Administração
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Administração por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA Comunicação e as novas tecnologias nas organizações: Um estudo fenomenológico da administração do ensino emergencial remoto( 2022-11-04) SILVA, LUANA ANJOS DAEste artigo apresenta um estudo sobre a comunicação e as novas tecnologias nas organizações com o objetivo de analisar mudanças motivadas pelas inovações tecnológicas. O campo de pesquisa é a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL e suas alternativas utilizadas na administração do ensino emergencial durante o ano de 2020. O método de análise é o fenomenológico idealizado por Edmund Husserl (1859 -1938), considerando que um fenômeno expressa a forma como uma coisa aparece, ou manifesta-se para o sujeito, que neste caso, a COVID 19 é um fenômeno psicossocial que mobilizou diversas concepções e formas de atuação. A fundamentação teórica analisa o conjunto de mudanças na era da informação e as adequações provocadas nas comunicações das organizações. Os resultados e discussões deste artigo envolve o campo destinado à “perguntas mais frequentes” no site da UEMASUL, com abordagens fenomenológicas, associando as perguntas com as formas e o olhar de cada pessoa para o referido fenômeno. Palavras chaves: Comunicação; Organizações; Novas tecnologias.
-
ItemA CONFRATERNIZAÇÃO EMPRESARIAL E OS SEUS EFEITOS SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS MEMBROS DA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA – EJCON NA GESTÃO DE 2022( 2023-01-26) OLIVEIRA, ESTER PASSOS DE SOUSANa Teoria das Relações Humanas e Comportamental, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais no quais convivem, atrelado a essa visão das teorias mencionadas, o presente trabalho procura demonstrar como a confraternização empresarial, que é vista como fator de integração organizacional, está ligada a motivação dos membros da Empresa Júnior de Consultoria – EJCON, localizada na Universidade Estadual da Região Tocatina do Maranhão na cidade de Imperatriz do estado do Maranhão. Sobre os objetivos, o estudo pretende atingir a identificação da confraternização na influência do clima organizacional; revisar o posicionamento da liderança e da Gestão de Pessoas da EJCON sobre a cultura de criação e desenvolvimento de confraternização empresarial e identificar os fatores de desmotivação da equipe da EJCON em relação a falta da confraternização empresarial. Para que se consiga atingir os objetivos, foi feita uma revisão bibliográfica sobre todos os tópicos abordados e uma pesquisa de abordagem qualitativa em forma de questionário com 06 questões discursivas, com a finalidade de entender as opiniões dos membros da EJCON sobre a influência da confraternização empresarial têm sobre sua motivação. Como resultado, conseguiu-se identificar que a confraternização empresarial é um recurso que a empresa em questão pode usar para criar um clima organizacional mais favorável para promover o engajamento nos membros da organização. Palavras-chave: Confraternização Empresarial; Gestão de Pessoas; Motivação; Liderança; Empresa Júnior.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR: um estudo realizado na UEMASUL em Imperatriz/MA( 2023-01-25) SILVA, GABRIEL LUSSACK SOUSAO mercado tem buscado cada vez mais, profissionais dinâmicos, criativos e inovadores. Dessa forma, as instituições de ensino superior, vem buscando oferecer mais qualidade no seu processo de ensino-aprendizagem afim de atender essa demanda. As inovações tecnológicas se tornaram um tema muito importante na área administrativa, a profissão de administrador exige competências para trabalhar em diferentes setores e pensamento estratégico para criar opções de sustentabilidade, crescimento profissional e o desenvolvimento das organizações. O objetivo deste artigo foi analisar a importância e os impactos que as inovações tecnológicas podem proporcionar à profissão de administrador de empresas, bem como identificar algumas das principais tecnologias (ERP, Big Data, Sistema CRM, Cloud Computing, SCM e Mídias Sociais) que são utilizadas pelos administradores na atualidade, além de demonstrar possíveis desafios e dificuldades. O estudo envolveu a aplicação de questionários relacionados ao tema para os alunos do curso de administração da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, através desse estudo foi possível identificar como principais resultados: a maioria dos acadêmicos possui conhecimento e noção com relação ao tema e seu nível de importância e necessidade, porém, alguns pontos podem melhorar, como a compreensão total do que se trata um software de gestão e entender quais os principais sistemas e ferramentas estão sendo utilizadas na profissão do administrador, ainda com relação à pesquisa, é indicado aos acadêmicos a busca por qualificação adicional a fim de complementar os conhecimentos obtidos na universidade. Palavras-chave: Inovação; Tecnologia; Administrador; Gestão.
-
ItemA INFLUÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DE IMPERATRIZ-MA( 2023-01-26) RIBEIRO, GLENDA TEREZA MATOSO presente artigo apresenta como objetivo uma análise da influência das organizações sem fins lucrativos no desenvolvimento de Imperatriz-Ma. Esta proposição é fundamentada na pesquisa exploratória, que proporciona a exposição de elementos possíveis, para uma melhor apropriação da realidade dessas organizações. Dessa forma os fundamentos teóricos consignados neste trabalho contribuem para esclarecer a estruturação conceitual classificatória e analítica das organizações sem fins lucrativos. A metodologia evidencia a pesquisa exploratória na perspectiva de viabilizar uma maior aproximação com o tema em estudo e as considerações finais, à guisa de sintetização do que foi produzido versa sobre os principais tópicos dispostos através dos capítulos deste artigo. Palavras-chave: Organizações; Desenvolvimento; Imperatriz
-
ItemADAPTABILIDADE DE CARREIRA E PERSONALIDADE: ANÁLISE DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UEMASUL( 2023-01-26) SANTOS, HINGRID MENESESO presente trabalho buscou identificar as relações e os impactos da adaptabilidade de carreira e da personalidade para os estudantes de administração de uma universidade pública, de acordo com os novos critérios exigidos para ingressar no mercado de trabalho, visto que a transição universidade-mercado é um processo desafiador para estes que precisam lidarem com as incertezas acerca do desenvolvimento de suas carreiras. Para tanto, aplicou-se um questionário por meio do google forms, tendo um total de 33 respostas. Além do mais, foi coletado 31 anúncios de vagas de trabalho e feito uma análise do perfil exigido para os cargos no setor administrativo em alguns sites de seleção e recrutamento e no Instagram, a fim de compreender o perfil que as empresas mais procuram. Foi identificado que 51,5% dos entrevistados, concordam totalmente que a personalidade pode interferir na contratação, e que para a maioria existem alguns tipos de personalidades ou comportamentos que tem predileção por parte dos recrutadores. A maioria dos entrevistados também responderam que buscam informações e conhecimentos do que o mercado exige do perfil do administrador, e que a universidade ajuda a modelar a sua personalidade com o que é proposto pelas empresas. Já ao analisar o quanto se consideram adaptáveis as mudanças no mercado, apenas 24,2% concordam que se acham totalmente adaptáveis. Sendo assim, percebe-se que a personalidade é um importante critério na hora da contratação e que os indivíduos precisam se ajustarem as mudanças, buscando a capacidade de se adaptarem para se manterem no mercado de trabalho. Palavras-chave: Adaptabilidade de carreira; Personalidade; Mercado de trabalho.
-
ItemADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: a utilização de ferramentas de gestão financeira para a sobrevivência das Micros e Pequenas Empresas - MPE's( 2023-02-10) BARROS, PEDRO HENRIQUE BANDEIRANos últimos anos, tem sido notória as transformações no macroambiente organizacional e, uma boa gestão se faz pela alocação de recursos, ferramentas e profissionais especializados. Diante desses aspectos, este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do emprego de mecanismos gerenciais no âmbito da gestão financeira e seus efeitos nas Micro e Pequenas Empresas – MPE’s, bem como evidenciar a contribuição destes elementos na sobrevivência dos negócios. Traz-se ainda evidências sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil, visando entender a dimensão das MPE’s e explorar quais as principais ferramentas os empreendedores utilizam para a condução financeira de seus empreendimentos. Para tanto, como recurso metodológico realizou-se, então, uma pesquisa de caráter descritiva bibliográfica, onde os dados foram recolhidos por meio de pesquisas em bibliotecas físicas e virtuais com o emprego palavras-chave como: gestão financeira, gestão de micros e pequenas empresas e ferramentas de gestão financeira para micros e pequenas empresas. Além disso, foram explorados também alguns artigos e sites especializados na área. Diante disso verificou-se que as ferramentas de gestão financeira como o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstrativo do fluxo de caixa, controle de estoque e o capital de giro, contribuem positivamente para os melhores resultados financeiros das MPE’s. Palavras-chave: Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas, Gestão financeira, Ferramentas de Gestão.
-
ItemAS ATITUDES DA GERAÇÃO Z ACERCA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO EM IMPERATRIZ - MA( 2023-01-26) NASCIMENTO, ERIKA BARROS DA SILVAste artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as atitudes da geração Z da cidade de Imperatriz-MA, no que diz respeito à educação financeira. Para tal resultado, foram aplicados 390 questionários estruturados, com base em amostra probabilística, no público em questão (geração Z, da cidade de Imperatriz - MA). Dentre os principais resultados da pesquisa, foi identificado que: eles sabem o que é educação financeira (42,1%), mas consideram ter baixo conhecimento nesta área (43,1%); concordam totalmente que a educação financeira pode ser uma ferramenta de auxílio para o desenvolvimento de nosso país (91%), mas quase metade deles nunca estudaram sobre o assunto (46,4%); a maioria sabe quais são todos os seus gastos mensais (56,9%), mas poucos sempre anotam (32,6%); no que se refere o planejamento de gastos futuros, somente 32,6% sempre fazem; quase metade deles não possuem reserva de emergência (49,2%); e 28,9% já tiveram o nome negativado pelo menos uma vez. Sendo assim, foi possível conhecer as características e atitudes do grupo estudado em relação à educação financeira, bem como, debater sobre tal assunto. Ademais, a pesquisa poderá ser usada como apoio a outros estudos, como um meio de impulsionar a inserção do assunto “Educação Financeira” na sociedade, além de auxiliar na melhoria do comportamento financeiro dos indivíduos. Palavras-chave: Educação financeira; Geração Z; Atitudes.
-
ItemDESAFIOS NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR NO ÂMBITO EMPRESARIAL NA REALIDADE DO SÉCULO XXI( 2023-01-25) SILVA, EDVANIA OLIVEIRA LIMA DAEste artigo apresenta a proposta de analisar desafios enfrentad os para a formação de administradores, com a mesma versatilidade que se apresenta o ambiente empresarial do século XXI. Diante dessa proposição fundamenta-se com estudiosos da Administração discutindo aspectos conceituais e da formação profissional, bem como inserção em um mercado de trabalho de grande concorrência, caracterizada pela grande quantidade de profissionais e pelas transformações das formas de gestão. O método de abordagem é indutivo e a coleta dos dados é respaldada pela pesquisa bibliográfica. As considerações finais evidenciam a necessidade de ampliação das discussões em torno dos desafios apontados para os Administradores neste século XXI. Palavras-chave: Administrador; Mudanças; Mercado de trabalho; Desafios.
-
ItemEMPREENDEDORISMO: O Plano de Negócios como ferramenta de gestão para o sucesso de pequenas empresas( 2022-11-04) COSTA, TATIANA DE SOUSAO artigo apresentado visa demostrar a importância do plano de negócios no auxílio e planejamento futuro das pequenas empresas nos seus próximos anos, mostrando todas as informações necessárias e pertinentes para ajudar seus gestores a buscar sempre as melhores soluções. O que se pode observar é que as pequenas empresas não utilizam o plano de negócios e isso pode prejudicar o seu desenvolvimento, essa pesquisa visa incentiva a utilização do plano de negócios pelas pequenas empresas, para isso foram coletadas informações no site da Junta Comercial do Maranhão, foi realizada uma pesquisa de campo com 8 empresários donos de pequenas empresas através disso foi concluído que boa parte desses empresários conhecem e tem interesse em utilizar a ferramenta plano de negócios, e que nenhum deles tiveram nenhuma ajudar de consultoria financeira, e que os mesmos sabem da importância do plano de negócios para sua empresa e demonstram ter interesse em fazer um plano de negócios. Entretanto, a falta de informação ainda é um obstáculo para esses pequenos empresários que acreditam que a ferramenta é utilizada apenas por grandes empresas. É necessário desmitificar isso e apresentar osbenefícios que as pequenas empresasterão com o uso da ferramenta plano de negócio desde o início de suas atividades. Palavras-chave: Empreendedorismo; Plano de negócios; Pequenas empresas.
-
ItemGESTÃO DE PESSOAS NAS PEQUENAS EMPRESAS NO CENTRO DA AVENIDA GETULIO VARGAS, IMPERATRIZ-MA( 2022-10-28) CARNEIRO, ANTONIO DEYLON LIMAA gestão de pessoas envolve tarefas formais e processuais, como empregar, treinar, avaliar e disciplinar funcionários, mas de forma que garanta que o indivíduo e equipe tenha os recursos necessários para executar seu trabalho, com o foco no bem -estar do colaborador, com a utilização de estratégias de mediação de conflitos para resolver problemas e desenvolvendo no funcionário a confiança necessária na empresa e no próprio trabalho. O presente artigo visa tratar sobre a gestão de pessoas em pequenas empresas da cidade de Imperatriz – MA, especificamente na avenida Getúlio Vargas. Para tal, será utilizada uma abordagem qualiquantitativa, em que primeiramente se realiza um levantamento bibliográfico sobre o conceito de gestão de pessoas e seus impactos em pequenas empresas. Logo após, é feito um questionário com gestores de 33 empresas da avenida Getúlio Vargas, em que os resultados serão apresentados em forma de gráficos e analisados, para que se entenda se eles conhecem a gestão de pessoas, se sim, como ela é aplicada na empresa e observar a relação entre a empresa e o colaborador. No trabalho em questão, pode-se observar que a gestão de pessoas é sim, conhecida entre as empresas e que algumas aplicam seus conceitos, mas que há ainda muito a ser aplicado para que haja uma dinâmica mais fluida entre funcionário e a empresa, que pode ser resolvida com a capacitação dos gestores e dos colaboradores das mesmas. Palavras-chave: Gestão de Pessoas; Pequenas Empresas; Imperatriz-MA.
-
ItemGESTÃO DE PESSOAS: um estudo acerca do clima organizacional de uma Universidade pública na cidade de Imperatriz/MA( 2022-11-03) MONTEIRO, DIORGINES DO NASCIMENTODesse modo o artigo tem como objetivo contextualizar sobre o ambiente interno, e evidenciar o desempenho dos colaboradores e da organização estudada. Busca ainda enfatizar à importância do clima organizacional através da percepção dos colaboradores acerca da organização e como pode ocasionar externalidades positivas e negativas. Em termos metodológicos utilizou-se a pesquisa exploratória, sua técnica se baseia em estudo de caso e aplicação de entrevista semiestruturada que contem nove fatores utilizados para coleta de dados. A organização pesquisada é uma IES, localizado na cidade de Imperatriz e os sujeitos do estudo atuam na área administrativa. A coleta de dados se deu por meio de questionário adaptado do instrumento proposto por Litwin e Stringer (1968), sendo realizado com 45% dos integrantes do setor administrativo. Para análise utilizou -se o software Excel. O clima é considerado favorável, constatou-se que a estrutura, identidade e padrões são muito fortes e considerado positivo, mas inspira melhoras no critério de premiação e salário - PCCS. Portanto entende-se que o clima é aceitável, mas inspira melhoria na forma de recompensar, que pode contribuir para o aumento da produtividade, comprometimento e redução de turnover. Palavras-chave: Pessoas; Gestão; Clima Organizacional
-
ItemJOGO EMPRESARIAL DESENVOLVIDO POR ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO –UEMASUL( 2022-12-08) SILVA, ALAYNE ADELINA DOS SANTOSAs organizações tem buscado cada vez mais profissionais dinâmicos, inovadores, criativos e que possuem visão sistêmica empresarial, por outro lado, as instituições de ensino superior vêm se preocupando cada vez mais com a qualidade oferecida no seu processo ensino-aprendizagem, afim de atender esta necessidade que o mercado exige. Os jogos de empresa têm sido uma ferramenta inovadora nesse processo, pois ele desenvolve no aluno habilidades necessárias a um gestor. O objetivo dessa investigação foi de identificar as habilidades desenvolvidas nos acadêmicos do Curso de Administração na disciplina Inovação do oitavo período da Uemasul, o desafio proposto pela professora Dra. Hosannah Bandeira foi de criação de jogos empresariais por meio de situações reais como uma proposta que antecipa a necessidade do saber dos alunos. O diálogo entre a orientadora e os alunos nos espaços acadêmicos, possibilitou novas formas de pensar a educação e a pesquisa . O estudo envolveu os alunos, através de uma pesquisa descritiva e exploratória. Ao final, foi possível identificar como principais resultados, que a criação e o desenvolvimento do jogo aprimoraram técnicas, especialmente em quatro áreas: trabalho em equipe, planejamento, negociação e criatividade . Palavras-chave: Inovação; Jogos de empresas; Teoria dos jogos; Habilidades.
-
ItemMARKETING PESSOAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DO PERFIL PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UEMASUL( 2023-01-25) SOUSA, ALCIMAR DA SILVAEste estudo é uma ferramenta de pesquisa que propõe um aprofundamento da temática Marketing Pessoal. No marketing pessoal, existem ferramentas que facilitam a gestão da carreira pessoal. Estas ferramentas podem orientar e ajudar os estudantes do ensino superior a tornarem-se profissionais e a destacarem-se no mercado de trabalho. Um profissional precisa saber como desenvolver objetivamente ferramentas de marketing pessoal, procurar recursos de qualificação, desenvolver competências, capacidades, valores e ética para ser empregável. Deste modo o problema que impulsionou este trabalho foi Como o marketing pessoal influencia no desenvolvimento do perfil profissional dos acadêmicos de Administração da Uemasul? O objetivo geral foi investigar a influência do marketing pessoal no processo de desenvolvimento do perfil profissional dos acadêmicos de administração da UEMASUL. Neste contexto, o método utilizado para a pesquisa foi uma pesquisa exploratória e bibliográfica de cunho quantitativo. Os resultados mostraram que a maioria dos acadêmicos possuem conhecimentos sobre marketing pessoal e a importância de cuidar da imagem pessoal. No entanto, ainda é necessário que seja incentivado aos acadêmicos sobre a importância de criar estratégias de desenvolvimento do perfil profissional. Palavras-chave: Marketing pessoal; Imagem pessoal; Perfil Profissional.
-
ItemMICROEEMPREENDEDORES DIGITAIS NO MERCADO INFORMAL: OS DESAFIOS DE SE EMPREENDER POR MEIO DAS REDES SOCIAIS EM IMPERATRIZ-MA( 2022-10-28) SOBRINHO, MATUZALEM PONTESO artigo foca num estudo dos microeempreendedores digitais no mercado informal de Imperatriz-MA, com ênfase no processo de trabalho e como eles se relacionam com os clientes. Seu objetivo principal é identificar quais os principais benefícios que levam os trabalhadores informais ao usarem as redes sociais. Saber se eles reagem bem com as mídias digitais e se estão preparados para futuras mudanças tecnológicas. Ainda sobre o assunto, o artigo visou identificar e apresentar os métodos utilizados pelos microempreendedores para divulgarem seus produtos e serviços. A metodologia seguida se sustenta na análise sobre a satisfação desses trabalhadores quanto ao processo de digitalização, utilizando também, o método de levantamento bibliográfico e artigos científicos, juntamente com a pesquisa de campo, onde foi feito o recolhimento dos dados através de perguntas abertas e fechadas com o intuito de uma melhor análise. Os resultados obtidos serviram para mostrar que depois de analisar as perguntas feitas aos entrevistados, que as redes sociais oferecem um suporte para a venda de seus produtos e serviços, e que o investimento nesse tipo de estratégia serve para a melhor divulgação e crescimento de seu engajamento, bem como uma melhor aproximação com os clientes, além de servir como vitrine de negócios e inspiração para outras pessoas que buscam por esse mesmo tipo de trabalho. Palavras-chave: Microempreendedores digitais; Empreendedor informal; Redes sociais.
-
ItemO IMPACTO DOS CHATBOTS NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE EM MEIO AO ATENDIMENTO DIGITAL DAS MICRO EMPRESAS EM IMPERATRIZ MA( 2024-02-05) ARAÚJO, ROGÉRIO ALVES DEEste artigo examina o impacto das automações, especialmente dos chatbots, no processo de atendimento ao cliente e sua influência na satisfação do atendimento automatizado, o foco do artigo é em micro e pequenas empresas sediadas em Imperatriz, Maranhão. A pesquisa avalia os benefícios das automações, como a rapidez e eficiência no atendimento, ao mesmo tempo em que explora desafios, como a falta de personalização e empatia. Os dados foram coletados por meio de questionários e pesquisas online direcionadas aos consumidores em geral e foram analisados com a ajuda de fluxogramas, figuras e gráficos. No âmbito do marketing, o artigo examina a satisfação dos clientes com empresas que utilizam a inteligência artificial (IA) para otimizar o atendimento, reduzir os tempos de espera e fornecer informações imediatas. Os resultados destacam que as automações são bem recebidas para questões simples e rotineiras, mas podem resultar em experiências negativas para clientes que buscam interações mais humanizadas.
-
ItemPOLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ – MA: UMA ANÁLISE CONTEXTUALIZADA NO SÉCULO XXI( 2022-10-28) COIMBRA, LORRANE DA SILVAA proposta deste artigo é analisar as principais políticas públicas do século XXI no municipio de Imperatriz-MA. Os fundamentos teóricos são referendados por estudiosos que discutem políticas públicas como Celina Souza, (2006); Teixeira (2002) e outros que se preocupam em estruturar a parte conceitual desse objeto de pesquisa. Este trabalho utiliza método qualitativo com análises comparativas apoiadas nas pesquisas documentais. Os resultados se constituem na análise dos dados compostos por uma seleção de políticas públicas, edificadas no início deste século XXI e classificadas por setores como educação; saúde; lazer; segurança; mobilidade urbana e habitação. Palavras-chave: Políticas públicas; Município; Imperatriz.
-
ItemPOSSIBILIDADES DE REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESCARTE IRREGULAR DE ÖLEOS LUBRIFICANTES NO MUNICIPIO DE IMPERATRIZ - MA: UM ESTUDO DE CAS0( 2022-10-28) OLIVEIRA, IZAQUE PEREIRA DA SILVAEste artigo aborda possibilidades de redução dos impactos ambientais causados pelo descarte irregular de óleos lubrificantes, no município de Imperatriz no Estado do Maranhão, nessa perspectiva propõe-se analisar possibilidades de minimizar os danos provocados no meio ambiente, com o abandono de 6leos lubrificantes de forma irregular. Desse modo utiliza-se do método do estudo de caso para abordar experiência exitosa vivenciada nesse município. A revisão de literatura é composta por análises da preservação do meio ambiente compartilhada com discussões conceituais de logística reversa.Nos resultados e discussões valoriza-se a experiência da empresa JSL S.A e sua parceira a empresa Lwart Soluções Ambientais Ltda demonstrando na prática o processamento do descarte dos óleos lubrificante de forma sustentável. Palavras-chave:Impactos ambientais; Oleos lubrificantes; Imperatriz.
-
ItemUMA ANÁLISE DO INGRESSO DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE IMPERATRIZ/MA( 2022-11-03) OLIVEIRA, LARICE SANTOSEste artigo propõe uma análise reflexiva sobre o ingresso de estudantes de administração ao mercado, na cidade de Imperatriz/MA. O principal objetivo deste estudo é identificar quais os principais desafios que os estudantes de administração encontram ao ingressar no mercado, avaliando se a falta de experiência profissional pode ser fator de impedimento para a contratação de novos administradores nas empresas da cidade. Utilizou-se, no decorrer do trabalho, uma metodologia de caráter qualitativo e exploratório. Fez-se, inicialmente, uma busca bibliográfica e, posteriormente, coletou-se os dados para análise por intermédio de um questionário online, aplicado via Google Forms, cujo link foi distribuído por intermédio do aplicativo WhatsApp, o questionário aplicado abordou os acadêmicos de administração da universidade UEMASUL que se formaram nos últimos três anos (2019-2022), ou que se formarão até o final de 2022, totalizando assim 44 pessoas entrevistadas . Após a coleta de informações, apresentou-se os resultados e discussões dos dados obtidos. Os principais resultados demonstram que a falta de experiência pode influenciar na decisão pela contratação do recém-formado. Também se observou que a procura por vagas de empregos é maior que a oferta de mercado. Tais aspectos acabam por dificultar o ingresso de acadêmicos e formandos no mercado de trabalho, na cidade de Imperatriz/MA. Palavras-chave: Mercado de trabalho; Acadêmicos; Formandos; Administração.