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ItemAMBIENTES DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: uma análise sobre os impactos da implementação de um ambiente de inovação para uso da comunidade acadêmica de engenharia civil do CCHSTL/UEMASUL( 2024-07-19) LIMA, ÉRICA DOS SANTOSO cenário profissional está passando por mudanças significativas, sendo a informação o ponto central dessa nova era. É crucial, diante da necessidade de atualização, compreender as dinâmicas de redes e como lidar com os efeitos das novas tecnologias no mercado de trabalho. Para acompanhar essas transformações, as organizações precisam se atualizar, estabelecendo métodos e uma cultura de inovação. A importância dos centros de inovação está em destaque, com vários modelos sendo discutidos e estudados. Portanto, é necessário realizar uma análise prévia da região, considerando fatores como localidade, cultura, perfil socioeconômico da população e histórico de desenvolvimento regional. Além disso, destaca-se a relevância de instituições de ensino com níveis tecnológicos avançados e empresas que buscam a inovação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos decorrentes da implementação de um ambiente, ou hub, de inovação integrado ao ecossistema de inovação de Açailândia e à comunidade acadêmica de Engenharia Civil do CCHSTL. A metodologia empregada é de natureza descritiva e exploratória. A abordagem descritiva apresenta conceitos e explora os elementos estudados, enquanto a exploratória é adotada por se tratar de um estudo de caso. Após coletar dados e comparar respostas entre estudantes e profissionais externos, observou-se deficiências no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o mercado entre os estudantes. Isso contrasta com as habilidades consideradas importantes pelos profissionais externos para o exercício da profissão. A implementação de um ambiente de inovação demonstrou impactos positivos no aprimoramento das habilidades e competências tanto para os estudantes quanto para os profissionais externos, bem como para a comunidade em geral. Palavras-chaves: Espaços de Inovação; Inovação Tecnológica; Competências; Habilidades Transversais.
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ItemAMBIENTES DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: uma análise sobre os impactos da implementação de um ambiente de inovação para uso da comunidade acadêmica de engenharia civil do CCHSTL/UEMASUL( 2023-10-24) LIMA, ÉRICA DOS SANTOSO cenário profissional está passando por mudanças significativas, sendo a informação o ponto central dessa nova era. É crucial, diante da necessidade de atualização, compreender as dinâmicas de redes e como lidar com os efeitos das novas tecnologias no mercado de trabalho. Para acompanhar essas transformações, as organizações precisam se atualizar, estabelecendo métodos e uma cultura de inovação. A importância dos centros de inovação está em destaque, com vários modelos sendo discutidos e estudados. Portanto, é necessário realizar uma análise prévia da região, considerando fatores como localidade, cultura, perfil socioeconômico da população e histórico de desenvolvimento regional. Além disso, destaca-se a relevância de instituições de ensino com níveis tecnológicos avançados e empresas que buscam a inovação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos decorrentes da implementação de um ambiente, ou hub, de inovação integrado ao ecossistema de inovação de Açailândia e à comunidade acadêmica de Engenharia Civil do CCHSTL. A metodologia empregada é de natureza descritiva e exploratória. A abordagem descritiva apresenta conceitos e explora os elementos estudados, enquanto a exploratória é adotada por se tratar de um estudo de caso. Após coletar dados e comparar respostas entre estudantes e profissionais externos, observou-se deficiências no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o mercado entre os estudantes. Isso contrasta com as habilidades consideradas importantes pelos profissionais externos para o exercício da profissão. A implementação de um ambiente de inovação demonstrou impactos positivos no aprimoramento das habilidades e competências tanto para os estudantes quanto para os profissionais externos, bem como para a comunidade em geral. Palavras-chaves: espaços de inovação; inovação tecnológica; competências; habilidades transversais.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DE DISTINTOS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÕES GEOTÉCNICAS EMPREGADOS A SOLOS DE CIDADES DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO( 2023-07-18) LACERDA, BRUNO SILVANesta pesquisa foram coletados 5 solos da região tocantina do Maranhão, das cidades de Itinga MA, Açailândia-MA e Imperatriz-MA. Foram empregados os sistemas de classificação American Association of State Highway and Transportation - Transportation Research Board - AASHTO-TRB, o Sistema Unificado de Classificação dos Solos – SUCS e a classificação pedológica disponibilizada pela EMBRAPA, a fim de comparar a compatibilidade dos resultados e das recomendações de utilizações conforme bibliografia. Foram efetuados ensaios de limite de liquidez, plasticidade e granulometria para então serem feitas as classificações das amostras. Também foi utilizado o mapa pedológico da EMBRAPA através do software Google Earth para delimitar as áreas de estudo e identificar as classes de solos. As amostras de solo analisadas apresentaram composição majoritariamente fina, os valores de limite de liquidez variaram entre 18,0% e 32,0%, sendo influenciados pela presença de argila nas amostras. A avaliação dos solos para construção civil revelou que a amostra IV de Açailândia apresentou as melhores recomendações, com características medianas de compressibilidade, boa estabilidade do aterro. Todas as amostras apresentaram permeabilidade positivas, enquanto as amostras II, IV e V foram consideradas suscetíveis à erosão. No método AASHTO-TRB, as amostrasI e IV obteram resultados excelente a bom para comportamento como subleito. Palavras-chave: Classificações de solos; Recomendações de utilização; Construção civil.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DO CONCRETO CONVENCIONAL DOSADO COM DIFERENTES TIPOS DE AGREGADOS GRAÚDOS( 2023-02-03) SILVA, PEDRO PAULO DE ANDRADEO concreto como material de construção mais utilizado no mundo necessita de alternativas viáveis para a sua produção. Com a grande utilização do seixo rolado como o principal agregado graúdo na cidade de Açailândia – MA, devido a sua maior disponibilidade de comercialização no mercado próximo as obras surgiram a necessidade de se estudar e comparar as propriedades deste concreto em comparação com o concreto convencional de brita granítica, para um mesmo grau de trabalhabilidade. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as propriedades físicas, mecânicas e de trabalhabilidade de dois tipos de concreto. Neste intuito, foram realizados ensaios de trabalhabilidade, de massa específica do concreto fresco e produzidos corpos de prova cilíndricos e submetidos a ensaios de resistência a compressão axial e ao ensaio de ultrassom. O concreto produzido com seixo rolado precisou de uma menor quantidade de água em comparação ao produzido com brita granítica para atingir o mesmo grau de trabalhabilidade, apresentando assim uma menor relação água cimento. Os resultados obtidos do ensaio de resistência a compressão mostraram que o concreto com seixo rolado foi superior ao de brita granítica em 28,79% no ensaio de resistência a compressão, neste caso, devido necessitar de uma menor relação água cimento para atingir uma boa trabalhabilidade. Palavras-chave: Concreto convencional. Trabalhabilidade. Resistência. Seixo rolado. Brita granítica.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM PAINÉIS MONOLÍTICOS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO E ALVENARIA CONVENCIONAL EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS( 2022-11-10) RODRIGUES, SABRINA DE OLIVEIRAA construção civil é considerada um dos setores econômicos brasileiros que estão em constante crescimento, sempre buscando e investindo em inovações, para através de novas tecnologia alinhar custo, tempo e sustentabilidade. Diante da necessidade de métodos construtivos que possuíssem caraterísticas benéficas, como, bom desempenho, baixo custo, rapidez de execução, qualidade, foi inserido ao mercado da construção civil o painel monolítico de poliestireno expandido, EPS. O presente trabalho teve por objetivo descrever o sistema construtivo em painel monolítico de EPS, compreender a viabilidade da utilização desse sistema e expor as vantagens e desvantagens quando comparado ao método construtivo em alvenaria convencional na construção de habitações residenciais. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica no qual tem como caráter a pesquisa descritiva, o estudo foi dividido em quatro fases, que foram: definição da pergunta a ser respondida, a busca por evidências, definição da base de dados e fontes e a seleção dos artigos. Após o desenvolvimento e comparação dos sistemas estudados pôde-se observar vantagens do sistema monolítico em EPS em relação ao convencional, sendo superior tanto em relação ao custo benefício, execução e sustentabilidade. O sistema em EPS apresentou otimização no processo construtivo, se mostrando simples e rápido, quando comparado ao convencional, possui um ótimo conforto térmico e acústico, menos impacto ambiental, visto que o material utilizado é reciclável. Palavras-chaves: Poliestireno Expandido; Sistemas Construtivos; Habitações Residenciais.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PROTÓTIPOS DE BAIXO CUSTO UTILIZANDO PLACAS MICROCONTROLADORAS ARDUINO NO DESENVOLVIMENTO DE UM PERFILÔMETRO LASER( 2023-08-02) SOARES, JOÃO VICTOR DA SILVAO conhecimento da malha rodoviária, por meio da avaliação e análise dos defeitos associados a ela, é fundamental para uma gestão mais eficiente do sistema rodoviário. Dentre os vários métodos e tecnologias existentes para avaliação de rodovias, destacam-se o uso de perfilômetros laser, pela sua eficiência e precisão. Tais equipamentos realizam varreduras na superfície do pavimento para rastrear e mensurar irregularidades presentes. Apesar disso, esses equipamentos apresentam complexidade na sua utilização, exigindo mão de obra especializada. Nesse sentido, os microcontroladores surgem como alternativas de baixo custo no desenvolvimento de tais equipamentos. Assim o objetivo desse trabalho é a análise comparativa entre dois protótipos com placas microcontroladoras Arduino associadas a sensores laser VL53L0X, para aplicação no desenvolvimento de um perfilômetro laser. No decorrer desta pesquisa foram realizados testes de hardware e software, testes de variabilidade nos dados dos sensores, bem como a construção do corpo estrutural de sustentação do sistema eletrônico. Os resultados obtidos evidenciam a viabilidade da utilização de sistemas microcontrolados na aplicação proposta, uma vez demonstrada sua capacidade em realizar tarefas de controle e processamento de dados com precisão satisfatória. Consequentemente, abrindo a possibilidade de avaliar, em futuras aplicações, as irregularidades transversais dos pavimentos. Palavras-chave: Microcontroladores; Protótipos; Perfilômetro Laser.
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ItemANÁLISE DA CAPACIDADE BÁSICA EM RÓTULA SITUADA ENTRE AS RODOVIAS BR- 010 E BR-222 NA CIDADE DE AÇAILÂNDIA DO ESTADO DO MARANHÃO( 2023-02-03) BARBOZA, JOÃO LUCAS REISO objetivo do trabalho foi analisar a capacidade e desempenho da rotatória existente na interseção das rodovias BR-010 e BR-222 com o intuito de verificar se a mesma opera dentro do nível de serviço adequado, e, se necessário, sugerir possíveis medidas objetivando a melhoria do fluxo de tráfego no local. Uma interseção em rótula deve suprir adequadamente a demanda de veículos, quando isso não acontece, ocorre a formação de filas e lentidão nos ramos da rotatória, provocando atrasos significativos, mantendo o trânsito lento e aumentando o risco de acidentes. Diante dos resultados obtidos, verificou-se que a rotatória em questão não está operando dentro dos padrões e já apresenta sinais que evidenciam tal fato. A rotatória durante o horário de pico foi classificada com o nível de serviço F, apontando uma sobrecarga do dispositivo. Percebe-se, então, que há a necessidade de aplicar medidas no entrocamento, visando uma melhor fluidez do trânsito e segurança para os usuários da via. Os resultados justificam o estudo e comprovam a necessidade de mudanças na interseção, considerando que na atual configuração a rotatória não apresenta condições de desempenho suficiente para atender a demanda atual de veículos. Palavras-chave: Tráfego urbano. Rotatória. Capacidade de fluxo.
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ItemANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS: técnicas e aplicações em um estudo de caso em Imperatriz - MA( 2022-11-09) LACERDA, JULIANA CARVALHO DE LIMAO planejamento e controle de obras não é um conceito novo na área daconstruçãocivil, há muitos estudos, teorias, métodos e tecnologias relacionadas comomesmo,em que analisam um estudo aprofundado do projeto antes da execução, prevendoeevitando possíveis problemas que antes só seriam resolvidos no decorrer daobra,ocasionando desperdícios e gastos desnecessários. Neste trabalho pretende-sedemonstrar a importância da utilização das técnicas de planejamento, apresentandodetalhes de cada etapa de execução de uma obra em Imperatriz-MA, semaaplicaçãode um planejamento e gerenciamento adequado. Além disso, é descritoumabreveapresentação teórica sobre os tipos de planejamento e controle de obras. Foramdetectados no decorrer do trabalho problemas nas etapas de fundação, estrutura,cobertura, instalações, acabamentos e como consequência atraso notempodeduração em cada etapa. Palavras Chave: Planejamento; Controle de obras; Construção civil
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ItemANÁLISE DA PROFUNDIDADE DE CARBONATAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO: estudo de caso em Açailândia – MA( 2024-07-19) MESQUITA, ANA PAULA GOMESFrequentemente as estruturas em concreto armado tem apresentado manifestações patológicas que vão desde fissuras a rachaduras no concreto que podem levar a ruína da edificação, estes fatores podem se dar por diferentes aspectos, sejam eles falham no processo produtivo ou a ausência de material de qualidade e mão de obra qualificada. Além disso, com o crescimento acelerado das cidades faz-se necessário produzir em menos tempo possível, o que muitas vezes faz com que construtores pulem etapas ou não sigam as normas e diretrizes adequadas para uma boa construção, comprometendo assim a saúde da edificação. Outrossim, é grande quantidade de emissão de gás carbono atualmente que se tornou um grande desafio global que corroboram para a danificação dessas estruturas. Nesse sentindo, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise de profundidade de carbonatação em estruturas de concreto armado localizadas em ambientes de diferentes classes de agressividade ambiental, na cidade de Açailândia-MA. A metodologia empregada é de natureza explicativa e qualitativa. A abordagem explicativa se dar por analisar e reconhecer as causas dos fenômenos estudados, já a qualitativa se dar por meio do estudo de caso. Os resultados das análises de profundidade de carbonatação para as estruturas investigadas indicaram que a média de profundidade de carbonatação variou conforme a localização. Logo, com os resultados obtidos a estrutura situada na área industrial apresentou uma profundidade média de carbonatação de 27,5 mm, enquanto a estrutura na zona rural exibiu 14,2 mm e a da zona urbana registrou 22,5 mm. Foi constatado que o cobrimento de concreto insuficiente está suscetível à corrosão devido à carbonatação. A evidência mais clara desse comprometimento reside no fato de que as armaduras mais superficiais estão a uma profundidade inferior a 15 mm, indicando um potencial impacto negativo na durabilidade e na integridade das estruturas. Palavras-chaves: Patologia, Concreto armado, Carbonatação.
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ItemANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO DE VIAS DA CIDADE DE AÇAILÂNDIA - MA COM O USO DE UM EQUIPAMENTO MERLIN MODIFICADO( 2022-12-19) SILVA, LUCAS CARVALHOA avaliação da condição de tráfego das vias da cidade de Açailândia - MA é algo que até a atualidade foi pouco abordado utilizando os conceitos de irregularidade longitudinal ou outro semelhante. Por intermédio, demonstrar como aferir e trabalhar dados coletados da superfície de rodovias/vias e apresentar o nível de serventia das principais vias do município é uma necessidade substancial. No Brasil são largamente utilizados dois parâmetros para conceituar o estado das rodovias/vias utilizando a irregularidade longitudinal, sendo eles o Internacional Roughness Index (IRI) e o Quociente de Irregularidade (QI). Esse estudo tem como objetivo analisar as condições de rodagem de vias em pavimentação flexível no município de Açailândia - MA, empregando um equipamento MERLIN modificado intitulado MERLIN TEC. Os métodos de pesquisa foram divididos em algumas etapas, de início foram feitos estudos das bibliografias relacionadas a temática, depois o recolhimento e investigação de dados obtidos em campo, a demonstração dos resultados e, por fim a comparação entre os resultados. Considerando isso, foram selecionadas três vias dentre as indicadas pelo superintendente de trânsito da cidade, sendo elas as vias Alexandre Costa, Bonaire e Santa Luzia prosseguindo então na sua análise através do MERLIN TEC em suas trilhas de roda. A avenida Alexandre Costa obteve conceito de serventia regular. A rua Bonaire teve uma classificação péssima devido a presença de deteriorações em alguns subtrechos, sendo necessário fazer regressões de cálculo para se ter uma análise mais adequada, tendo uma classificação regular, em uma nova análise. Por fim a avenida Santa Luzia foi a que apresentou resultados mais satisfatórios de serventia, sendo classificada como boa, e podendo ser transitada a uma velocidade adequada para vias presentes em municípios. Portanto, as vias Alexandre Costa, Bonaire e Santa Luzia, sendo algumas das principais ruas de Açailândia - MA obtiveram classificações de serventia através desse estudo. Palavras-chave: Vias. Nível de serventia; IRI; QI; Pavimentação flexível; MERLIN.
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ItemANÁLISE DE DESEMPENHO DO CONCRETO COM ADIÇÃO DE MICROFIBRAS DE VIDRO( 2023-07-17) SILVA, MARIA EDUARDA RIBEIRO DANa construção civil, o concreto é um dos materiais mais utilizados e fundamental em quase todas as etapas construtivas devido a sua boa resistência a compressão axial, elevada durabilidade, trabalhabilidade. Associado a isso, as fibras adicionadas ao concreto, tem sido amplamente estudada, com o intuito de ser uma tecnologia que melhore as propriedades do concreto. Esse trabalho objetiva avaliar as propriedades do concreto com adição de microfibras de vidro, com diferentes dosagens, em comparação com o concreto convencional, abordando desde a preparação até a análise dos resultados técnicos. Os resultados foram obtidos através de ensaios de slump test, compressão axial e tração por compressão diametral, em que se concluiu que por alguns fatores a utilização de microfibras de vidros reduziu a trabalhabilidade e resistência do concreto. Palavras-chave: Concreto, Microfibras de vidro, Compressão axial e diametral.
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ItemANÁLISE DO MELHORAMENTO MECÂNICO DE SOLO COM A ADIÇÃO DE ESCÓRIA DE ACIARIA NA CIDADE DE AÇAILÂNDIA-MA( 2022-11-11) SOUSA, PEDRO MANOEL LIMA GUSTAVOO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo propor uma destinação eficaz de resíduos industriais como alternativa para o melhoramento mecânico de solos, visando analisar o desempenho mecânico dessas misturas e energias necessárias para a sua efetiva compactação. Para tanto utilizou-se uma amostra de solo representativa na área territorial da cidade de Açailândia-MA e escória de siderúrgica, disponibilizada por uma empresa, localizada no município. Como método de procedimento utilizou-se o comparativo analítico, visto que as conclusões se afirmam a partir das comparações entre as amostras antes e depois do processo de melhoramento de solo por compactação, buscando estudar a viabilidade da utilização de resíduos industriais para melhoramento de solos destinados à pavimentação em conformidade com os requisitos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os dados obtidos nesta pesquisa concluíram que adição de resíduo no solo, provocou melhorias quanto as propriedades mecânicas de resistência ao cisalhamento aumento do peso específico seco máximo da amostra. Palavras-chave: Solos; Compactação; Melhoramento mecânico.
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ItemANÁLISE EXPERIMENTAL DA ADIÇÃO DE FIBRA DE AÇO NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO( 2023-07-18) MATOS, DEBORA FERREIRACom o crescente uso do concreto, a busca por melhores características vem sendo estudado ao longo dos séculos, incidindo em desenvolvimento de técnicas de produção que aumentam significativamente sua resistência, dentre eles destacam-se o uso de fibras, que tem o papel de potencializar a tração. Em virtude disso, este trabalho visa a realização dos ensaios simplificados para verificação satisfatória do comportamento mediante a ensaios do concreto com adição de fibras de aço e uma análise comparativa do comportamento do concreto convencional na região da Tocantina do Maranhão, consistindo em um estudo experimental realizado no laboratório da empresa Franco Engenharia, sendo confeccionado amostras de concreto com diferentes idades (3, 7 e 28 dias) para ensaios e análises das amostras de concreto sem fibra de aço e com teor de 0,75% e 1,5%. Mediante aos ensaios de compressão axial, as amostras com adição de fibra resultaram em dados não satisfatórios. Já, nos ensaios de tração por compressão diametral, os dados obtidos estão dentro dos resultados, tendo como consequência, a maior possibilidade de ter um concreto final com boa regularidade. Palavras-chave: Concreto Convencional; Fibra de Aço; Ensaios.
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ItemAPLICABILIDADE DA METODOLOGIA BIM (BUILDING INFORMATION MODELING) EM EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO( 2023-02-03) REIS, THALYTA SOUZAA inovação tecnológica está cada vez mais contemplando todos os setores da construção civil. A metodologia BIM “Building Information Modeling”, corresponde a um processo que se faz a utilização de diversas ferramentas e softwares tecnológicos que elaboram representações gráficas e documentos que auxiliam no processo construtivo de uma edificação. A sua implementação na rotina profissional possui diversos benefícios como um maior controle de gestão da obra, orçamentos e cronogramas com maior precisão, redução no desperdício de materiais através das verificações e facilidade para a compatibilização entre diferentes projetos. Desse modo, se tem uma maior atenção para que os profissionais estejam integrados com o atual cenário do mercado brasileiro e suas exigências. Assim esta pesquisa foi realizada afim de verificar a aplicabilidade da metodologia BIM em empresas de pequeno e médio porte da região Tocantina do Maranhão. Foram aplicados questionários para entender a real situação das empresas pesquisados. Com este estudo foi possível elencar 20 dificuldades enfrentadas por estes empreendimentos. Palavras-chave: BIM. Empresas. Dificuldades. Construção civil.
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ItemAPLICAÇÃO DE REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS NA DETECÇÃO DE PATOLOGIAS DO TIPO PANELA EM PAVIMENTOS ASFÁLTICOS( 2023-02-03) SOUZA, ÁTILA MARCONCINE DEUm dos defeitos mais comuns em pavimentos asfálticos são os buracos (panelas), e a detecção desse tipo de patologia é um componente crítico da manutenção e reabilitação do pavimento. O presente trabalho visa o treinamento de uma Rede Neural Convolucional (RNC) que seja capaz de identificar a patologia do tipo panela em pavimentos asfálticos. Para isso foi necessário a montagem de dois bancos de dados (DT1 e DT2), com imagens dessa patologia coletadas através da câmera GoPro Hero 7. Em seguida, foi realizado o pré-processamento das imagens coletadas, por meio do software LabelImg. Por fim, foi realizado o treinamento da RNC no ambiente de execução Google Colab, utilizando a linguagem Python, o algoritmo YoloV4 e o framework Darknet. Os resultados de treinamento obtidos foram satisfatórios para os dois bancos de dados utilizados. Entretanto, notou-se um desempenho melhor, em todas as métricas de avaliação do DT2, que continham a maior quantidade de imagens, com a métrica de precisão atingindo 0,9, o recall 0,89 o F1-score 0,88, o IoU 71,15% e o mAP 91,68%. Para validação dos resultados do treinamento foi realizado uma filmagem na cidade de Imperatriz-MA e, dessa forma, foi perceptível que a utilização na prática de um modelo neuronal para detecções de panelas se mostrou funcional, apesar de não obter resultados tão satisfatórios quanto o conjunto de treinamento, atingindo uma a precisão de 73,29% no limiar 0,9 e um recall de 79,77% no limiar 0,5. Esse resultado em conjunto com as exposições dos dados de telemetria, facilitam a manutenção de pavimentos asfálticos, visto que ao final do processo é obtido um modelo que detecta buracos e indica a sua localização. Ressalta-se que é possivel treinar a mesma RNC para detectar outras patologias, tornando assim o processo de avaliação de pavimentos mais completo. Palavras-chave: Panela. Pavimento asfáltico. Rede Neural Convolucional. YOLOv4.
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ItemAS VANTAGENS DA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS POR MEIO DA METODOLOGIA BIM (BUILDING INFORMATION MODELING)( 2023-02-03) BANDEIRA, LUDSON LIMAA presente pesquisa tem como objetivo de apresentar a importância da compatibilização de projetos e seus benefícios para a engenharia civil, e em seguida como a fase de projetos pode influenciar na parte de execução, mão de obra, materiais, tempo, entre outros. Na sequência será mostrado os resultados da modelagem arquitetura de um sobrado de 2 pavimentos no software Autodesk Revit, e posteriormente exportado em IFC para o software QiBuilder para fazer os projetos elétrico, hidráulico, sanitário baseados no projeto em CAD fornecidos por uma empresa de Imperatriz-MA. Foi realizado a análise de interferência com a ferramenta de verificar colisões do software QiBuilder, no qual foi analisado as interferências entre todos os projetos elaborados, constando 7 colisões. Considerando as incompatibilidades analisadas, conclui-se com esse artigo, que a compatibilização de projetos e de extrema importância para o setor de construção civil, pois, pode se evitar vários transtornos na fase de execução e verificando a melhor solução e consequentemente possibilita uma diminuição de gastos de matérias, tempo na obra, deixando a obra mais harmónica e econômica. Palavras-chave: Compatibilização, Projetos, BIM.
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ItemAVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE COMPENSADOS DE MADEIRA DE PARICÁ (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex. Ducke) Barneby) VISANDO A APLICAÇÃO ESTRUTURAL( 2023-07-17) NASCIMENTO, SANDRIEL LIMAO compensado é um produto engenheirado amplamente comercializado no mercado mundial por possuir diversas aplicações no setor moveleiro e da construção civil. Para sua aplicação é extremamente importante ter conhecimento das propriedades físicas e mecânicas da espécie utilizada. O objetivo deste trabalho consistiu na caracterização física e mecânica do compensado de paricá, visando as propriedades inerentes à utilização em estruturas de edificações. Dessa forma, foram realizados os seguintes ensaios: densidade aparente, teor de umidade, resistência ao cisalhamento e compressão nas condições in natura e saturada, resistência à tração, resistência e rigidez à flexão na posição flatwise e edgewise. Na condição in natura, os CPs apresentaram valores de resistência superiores à condição saturada devido à influência do aumento da umidade. Para resistência à flexão, a posição flatwise apresentou valores superiores em relação a edgewise devido ao desempenho das lâminas da extremidade. Assim sendo, a utilização do paricá na fabricação de painéis compensados representa uma opção viável para fins estruturais, todavia, é pertinente realizar tratamentos preservativos e cuidados com exposição à umidade e às intempéries. Palavras-chave: Compensado; Caracterização físico-mecânica; Estruturas
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ItemAVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE CONFORTO NO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DA RODOVIA BR - 010 NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO( 2022-11-07) SÁ, JULIANNE FERREIRA DEAs boas condições do veículo de transporte deixam de ser diferenciais e se tornam exigências para manter a predileção de escolha dos passageiros. Dessa forma, através da análise do conforto, é possível averiguar porque alguns transportes, mesmo não cumprindo outros critérios de qualidade, continuam sendo preteridos em detrimento de outros. O objetivo deste trabalho é avaliar a importância atribuída pelo passageiro ao conforto e as características físicas veiculares que afetam a comodidade dos usuários do sistema de transporte intermunicipal coletivo (ônibus e vans) que opera na Rodovia BR - 010, na Região Tocantina do Maranhão entre os municípios de Itinga do Maranhão à Estreito. A partir de uma média feita a partir dos indicadores obteve-se uma média de 3,033 e para as vans 2,817 demonstrando maior conforto com o ônibus. Nota-se que no aspecto geral o transporte alternativo é superior ao convencional (ônibus). Neste sentido, infere-se que outras variáveis podem ter sido comparadas indiretamente pelos entrevistados, ao se deparar com a indagação. Palavras chaves: Transporte Intermunicipal; Conforto; Percepção do usuário.
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ItemAVALIAÇÃO OBJETIVA DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS: levantamento do afundamento da trilha de roda em rodovia na cidade de Açailândia-MA( 2024-09-05) TEIXEIRA, FAWAN LIMAO modal rodoviário tem um papel significativo no transporte brasileiro, com 65% do volume de mercadorias e 95% do transporte de passageiros. No entanto, 66% da malha rodoviária brasileira apresenta problemas no pavimento, geometria e sinalização. Nesse sentido, a conservação das estradas é crucial para o progresso socioeconômico do país, permitindo a eficiente movimentação de cargas e passageiros. Considerando sua importância, torna-se indispensável realizar avaliações periódicas e implementar programas de manutenção, conservação e restauração das rodovias. Um dos principais parâmetros para a análise do desempenho de pavimentos é a ocorrência de deformações, e o Afundamento da Trilha de Roda (ATR) destaca-se como um dos indicadores mais significativos. Diante desse contexto, esta pesquisa objetiva determinar o ATR, através do desenvolvimento de uma treliça modificada. O equipamento desenvolvido é composto por uma trena a laser acoplada a uma treliça metálica adaptada. A avaliação do ATR foi realizada através da medição das flechas nas trilhas de roda externa. Em seguida, os dados coletados foram registrados em uma planilha do Excel para realizar o inventário dos afundamentos. Com base nos dados obtidos pelo equipamento e nos padrões sugeridos pelos órgãos rodoviários, foi possível identificar pontos específicos da via que requerem intervenções devido a deformações excessivas. Palavras-chave: Avaliação rodoviária, Afundamento da Trilha de Roda, Treliça modificada.
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ItemCONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO: Técnicas e aplicação em estudo de caso da construção de edifício na cidade de Açailândia-MA( 2023-08-02) SILVA, HELDE COSTAConsiderando a vasta quantidade de resíduos sólidos gerados na construção civil, em especial, na execução de estruturas de concreto armado moldado in loco, além da relevância que o setor da construção civil exerce na economia, este artigo trata de um estudo de caso realizado na construção de uma edificação na cidade de Açailândia MA, cuja estrutura foi executada com pré-fabricados. Trata-se de uma análise e descrição do processo construtivo em pré-fabricados, e a elaboração de um projeto similar de uma estrutura convencional em concreto armado moldado in loco, a fim de compreender a relevância do ponto de vista econômico, ambiental e social de se construir com componentes industrializados de concreto e também de concreto moldado in loco na cidade de Açailândia-MA. Dentre os principais achados, destacam-se a rapidez na execução e a baixa produção de resíduos sólidos na montagem dos pré-fabricados e a forte influência das estruturas de concreto moldado in loco na economia local. Como resultado central, a identificação das vantagens dos pré- fabricados como obra sustentável e da forte influência das estruturas de concreto moldado in loco na economia local trazendo assim benefícios à sociedade, o que configura um ponto de partida útil para a realização de futuras investigações sobre o tema. Palavras-chave: pré-fabricados; metodologia construtiva; vantagens