recurso didático; Metodologia ativa; Mapa
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    O PAPEL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma experiência no sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tocantins
    ( 2023-10-27) SOUSA, MILENA SILVA
    O presente trabalho buscar discutir a importância das atividades lúdicas no ensino da geografia, proporcionando aos alunos um processo de aprendizagem dinâmico e agradável. Tendo como objetivos descrever e investigar como a inserção das atividades práticas beneficia o processo de ensino e aprendizagem no sétimo ano do ensino fundamental. A estrutura desse trabalho tem sua base apoiada na abordagem quali-quantitativa na qual será utilizado as modalidades de pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica serviu de suporte para compreensão e interpretação dos dados obtidos da pesquisa de campo, e apoia-se em autores com Rocha e Oliveira (2017), Santos e Nunes (2018), Santos (2006), Vygotsky (1989), Cavalcanti (2002), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009), dentre outros. A pesquisa de campo foi estruturada pela aplicação de um questionário destinados aos professores e outro destinados aos alunos da escola Municipal Tocantins. Compreende-se que o ato de ensina nos dias hodiernos requer que os professores busquem outros recursos para alcançar os objetivos proposto em sala de aula, que proporcione assim uma aprendizagem divertida e prazerosa para os discentes. Palavras-chave: Ensino de geografia. Atividades práticas. Aprendizagem.