Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Matemática por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ESCOLA( 2023-01-04) Melo, Carlos Alexandre de; chaves Filho, Gilmar de Sousa; Costa, Wthallhes SilvaO objetivo principal deste TCC é apresentar algumas considerações sobre o conceito de educação financeira e sua importância na formação inicial da pessoa, e mostrar a importância de conhecer os fundamentos da educação financeira e do planejamento orçamentário. A educação financeira, é necessária para que as pessoas adquiram hábitos mais saudáveis de consumo, crédito e poupança. O desconhecimento dos conceitos dos produtos financeiros, faz com que as pessoas façam mau uso dessas ferramentas, dificultando a tomada de decisões. Por fim, deixar claro que a educação financeira não se trata apenas de gestão do dinheiro, mas também de qualidade de vida, que pode ser alcançada por meio de hábitos simples como controlar, poupar, investir e fazer escolhas que mantenham a saúde financeira do indivíduo. Palavras-Chave: Educação Financeira; Ensino; Finanças Pessoais; Planejamento.
-
ItemA POTENCIALIDADE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA FRENTE AOS GOLPES FINANCEIROS( 2024-08-12) SANTOS, LARA FERNANDA GOMESEste artigo busca compreender: como a Educação Financeira Crítica pode ir de encontro aos golpes financeiros? Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, destacando e articulando as compreensões de pesquisadores que se voltam à Educação Financeira e à Educação Matemática Crítica, para com eles pensar e discutir um tema que é comum à sociedade brasileira, os golpes financeiros, que afetam milhares de pessoas e famílias. Com os estudos realizados foi possível compreender e articular que uma educação financeira crítica pode dar subsídios às pessoas para se posicionar criticamente frente a uma possibilidade de golpe financeiro, tendo como ato primeiro o de questionar a situação que se apresenta, seguido do ato exploratório e investigativo, para verificar a veracidade das informações apresentadas pelo possível estelionatário. Tendo como argumento essa compreensão, defende-se que desde o Ensino Fundamental a Educação Financeira Crítica seja curricularizada e realizada, para que com o tempo se reduza na sociedade os pontos de vulnerabilidade a partir dos quais os golpistas projetam suas ações.
-
ItemAS ETNOGEOMETRIAS PRESENTES NAS OBRAS ARQUITETÔNICAS: UM OLHAR AOS FRACTAIS( 2024-08-12) SOUSA, LÍVIA DOS SANTOSEste estudo surge da convergência entre duas áreas de pesquisa distintas: a Etnomatemática e a Geometria Fractal, originando assim a Etnogeometria Fractal. O objetivo é investigar a presença de fractais em diferentes culturas, especialmente em sua arquitetura. A pesquisa é conduzida qualitativamente, utilizando uma abordagem bibliográfica e um método fenomenológico, com análise dos dados através das perspectivas da Análise Ideográfica e Nomotética. O movimento investigativo permitiu a constituição de três Núcleos de Compreensão, com os quais foi possível articular sobre a presença que é questionada na pergunta de pesquisa, sendo eles: A Etnogeometria fractal expressas em obras arquitetônicas espontâneas da antiguidade; A Etnogeometria fractal expressa em obras arquitetônicas, design, cidades e paisagens naturais contemporâneos e A Etnogeometria fractal como construção de conhecimentos interdisciplinares na arquitetura e em sala de aula usando tecnologia. Esses núcleos de compreensão se intersectam, destacando a importância da Etnogeometria Fractal como um campo de estudo que transcende fronteiras temporais e culturais. A análise desses padrões fractais na arquitetura e na natureza pode fornecer insights valiosos para o entendimento da relação entre cultura, geometria e percepção visual, além de contribuir para uma abordagem mais holística e interdisciplinar no ensino e na prática da matemática.
-
ItemAS PESSOAS IDOSAS SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA( 2024-08-12) SOUSA, jHEFFERSON FEITOSA DEEste trabalho visa compreender: como a Educação Matemática, no âmbito das emáticas que a constitui, se direciona reflexivamente aos idosos? Para tanto, realiza-se um levantamento bibliográfico que legou vinte e oito textos, juntos aos quais realiza-se uma análise fenomenológica. Tal análise permitiu constituir três ideias nucleares a partir das quais pode-se tecer compreensões sobre o interrogado, quais sejam: a educação matemática de idosos sob perspectiva da inclusão; práticas pedagógicas voltadas ao ensino de idosos; o olhar ao idoso a partir da etnomatemática. a articulação sobre cada Ideia Nuclear possibilitou destacar aqueles que a investigação mostrou como olhares da Educação Matemática ao público idoso, dentre eles, o olhar da Modelagem Matemática, da Educação Financeira, da formação de professores de Matemática, das tecnologias da informação e da comunicação, da Etnomatemática, das práticas pedagógicas e atividades de Ensino e da inclusão social. Constata-se a ausência do olhar da Filosofia da Educação Matemática, este que pode à posteriori ser direcionado pelos autores deste texto, ou por pesquisadores que o leem.
-
ItemCRIPTOGRAFIA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DE MATRIZES NO ENSINO MÉDIO( 2024-08-12) LUZ, EMERSSON SILVA DA ; LIMA, MIZIA SILVAEste trabalho propõe uma abordagem inovadora para o ensino de matrizes no Ensino Médio, integrando a criptografia como ferramenta pedagógica. Tal iniciativa se deu através da problemática sobre os barreiras enfrentadas por discentes e docentes no decurso da troca de conhecimento em relação ao tema matemático das matrizes. O dito assunto, normalmente é lecionado sem instigar a perspicácia e a motivação do aluno, resultando em déficts de aprendizagem. Cabendo considerar ainda, que em parcela dos contextos, os docentes o fazem dessa forma resumida, em decorrência da pouca oferta de tecnologia e possibilidades de trabalho. Nessa proposta, a cifra de Hill foi selecionada como meio para explorar os conceitos matriciais em um contexto prático e relevante para os alunos, onde o objetivo principal é oferecer uma estratégia que estimule o interesse dos estudantes pela Matemática, destacando sua aplicação na segurança da informação. Tendo em vista galgar a meta maior, desafios foram traçados e alcançados. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a história da criptografia, sua importância para a segurança da informação e sua relação com a Matemática. Posteriormente, foram revisados conceitos básicos de matrizes que se relacionam com sua aplicação na criptografia. Os dados levantados, foram apresentados em uma palestra para docentes e discentes do Ensino Médio, visando fomentar a curiosidade dos mesmos a respeito dessa proposta pedagógica. Logo depois, os ouvintes foram levados para o Laboratório de informática da UEMASUL para uma atividade prática envolvendo o conteúdo de matrizes aplicado em criptografia com o auxílio do Software GeoGebra. Ao findar esse processo, todo o trabalho foi avaliado por meio de questionários e seus resultados apresentados por meio de relatos e gráficos estatísticos inovadores e de fácil compreensão. A apuração geral dos feedbacks que foram coletados através de questionários, resultaram na elaboração de gráficos estatísticos chamados de nuvem de palavras. Esses, por sua vez, fornecem insights sobre o impacto da abordagem pedagógica na compreensão e satisfação dos alunos. Diante dos resultados obtidos, cabe considerar que este estudo contribui para o avanço das estratégias de ensino de Matemática uma vez que, demonstra que a criptografia pode ser uma ferramenta poderosa para engajar os estudantes e promover uma compreensão mais profunda dos conceitos matriciais.
-
ItemEDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: GOLPES FINANCEIROS E POSSIBILIDADES DE PREVENÇÃO( 2026-01-22) ARAÚJO, CAROLINA DA SILVAO trabalho apresentado emerge da inquietação com a recorrente presença de golpes financeiros no cotidiano das pessoas. Essa recorrência, se justifica em nosso entendimento, pela oferta de “ganhar dinheiro fácil”. Nesse contexto, trabalhamos na elaboração de um folheto informativo que aborda alguns golpes financeiros, bem com as suas possibilidades de prevenção. Juntamente à elaboração deste folheto, nos dedicamos ao estudo de aspectos concernentes à Educação Financeira e, de modo particular, à Educação Financeira no contexto da Educação Matemática. Buscamos compreender como a Educação Financeira pode ser trabalhada nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática e como esse tema se evidencia em documentos oficiais educacionais, em especial, a Base Nacional Comum Curricular. Com o desenvolvimento do trabalho ficou evidente a necessidade de compreendermos a Educação Financeira para além de aspectos relacionados ao dinheiro ou ao enriquecimento. Trata-se de um olhar crítico para a sociedade, para o consumo, para o planejamento familiar. Evidenciou-se, também, que o trabalho com a Educação Financeira, em sala de aula, pode contribuir para que os alunos e as suas famílias não se deixem enganar por propostas de dinheiro fácil e possam se proteger dos diversos golpes financeiros existentes.
-
ItemMATEMÁTICAS E MODELAGENS MATEMÁTICAS: um olhar ao currículo de formação de professores de matemática( 2024-08-12) SILVA, TEREZA CRISTINA SOUZAEste trabalho busca compreender: como se configura a possibilidade de modelagens matemáticas diante de diferentes modas de mostrar-se a matemática e como essas modelagens se fazem presente nos currículos de formação de prefessores de matemática no Brasil. Inicialmente, articulamos sobre a possibilidade de existências de matemáticas, para tecer compressões sobre a possibilidade de modelagens matemáticas, que se expõem em diferentes espaços científicos, sociais e culturais. Visando a pergunta de pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo, de cunho documental, focando Projetos Pedagógicos de Curso de licenciaturas em Matemática de universidades públicas brasileiras. Esta análise possibilitou o desenvolvimento de quatro Núcleos de Compreensões, que abarcam os modos de mostrar-se a modelagem nos currículos: A modelagem como instrumento da matemática aplicada; a modelagem matemática como tema daeducação matemática, correlato à formação teórica e prática do professor de Matemática; A modelagem como atividade transdisciplinar, que transcende a sala de aula tendo correlatos no cotidiano dos alunos; a modelagem expondo-se na percepção de sua ausência no currículo de formação de professores de matemática. Compreende-se que a partir das perspectivas dos diferenres modos de mostrar-se a matemática, também se mostram diferentes modos de mostra-se a modelagem matemática. Com isso, defende-se a institucionalização das modelagens, considerando seus modos de mostrar-se, enfatizando os conhecimentos, os espaços e as culturas que as fazem distintas umas das outras.
-
ItemMATERIAIS LÚDICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS( 2024-08-12) SOUSA, VANELDE OLIVEIRA DEO objetivo deste trabalho é conscientizar os educadores de matemática a utilizarem materiais lúdicos para o ensino-aprendizagem desta disciplina, voltada principalmente para as séries iniciais da Escola Municipal Presidente Costa e Silva de Imperatriz-MA. Assim, propõe-se refletir sobre o nosso modo de ver e conceber o ensino e a aprendizagem da Matemática, despertando para a importância do lúdico como uma estratégia eficaz nesse processo de ensino de matemática. Para tanto, serão apresentadas várias propostas de como utilizar os materiais concretos, que serão executados e analisados, com o intuito de percebê-los como instrumentos que, além de facilitar o processo de ensinoaprendizagem, também podem tornar a Matemática uma disciplina mais atraente e desafiadora. Inicialmente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em livros. Em seguida, procedeu-se a uma pesquisa de campo junto aos docentes e alunos das séries iniciais da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, em Imperatriz-MA. O enfoque adotado no trabalho é de caráter fenomenológico, com abordagem quantitativa. Os resultados obtidos demonstraram que a maior parte dos professores costuma utilizar o lúdico na prática docente, mas alegam não trabalhar mais devido à falta de uma estrutura física adequada, uma vez que esses materiais se constituem em ferramentas importantes no processo de ensino-aprendizagem.
-
ItemPOTENCIALIZANDO O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES UTILIZANDO O GEOGEBRA( 2024-08-12) BONFIM, JOÃO WILLIAN FERREIRAEste trabalho teve como objetivo investigar o impacto do uso do software GeoGebra na compreensão dos conceitos de funções exponenciais e logarítmicas em estudantes do ensino médio. A justificativa para esse estudo se baseia na necessidade de explorar estratégias inovadoras de ensino que possam facilitar o aprendizado desses temas, que são frequentemente considerados desafiadores para os alunos. A metodologia utilizada consistiu na implementação de uma sequência didática, envolvendo o uso do software GeoGebra, em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Os estudantes foram divididos em grupos e realizaram atividades práticas que exploraram as propriedades e comportamentos das funções exponenciais e logarítmicas, utilizando o software como uma ferramenta de apoio. Os principais resultados evidenciaram que o uso do GeoGebra teve um impacto positivo na compreensão dos conceitos pelos alunos. Eles demonstraram maior interesse, participação ativa e engajamento durante as atividades, além de uma melhoria significativa no desempenho em avaliações realizadas posteriormente. A partir desses resultados, conclui-se que o software GeoGebra é uma ferramenta eficaz para melhorar o aprendizado dos conceitos de funções exponenciais e logarítmicas no ensino médio. Portanto, seu uso é recomendado como uma estratégia complementar aos métodos tradicionais de ensino desses conteúdos.
-
ItemSISTEMA NUMÉRICO DECIMAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM OLHAR PARA AS APRENDIZAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL( 2023-01-03) SOUSA, ALDEJOICE PINA EEste estudo originou-se do interesse em investigar possíveis contribuições que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC pode trazer ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. As redes de ensino tiveram um prazo de dois anos para se adequarem a esse orientador curricular, contudo, as expectativas transpassam o currículo, se estendendo à prática de sala de aula. Lançando um olhar sobre o que é básico para as demais aprendizagens matemáticas, considerando o número e seus padrões como objeto fundamental dessa área de conhecimento, construir compreensões a respeito do ensino e aprendizagem do sistema numérico decimal à luz da BNCC constitui-se o objetivo desta pesquisa. Para isso, questiona-se: como se dá o desenvolvimento das habilidades referentes ao sistema numérico decimal, descritas na BNCC, por alunos concluintes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nesse sentido, realizou-se uma revisão bibliográfica discorrendo sobre os principais sistemas numéricos até a ascensão do sistema decimal no Ocidente e como ele se caracteriza, culminando na sua apresentação no ensino formal. Recorreu-se à pesquisa exploratória para entender como o desenvolvimento interrogado se manifesta na prática escolar, e à análise textual discursiva para o tratamento dos dados obtidos, a partir da qual foram estabelecidas categorias que permitiram realizar compreensões acerca da pergunta central desta pesquisa. Evidencia-se a distância entre as habilidades constantes no documento oficial e as desenvolvidas na prática dos sujeitos da pesquisa. Palavras-chave: Sistema de Numeração Decimal; Base Nacional Comum Curricular; Anos Iniciais.
-
ItemTEOREMA DE BAIRE E APLICAÇÕES( 2024-08-12) DIMARANES, GLEIDSON FILADELFOEste trabalho objetivou analisar as proposições mais significativas relacionadas ao estudo de Espaços Métricos e a aplicação desta teoria na demonstração do Teorema de Baire. Teorema este que possui inúmeras aplicações não só na Topologia, mas, principalmente, na Análise Matemática, na Análise Funcional e Geometria Diferencial. Nesse sentido, a fim de demonstrá-lo, realizamos o estudo de alguns conteúdos e definições fundamentais da teoria de Espaços Métricos, analisando suas propriedades, seus aspectos geométricos e topológicos. Em seguida, apresentamos os espaços métricos completos, bem como suas relações com as sequências de Cauchy e usamos os resultados obtidos para definirmos os Espaços de Baire e demonstrarmos o Teorema de Baire. Por fim, tratamos de algumas aplicações relevantes relacionadas a esses espaços generalizados, como a demonstração que o conjunto ternário de Cantor não é enumerável, que existem funções contínuas em todo domínio e não derivável em ponto algum do domínio, dentre outras aplicações.
-
ItemUSO DO GEOGEBRA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: um olhar ao desenvolvimento do pensamento algébrico na formação escolar básica( 2023-04-10) SANTOS, IRINEU ANTONIO NASCIMENTO DOSTendo em vista que as barreiras encontradas por alunos no que tange o ensino da Álgebra são cada vez mais comuns nos anos finais do ensino fundamental, busca-se aqui compreender: como o trabalho com software GeoGebra contribui, ou pode contribuir à aprendizagem da Álgebra. Para tanto, foi realizado um estudo de campo, visando inicialmente compreender os conhecimentos prévios dos sujeitos de pesquisa sobre simbologia e operações algébricas. Mediante constatação de que os sujeitos apresentaram dificuldades concernentes ao pensamento algébrico, foi realizada uma proposta didático-pedagógica subsidiada pelo trabalho com o software Geogebra. Na sequência, foi realizada uma atividade avaliativa, visando compreender se a proposta permitiu aos alunos produzir significados em Álgebra, mais especificamente se houve desenvolvimento do pensamento algébrico. Mediante análise descritiva-interpretativa dos dados assim produzidos, foi possível compreender que os sujeitos fizeram uso de grandezas indeterminadas; generalizaram concepções a partir de um dado exemplo, usando símbolos para representar o problema de forma geral identificando como se raciocina para resolução do enunciado. Ou seja, entende-se que houve produção de significados para os objetos e a linguagem algébrica e, portanto, deu-se passos importantes na transição da Aritmética à Álgebra. Palavras-chave:Pensamento Algébrico; Álgebra; Geogebra; Ensino Fundamental