Cursos de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Cursos de Graduação por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ESCOLA( 2023-01-04) Melo, Carlos Alexandre de; chaves Filho, Gilmar de Sousa; Costa, Wthallhes SilvaO objetivo principal deste TCC é apresentar algumas considerações sobre o conceito de educação financeira e sua importância na formação inicial da pessoa, e mostrar a importância de conhecer os fundamentos da educação financeira e do planejamento orçamentário. A educação financeira, é necessária para que as pessoas adquiram hábitos mais saudáveis de consumo, crédito e poupança. O desconhecimento dos conceitos dos produtos financeiros, faz com que as pessoas façam mau uso dessas ferramentas, dificultando a tomada de decisões. Por fim, deixar claro que a educação financeira não se trata apenas de gestão do dinheiro, mas também de qualidade de vida, que pode ser alcançada por meio de hábitos simples como controlar, poupar, investir e fazer escolhas que mantenham a saúde financeira do indivíduo. Palavras-Chave: Educação Financeira; Ensino; Finanças Pessoais; Planejamento.
-
ItemA POTENCIALIDADE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA FRENTE AOS GOLPES FINANCEIROS( 2024-08-12) SANTOS, LARA FERNANDA GOMESEste artigo busca compreender: como a Educação Financeira Crítica pode ir de encontro aos golpes financeiros? Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, destacando e articulando as compreensões de pesquisadores que se voltam à Educação Financeira e à Educação Matemática Crítica, para com eles pensar e discutir um tema que é comum à sociedade brasileira, os golpes financeiros, que afetam milhares de pessoas e famílias. Com os estudos realizados foi possível compreender e articular que uma educação financeira crítica pode dar subsídios às pessoas para se posicionar criticamente frente a uma possibilidade de golpe financeiro, tendo como ato primeiro o de questionar a situação que se apresenta, seguido do ato exploratório e investigativo, para verificar a veracidade das informações apresentadas pelo possível estelionatário. Tendo como argumento essa compreensão, defende-se que desde o Ensino Fundamental a Educação Financeira Crítica seja curricularizada e realizada, para que com o tempo se reduza na sociedade os pontos de vulnerabilidade a partir dos quais os golpistas projetam suas ações.
-
ItemABORDAGENS E APLICAÇÕES DE HÁBITOS HIGIÊNICOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL HÉRICA BARROS DE JESUS.( 2024-04-29) SILVA, CARLA BEATRIZ CONCEIÇÃORESUMO Os hábitos higiênicos são de suma importância para a prevenção de doenças e também auxiliam na promoção da saúde, em qualquer faixa etária da vida, especialmente na primeira infância, fase em que as crianças estão mais susceptíveis ao contato com parasitas por meio de ambientes e objetos contaminados. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo incentivar as crianças quanto a importância da abordagem e aplicação de uma rotina de hábitos higiênicos. Este estudo foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Hérica Barros de Jesus, em 4 etapas, sendo: palestras, oficina, pesquisa de bactérias nas mãos e a aplicação de um questionário com os alunos do maternal I ao II período. Para análise de bactérias nas mãos foram utilizadas placas de Petri com ágar Nutriente® divididas em 4 áreas, sendo A (dedo sem tratamento prévio) B (dedo lavado apenas com água) C (dedo higienizado com água e sabão) D (controle). Os resultados mostraram que nos tratamentos A e B houve 100% de crescimento bacteriano após 48 h de incubação, enquanto no tratamento C houve apenas 10%. Em relação à análise dos questionários acerca do aprendizado sobre os hábitos higiênicos, dos 134 alunos que participaram, 87% acertaram completamente a 1ª questão, 11% só acertaram metade e os outros 2% erraram totalmente. Na 2ª questão, 86% acertaram completamente a, 7% só acertaram metade e os outros 7% erraram totalmente. Na 3ª questão 98% acertaram e somente 2% erraram. Portanto, o uso de atividades lúdicas incentivou as crianças a praticar hábitos adequados de higiene pessoal uma vez que, após a realização do estudo, mostraram ter compreendido que a lavagem correta das mãos com água e sabão é eficiente para o combate de bactérias.
-
ItemAÇÕES EDUCATIVAS SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA( 2024-04-19) PEREIRA, JAKELINE ALMEIDA SANTOSAs doenças parasitárias representam um desafio de saúde pública global, impactando negativamente o desenvolvimento socioeconômico e sociocultural de diversos países. No Brasil, a precária infraestrutura de saneamento básico, a carência de acesso à água potável e a insuficiência de educação em saúde contribuem para a alta prevalência de parasitoses intestinais, principalmente entre crianças em idade pré-escola. Essa realidade justifica ações educativas, investigação da prevalência de parasitoses intestinais e a identificação dos fatores de risco associados à presença de parasitos em crianças de 1 a 5 anos matriculadas em uma Instituição Municipal de Educação Infantil (IMEI) em Imperatriz, MA. A pesquisa foi realizada com 540 crianças através de palestras e oficinas lúdicas, desenhadas para atender às necessidades e características da faixa etária das crianças, proporcionando uma abordagem educativa envolvente e adaptada. Dentre as 540 crianças, 120 participaram da coleta de dados socioeconômicos e da coleta de amostras fecais para pesquisa de parasitas por métodos laboratoriais. Os exames parasitológicos foram realizados utilizando o método de sedimentação espontânea em água (Hoffman, Pons e Janer, 1934). A prevalência geral de parasitoses intestinais nas 120 amostras de fezes coletadas foi a detecção de 26 amostras (21,67%) contendo cistos de E. nana, 4 amostras (3,33%) com cistos de E. coli, 5 amostras (4,17%) com cistos de Giardia lamblia, e 2 amostras (1,67%) contendo ovos de Ascaris lumbricoides. Esses valores específicos ressaltam a importância de cada parasito identificado durante a análise parasitológica .
-
ItemANÁLISE GENÉTICA POPULACIONAL A PARTIR DA REGIÃO CONTROLE DO DNA MITOCONDRIAL DA ANCHOVETA Cetengraulis edentulus (CUVIER, 1829) DA COSTA ATLÂNTICA MARANHENSE( 2022-12-15) SILVA, DHÁLLYTH ZAÍNNY PEREIRACetengraulis edentulus é uma espécie de peixe da família Engraulidae, que apresenta elevado valor comercial, capacidade de tolerar alterações ambientais e que desempenha papéis importantes no contexto ecológico. Assim como os demais indivíduos da ordem Clupeiformes, a anchoveta atlântica C. edentulus passou por mudanças ambientais no que se refere aos ocorridos no Período Quaternário. Desse modo, seu padrão populacional é crucial para a elucidação dos acontecimentos que proporcionaram sua manutenção e sobrevivência frente aos eventos de seleção. Além disso, a caracterização da estrutura genética de uma população é de suma importância para fornecer informações acerca da variabilidade morfológica e padrões de fluxo gênico entre os indivíduos, além das questões adaptativas em determinado local. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a genética populacional de Cetengraulis edentulus presente na região costeira de Raposa, Maranhão. Para tanto, utilizou-se marcadores moleculares para a região controle do DNA mitocondrial que forneceram um fragmento de 570 pares de bases, necessário para fornecer informações pertinentes acerca da população. Esse trabalho pioneiro para o Estado do Maranhão pôde revelar que a população de C. edentulus apresenta expansão demográfica, alta variabilidade genética entre os indivíduos e baixa diferenciação, ou seja, uma população não estruturada geneticamente. Palavras-chave: Cetengraulis edentulus; D-loop mitocondrial; Genética populacional.
-
ItemAS ETNOGEOMETRIAS PRESENTES NAS OBRAS ARQUITETÔNICAS: UM OLHAR AOS FRACTAIS( 2024-08-12) SOUSA, LÍVIA DOS SANTOSEste estudo surge da convergência entre duas áreas de pesquisa distintas: a Etnomatemática e a Geometria Fractal, originando assim a Etnogeometria Fractal. O objetivo é investigar a presença de fractais em diferentes culturas, especialmente em sua arquitetura. A pesquisa é conduzida qualitativamente, utilizando uma abordagem bibliográfica e um método fenomenológico, com análise dos dados através das perspectivas da Análise Ideográfica e Nomotética. O movimento investigativo permitiu a constituição de três Núcleos de Compreensão, com os quais foi possível articular sobre a presença que é questionada na pergunta de pesquisa, sendo eles: A Etnogeometria fractal expressas em obras arquitetônicas espontâneas da antiguidade; A Etnogeometria fractal expressa em obras arquitetônicas, design, cidades e paisagens naturais contemporâneos e A Etnogeometria fractal como construção de conhecimentos interdisciplinares na arquitetura e em sala de aula usando tecnologia. Esses núcleos de compreensão se intersectam, destacando a importância da Etnogeometria Fractal como um campo de estudo que transcende fronteiras temporais e culturais. A análise desses padrões fractais na arquitetura e na natureza pode fornecer insights valiosos para o entendimento da relação entre cultura, geometria e percepção visual, além de contribuir para uma abordagem mais holística e interdisciplinar no ensino e na prática da matemática.
-
ItemAS PESSOAS IDOSAS SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA( 2024-08-12) SOUSA, jHEFFERSON FEITOSA DEEste trabalho visa compreender: como a Educação Matemática, no âmbito das emáticas que a constitui, se direciona reflexivamente aos idosos? Para tanto, realiza-se um levantamento bibliográfico que legou vinte e oito textos, juntos aos quais realiza-se uma análise fenomenológica. Tal análise permitiu constituir três ideias nucleares a partir das quais pode-se tecer compreensões sobre o interrogado, quais sejam: a educação matemática de idosos sob perspectiva da inclusão; práticas pedagógicas voltadas ao ensino de idosos; o olhar ao idoso a partir da etnomatemática. a articulação sobre cada Ideia Nuclear possibilitou destacar aqueles que a investigação mostrou como olhares da Educação Matemática ao público idoso, dentre eles, o olhar da Modelagem Matemática, da Educação Financeira, da formação de professores de Matemática, das tecnologias da informação e da comunicação, da Etnomatemática, das práticas pedagógicas e atividades de Ensino e da inclusão social. Constata-se a ausência do olhar da Filosofia da Educação Matemática, este que pode à posteriori ser direcionado pelos autores deste texto, ou por pesquisadores que o leem.
-
ItemAVALIAÇÃO IN VITRO DA ASSOCIAÇÃO EXTRATO DE Monotagma plurispicatum (Körn) K. Schum. E Trichoderma polysporum (Link) Rifai NO CONTROLE DE Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae W. L. Gordon( 2024-02-01) NEPOMUCENO, JÚLIA SILVACom a agricultura se tornando um dos pilares da economia brasileira, surge a necessidade do desenvolvimento de técnicas agrícolas mais econômicas e sustentáveis. Alguns exemplos são a utilização de cultivares mais resistentes e controle químico e biológico, que é o uso de produtos naturais ou organismos vivos com ação antagônica à fitopatógenos. Esse trabalho teve por objetivo a avaliação da atividade, in vitro, de Monotagma plurispicatum no crescimento micelial de Trichoderma polysporum visando à sua associação para o biocontrole de Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae. Folhas de Monotagma plurispicatum foram coletadas na Resex do Ciriaco e seu extrato aquoso utilizado nas proporções de 0, 3, 6 e 10% em meio de cultura BDA, com 4 repetições em dois experimentos. O 1º com um disco de 6 mm de diâmetro de Trichoderma polysporum ao centro da placa de Petri e o 2º com dois discos, um de Trichoderma polysporum e F. oxysporum f. sp. passiflorae com distância de 3,3 cm entre si. Avaliadas através de medições diárias do maior eixo da colônia, com dados submetidos ao teste Tukey ao nível de 5% de variância. O experimento demonstrou que todas as concentrações com extrato vegetal inibiram o crescimento de Trichoderma polysporum, chegando ao final do 2º experimento em tratamento de 10% com maior inibição micelial se comparado com Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae, concluindo que a associação não é viável nas condições testadas.
-
ItemBIODEGRADAÇÃO DE DIURON POR NANOEMULSÕES COM BIOSSURFACTANTES DE RIZOBACTÉRIAS( 2023-01-04) SILVA, GESSELE ALMEIDA DAO setor agrícola é um dos principais responsáveis pela poluição do meio ambiente, devido as aplicações de agroquímicos. Dentre eles, o Diuron [3-(3,4-diclorofenil)-1,1-dimetilurea], herbicida não-ionizável, pertencente ao grupo dos organoclorados, de amplo espectro no controle das plantas daninhas. Apresenta baixa solubilidade em água, elevada persistência e bioacumulação no ambiente. A ação dos microrganismos do solo é um dos mecanismos de maior importância na degradação dos agroquímicos, que na maioria dos casos, contribui efetivamente para a dissipação da molécula no ambiente. Uma alternativa para a emediação de áreas contaminadas com agrotóxicos é a biorremediação, que consiste na utilização de microrganismos ou suas enzimas para remover compostos químicos persistentes. Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar a biorremediação de diuron por nanoemulsões contendo biossurfactantes de bactérias rizosféricas. Os resultados obtidos demonstraram que das vinte e quatro cepas bacterianas rizosféricas isoladas inicialmente, somente quatro apresentaram melhores resultados para produtoras de biossurfactantes. As nanoemulsões, das cepas bacterianas 1A4 e 2A2 apresentaram maior índice de degradação do Diuron a 50 µg mL-1 as outras duas, 1A1 e 2B3 apresentaram atividade metabólica menor. Dessa forma, é possível utilizar essas bactérias selecionadas para dar continuidade ao estudo de processo de biorremediação do Diuron através da sua ação biossurfactante na forma de nanoemulsão. Palavras-chave: Rizobactérias; Diuron; Nanoemulsões.
-
ItemCARGA DE DOENÇA DA COVID-19: Medição dos anos de vida perdidos ajustados por incapacidade em decorrência da Covid-19 no estado do Maranhão entre 2020 e 2022( 2022-12-14) PINTO, JOÃO AMADEU LIMAA Covid-19 acarretou uma enorme perda em vida humana desde seu princípio em 2020. Neste contexto, estudos medindo o prejuízo da enfermidade são úteis na organização das ações de saúde. Esse estudo estimou a carga de doença total da Covid-19 no Maranhão entre 16/03/2020 e 16/03/2022. Os dados utilizados procedem dos boletins da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, do portal do IBGE, e do Global Burden of Disease Study de 2019. Com tais informações (casos confirmados e óbitos, estimativa de vida e pesos de incapacidade), foram estimados a letalidade média e os DALYs acumulados no período. No cálculo de YLLs foram usadas duas distribuições: faixas etárias de 10 anos e idades individuais. Foi observada uma letalidade média de 2,58% (3,51% para homens e 1,86% para mulheres) e mortalidade de 0,15% (151,73 mortes por 100 mil habitantes). Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida no Maranhão foi de 71,94 (72) anos em 2021, com base nisso obteve-se uma estimativa de 97.803,98 YLLs e 938,377539 YLDs, totalizando 98.742,3575 DALYs para o período ou 1380 DALYs por 100 mil habitantes. Tais resultados põe a Covid-19 em altíssimo patamar de morbimortalidade, superando os DALYs registrados por todas as doenças respiratórias inferiores no Maranhão em 2019. Esses valores, além da escassez de literatura encontrada sobre a carga da Covid-19 na pesquisa, fazem dos estudos de carga da Covid-19 na região e de suas sequelas a longo prazo esforços importantes na compreensão do risco gerado por esta doença, facilitando assim sua mitigação. Palavras-chave: Dados epidemiológicos; Peso de doença; Covid-19.
-
ItemCOMUNIDADE DE ARANHAS DIURNAS EM DIFERENTES ÁREAS DE CERRADO NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-16) PAULA, YASMIN RITA ALVES AGUIAR DEAranhas são um bom modelo de estudos ecológicos, pois são organismos de fácil amostragem, grande abundância, ampla distribuição, altamente diversas na região Neotropical, ocorrem ao longo de todo ano e possuem uma estreita relação com a estrutura da vegetação e do habitat em que se encontram. Isto posto, este trabalho teve como objetivo analisar se há variação na riqueza, abundância e composição da comunidade de aranhas relacionada a variação da temperatura, umidade e obstrução da vegetação em diferentes áreas de Cerrado, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão. O presente trabalho foi conduzido em 14 pontos, com a aplicação do método batedor de vegetação; em cada parcela, de cada ponto, foram medidas a temperatura, umidade e obstrução da vegetação. Para verificar se há efeito das variáveis ambientais sobre os parâmetros da comunidade de aranhas foi realizada Análise de Regressão Múltipla. Para verificar a relação de similaridade na composição da comunidade foi realizado o NMDS (Escalonamento Multidimensional Não-Métrico), com o índice de BrayCurtis. Análise de Regressão Múltipla foi realizada com o eixo mais representativo para verificar se a composição da comunidade é afetada pelas variáveis ambientais citadas. Foram obtidas 56 amostras, contendo 3.200 indivíduos, sendo 281 adultos e 2.919 jovens, distribuídos em 24 famílias e 157 espécies/morfoespécies. A temperatura e a obstrução da vegetação apresentaram efeitos significativos sobre a riqueza, abundância e composição da comunidade (para esta apenas a segunda variável) de aranhas. Contudo, o efeito mais significativo foi o da obstrução da vegetação, demonstrando que quanto maior essa variável, maior a riqueza em espécies e abundância de indivíduos, devido a maior a disponibilidade de pontos de apoio para fixação das teias de aranhas, de locais para refúgio e forrageamento, contemplando a comunidade de aranhas arborícolas. Palavras-chave: Araneofauna; Fitofisionomias; Inventário.
-
ItemCOMUNIDADE DE ARANHAS DIURNAS EM VEGETAÇÃO ARBÓREO-ARBUSTIVA NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL( 2024-02-01) PEREIRA, WELINGTON SILVEIRAO conhecimento taxonômico das espécies é crucial para os debates que levam em consideração a conservação, a alocação de recursos e o planejamento do manejo da terra. Os esforços amostrais realizados historicamente no Brasil nunca foram homogêneos, tendo as regiões do Sul e Sudeste como as mais bem amostradas, retrato que em parte pode ser explicado pela presença de capital financeiro nessas regiões. Dessa forma, domínios morfoclimáticos que não estão presentes de forma predominante nessas regiões, como o Cerrado, e somado a outros fatores, acabaram por serem mais tardiamente amostrados quando comparado a outros biomas do território brasileiro. O Cerrado ainda permanece pobremente amostrado, impossibilitando responder muitas perguntas necessárias para compreender os fatores ecológicos e evolutivos, bem como fundamentar sua proteção contra o avanço de atividades antrópicas, como da agricultura intensiva e da pecuária extensiva. Entre os organismos cujo conhecimento precisa avançar está a Ordem Araneae: grupo de aracnídeos representado pelas aranhas, e que tem um grande potencial para estudos que visem a conservação e a avaliação de impactos ambientais. O Cerrado maranhense dispõe de poucos estudos e apresentam uma tendência em amostrar aranhas de solo ou serrapilheira. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar como os parâmetros de comunidade (riqueza, abundância e composição) de aranhas arbóreoarbustiva de diferentes fitofisionomias de Cerrado se relacionava com variáveis abióticas, como temperatura, umidade e obstrução da vegetação, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão (PNCM). O método utilizado para a coleta de aranhas foi o guarda-chuva entomológico. Foram coletados 1040 espécimes, sendo 950 indivíduos imaturos e 90 indivíduos adultos. As famílias com maiores riqueza, respectivamente, foram Araneidae, Salticidae, Anyphaenidae e Thomisidae. A média das aferições de temperatura variou entre os pontos e para as fitofisionomias, tendo para as formações florestais a maior média de temperatura, e uma maior obstrução da vegetação; e para as formações savânicas a maior média de umidade, e um menor valor para a obstrução da vegetação. O trabalhou apresentou um baixo número de adultos comparado a outros trabalhos. Além disso, será investido mais horas de laboratório para prosseguimento na identificação de mais indivíduos a nível específico e genérico.
-
ItemCONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO DE BIOLOGIA: relato de experiência( 2022-12-16) OLIVEIRA, MARIA ANDREIA OLIVEIRA DEA formação inicial de professores é fundamental para a práxis pedagógica. Essa proposição não apenas compreende melhorias na qualidade do ensino, mas viabiliza caminhos para que a nação seja desenvolvida. Como parte de um corpo social que se encontra em constante mudança, o sistema educacional necessita de mecanismos válidos que atendam tanto alunos, quanto professores. Nesse viés, a necessidade das escolas de estabelecer métodos de ensino mais eficazes torna o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) mais importante para auxiliar os alunos a se aproximarem da ciência, a partir da investigação e aplicabilidade do que, inicialmente, é empírico, e para fortalecer os professores ao nortear a formação de cidadãos críticos e participativos. O presente estudo objetivou analisar as contribuições que o Programa teve em uma escola pública de ensino médio no Município de Imperatriz – Maranhão. A metodologia se deu como uma abordagem qualitativa com o emprego de questionários, proposta didática e entrevista, de maneira que a inserção do Programa pôde ser avaliada por todos os envolvidos. Os dados coincidiram com os objetivos traçados, já que houve certificação de que o PIBID contribuiu com inovação em metodologias alternativas de ensino e trouxe significação para o aprendizado dos alunos, além da experiência profissional da bolsista. Conclui-se, dessa forma, que há efetividade no emprego do PIBID, não apenas no prelúdio da formação de professores, mas no impacto positivo que a escola, alunos e professora supervisora puderam vivenciar. Isso, certamente, servirá de referência e preparo para que futuras práticas pedagógicas mantenham os alunos como agentes do próprio conhecimento, de modo a formar cidadãos críticos e participativos nos demais segmentos da sociedade. Palavras-chave: PIBID; Formação docente; Metodologias alternativas.
-
ItemCRIPTOGRAFIA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DE MATRIZES NO ENSINO MÉDIO( 2024-08-12) LUZ, EMERSSON SILVA DA ; LIMA, MIZIA SILVAEste trabalho propõe uma abordagem inovadora para o ensino de matrizes no Ensino Médio, integrando a criptografia como ferramenta pedagógica. Tal iniciativa se deu através da problemática sobre os barreiras enfrentadas por discentes e docentes no decurso da troca de conhecimento em relação ao tema matemático das matrizes. O dito assunto, normalmente é lecionado sem instigar a perspicácia e a motivação do aluno, resultando em déficts de aprendizagem. Cabendo considerar ainda, que em parcela dos contextos, os docentes o fazem dessa forma resumida, em decorrência da pouca oferta de tecnologia e possibilidades de trabalho. Nessa proposta, a cifra de Hill foi selecionada como meio para explorar os conceitos matriciais em um contexto prático e relevante para os alunos, onde o objetivo principal é oferecer uma estratégia que estimule o interesse dos estudantes pela Matemática, destacando sua aplicação na segurança da informação. Tendo em vista galgar a meta maior, desafios foram traçados e alcançados. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a história da criptografia, sua importância para a segurança da informação e sua relação com a Matemática. Posteriormente, foram revisados conceitos básicos de matrizes que se relacionam com sua aplicação na criptografia. Os dados levantados, foram apresentados em uma palestra para docentes e discentes do Ensino Médio, visando fomentar a curiosidade dos mesmos a respeito dessa proposta pedagógica. Logo depois, os ouvintes foram levados para o Laboratório de informática da UEMASUL para uma atividade prática envolvendo o conteúdo de matrizes aplicado em criptografia com o auxílio do Software GeoGebra. Ao findar esse processo, todo o trabalho foi avaliado por meio de questionários e seus resultados apresentados por meio de relatos e gráficos estatísticos inovadores e de fácil compreensão. A apuração geral dos feedbacks que foram coletados através de questionários, resultaram na elaboração de gráficos estatísticos chamados de nuvem de palavras. Esses, por sua vez, fornecem insights sobre o impacto da abordagem pedagógica na compreensão e satisfação dos alunos. Diante dos resultados obtidos, cabe considerar que este estudo contribui para o avanço das estratégias de ensino de Matemática uma vez que, demonstra que a criptografia pode ser uma ferramenta poderosa para engajar os estudantes e promover uma compreensão mais profunda dos conceitos matriciais.
-
ItemDIVERSIDADE DE ARANEIDAE (ARANEAE, ARACHNIDA) DO SUL E OESTE DO MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-16) SANTOS, LARYSSA STEFANY DE AZEVEDOAraneidae é composta por 184 gêneros e 3097 espécies, sendo a terceira família mais rica em espécies. Os araneídeos tecem teias orbiculares, ocupam principalmente o estrato arbóreo-arbustivo dos ambientes, distribuem-se amplamente por todo o mundo e possuem organismos que são chamativos, devido a sua coloração ou a estratégias diferenciadas de forrageamento. A maior parte da diversidade do grupo é registrada na Região Neotropical, como destacado por muitos inventários que comportam uma amostra abundante e especiosa desta família, mas ainda com várias espécies indeterminadas a nível específico. Trabalhos com foco no esforço de identificação de famílias inteiras de aranhas não são comuns, embora sejam necessários, sobretudo em áreas nas quais pesquisas com o grupo passaram a ser realizadas apenas recentemente, como é o caso do Maranhão. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é fornecer uma lista unificada de espécies de Araneidae em áreas do Oeste e Sul do Maranhão, amostradas em trabalhos anteriores, com a confirmação de novos registros e de novas espécies, quando possível. Para tal, todo o material coletado de Araneidae de 2018 a 2022 foi identificado até o menor nível taxonômico, quando possível, com base em literatura específica, ou morfotipado. Foram identificados 456 espécimes distribuídos em 76 espécies/morfoespécies e 26 gêneros. Destas, três espécies foram registradas pela primeira vez no Brasil, correspondendo também, obviamente, a registros exclusivos para o Maranhão, até o momento; ainda foi feita a identificação da fêmea de uma espécie que até então era conhecida apenas por macho. Também foi apresentada a distribuição conhecida das 36 espécies determinadas e registradas de araneídos neste estudo, com base em uma revisão da literatura. Neste contexto, é possível documentar o quanto se conhece sobre a distribuição das espécies registradas até o momento, ampliando o conhecimento taxonômico e científico sobre as espécies de aranhas que compõem esta família, que até então, ainda eram desconhecidas para esta região. Palavras-chave: Araneidae; Lista de espécies; Maranhão; Taxonomia
-
ItemDIVERSIDADE DE ARANHAS (ARACHNIDA: ARANEAE) NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-14) SILVA, ALANA LAISA MOURAHá pouco conhecimento sobre a fauna de aranhas no Maranhão, dada a inexistência de uma tradição em estudos sistemáticos e ecológicos do grupo no estado. Os registros obtidos da literatura estão distribuídos no Norte do estado, sendo assim, o Maranhão, é um dos estados nos quais sabemos menos sobre a araneofauna local, sobretudo no município de Imperatriz. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a fauna de aranhas da cidade de Imperatriz, Maranhão, por meio de coletas em residências ou em locais públicos e registros ocasionais, que englobam coletas feitas por moradores e estudantes na área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão/UEMASUL. As coletas foram conduzidas em seletas residências, no qual, foi permitido a entrada para realização do estudo, na cidade de Imperatriz. Em ambos os casos, os animais coletados foram transferidos para um pote contendo álcool 70%, até a identificação no Laboratório de Zoologia da UEMASUL. As pesquisas de artigos taxonômicos com registros de aranhasforam feitas usando a base dados do World SpiderCatalog. As aranhas obtidas, totalizaram 508 indivíduos, sendo 306 adultos e 202 jovens, distribuídos em 18 famílias. Foram coletadas aranhas nos seguintes bairros: Bacuri, Parque do Buriti, Centro, Jardim São Luís, Mercadinho, Nova Imperatriz, Parque Alvorada, Parque Anhanguera, São José do Egito, Santa Inês, Vila Lobão e Vila Vitória, em instituições de ensino como UEMASUL e IFMA, ambos localizados em Imperatriz e cartões postais imperatrizenses como Beira Rio e Porto da Balsa. A maioria dos registros foi de aranhas inofensivas ao homem, porém indivíduos dos gêneros Latrodectus (viúva-negra), Loxosceles (aranha-marrom) e Phoneutria (armadeira) foram identificados. O presente estudo ampliou o conhecimento sobre a fauna de aranhas sinantrópicas da cidade de Imperatriz/MA, permitindo que informações importantes, como a presença de aranhas de interesse médico, fossem descobertas e novos registros de ocorrência de aranhas introduzidas. O registro de um número significativo de espécies na região é um indicativo de que possui uma fauna de aranhas relativamente diversa, porém pouco estudada. Palavras-chave: Araneofauna; Interesse Médico; Sinantrópicas.
-
ItemEstabilidade de soluções periódicas para a equação de Schrödinger não linear( 2023-10-16) MELO, GABRIEL FERNANDEZ FERRARIEstudamos soluções periódicas para a Equação de Schrödinger não linear (NLSE) − ℏ 2 2m uxx(x, t) + g|u(x, t)| 2u(x, t) = iℏut(x, t). Em particular, estudamos o problema de Cauchy iℏut + uxx = g|u| 2u, |ℏ| = |2m| = 1 g < 0, (x, t) ∈ R × R u(x, 0) = u0 = ϕ(x) ∈ H1 per([0, L]) associado a soluções do tipo onda viajante periódica. Estabelecemos os resultados de boa colocação global e mostramos a existência de ondas dnoidais que satisfazem a EDO ϕ ′′ ω − ωϕω − gϕ3 ω = 0. Além disso, estabelecemos os resultados de análise espectral para os operadores associados a EDO acima via teoria Floquet. Com esses resultados, mostramos a estabilidade dessas soluções em H1 per([0, L]) para perturbações arbitrárias dos dados iniciais. Por fim, interpretamos os resultados matemáticos do ponto de vista físico e avaliamos o comportamento das soluções associadas ao termo de não linearidade g. Palavras-chave: , , , .
-
ItemHedwig Kohn e o pioneirismo feminino na Física( 2023-10-16) SANTOS, ANA BEATRIZ MONTEIRO DOSNo presente trabalho foi desenvolvido um estudo para retratar mulheres que foram importantes para o desenvolvimento da pesquisa nas ciências exatas e que por muitas vezes não foram valorizadas e nem reconhecidas, para isso vamos relatar sobre a vida e a obra de Hedwig Kohn (1887-1964), umas das primeiras mulheres a obter habilitação em Física na Alemanha, colaborou para o desenvolvimento da pesquisa sobre espectroscopia. Além disso, vamos fazer um breve resgate da participação das mulheres na Física, refletindo sobre os motivos para o baixo envolvimento de meninas nas ciências exatas. Para esse estudo, foi realizada uma revisão qualitativa da literatura utilizando artigos, livros e dissertações, a maioria em língua estrangeira, para pesquisar a cerca de gênero e ciência. Este estudo possibilitou o resgate histórico da vida e obra de uma mulher cientista, pouco citada na história da Física Moderna e cuja tradução para a língua portuguesa que poderá influenciar várias outras meninas a seguirem carreira nas ciências exatas, em particular, na Física. Palavras-chave: , , ,.
-
ItemJOGOS COMO MÉTODO DE ENSINO EM CIÊNCIAS NO 6º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL TURMA DA MÔNICA, BELA VISTA - TO( 2022-12-14) NASCIMENTO, ALEXANDRE SOUSAEm face ao cenário atual, cercado de inovações, avanços tecnológicos e transformações nas mais diversas áreas do conhecimento, é necessário o desenvolvimento de novas ferramentas que auxiliem no processo dessas mudanças na educação. O uso de novos instrumentos na aplicabilidade de práticas que sejam lúdicas aos estudantes, transforma o processo de ensino e aprendizagem e o torna em algo mais dinamizado. Neste sentido, os jogos obtêm um lugar como uma das ferramentas exemplares da aprendizagem, já que eles estimulam o interesse do aluno, por meio de diferentes níveis de práticas sociais e pessoais, ajudando desta forma na construção de descobertas, formação de personalidade e criticidade, além de servir como instrumento didático e avaliativo, pois, possibilita a aproximação entre o professor e o aluno no exercício do conhecimento científico. Sendo assim, o presente trabalho objetivou avaliar a utilização dos jogos lúdicos como ferramenta auxiliadora do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências, tendo como foco o ensino fundamental II e objeto de estudo a Escola Municipal Turma da Mônica em Bela Vista, município de São Miguel do Tocantins - TO. O estudo realizado é uma pesquisa quantitativa que contou com a participação de alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental e que se utiliza de uma metodologia ativa através da utilização de jogos criados a partir da necessidade expressada por cada conteúdo estudado pelos alunos em sala de aula. Os resultados estatísticos do grupo amostral da pesquisa mostraram que os jogos aplicados se fizeram eficientes e positivos partindo da hipótese de que os mesmo poderiam auxiliar na educação, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Portanto, visto toda a importância dos jogos didáticos torna-se imediato e imprescindível a sua utilização no meio educacional, para que haja um desenvolvimento na construção do conhecimento e para que a educação em sua essência seja vista como algo prazeroso e importante na vida dos alunos e, além disso, que a prática do ensino e aprendizagem seja construtiva e traga frutos pelo simples ato de brincar. Palavras-chave: Metodologia ativa; ensino-aprendizagem; educação.
-
ItemLEVANTAMENTO DA COMUNIDADE DE ARANHAS DE SERAPILHEIRA NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-14) FIGUEREDO, CARLA RAISSA CARDOSOA ordem Araneae pertence a um grupo de invertebrados do filo Arthropoda, e é considerada megadiversa, possuindo ampla distribuição e alta diversidade de espécies nos mais variados tipos de habitats. O Brasil é o país da região Neotropical com a maior diversidade de espécies de aranhas e, ainda assim, pesquisas com foco na araneofauna são escassas em alguns estados, como o Maranhão. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento da araneofauna no Parque Nacional da Chapada das Mesas (PNCM), e verificar se a temperatura, umidade e profundidade da serapilheira influenciavamna abundância, riqueza e composição da comunidade de aranhas. Para a realização da amostragem da fauna de solo foi utilizado o método Extrator de Winkler em 10 (dez) pontos de coleta demarcados e distribuídos em áreas de formações florestais, distantes pelo menos 1 km uns dos outros. Cada ponto foi composto por quatro parcelas de 30x10m. Foram obtidas 03 (três) amostras por parcela, 12 por ponto e 120 ao total. As medidas de temperatura e umidade foram registradas através de um termo-higrômetro e a profundidade da serapilheira com o auxílio de uma régua graduada em centímetros. Foram obtidos 418 indivíduos, dos quais 361 (86,4%) foram representados somente por indivíduos jovens e 57 (13,6%) por adultos. Foram registradas 29 famílias, das quais 13 foram representadas somente por juvenis. As mais abundantes foram: Salticidae (n=104), Oonopidae (n=63), Ctenidae e Zodariidae (n=40 para cada uma), compondo 59,4% do total de indivíduos capturados. Foram registradas 33 espécies/morfoespécies em 16 famílias. A profundidade de serapilheira variou de 1,6cm a 3,54; temperatura de 23,3°C a 31,16 °C; e umidade relativa de 52,3% a 81,2%. A correlação de Pearson demonstrou que a umidade (r2= 0.38445; t = -3.6325; p = 0.00837) e a profundidade da serapilheira (r2= 0.07363; t = 2.5336; p = 0.03903) representaram fatores significativos sobre a composição da comunidade de aranhas. Palavras-chave: Inventário; Araneofauna; Extrator de Winkler.