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ItemA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S NO CANTEIRO DE OBRAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE DOM ELISEU – PA( 2025-03-13) BARBOSA, EDUARDO CAMPOSO presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação do Programa 5S no canteiro de obras. O estudo foi realizado em várias etapas, iniciando com revisão de literatura para aprofundamento sobre o tema, logo após foi realizada uma inspeção visual no local de pesquisa para um diagnóstico preliminar das condições do canteiro. Em seguida, foi aplicada uma pesquisa por meio de um questionário com os colaboradores, com o intuito de compreender o nível de conhecimento prévio sobre o Programa 5S. Para uma avaliação mais detalhada, foi utilizado um checklist para verificar a conformidade do canteiro de obras com os sensos do programa (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke). Os principais objetivos do estudo foram: investigar a aplicação e o nível de conhecimento dos colaboradores sobre o Programa 5S, diagnosticar a aplicação dos sensos no canteiro de obras e capacitar os colaboradores para a implementação do programa. Através dessas ações, buscou-se promover a conscientização sobre a importância das boas práticas de gestão e organização no canteiro de obras que resultam em maior eficiência e segurança, garantindo a qualidade da obra. Como resultado observou-se o baixo grau de conhecimento dos colaboradores entrevistados sobre o programa e seus benefícios, a não conformidade do canteiro de obras estudado com os sensos e a necessidade de conscientização sobre os benefícios do 5S na construção civil, bem como sua implantação. Palavras-Chave: Programa 5; Canteiro de Obras; Organização; Segurança.
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ItemAMBIENTES DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: uma análise sobre os impactos da implementação de um ambiente de inovação para uso da comunidade acadêmica de engenharia civil do CCHSTL/UEMASUL( 2024-07-19) LIMA, ÉRICA DOS SANTOSO cenário profissional está passando por mudanças significativas, sendo a informação o ponto central dessa nova era. É crucial, diante da necessidade de atualização, compreender as dinâmicas de redes e como lidar com os efeitos das novas tecnologias no mercado de trabalho. Para acompanhar essas transformações, as organizações precisam se atualizar, estabelecendo métodos e uma cultura de inovação. A importância dos centros de inovação está em destaque, com vários modelos sendo discutidos e estudados. Portanto, é necessário realizar uma análise prévia da região, considerando fatores como localidade, cultura, perfil socioeconômico da população e histórico de desenvolvimento regional. Além disso, destaca-se a relevância de instituições de ensino com níveis tecnológicos avançados e empresas que buscam a inovação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos decorrentes da implementação de um ambiente, ou hub, de inovação integrado ao ecossistema de inovação de Açailândia e à comunidade acadêmica de Engenharia Civil do CCHSTL. A metodologia empregada é de natureza descritiva e exploratória. A abordagem descritiva apresenta conceitos e explora os elementos estudados, enquanto a exploratória é adotada por se tratar de um estudo de caso. Após coletar dados e comparar respostas entre estudantes e profissionais externos, observou-se deficiências no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o mercado entre os estudantes. Isso contrasta com as habilidades consideradas importantes pelos profissionais externos para o exercício da profissão. A implementação de um ambiente de inovação demonstrou impactos positivos no aprimoramento das habilidades e competências tanto para os estudantes quanto para os profissionais externos, bem como para a comunidade em geral. Palavras-chaves: Espaços de Inovação; Inovação Tecnológica; Competências; Habilidades Transversais.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DA RESISTÊNCIA DO CONCRETO COM ADIÇÃO DE FIBRAS DE AÇO E VIDRO SOB CONDICIONANTES FÍSICOS( 2025-11-27) FERREIRA, GUSTAVO SANTOSEste trabalho apresenta uma análise comparativa do desempenho do concreto com adição de fibras de aço e de vidro quando exposto a agentes agressivos simulados por soluções químicas. O estudo tem como objetivo principal avaliar a resistência mecânica e a durabilidade do concreto reforçado com fibras, submetido à ação de cloreto e sulfato de sódio, replicando condições adversas comuns em ambientes agressivos. Para isso, foram confeccionados corpos de prova com diferentes teores de fibras metálicas (0,75% e 1,5%) e de fibras de vidro (0,5% e 1%), e avaliados em três idades de cura: 3, 7 e 28 dias. Os ensaios experimentais contemplaram resistência à compressão axial, tração por compressão diametral e ensaios de trabalhabilidade (slump test). Os resultados indicaram que a incorporação de fibras melhora significativamente a resistência pós-fissuração do concreto, sendo as fibras de aço mais eficazes em esforços mecânicos intensos, enquanto as de vidro demonstraram maior estabilidade química frente aos agentes agressivos. A pesquisa também evidenciou que teores maiores de fibras tendem a proporcionar melhor desempenho estrutural, desde que respeitados os limites de trabalhabilidade da mistura. Conclui-se que a utilização de fibras de aço e de vidro em teores adequados representa uma alternativa viável para aumentar a durabilidade e a resistência de estruturas em concreto em ambientes hostis. Palavras-chave: Agentes Químicos. CRF. Tenacidade. Reforço.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DE DISTINTOS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÕES GEOTÉCNICAS EMPREGADOS A SOLOS DE CIDADES DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO( 2023-07-18) LACERDA, BRUNO SILVANesta pesquisa foram coletados 5 solos da região tocantina do Maranhão, das cidades de Itinga MA, Açailândia-MA e Imperatriz-MA. Foram empregados os sistemas de classificação American Association of State Highway and Transportation - Transportation Research Board - AASHTO-TRB, o Sistema Unificado de Classificação dos Solos – SUCS e a classificação pedológica disponibilizada pela EMBRAPA, a fim de comparar a compatibilidade dos resultados e das recomendações de utilizações conforme bibliografia. Foram efetuados ensaios de limite de liquidez, plasticidade e granulometria para então serem feitas as classificações das amostras. Também foi utilizado o mapa pedológico da EMBRAPA através do software Google Earth para delimitar as áreas de estudo e identificar as classes de solos. As amostras de solo analisadas apresentaram composição majoritariamente fina, os valores de limite de liquidez variaram entre 18,0% e 32,0%, sendo influenciados pela presença de argila nas amostras. A avaliação dos solos para construção civil revelou que a amostra IV de Açailândia apresentou as melhores recomendações, com características medianas de compressibilidade, boa estabilidade do aterro. Todas as amostras apresentaram permeabilidade positivas, enquanto as amostras II, IV e V foram consideradas suscetíveis à erosão. No método AASHTO-TRB, as amostrasI e IV obteram resultados excelente a bom para comportamento como subleito. Palavras-chave: Classificações de solos; Recomendações de utilização; Construção civil.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DO CONCRETO CONVENCIONAL DOSADO COM DIFERENTES TIPOS DE AGREGADOS GRAÚDOS( 2023-02-03) SILVA, PEDRO PAULO DE ANDRADEO concreto como material de construção mais utilizado no mundo necessita de alternativas viáveis para a sua produção. Com a grande utilização do seixo rolado como o principal agregado graúdo na cidade de Açailândia – MA, devido a sua maior disponibilidade de comercialização no mercado próximo as obras surgiram a necessidade de se estudar e comparar as propriedades deste concreto em comparação com o concreto convencional de brita granítica, para um mesmo grau de trabalhabilidade. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as propriedades físicas, mecânicas e de trabalhabilidade de dois tipos de concreto. Neste intuito, foram realizados ensaios de trabalhabilidade, de massa específica do concreto fresco e produzidos corpos de prova cilíndricos e submetidos a ensaios de resistência a compressão axial e ao ensaio de ultrassom. O concreto produzido com seixo rolado precisou de uma menor quantidade de água em comparação ao produzido com brita granítica para atingir o mesmo grau de trabalhabilidade, apresentando assim uma menor relação água cimento. Os resultados obtidos do ensaio de resistência a compressão mostraram que o concreto com seixo rolado foi superior ao de brita granítica em 28,79% no ensaio de resistência a compressão, neste caso, devido necessitar de uma menor relação água cimento para atingir uma boa trabalhabilidade. Palavras-chave: Concreto convencional. Trabalhabilidade. Resistência. Seixo rolado. Brita granítica.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DO DIMENSIONAMENTO E ORÇAMENTO DE UMA FUNDAÇÃO PROFUNDA UTILIZANDO OS MÉTODOS AOKI-VELLOSO E DÉCOURT-QUARESMA( 2025-03-14) COSTA, PAULO DANIEL PIMENTELCom o desenvolvimento da construção civil, cada vez mais as edificações necessitam de fundações mais eficientes e seguras. Para tanto, novas técnicas de estudo da resistência do solo são desenvolvidas e aprimoradas constantemente. Dentre elas, destacam-se, no Brasil, os métodos de cálculo de capacidade de carga de Aoki-Velloso e Décourt-Quaresma. Ao longo desse trabalho foi utilizado esses dois métodos para fins de apontar possíveis discrepâncias nos resultados de ambos e averiguar a relevância dos impactos financeiros causados por essa provável diferença. Através dos cálculos realizados foi possível verificar que houve uma pequena disparidade nos resultados quando analisadas as estacas de forma individual e uma igualdade quando feita uma análise global da estrutura. Palavras-chave: Fundações. Estacas. Capacidade de carga.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM PAINÉIS MONOLÍTICOS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO E ALVENARIA CONVENCIONAL EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS( 2022-11-10) RODRIGUES, SABRINA DE OLIVEIRAA construção civil é considerada um dos setores econômicos brasileiros que estão em constante crescimento, sempre buscando e investindo em inovações, para através de novas tecnologia alinhar custo, tempo e sustentabilidade. Diante da necessidade de métodos construtivos que possuíssem caraterísticas benéficas, como, bom desempenho, baixo custo, rapidez de execução, qualidade, foi inserido ao mercado da construção civil o painel monolítico de poliestireno expandido, EPS. O presente trabalho teve por objetivo descrever o sistema construtivo em painel monolítico de EPS, compreender a viabilidade da utilização desse sistema e expor as vantagens e desvantagens quando comparado ao método construtivo em alvenaria convencional na construção de habitações residenciais. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica no qual tem como caráter a pesquisa descritiva, o estudo foi dividido em quatro fases, que foram: definição da pergunta a ser respondida, a busca por evidências, definição da base de dados e fontes e a seleção dos artigos. Após o desenvolvimento e comparação dos sistemas estudados pôde-se observar vantagens do sistema monolítico em EPS em relação ao convencional, sendo superior tanto em relação ao custo benefício, execução e sustentabilidade. O sistema em EPS apresentou otimização no processo construtivo, se mostrando simples e rápido, quando comparado ao convencional, possui um ótimo conforto térmico e acústico, menos impacto ambiental, visto que o material utilizado é reciclável. Palavras-chaves: Poliestireno Expandido; Sistemas Construtivos; Habitações Residenciais.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DRYWALL E ALVENARIA CERÂMICA DE VEDAÇÃO NO ÂMBITO: orçamentário e ambiental( 2025-11-27) SILVA, JORGE LUIZ OLIVEIRAEste estudo oferece uma análise que compara os processos construtivos drywall e alvenaria cerâmica de vedação, considerando os aspectos orçamentário e ambiental na construção civil. O estudo é classificado como quantitativa, exploratória e descritiva, com coleta de dados foi feita por meio de orçamentos fundamentados na tabela SINAPI, utilizando software específico para orçamentação e na consultoria técnica de uma empresa de engenharia da área, em Imperatriz-MA. Além dos custos, foram considerados aspectos ambientais, como produção de resíduos, uso de água, procedência dos materiais e possibilidade de certificação AQUA-HQE Residencial. Os resultados apontam que o sistema drywall oferece benefícios em relação ao custo final, tempo de execução, diminuição de resíduos e conformidade com requisitos de sustentabilidade, sem comprometer o desempenho funcional. A pesquisa consuma que o drywall é uma solução viável para projetos que buscam eficiência econômica e minimiza os impactos ambientais, alinhando-se às práticas de construção sustentável. Palavras-chave: Drywall. Alvenaria cerâmica. Sustentabilidade. Orçamento. AQUA-HQE.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PROTÓTIPOS DE BAIXO CUSTO UTILIZANDO PLACAS MICROCONTROLADORAS ARDUINO NO DESENVOLVIMENTO DE UM PERFILÔMETRO LASER( 2023-08-02) SOARES, JOÃO VICTOR DA SILVAO conhecimento da malha rodoviária, por meio da avaliação e análise dos defeitos associados a ela, é fundamental para uma gestão mais eficiente do sistema rodoviário. Dentre os vários métodos e tecnologias existentes para avaliação de rodovias, destacam-se o uso de perfilômetros laser, pela sua eficiência e precisão. Tais equipamentos realizam varreduras na superfície do pavimento para rastrear e mensurar irregularidades presentes. Apesar disso, esses equipamentos apresentam complexidade na sua utilização, exigindo mão de obra especializada. Nesse sentido, os microcontroladores surgem como alternativas de baixo custo no desenvolvimento de tais equipamentos. Assim o objetivo desse trabalho é a análise comparativa entre dois protótipos com placas microcontroladoras Arduino associadas a sensores laser VL53L0X, para aplicação no desenvolvimento de um perfilômetro laser. No decorrer desta pesquisa foram realizados testes de hardware e software, testes de variabilidade nos dados dos sensores, bem como a construção do corpo estrutural de sustentação do sistema eletrônico. Os resultados obtidos evidenciam a viabilidade da utilização de sistemas microcontrolados na aplicação proposta, uma vez demonstrada sua capacidade em realizar tarefas de controle e processamento de dados com precisão satisfatória. Consequentemente, abrindo a possibilidade de avaliar, em futuras aplicações, as irregularidades transversais dos pavimentos. Palavras-chave: Microcontroladores; Protótipos; Perfilômetro Laser.
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ItemANÁLISE DA CAPACIDADE BÁSICA EM RÓTULA SITUADA ENTRE AS RODOVIAS BR- 010 E BR-222 NA CIDADE DE AÇAILÂNDIA DO ESTADO DO MARANHÃO( 2023-02-03) BARBOZA, JOÃO LUCAS REISO objetivo do trabalho foi analisar a capacidade e desempenho da rotatória existente na interseção das rodovias BR-010 e BR-222 com o intuito de verificar se a mesma opera dentro do nível de serviço adequado, e, se necessário, sugerir possíveis medidas objetivando a melhoria do fluxo de tráfego no local. Uma interseção em rótula deve suprir adequadamente a demanda de veículos, quando isso não acontece, ocorre a formação de filas e lentidão nos ramos da rotatória, provocando atrasos significativos, mantendo o trânsito lento e aumentando o risco de acidentes. Diante dos resultados obtidos, verificou-se que a rotatória em questão não está operando dentro dos padrões e já apresenta sinais que evidenciam tal fato. A rotatória durante o horário de pico foi classificada com o nível de serviço F, apontando uma sobrecarga do dispositivo. Percebe-se, então, que há a necessidade de aplicar medidas no entrocamento, visando uma melhor fluidez do trânsito e segurança para os usuários da via. Os resultados justificam o estudo e comprovam a necessidade de mudanças na interseção, considerando que na atual configuração a rotatória não apresenta condições de desempenho suficiente para atender a demanda atual de veículos. Palavras-chave: Tráfego urbano. Rotatória. Capacidade de fluxo.
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ItemANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS: técnicas e aplicações em um estudo de caso em Imperatriz - MA( 2022-11-09) LACERDA, JULIANA CARVALHO DE LIMAO planejamento e controle de obras não é um conceito novo na área daconstruçãocivil, há muitos estudos, teorias, métodos e tecnologias relacionadas comomesmo,em que analisam um estudo aprofundado do projeto antes da execução, prevendoeevitando possíveis problemas que antes só seriam resolvidos no decorrer daobra,ocasionando desperdícios e gastos desnecessários. Neste trabalho pretende-sedemonstrar a importância da utilização das técnicas de planejamento, apresentandodetalhes de cada etapa de execução de uma obra em Imperatriz-MA, semaaplicaçãode um planejamento e gerenciamento adequado. Além disso, é descritoumabreveapresentação teórica sobre os tipos de planejamento e controle de obras. Foramdetectados no decorrer do trabalho problemas nas etapas de fundação, estrutura,cobertura, instalações, acabamentos e como consequência atraso notempodeduração em cada etapa. Palavras Chave: Planejamento; Controle de obras; Construção civil
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ItemANÁLISE DA PROFUNDIDADE DE CARBONATAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO: estudo de caso em Açailândia – MA( 2024-07-19) MESQUITA, ANA PAULA GOMESFrequentemente as estruturas em concreto armado tem apresentado manifestações patológicas que vão desde fissuras a rachaduras no concreto que podem levar a ruína da edificação, estes fatores podem se dar por diferentes aspectos, sejam eles falham no processo produtivo ou a ausência de material de qualidade e mão de obra qualificada. Além disso, com o crescimento acelerado das cidades faz-se necessário produzir em menos tempo possível, o que muitas vezes faz com que construtores pulem etapas ou não sigam as normas e diretrizes adequadas para uma boa construção, comprometendo assim a saúde da edificação. Outrossim, é grande quantidade de emissão de gás carbono atualmente que se tornou um grande desafio global que corroboram para a danificação dessas estruturas. Nesse sentindo, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise de profundidade de carbonatação em estruturas de concreto armado localizadas em ambientes de diferentes classes de agressividade ambiental, na cidade de Açailândia-MA. A metodologia empregada é de natureza explicativa e qualitativa. A abordagem explicativa se dar por analisar e reconhecer as causas dos fenômenos estudados, já a qualitativa se dar por meio do estudo de caso. Os resultados das análises de profundidade de carbonatação para as estruturas investigadas indicaram que a média de profundidade de carbonatação variou conforme a localização. Logo, com os resultados obtidos a estrutura situada na área industrial apresentou uma profundidade média de carbonatação de 27,5 mm, enquanto a estrutura na zona rural exibiu 14,2 mm e a da zona urbana registrou 22,5 mm. Foi constatado que o cobrimento de concreto insuficiente está suscetível à corrosão devido à carbonatação. A evidência mais clara desse comprometimento reside no fato de que as armaduras mais superficiais estão a uma profundidade inferior a 15 mm, indicando um potencial impacto negativo na durabilidade e na integridade das estruturas. Palavras-chaves: Patologia, Concreto armado, Carbonatação.
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ItemANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO DE VIAS DA CIDADE DE AÇAILÂNDIA - MA COM O USO DE UM EQUIPAMENTO MERLIN MODIFICADO( 2022-12-19) SILVA, LUCAS CARVALHOA avaliação da condição de tráfego das vias da cidade de Açailândia - MA é algo que até a atualidade foi pouco abordado utilizando os conceitos de irregularidade longitudinal ou outro semelhante. Por intermédio, demonstrar como aferir e trabalhar dados coletados da superfície de rodovias/vias e apresentar o nível de serventia das principais vias do município é uma necessidade substancial. No Brasil são largamente utilizados dois parâmetros para conceituar o estado das rodovias/vias utilizando a irregularidade longitudinal, sendo eles o Internacional Roughness Index (IRI) e o Quociente de Irregularidade (QI). Esse estudo tem como objetivo analisar as condições de rodagem de vias em pavimentação flexível no município de Açailândia - MA, empregando um equipamento MERLIN modificado intitulado MERLIN TEC. Os métodos de pesquisa foram divididos em algumas etapas, de início foram feitos estudos das bibliografias relacionadas a temática, depois o recolhimento e investigação de dados obtidos em campo, a demonstração dos resultados e, por fim a comparação entre os resultados. Considerando isso, foram selecionadas três vias dentre as indicadas pelo superintendente de trânsito da cidade, sendo elas as vias Alexandre Costa, Bonaire e Santa Luzia prosseguindo então na sua análise através do MERLIN TEC em suas trilhas de roda. A avenida Alexandre Costa obteve conceito de serventia regular. A rua Bonaire teve uma classificação péssima devido a presença de deteriorações em alguns subtrechos, sendo necessário fazer regressões de cálculo para se ter uma análise mais adequada, tendo uma classificação regular, em uma nova análise. Por fim a avenida Santa Luzia foi a que apresentou resultados mais satisfatórios de serventia, sendo classificada como boa, e podendo ser transitada a uma velocidade adequada para vias presentes em municípios. Portanto, as vias Alexandre Costa, Bonaire e Santa Luzia, sendo algumas das principais ruas de Açailândia - MA obtiveram classificações de serventia através desse estudo. Palavras-chave: Vias. Nível de serventia; IRI; QI; Pavimentação flexível; MERLIN.
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ItemANÁLISE DE DESEMPENHO DO CONCRETO COM ADIÇÃO DE MICROFIBRAS DE VIDRO( 2023-07-17) SILVA, MARIA EDUARDA RIBEIRO DANa construção civil, o concreto é um dos materiais mais utilizados e fundamental em quase todas as etapas construtivas devido a sua boa resistência a compressão axial, elevada durabilidade, trabalhabilidade. Associado a isso, as fibras adicionadas ao concreto, tem sido amplamente estudada, com o intuito de ser uma tecnologia que melhore as propriedades do concreto. Esse trabalho objetiva avaliar as propriedades do concreto com adição de microfibras de vidro, com diferentes dosagens, em comparação com o concreto convencional, abordando desde a preparação até a análise dos resultados técnicos. Os resultados foram obtidos através de ensaios de slump test, compressão axial e tração por compressão diametral, em que se concluiu que por alguns fatores a utilização de microfibras de vidros reduziu a trabalhabilidade e resistência do concreto. Palavras-chave: Concreto, Microfibras de vidro, Compressão axial e diametral.
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ItemANÁLISE DE SISTEMA DE CONTENÇÃO PARA MUROS DE ARRIMO: estudo de caso em edifício educacional na cidade de Açailândia, Maranhão.( 2025-11-07) SOUSA, DIEGO FREITAS DEEste artigo apresenta a análise de um sistema de reforço para muro de arrimo em edifício educacional localizado no município de Açailândia/MA. O estudo teve como intuito principal investigar possíveis causas das manifestações patológicas observadas na estrutura construída, avaliando as condições geotécnicas e de drenagem que contribuíram para sua movimentação. A metodologia aplicada envolveu revisão bibliográfica, observação direta, análise documental e entrevistas com profissionais da obra. Verificou-se que as principais causas estavam associadas à deficiência na drenagem e à ausência de estrutura adequada para resistir aos empuxos atuantes. Como solução, foi projetado e executado uma nova estrutura de muro de arrimo, objetivando a contenção em concreto armado, associado a um sistema de drenagem eficiente, assegurando a estabilidade, eficiência e segurança do entorno. Os resultados obtidos confirmaram a relevância de um estudo geotécnico detalhado, do dimensionamento correto e da execução conforme normas técnicas, assegurando a vida e funcionalidade da obra. Palavras-chave: Muro de arrimo; Contenção; Engenharia Geotécnica.
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ItemANÁLISE DE TENSÃO ADMISSÍVEL PARA CONCEPÇÃO DE SAPATAS ISOLADAS COM MÉTODOS SEMIEMPÍRICOS( 2025-11-07) SILVA, HENNOS DOS SANTOSEste trabalho analisa a viabilidade técnica de fundações rasas do tipo sapata isolada em três perfis de solo distintos. A partir dos dados de três laudos de sondagem SPT, a tensão admissível (σadm) foi determinada aplicando-se quatro métodos semiempíricos: Cintra, Aoki e Albiero (2003), Teixeira (1996), Mello (1975) e Rebello (2008). Adotando-se o critério mais conservador para cada solo, foram dimensionadas sapatas para os pilares mais solicitados de três projetosmodelo com diferentes carregamentos. O desempenho das fundações foi verificado pelo cálculo do recalque elástico imediato, segundo o método de Terzaghi & Peck (1948). As tensões admissíveis adotadas foram de 100 kPa, 134 kPa e 160 kPa, resultando em recalques calculados de 6,05 mm, 7,93 mm e 11,60 mm, respectivamente. Todos os valores de recalque mostraram-se abaixo dos limites normativos, concluindo-se que a solução em sapatas isoladas é tecnicamente viável e segura para as condições de solo e carga analisadas. Palavras-chave: Fundações Rasas; Capacidade de Carga; Ensaio SPT; Métodos Semiempíricos; Recalque.
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ItemANÁLISE DO MELHORAMENTO MECÂNICO DE SOLO COM A ADIÇÃO DE ESCÓRIA DE ACIARIA NA CIDADE DE AÇAILÂNDIA-MA( 2022-11-11) SOUSA, PEDRO MANOEL LIMA GUSTAVOO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo propor uma destinação eficaz de resíduos industriais como alternativa para o melhoramento mecânico de solos, visando analisar o desempenho mecânico dessas misturas e energias necessárias para a sua efetiva compactação. Para tanto utilizou-se uma amostra de solo representativa na área territorial da cidade de Açailândia-MA e escória de siderúrgica, disponibilizada por uma empresa, localizada no município. Como método de procedimento utilizou-se o comparativo analítico, visto que as conclusões se afirmam a partir das comparações entre as amostras antes e depois do processo de melhoramento de solo por compactação, buscando estudar a viabilidade da utilização de resíduos industriais para melhoramento de solos destinados à pavimentação em conformidade com os requisitos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os dados obtidos nesta pesquisa concluíram que adição de resíduo no solo, provocou melhorias quanto as propriedades mecânicas de resistência ao cisalhamento aumento do peso específico seco máximo da amostra. Palavras-chave: Solos; Compactação; Melhoramento mecânico.
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ItemANÁLISE DO TRÁFEGO VEICULAR E DO VOLUME DE CARGA EM TRECHO DA BR-222 EM AÇAILÂNDIA-MA( 2025-03-12) FRANCO, MARCOS EDUARDO MACIELA BR-222 é uma importante rodovia federal, cuja construção desempenhou um papel crucial no crescimento e desenvolvimento da cidade de Açailândia-MA. Por atravessar o perímetro urbano, a rodovia não só facilita os fluxos comerciais intermunicipais e interestaduais, como também recebe diariamente um grande volume de veículos da população local. Este estudo teve como objetivo caracterizar o fluxo e a carga veicular no KM 674 da BR222, utilizando vídeos de monitoramento que proporcionaram uma visão frontal da rodovia e permitiram a contagem manual dos veículos ao longo de sete dias. Concluiu-se que os fluxos de tráfego no perímetro urbano se aproximam dos limites considerados aceitáveis pelo manual de estudo de tráfego do DNIT, com predominância de veículos leves. Contudo, embora a frota seja composta majoritariamente por veículos leves, verificou-se que os veículos comerciais movimentam, em média, 73328 toneladas por dia no trecho avaliado. Palavras-chaves: Tráfego veicular; Contagem manual; Fluxo; Carga veicular; Perímetro urbano; Estudo de tráfego.
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ItemANÁLISE EXPERIMENTAL DA ADIÇÃO DE FIBRA DE AÇO NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO( 2023-07-18) MATOS, DEBORA FERREIRACom o crescente uso do concreto, a busca por melhores características vem sendo estudado ao longo dos séculos, incidindo em desenvolvimento de técnicas de produção que aumentam significativamente sua resistência, dentre eles destacam-se o uso de fibras, que tem o papel de potencializar a tração. Em virtude disso, este trabalho visa a realização dos ensaios simplificados para verificação satisfatória do comportamento mediante a ensaios do concreto com adição de fibras de aço e uma análise comparativa do comportamento do concreto convencional na região da Tocantina do Maranhão, consistindo em um estudo experimental realizado no laboratório da empresa Franco Engenharia, sendo confeccionado amostras de concreto com diferentes idades (3, 7 e 28 dias) para ensaios e análises das amostras de concreto sem fibra de aço e com teor de 0,75% e 1,5%. Mediante aos ensaios de compressão axial, as amostras com adição de fibra resultaram em dados não satisfatórios. Já, nos ensaios de tração por compressão diametral, os dados obtidos estão dentro dos resultados, tendo como consequência, a maior possibilidade de ter um concreto final com boa regularidade. Palavras-chave: Concreto Convencional; Fibra de Aço; Ensaios.
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ItemANÁLISE MINERALÓGICA DA ADIÇÃO DE BENTONITA COMO BARREIRA IMPERMEABILIZANTE EM SOLO DA ÁREA DE DESTINAÇÃO FINAL EM IMPERATRIZ - MA( 2025-11-07) RIBEIRO, MARCOS GABRIEL SILVAAumento populacional e expansão urbana intensificam a pressão ambiental, especialmente na gestão de resíduos. No Brasil, 5.570 unidades operam para disposição de resíduos urbanos. Em 2023, a ABREMA registrou geração de 1 kg/hab.dia de RSU, somando 81 milhões de toneladas anuais. Apesar de 61% dos RSU coletados (43,8 milhões de toneladas) serem destinados a aterros sanitários adequados, 39% (27,9 milhões de toneladas) ainda são descartados em lixões e aterros controlados. O município de Imperatriz – MA utiliza um lixão municipal sem impermeabilização ou licença ambiental, o que reforça a necessidade de um aterro sanitário. O presente trabalho analisou as adições de teores de bentonita em 2%, 4% e 6% como barreira impermeabilizante em solo local, por meio de ensaios laboratoriais que mostraram o desempenho hidráulico e atuação mineralógica. A bentonita aumentou o índice de plasticidade (IP). O solo natural, classificado como silte de baixa compressibilidade (ML), tornou-se argila de baixa compressibilidade (CL) com bentonita. DRX identificou caulinita, ilita e goetita no solo natural, e montmorilonita e lepidolita com bentonita. A montmorilonita, argilomineral expansivo, explica as mudanças no comportamento do solo e o aumento de sua atividade. Adsorção de azul de metileno mostrou aumento na atividade coloidal e superfície específica (SE). A classificação MCT do solo natural (LA') evoluiu para LA'-LG' e LG' com bentonita, indicando solo mais plástico com aumento de contração e penetração. Testes de permeabilidade demonstraram redução significativa (6, 46 e 48 vezes) no coeficiente de permeabilidade, conforme a classificação utilizada o solo alcançou a marca de praticamente impermeável com as adições de 4% e 6% de bentonita. Essa redução está correlacionada aos parâmetros reduzidos de índice de vazios e o aumento da superfície específica. Diante das análises, a bentonita é uma opção viável para reduzir a permeabilidade dos solos em aterros sanitários. Palavras-Chave: Barreira impermeabilizante; Bentonita; Permeabilidade; Argilomineral.