Engenharia Civil - CCHSTL
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ItemINFLUÊNCIA DAS VINCULAÇÕES VIGA-PILAR SEMIRRÍGIDAS NAS ÁREAS DE AÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO: estudo de caso em uma residência unifamiliar utilizando softwares de dimensionamento estrutural( 2022-11-04) COSTA, JARDYLENE ALMEIDAA utilização de softwares de dimensionamento estrutural é uma alternativa para a realização de obras seguras, na modelagem dos elementos estruturais é prático assumir que as ligações viga-pilar são rígidas, mas conforme estudos realizados essas vinculações apresentam certo grau de rotação entre os elementos. Portanto, é importante entender a influência que as ligações viga-pilar semirrígidas apresentam no comportamento estrutural, em especial nas áreas de aço das estruturas de concreto armado. Esse trabalho utilizou os softwares de dimensionamentos estruturais Eberick e TQS no dimensionamento de um sobrado unifamiliar localizado no município de Açailândia – MA, para realizar as análises foram alterados os fatores de rotações dos elementos, sendo os modelos 1 referente ao software Eberick, e o 2 relacionado ao TQS, e as designação A, B, C, D e E para as reduções de 0%, 10%, 20%, 25% e 30%. As diferenças de armaduras entre os modelos dos dois softwares foram: 460,40 kg para o modelo A; 487,40 kg para o modelo B; 406,50 kg para o modelo C; 334,40 kg para o modelo D e 307,90 kg para o modelo E. A alteração no fator de rotação dos modelos provocou uma redistribuição de esforços e reações na edificação, modificando o comportamento dos elementos com valores diferentes desse fator, que influenciou na quantidade dos pesos dos aços nos elementos estruturais. Palavras-chave: Softwares; Dimensionamento; Ligações viga-pilar; Semirrígidas; Concreto Armado.
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ItemAVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE CONFORTO NO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DA RODOVIA BR - 010 NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO( 2022-11-07) SÁ, JULIANNE FERREIRA DEAs boas condições do veículo de transporte deixam de ser diferenciais e se tornam exigências para manter a predileção de escolha dos passageiros. Dessa forma, através da análise do conforto, é possível averiguar porque alguns transportes, mesmo não cumprindo outros critérios de qualidade, continuam sendo preteridos em detrimento de outros. O objetivo deste trabalho é avaliar a importância atribuída pelo passageiro ao conforto e as características físicas veiculares que afetam a comodidade dos usuários do sistema de transporte intermunicipal coletivo (ônibus e vans) que opera na Rodovia BR - 010, na Região Tocantina do Maranhão entre os municípios de Itinga do Maranhão à Estreito. A partir de uma média feita a partir dos indicadores obteve-se uma média de 3,033 e para as vans 2,817 demonstrando maior conforto com o ônibus. Nota-se que no aspecto geral o transporte alternativo é superior ao convencional (ônibus). Neste sentido, infere-se que outras variáveis podem ter sido comparadas indiretamente pelos entrevistados, ao se deparar com a indagação. Palavras chaves: Transporte Intermunicipal; Conforto; Percepção do usuário.
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ItemSEGURANÇA NO TRANSPORTE ALTERNATIVO DE PASSAGEIROS POR VANS/MICRO-ÔNIBUS DA BR-010 NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO( 2022-11-07) SILVA, DEBORA EMYLLE CARVALHOO transporte é um mecanismo importante para a locomoção da civilização, sendo que, para longas distâncias o transporte alternativo se faz necessário. Nesse sentido, a pesquisa visa avaliar as variáveis de segurança do transporte alternativo por vans e micro-ônibus que realizam viajem entre os municípios de Itinga do Maranhão à Estreito. A pesquisa avaliou a percepção do usuário com relação à segurança no transporte alternativo por vans e micro-ônibus, se a seguraça no cinto de segurança, nos bancos, sinalização de saída de emergência, superlotação, a segurança física, e o acesso ao veículo ao adentrar, como também sendo um comparativo por meio de um check list destes itens no veículo. Conforme os dados extraído do questionário das 45 pessoas que responderam mais 60% demonstraram insegurança no transporte em questão. A falta de percepção dos usuários com o dispositivo de segurança aumenta o risco de acidentes com gravidade, ou até mesmo do acionamento dos mecanismos de segurança, como das janelas de emergência podem não ser acionadas caso seja necessário. Portanto, muita das vezes tais fatores existem pelo nível de escolaridade do usuário que muitas das vezes não compreende a forma correta de utilizar o transporte alternativo em questão. Palavras-chave: Transporte alternativo; Transporte intermunicipal; Segurança.
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ItemDIAGNÓSTICOS DOS TERMINAIS DE PASSAGEIROS AO LONGO DA BR-010 NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO( 2022-11-07) LUCENA, MÁRIO SILVA DEO presente trabalho pretende diagnosticar os terminais de passageiros na Rodovia BR – 010 na Região Tocantina do Maranhão, conforme as normas regulamentadoras vigentes. Para isso a metodologia da pesquisa baseou-se na comparação entre os tópicos de qualidade do MITERP e os fatores existentes nos terminais em estudo, desde o arquitetônico, serviços, comércio e acessibilidade. Os resultados apontam que os municípios de Itinga do Maranhão e Porto Franco têm os piores indicadores de conforto de terminal voltado ao usuário. Com relação aos indicadores de acessibilidade, na totalidade de terminais seja para o ônibus rodoviário ou para o transporte alternativo, apresentam estados precários ou ausência de itens. No caso do terminal rodoviário de linha regular, o serviço é mantido pelos aluguéis de espaços e taxas aplicadas aos usuários, este fato pode trazer dificuldades na gestão do espaço que ao longo do tempo tende a se deteriorar. Palavras-chave: Transporte Rodoviário; Terminais de transporte rodoviário; Indicadores de qualidade do transporte.
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ItemESTUDO DAS PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA.( 2022-11-09) MORAIS, VIVIANE CARVALHO DEO desenvolvimento crescente no ramo da construção civil nas últimas décadas trouxe consigo inúmeras possibilidades da utilização de materiais e métodos construtivos para atender a demanda progressiva por edifícios, sendo estes industriais, habitacionais, comerciais, entre outras finalidades. Mesmo com o aprimoramento das técnicas construtivas e dos materiais utilizados nessa área, algumas edificações começaram a apresentar um desempenho abaixo do esperado devido a erros cometido ao longo do processo de construção dessas edificações ou até mesmo por ação de agentes degradadores. As patologias em edificações são os principais problemas que comprometem a vida útil das construções e pode ter diversas causas e consequências. Dentre essas patologias, destacam-se as estruturais, sendo que as mesmas são objetos de estudo da presente pesquisa. A ação do ambiente nas estruturas ou a má execução dessas estruturas, pode determinar um dano significativo, acometendo a estética e a segurança das edificações. Por esse motivo, o objetivo principal deste trabalho foi realização de um levantamento das principais manifestações patológicas que ocorrem em estruturas de concreto armado, identificando as causas mais comuns de degradação e as formas de reparo e recuperação. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, em livros e artigos, entre outras bibliografias e através de estudo de casos de manifestações patológicas em duas edificações residenciais na cidade de Imperatriz – MA. Com a realização deste estudo pode-se entender a gravidade dos futuros problemas causados na obra quando se tem projetos falhos, com falta de detalhamento, e da má execução e a indevida inspeção do engenheiro responsável, como também pela ação de agentes degradadores presentes no meio ambiente. Palavras-chaves: Manifestações Patológicas; Patologias; Causas; Danos.
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ItemANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS: técnicas e aplicações em um estudo de caso em Imperatriz - MA( 2022-11-09) LACERDA, JULIANA CARVALHO DE LIMAO planejamento e controle de obras não é um conceito novo na área daconstruçãocivil, há muitos estudos, teorias, métodos e tecnologias relacionadas comomesmo,em que analisam um estudo aprofundado do projeto antes da execução, prevendoeevitando possíveis problemas que antes só seriam resolvidos no decorrer daobra,ocasionando desperdícios e gastos desnecessários. Neste trabalho pretende-sedemonstrar a importância da utilização das técnicas de planejamento, apresentandodetalhes de cada etapa de execução de uma obra em Imperatriz-MA, semaaplicaçãode um planejamento e gerenciamento adequado. Além disso, é descritoumabreveapresentação teórica sobre os tipos de planejamento e controle de obras. Foramdetectados no decorrer do trabalho problemas nas etapas de fundação, estrutura,cobertura, instalações, acabamentos e como consequência atraso notempodeduração em cada etapa. Palavras Chave: Planejamento; Controle de obras; Construção civil
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ItemDETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DO COEFICIENTE DE FLAMBAGEM DE PEÇAS DE MADEIRA SERRADA DE PARICÁ (SCHIZOLOBIUM AMAZONICUM) COMPRIMIDAS EM TRÊS CONDIÇÕES DE APOIO( 2022-11-10) SANTOS, MARLY CIRQUEIRAA madeira é um material estrutural eficiente, não apenas pela ótima relação resistência mecânica/peso próprio que apresenta, mas também porque se trata de um material que impulsiona o desenvolvimento sustentável. A madeira de paricá (Schizolobium Amazonicum), assumiu particular importância especialmente na região Norte brasileira pelo rápido crescimento, ser relativamente imune a pragas e doenças e uma opção regional que supre a demanda de matéria-prima florestal e recompõe áreas degradadas. Um dos principais meios de utilização dessa madeira é a construção civil, que a utiliza como elemento estrutural. Apesar da versatilidade da madeira em estruturas existentes ao redor do mundo, inerente às vantagens deste material, a norma ABNT NBR 7190:1997, apresenta lacunas relevantes para o dimensionamento estrutural, onde apenas refere duas condições de vinculação (bi-rotulado e engastado-livre) para elementos estruturais comprimidos e não apresenta nenhum valor de k recomendado. Já a norma ABNT NBR 7190-1:2022 apresenta coeficientes para vários tipos de vinculação externa, porém, nos casos de barras bi-engastada (EE), engastada-apoiada (EA) e bi-apoiada (AA), os valores de k recomendados são iguais aos da norma ABNT NBR 8800:2008, não existindo nenhuma validação em termos de campanha experimental que sustente esses valores. O objetivo deste trabalho foi determinar o coeficiente de flambagem de peças comprimidas de madeira serrada de paricá em três situações de vinculação externas, sendo estas usuais em estruturas de madeira convencionais. Para isso, foi feita a caracterização física e mecânica da madeira analisando o teor de umidade, as densidades aparente e básica, a resistência à compressão paralela à grã e módulo de elasticidade à compressão paralela à grã. A caracterização física da madeira de paricá utilizada, revelou que esta apresentava teor de umidade entre 10,12% a 10,72% para as toras 1,2,3 e 4 e 12,28% para a tora 5, densidade aparente de 275,57 kg.m-3 e densidade básica de 236,42 kg.m-3. O ensaio de compressão paralela à grã revelou um valor médio de 20,36 Mpa e o módulo de elasticidade à compressão paralela à grã apresentou média de 7358,90 Mpa. Os valores experimentais de k, obtidos para a condição de apoio EE foi de 0,97 para valor máximo e 0,7 para médio. A condição de vinculação EA obteve valor máximo de 0,79 e valor médio de 0,68. Em relação a condição AA, esta obteve 1,19 e 0,96 para valor máximo e médio, respectivamente. Os valores experimentais obtidos máximos foram superiores aos valores teóricos e normativos, com a exceção da condição EA. Isto revela a necessidade de mais ensaios com outras espécies de madeira e vinculações para se propor valores normativos mais adequados de coeficientes k. Palavras-chave: Coeficiente de flambagem; Compressão de peças esbeltas; Carga crítica.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM PAINÉIS MONOLÍTICOS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO E ALVENARIA CONVENCIONAL EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS( 2022-11-10) RODRIGUES, SABRINA DE OLIVEIRAA construção civil é considerada um dos setores econômicos brasileiros que estão em constante crescimento, sempre buscando e investindo em inovações, para através de novas tecnologia alinhar custo, tempo e sustentabilidade. Diante da necessidade de métodos construtivos que possuíssem caraterísticas benéficas, como, bom desempenho, baixo custo, rapidez de execução, qualidade, foi inserido ao mercado da construção civil o painel monolítico de poliestireno expandido, EPS. O presente trabalho teve por objetivo descrever o sistema construtivo em painel monolítico de EPS, compreender a viabilidade da utilização desse sistema e expor as vantagens e desvantagens quando comparado ao método construtivo em alvenaria convencional na construção de habitações residenciais. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica no qual tem como caráter a pesquisa descritiva, o estudo foi dividido em quatro fases, que foram: definição da pergunta a ser respondida, a busca por evidências, definição da base de dados e fontes e a seleção dos artigos. Após o desenvolvimento e comparação dos sistemas estudados pôde-se observar vantagens do sistema monolítico em EPS em relação ao convencional, sendo superior tanto em relação ao custo benefício, execução e sustentabilidade. O sistema em EPS apresentou otimização no processo construtivo, se mostrando simples e rápido, quando comparado ao convencional, possui um ótimo conforto térmico e acústico, menos impacto ambiental, visto que o material utilizado é reciclável. Palavras-chaves: Poliestireno Expandido; Sistemas Construtivos; Habitações Residenciais.
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ItemMÉTODO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE QUALIDADE PARA EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONTEÇÃO: aplicação em muros de arrimo( 2022-11-10) OLIVEIRA, MARIA REBECA SOUSANeste trabalho foi elaborado um método de planejamento e controle de qualidade com aplicação em contenções de muro de arrimo, tendo o fator de segurança um indicador para gerenciamento de qualidade. Tendo por objetivo, o estudo da viabilidade do sistema de qualidade como ferramenta de redução de manifestações patológicas nas estruturas de contenção. A pesquisa foi realizada com análise do método executivo do muro de arrimo em alvenaria estrutural na construção da Unidade de Qualidade de Vida e Reforma da Escola Lourenço Galletti - SESI na cidade de Açailândia/MA. Foi elaborado um estudo com a utilização de sistema de planejamento e controle de qualidade com ficha de verificação de serviço. Apresentando resultados como o aparecimento de fissura vertical pela falta de ligação entre os elementos estruturais além da inexistência de fundação. Dessa forma, é compreendida a necessidade da implementação do sistema de planejamento e controle de qualidade com base nos documentos de referência, materiais e equipamentos, análise prévia, método executivo e controle de sistema. Para pesquisas futuras, pode ser implementada fichas de verificações de serviços para outras composições estruturais como fundações, pilares, lajes, entre outros. Palavras-chaves: Planejamento; Qualidade; Murro de arrimo; Manifestações Patológicas.
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ItemANÁLISE DO MELHORAMENTO MECÂNICO DE SOLO COM A ADIÇÃO DE ESCÓRIA DE ACIARIA NA CIDADE DE AÇAILÂNDIA-MA( 2022-11-11) SOUSA, PEDRO MANOEL LIMA GUSTAVOO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo propor uma destinação eficaz de resíduos industriais como alternativa para o melhoramento mecânico de solos, visando analisar o desempenho mecânico dessas misturas e energias necessárias para a sua efetiva compactação. Para tanto utilizou-se uma amostra de solo representativa na área territorial da cidade de Açailândia-MA e escória de siderúrgica, disponibilizada por uma empresa, localizada no município. Como método de procedimento utilizou-se o comparativo analítico, visto que as conclusões se afirmam a partir das comparações entre as amostras antes e depois do processo de melhoramento de solo por compactação, buscando estudar a viabilidade da utilização de resíduos industriais para melhoramento de solos destinados à pavimentação em conformidade com os requisitos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os dados obtidos nesta pesquisa concluíram que adição de resíduo no solo, provocou melhorias quanto as propriedades mecânicas de resistência ao cisalhamento aumento do peso específico seco máximo da amostra. Palavras-chave: Solos; Compactação; Melhoramento mecânico.
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ItemANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO DE VIAS DA CIDADE DE AÇAILÂNDIA - MA COM O USO DE UM EQUIPAMENTO MERLIN MODIFICADO( 2022-12-19) SILVA, LUCAS CARVALHOA avaliação da condição de tráfego das vias da cidade de Açailândia - MA é algo que até a atualidade foi pouco abordado utilizando os conceitos de irregularidade longitudinal ou outro semelhante. Por intermédio, demonstrar como aferir e trabalhar dados coletados da superfície de rodovias/vias e apresentar o nível de serventia das principais vias do município é uma necessidade substancial. No Brasil são largamente utilizados dois parâmetros para conceituar o estado das rodovias/vias utilizando a irregularidade longitudinal, sendo eles o Internacional Roughness Index (IRI) e o Quociente de Irregularidade (QI). Esse estudo tem como objetivo analisar as condições de rodagem de vias em pavimentação flexível no município de Açailândia - MA, empregando um equipamento MERLIN modificado intitulado MERLIN TEC. Os métodos de pesquisa foram divididos em algumas etapas, de início foram feitos estudos das bibliografias relacionadas a temática, depois o recolhimento e investigação de dados obtidos em campo, a demonstração dos resultados e, por fim a comparação entre os resultados. Considerando isso, foram selecionadas três vias dentre as indicadas pelo superintendente de trânsito da cidade, sendo elas as vias Alexandre Costa, Bonaire e Santa Luzia prosseguindo então na sua análise através do MERLIN TEC em suas trilhas de roda. A avenida Alexandre Costa obteve conceito de serventia regular. A rua Bonaire teve uma classificação péssima devido a presença de deteriorações em alguns subtrechos, sendo necessário fazer regressões de cálculo para se ter uma análise mais adequada, tendo uma classificação regular, em uma nova análise. Por fim a avenida Santa Luzia foi a que apresentou resultados mais satisfatórios de serventia, sendo classificada como boa, e podendo ser transitada a uma velocidade adequada para vias presentes em municípios. Portanto, as vias Alexandre Costa, Bonaire e Santa Luzia, sendo algumas das principais ruas de Açailândia - MA obtiveram classificações de serventia através desse estudo. Palavras-chave: Vias. Nível de serventia; IRI; QI; Pavimentação flexível; MERLIN.
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ItemANÁLISE DA CAPACIDADE BÁSICA EM RÓTULA SITUADA ENTRE AS RODOVIAS BR- 010 E BR-222 NA CIDADE DE AÇAILÂNDIA DO ESTADO DO MARANHÃO( 2023-02-03) BARBOZA, JOÃO LUCAS REISO objetivo do trabalho foi analisar a capacidade e desempenho da rotatória existente na interseção das rodovias BR-010 e BR-222 com o intuito de verificar se a mesma opera dentro do nível de serviço adequado, e, se necessário, sugerir possíveis medidas objetivando a melhoria do fluxo de tráfego no local. Uma interseção em rótula deve suprir adequadamente a demanda de veículos, quando isso não acontece, ocorre a formação de filas e lentidão nos ramos da rotatória, provocando atrasos significativos, mantendo o trânsito lento e aumentando o risco de acidentes. Diante dos resultados obtidos, verificou-se que a rotatória em questão não está operando dentro dos padrões e já apresenta sinais que evidenciam tal fato. A rotatória durante o horário de pico foi classificada com o nível de serviço F, apontando uma sobrecarga do dispositivo. Percebe-se, então, que há a necessidade de aplicar medidas no entrocamento, visando uma melhor fluidez do trânsito e segurança para os usuários da via. Os resultados justificam o estudo e comprovam a necessidade de mudanças na interseção, considerando que na atual configuração a rotatória não apresenta condições de desempenho suficiente para atender a demanda atual de veículos. Palavras-chave: Tráfego urbano. Rotatória. Capacidade de fluxo.
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ItemAS VANTAGENS DA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS POR MEIO DA METODOLOGIA BIM (BUILDING INFORMATION MODELING)( 2023-02-03) BANDEIRA, LUDSON LIMAA presente pesquisa tem como objetivo de apresentar a importância da compatibilização de projetos e seus benefícios para a engenharia civil, e em seguida como a fase de projetos pode influenciar na parte de execução, mão de obra, materiais, tempo, entre outros. Na sequência será mostrado os resultados da modelagem arquitetura de um sobrado de 2 pavimentos no software Autodesk Revit, e posteriormente exportado em IFC para o software QiBuilder para fazer os projetos elétrico, hidráulico, sanitário baseados no projeto em CAD fornecidos por uma empresa de Imperatriz-MA. Foi realizado a análise de interferência com a ferramenta de verificar colisões do software QiBuilder, no qual foi analisado as interferências entre todos os projetos elaborados, constando 7 colisões. Considerando as incompatibilidades analisadas, conclui-se com esse artigo, que a compatibilização de projetos e de extrema importância para o setor de construção civil, pois, pode se evitar vários transtornos na fase de execução e verificando a melhor solução e consequentemente possibilita uma diminuição de gastos de matérias, tempo na obra, deixando a obra mais harmónica e econômica. Palavras-chave: Compatibilização, Projetos, BIM.
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ItemAPLICABILIDADE DA METODOLOGIA BIM (BUILDING INFORMATION MODELING) EM EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO( 2023-02-03) REIS, THALYTA SOUZAA inovação tecnológica está cada vez mais contemplando todos os setores da construção civil. A metodologia BIM “Building Information Modeling”, corresponde a um processo que se faz a utilização de diversas ferramentas e softwares tecnológicos que elaboram representações gráficas e documentos que auxiliam no processo construtivo de uma edificação. A sua implementação na rotina profissional possui diversos benefícios como um maior controle de gestão da obra, orçamentos e cronogramas com maior precisão, redução no desperdício de materiais através das verificações e facilidade para a compatibilização entre diferentes projetos. Desse modo, se tem uma maior atenção para que os profissionais estejam integrados com o atual cenário do mercado brasileiro e suas exigências. Assim esta pesquisa foi realizada afim de verificar a aplicabilidade da metodologia BIM em empresas de pequeno e médio porte da região Tocantina do Maranhão. Foram aplicados questionários para entender a real situação das empresas pesquisados. Com este estudo foi possível elencar 20 dificuldades enfrentadas por estes empreendimentos. Palavras-chave: BIM. Empresas. Dificuldades. Construção civil.
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ItemINSULATED CONCRETE FORMS (ICF) COMO UM SISTEMA CONSTRUTIVO ENXUTO – UMA VISÃO A PARTIR DA LEAN CONSTRUCTION( 2023-02-03) CARVALHO, VICTOR BEZERRAA indústria construtiva brasileira tem procurado métodos que garantem a eficiência da construção com maior industrialização, perda mínima de material e introdução de sistemas de controle de qualidade. Desse modo, surgiu a metodologia Lean Construction (Construção Enxuta), e o sistema construtivo Insulated Concrete Forms (ICF) afim de diminuir problemas frequentes do setor construtivo. No presente trabalho foi desenvolvido um estudo da viabilidade técnica, econômica e de sustentabilidade fundamentados pela filosofia Lean, por meio da implantação do ICF para o setor de construção civil no país. A pesquisa foi realizada com análise do método construtivo em ICF de uma residência unifamiliar, abordando suas principais etapas construtivas identificando características e viabilidade da aplicação da filosofia Lean. Apresentando resultados como vantagens no conforto térmico e acústico e racionalização de materiais. Dessa forma, pode-se concluir que sua implementação possui um excelente custo-benefício, diante da redução de mão de obra, sustentabilidade, e uma redução da parcela de atividades que não agregam valor, fazendo do ICF um sistema enxuto. Palavras-chave: lean construction. sistema ICF. sustentabilidade. economia.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DO CONCRETO CONVENCIONAL DOSADO COM DIFERENTES TIPOS DE AGREGADOS GRAÚDOS( 2023-02-03) SILVA, PEDRO PAULO DE ANDRADEO concreto como material de construção mais utilizado no mundo necessita de alternativas viáveis para a sua produção. Com a grande utilização do seixo rolado como o principal agregado graúdo na cidade de Açailândia – MA, devido a sua maior disponibilidade de comercialização no mercado próximo as obras surgiram a necessidade de se estudar e comparar as propriedades deste concreto em comparação com o concreto convencional de brita granítica, para um mesmo grau de trabalhabilidade. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as propriedades físicas, mecânicas e de trabalhabilidade de dois tipos de concreto. Neste intuito, foram realizados ensaios de trabalhabilidade, de massa específica do concreto fresco e produzidos corpos de prova cilíndricos e submetidos a ensaios de resistência a compressão axial e ao ensaio de ultrassom. O concreto produzido com seixo rolado precisou de uma menor quantidade de água em comparação ao produzido com brita granítica para atingir o mesmo grau de trabalhabilidade, apresentando assim uma menor relação água cimento. Os resultados obtidos do ensaio de resistência a compressão mostraram que o concreto com seixo rolado foi superior ao de brita granítica em 28,79% no ensaio de resistência a compressão, neste caso, devido necessitar de uma menor relação água cimento para atingir uma boa trabalhabilidade. Palavras-chave: Concreto convencional. Trabalhabilidade. Resistência. Seixo rolado. Brita granítica.
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ItemAPLICAÇÃO DE REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS NA DETECÇÃO DE PATOLOGIAS DO TIPO PANELA EM PAVIMENTOS ASFÁLTICOS( 2023-02-03) SOUZA, ÁTILA MARCONCINE DEUm dos defeitos mais comuns em pavimentos asfálticos são os buracos (panelas), e a detecção desse tipo de patologia é um componente crítico da manutenção e reabilitação do pavimento. O presente trabalho visa o treinamento de uma Rede Neural Convolucional (RNC) que seja capaz de identificar a patologia do tipo panela em pavimentos asfálticos. Para isso foi necessário a montagem de dois bancos de dados (DT1 e DT2), com imagens dessa patologia coletadas através da câmera GoPro Hero 7. Em seguida, foi realizado o pré-processamento das imagens coletadas, por meio do software LabelImg. Por fim, foi realizado o treinamento da RNC no ambiente de execução Google Colab, utilizando a linguagem Python, o algoritmo YoloV4 e o framework Darknet. Os resultados de treinamento obtidos foram satisfatórios para os dois bancos de dados utilizados. Entretanto, notou-se um desempenho melhor, em todas as métricas de avaliação do DT2, que continham a maior quantidade de imagens, com a métrica de precisão atingindo 0,9, o recall 0,89 o F1-score 0,88, o IoU 71,15% e o mAP 91,68%. Para validação dos resultados do treinamento foi realizado uma filmagem na cidade de Imperatriz-MA e, dessa forma, foi perceptível que a utilização na prática de um modelo neuronal para detecções de panelas se mostrou funcional, apesar de não obter resultados tão satisfatórios quanto o conjunto de treinamento, atingindo uma a precisão de 73,29% no limiar 0,9 e um recall de 79,77% no limiar 0,5. Esse resultado em conjunto com as exposições dos dados de telemetria, facilitam a manutenção de pavimentos asfálticos, visto que ao final do processo é obtido um modelo que detecta buracos e indica a sua localização. Ressalta-se que é possivel treinar a mesma RNC para detectar outras patologias, tornando assim o processo de avaliação de pavimentos mais completo. Palavras-chave: Panela. Pavimento asfáltico. Rede Neural Convolucional. YOLOv4.
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ItemESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO CONCRETO COM ADIÇÃO DE FIBRAS NATURAIS DE INAJÁ (MAXIMILIANA MARIPA (AUBLET) DRUDE)( 2023-07-17) SOUSA, WALEFF ALVES DEA indústria do âmbito da construção civil é considerada um dos ramos mais importantes em questão socioeconômica do Brasil, abrange desde a retirada de insumos até a realização de obras. Sendo assim, o concreto em sua composição pode apresentar classificações, aplicadas de acordo com a sua dosagem, pois, os concretos convencionais e de alta resistência são dados conforme a função da sua resistência à compressão. A metodologia deste trabalho baseia-se em revisão de literatura e na realização prática dos traços de concreto convencional e com adição de fibras naturais de Inajá (Maximiliana maripa (Aublet) Drude). Em seguida, foi realizado o slump test, ensaio de compressão axial e de tração por compressão diametral, de modo a estabelecer comparações entre o concreto convencional e com adição de fibras de Inajá. Posto isso, observou-se através do ensaio de compressão axial, que o uso do concreto com adição de fibras não apresentou valores satisfatórios em relação ao concreto convencional. No entanto, o ensaio à tração por compressão diametral apresentou valores satisfatórios quanto ao uso das fibras de Inajá. Palavras-chave: Concreto. Fibras naturais. Inajá.
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ItemMANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: estudo de caso em um estabelecimento comercial localizado na cidade de Açailândia - MA( 2023-07-17) BOMJARDIM, WITOR CARVALHONa construção civil é bem comum o surgimento de manifestações patológicas, sejam elas por falhas construtivas ou de projeto, bem como falta de manutenção, além de agentes externos e internos inerentes aos materiais empregados. Desta forma, encontra-se dentro da Engenharia Civil o estudo da Patologia, que visa estudar os agentes que contribuem com a degradação das estruturas. Pois o retrabalho e as manutenções corretivas empregam um custo elevado nos processos construtivos. Sendo assim, é de extrema importância identificar suas causas. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar as manifestações patológicas encontradas em um estabelecimento comercial localizado em Açailândia - MA, dentre as quais se destacam: fissuras, rachaduras, corrosão da armadura bem como, deterioração da estrutura de concreto. De forma a identificar as manifestações patológicas apresentadas no estabelecimento, analisar as possíveis causas que podem impedir ou minimizar as manifestações patológicas na edificação. Por fim, pode-se concluir que, embora todas as edificações estejam sujeitas a manifestarem patologia devido aos vários agentes causadores, a prevenção e o planejamento, ainda na fase de projeto, é sempre o melhor caminho a se tomar, pois os custos com retrabalho e manutenção serão menores. Palavras-chave: Manifestações Patológicas; Fissuras; Desempenho das edificações.
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ItemLAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL: estudo de caso em Imperatriz – MA( 2023-07-17) CÂNDIDO, WILLIANE PASCOAL DE LIMAA presença de manifestações patológicas, auxilia na perda de desempenho das edificações, onde as mesmas não exercem a função para o qual elas foram construídas. A Inspeção Predial, é uma atividade fundamentada por normas e por leis, que tem como objetivo, constatar o estado de conservação e o funcionamento das edificações, para assim, ser mantida com o mínimo possível de segurança, habitabilidade e durabilidade da estrutura. O objetivo do presente trabalho é realizar uma investigação técnica de uma edificação, para identificar e analisar as manifestações patológicas, conforme a Norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP e da NBR 16747:2020, com a elaboração de um laudo técnico, mostrando sua importância para resolução de manifestações patológicas em edificações. Dessa forma foi feito o levantamento e a análise das irregularidades de um galpão industrial localizado em Imperatriz-MA, utilizando selo de gesso para acompanhamento das fissuras e ensaios como sondagem a percussão e a extração e rompimentos de testemunho de concreto e a Matriz GUT para auxiliar na resolução dos problemas encontrados. Os resultados obtidos mostraram que a manifestação patológica trinca por recalque apresenta maior risco a estrutura da edificação, necessitando de uma solução urgente e o desplacamento cerâmico a irregularidade com menor prioridade. Palavras-chave: Engenharia Diagnóstica. Inspeção Predial. Manifestação Patológicas. Matriz GUT.