Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Matemática por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ESCOLA( 2023-01-04) Melo, Carlos Alexandre de; chaves Filho, Gilmar de Sousa; Costa, Wthallhes SilvaO objetivo principal deste TCC é apresentar algumas considerações sobre o conceito de educação financeira e sua importância na formação inicial da pessoa, e mostrar a importância de conhecer os fundamentos da educação financeira e do planejamento orçamentário. A educação financeira, é necessária para que as pessoas adquiram hábitos mais saudáveis de consumo, crédito e poupança. O desconhecimento dos conceitos dos produtos financeiros, faz com que as pessoas façam mau uso dessas ferramentas, dificultando a tomada de decisões. Por fim, deixar claro que a educação financeira não se trata apenas de gestão do dinheiro, mas também de qualidade de vida, que pode ser alcançada por meio de hábitos simples como controlar, poupar, investir e fazer escolhas que mantenham a saúde financeira do indivíduo. Palavras-Chave: Educação Financeira; Ensino; Finanças Pessoais; Planejamento.
-
ItemA POTENCIALIDADE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA FRENTE AOS GOLPES FINANCEIROS( 2024-08-12) SANTOS, LARA FERNANDA GOMESEste artigo busca compreender: como a Educação Financeira Crítica pode ir de encontro aos golpes financeiros? Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, destacando e articulando as compreensões de pesquisadores que se voltam à Educação Financeira e à Educação Matemática Crítica, para com eles pensar e discutir um tema que é comum à sociedade brasileira, os golpes financeiros, que afetam milhares de pessoas e famílias. Com os estudos realizados foi possível compreender e articular que uma educação financeira crítica pode dar subsídios às pessoas para se posicionar criticamente frente a uma possibilidade de golpe financeiro, tendo como ato primeiro o de questionar a situação que se apresenta, seguido do ato exploratório e investigativo, para verificar a veracidade das informações apresentadas pelo possível estelionatário. Tendo como argumento essa compreensão, defende-se que desde o Ensino Fundamental a Educação Financeira Crítica seja curricularizada e realizada, para que com o tempo se reduza na sociedade os pontos de vulnerabilidade a partir dos quais os golpistas projetam suas ações.
-
ItemAS ETNOGEOMETRIAS PRESENTES NAS OBRAS ARQUITETÔNICAS: UM OLHAR AOS FRACTAIS( 2024-08-12) SOUSA, LÍVIA DOS SANTOSEste estudo surge da convergência entre duas áreas de pesquisa distintas: a Etnomatemática e a Geometria Fractal, originando assim a Etnogeometria Fractal. O objetivo é investigar a presença de fractais em diferentes culturas, especialmente em sua arquitetura. A pesquisa é conduzida qualitativamente, utilizando uma abordagem bibliográfica e um método fenomenológico, com análise dos dados através das perspectivas da Análise Ideográfica e Nomotética. O movimento investigativo permitiu a constituição de três Núcleos de Compreensão, com os quais foi possível articular sobre a presença que é questionada na pergunta de pesquisa, sendo eles: A Etnogeometria fractal expressas em obras arquitetônicas espontâneas da antiguidade; A Etnogeometria fractal expressa em obras arquitetônicas, design, cidades e paisagens naturais contemporâneos e A Etnogeometria fractal como construção de conhecimentos interdisciplinares na arquitetura e em sala de aula usando tecnologia. Esses núcleos de compreensão se intersectam, destacando a importância da Etnogeometria Fractal como um campo de estudo que transcende fronteiras temporais e culturais. A análise desses padrões fractais na arquitetura e na natureza pode fornecer insights valiosos para o entendimento da relação entre cultura, geometria e percepção visual, além de contribuir para uma abordagem mais holística e interdisciplinar no ensino e na prática da matemática.
-
ItemAS PESSOAS IDOSAS SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA( 2024-08-12) SOUSA, jHEFFERSON FEITOSA DEEste trabalho visa compreender: como a Educação Matemática, no âmbito das emáticas que a constitui, se direciona reflexivamente aos idosos? Para tanto, realiza-se um levantamento bibliográfico que legou vinte e oito textos, juntos aos quais realiza-se uma análise fenomenológica. Tal análise permitiu constituir três ideias nucleares a partir das quais pode-se tecer compreensões sobre o interrogado, quais sejam: a educação matemática de idosos sob perspectiva da inclusão; práticas pedagógicas voltadas ao ensino de idosos; o olhar ao idoso a partir da etnomatemática. a articulação sobre cada Ideia Nuclear possibilitou destacar aqueles que a investigação mostrou como olhares da Educação Matemática ao público idoso, dentre eles, o olhar da Modelagem Matemática, da Educação Financeira, da formação de professores de Matemática, das tecnologias da informação e da comunicação, da Etnomatemática, das práticas pedagógicas e atividades de Ensino e da inclusão social. Constata-se a ausência do olhar da Filosofia da Educação Matemática, este que pode à posteriori ser direcionado pelos autores deste texto, ou por pesquisadores que o leem.
-
ItemCRIPTOGRAFIA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DE MATRIZES NO ENSINO MÉDIO( 2024-08-12) LUZ, EMERSSON SILVA DA ; LIMA, MIZIA SILVAEste trabalho propõe uma abordagem inovadora para o ensino de matrizes no Ensino Médio, integrando a criptografia como ferramenta pedagógica. Tal iniciativa se deu através da problemática sobre os barreiras enfrentadas por discentes e docentes no decurso da troca de conhecimento em relação ao tema matemático das matrizes. O dito assunto, normalmente é lecionado sem instigar a perspicácia e a motivação do aluno, resultando em déficts de aprendizagem. Cabendo considerar ainda, que em parcela dos contextos, os docentes o fazem dessa forma resumida, em decorrência da pouca oferta de tecnologia e possibilidades de trabalho. Nessa proposta, a cifra de Hill foi selecionada como meio para explorar os conceitos matriciais em um contexto prático e relevante para os alunos, onde o objetivo principal é oferecer uma estratégia que estimule o interesse dos estudantes pela Matemática, destacando sua aplicação na segurança da informação. Tendo em vista galgar a meta maior, desafios foram traçados e alcançados. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a história da criptografia, sua importância para a segurança da informação e sua relação com a Matemática. Posteriormente, foram revisados conceitos básicos de matrizes que se relacionam com sua aplicação na criptografia. Os dados levantados, foram apresentados em uma palestra para docentes e discentes do Ensino Médio, visando fomentar a curiosidade dos mesmos a respeito dessa proposta pedagógica. Logo depois, os ouvintes foram levados para o Laboratório de informática da UEMASUL para uma atividade prática envolvendo o conteúdo de matrizes aplicado em criptografia com o auxílio do Software GeoGebra. Ao findar esse processo, todo o trabalho foi avaliado por meio de questionários e seus resultados apresentados por meio de relatos e gráficos estatísticos inovadores e de fácil compreensão. A apuração geral dos feedbacks que foram coletados através de questionários, resultaram na elaboração de gráficos estatísticos chamados de nuvem de palavras. Esses, por sua vez, fornecem insights sobre o impacto da abordagem pedagógica na compreensão e satisfação dos alunos. Diante dos resultados obtidos, cabe considerar que este estudo contribui para o avanço das estratégias de ensino de Matemática uma vez que, demonstra que a criptografia pode ser uma ferramenta poderosa para engajar os estudantes e promover uma compreensão mais profunda dos conceitos matriciais.
-
ItemMATEMÁTICAS E MODELAGENS MATEMÁTICAS: um olhar ao currículo de formação de professores de matemática( 2024-08-12) SILVA, TEREZA CRISTINA SOUZAEste trabalho busca compreender: como se configura a possibilidade de modelagens matemáticas diante de diferentes modas de mostrar-se a matemática e como essas modelagens se fazem presente nos currículos de formação de prefessores de matemática no Brasil. Inicialmente, articulamos sobre a possibilidade de existências de matemáticas, para tecer compressões sobre a possibilidade de modelagens matemáticas, que se expõem em diferentes espaços científicos, sociais e culturais. Visando a pergunta de pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo, de cunho documental, focando Projetos Pedagógicos de Curso de licenciaturas em Matemática de universidades públicas brasileiras. Esta análise possibilitou o desenvolvimento de quatro Núcleos de Compreensões, que abarcam os modos de mostrar-se a modelagem nos currículos: A modelagem como instrumento da matemática aplicada; a modelagem matemática como tema daeducação matemática, correlato à formação teórica e prática do professor de Matemática; A modelagem como atividade transdisciplinar, que transcende a sala de aula tendo correlatos no cotidiano dos alunos; a modelagem expondo-se na percepção de sua ausência no currículo de formação de professores de matemática. Compreende-se que a partir das perspectivas dos diferenres modos de mostrar-se a matemática, também se mostram diferentes modos de mostra-se a modelagem matemática. Com isso, defende-se a institucionalização das modelagens, considerando seus modos de mostrar-se, enfatizando os conhecimentos, os espaços e as culturas que as fazem distintas umas das outras.
-
ItemMATERIAIS LÚDICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS( 2024-08-12) SOUSA, VANELDE OLIVEIRA DEO objetivo deste trabalho é conscientizar os educadores de matemática a utilizarem materiais lúdicos para o ensino-aprendizagem desta disciplina, voltada principalmente para as séries iniciais da Escola Municipal Presidente Costa e Silva de Imperatriz-MA. Assim, propõe-se refletir sobre o nosso modo de ver e conceber o ensino e a aprendizagem da Matemática, despertando para a importância do lúdico como uma estratégia eficaz nesse processo de ensino de matemática. Para tanto, serão apresentadas várias propostas de como utilizar os materiais concretos, que serão executados e analisados, com o intuito de percebê-los como instrumentos que, além de facilitar o processo de ensinoaprendizagem, também podem tornar a Matemática uma disciplina mais atraente e desafiadora. Inicialmente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em livros. Em seguida, procedeu-se a uma pesquisa de campo junto aos docentes e alunos das séries iniciais da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, em Imperatriz-MA. O enfoque adotado no trabalho é de caráter fenomenológico, com abordagem quantitativa. Os resultados obtidos demonstraram que a maior parte dos professores costuma utilizar o lúdico na prática docente, mas alegam não trabalhar mais devido à falta de uma estrutura física adequada, uma vez que esses materiais se constituem em ferramentas importantes no processo de ensino-aprendizagem.
-
ItemPOTENCIALIZANDO O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES UTILIZANDO O GEOGEBRA( 2024-08-12) BONFIM, JOÃO WILLIAN FERREIRAEste trabalho teve como objetivo investigar o impacto do uso do software GeoGebra na compreensão dos conceitos de funções exponenciais e logarítmicas em estudantes do ensino médio. A justificativa para esse estudo se baseia na necessidade de explorar estratégias inovadoras de ensino que possam facilitar o aprendizado desses temas, que são frequentemente considerados desafiadores para os alunos. A metodologia utilizada consistiu na implementação de uma sequência didática, envolvendo o uso do software GeoGebra, em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Os estudantes foram divididos em grupos e realizaram atividades práticas que exploraram as propriedades e comportamentos das funções exponenciais e logarítmicas, utilizando o software como uma ferramenta de apoio. Os principais resultados evidenciaram que o uso do GeoGebra teve um impacto positivo na compreensão dos conceitos pelos alunos. Eles demonstraram maior interesse, participação ativa e engajamento durante as atividades, além de uma melhoria significativa no desempenho em avaliações realizadas posteriormente. A partir desses resultados, conclui-se que o software GeoGebra é uma ferramenta eficaz para melhorar o aprendizado dos conceitos de funções exponenciais e logarítmicas no ensino médio. Portanto, seu uso é recomendado como uma estratégia complementar aos métodos tradicionais de ensino desses conteúdos.
-
ItemSISTEMA NUMÉRICO DECIMAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM OLHAR PARA AS APRENDIZAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL( 2023-01-03) SOUSA, ALDEJOICE PINA EEste estudo originou-se do interesse em investigar possíveis contribuições que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC pode trazer ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. As redes de ensino tiveram um prazo de dois anos para se adequarem a esse orientador curricular, contudo, as expectativas transpassam o currículo, se estendendo à prática de sala de aula. Lançando um olhar sobre o que é básico para as demais aprendizagens matemáticas, considerando o número e seus padrões como objeto fundamental dessa área de conhecimento, construir compreensões a respeito do ensino e aprendizagem do sistema numérico decimal à luz da BNCC constitui-se o objetivo desta pesquisa. Para isso, questiona-se: como se dá o desenvolvimento das habilidades referentes ao sistema numérico decimal, descritas na BNCC, por alunos concluintes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nesse sentido, realizou-se uma revisão bibliográfica discorrendo sobre os principais sistemas numéricos até a ascensão do sistema decimal no Ocidente e como ele se caracteriza, culminando na sua apresentação no ensino formal. Recorreu-se à pesquisa exploratória para entender como o desenvolvimento interrogado se manifesta na prática escolar, e à análise textual discursiva para o tratamento dos dados obtidos, a partir da qual foram estabelecidas categorias que permitiram realizar compreensões acerca da pergunta central desta pesquisa. Evidencia-se a distância entre as habilidades constantes no documento oficial e as desenvolvidas na prática dos sujeitos da pesquisa. Palavras-chave: Sistema de Numeração Decimal; Base Nacional Comum Curricular; Anos Iniciais.
-
ItemTEOREMA DE BAIRE E APLICAÇÕES( 2024-08-12) DIMARANES, GLEIDSON FILADELFOEste trabalho objetivou analisar as proposições mais significativas relacionadas ao estudo de Espaços Métricos e a aplicação desta teoria na demonstração do Teorema de Baire. Teorema este que possui inúmeras aplicações não só na Topologia, mas, principalmente, na Análise Matemática, na Análise Funcional e Geometria Diferencial. Nesse sentido, a fim de demonstrá-lo, realizamos o estudo de alguns conteúdos e definições fundamentais da teoria de Espaços Métricos, analisando suas propriedades, seus aspectos geométricos e topológicos. Em seguida, apresentamos os espaços métricos completos, bem como suas relações com as sequências de Cauchy e usamos os resultados obtidos para definirmos os Espaços de Baire e demonstrarmos o Teorema de Baire. Por fim, tratamos de algumas aplicações relevantes relacionadas a esses espaços generalizados, como a demonstração que o conjunto ternário de Cantor não é enumerável, que existem funções contínuas em todo domínio e não derivável em ponto algum do domínio, dentre outras aplicações.
-
ItemUSO DO GEOGEBRA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: um olhar ao desenvolvimento do pensamento algébrico na formação escolar básica( 2023-04-10) SANTOS, IRINEU ANTONIO NASCIMENTO DOSTendo em vista que as barreiras encontradas por alunos no que tange o ensino da Álgebra são cada vez mais comuns nos anos finais do ensino fundamental, busca-se aqui compreender: como o trabalho com software GeoGebra contribui, ou pode contribuir à aprendizagem da Álgebra. Para tanto, foi realizado um estudo de campo, visando inicialmente compreender os conhecimentos prévios dos sujeitos de pesquisa sobre simbologia e operações algébricas. Mediante constatação de que os sujeitos apresentaram dificuldades concernentes ao pensamento algébrico, foi realizada uma proposta didático-pedagógica subsidiada pelo trabalho com o software Geogebra. Na sequência, foi realizada uma atividade avaliativa, visando compreender se a proposta permitiu aos alunos produzir significados em Álgebra, mais especificamente se houve desenvolvimento do pensamento algébrico. Mediante análise descritiva-interpretativa dos dados assim produzidos, foi possível compreender que os sujeitos fizeram uso de grandezas indeterminadas; generalizaram concepções a partir de um dado exemplo, usando símbolos para representar o problema de forma geral identificando como se raciocina para resolução do enunciado. Ou seja, entende-se que houve produção de significados para os objetos e a linguagem algébrica e, portanto, deu-se passos importantes na transição da Aritmética à Álgebra. Palavras-chave:Pensamento Algébrico; Álgebra; Geogebra; Ensino Fundamental