TCC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 41
  • Item
    ANÁLISE COMPARATIVA DO DIMENSIONAMENTO E ORÇAMENTO DE UMA FUNDAÇÃO PROFUNDA UTILIZANDO OS MÉTODOS AOKI-VELLOSO E DÉCOURT-QUARESMA
    ( 2025-03-14) COSTA, PAULO DANIEL PIMENTEL
    Com o desenvolvimento da construção civil, cada vez mais as edificações necessitam de fundações mais eficientes e seguras. Para tanto, novas técnicas de estudo da resistência do solo são desenvolvidas e aprimoradas constantemente. Dentre elas, destacam-se, no Brasil, os métodos de cálculo de capacidade de carga de Aoki-Velloso e Décourt-Quaresma. Ao longo desse trabalho foi utilizado esses dois métodos para fins de apontar possíveis discrepâncias nos resultados de ambos e averiguar a relevância dos impactos financeiros causados por essa provável diferença. Através dos cálculos realizados foi possível verificar que houve uma pequena disparidade nos resultados quando analisadas as estacas de forma individual e uma igualdade quando feita uma análise global da estrutura. Palavras-chave: Fundações. Estacas. Capacidade de carga.
  • Item
    A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S NO CANTEIRO DE OBRAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE DOM ELISEU – PA
    ( 2025-03-13) BARBOSA, EDUARDO CAMPOS
    O presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação do Programa 5S no canteiro de obras. O estudo foi realizado em várias etapas, iniciando com revisão de literatura para aprofundamento sobre o tema, logo após foi realizada uma inspeção visual no local de pesquisa para um diagnóstico preliminar das condições do canteiro. Em seguida, foi aplicada uma pesquisa por meio de um questionário com os colaboradores, com o intuito de compreender o nível de conhecimento prévio sobre o Programa 5S. Para uma avaliação mais detalhada, foi utilizado um checklist para verificar a conformidade do canteiro de obras com os sensos do programa (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke). Os principais objetivos do estudo foram: investigar a aplicação e o nível de conhecimento dos colaboradores sobre o Programa 5S, diagnosticar a aplicação dos sensos no canteiro de obras e capacitar os colaboradores para a implementação do programa. Através dessas ações, buscou-se promover a conscientização sobre a importância das boas práticas de gestão e organização no canteiro de obras que resultam em maior eficiência e segurança, garantindo a qualidade da obra. Como resultado observou-se o baixo grau de conhecimento dos colaboradores entrevistados sobre o programa e seus benefícios, a não conformidade do canteiro de obras estudado com os sensos e a necessidade de conscientização sobre os benefícios do 5S na construção civil, bem como sua implantação. Palavras-Chave: Programa 5; Canteiro de Obras; Organização; Segurança.
  • Item
    IMPACTOS EROSIVOS: Um estudo de caso no conjunto de habitação popular do bairro Jardim Aulídia, Açailândia-Maranhão
    ( 2025-03-13) SOUZA, GENILSON OLIVEIRA DE
    Este estudo analisa os impactos da erosão no bairro Jardim Aulídia, em Açailândia (MA), com foco na Rua 70, uma área residencial de habitação popular. O problema, intensificado pela progressão erosiva, ameaça a segurança e a qualidade de vida dos moradores. Utilizando metodologias como análise de imagens in loco e de satélite e aplicação de questionários, foram identificados danos à infraestrutura, deslocamento de morador e agravamento de problemas socioeconômicos. A pesquisa destacou que soluções paliativas, como o uso de aterros, mostraram- se ineficazes para conter o avanço erosivo. Entre as sugestões propostas, destaca-se a aplicação de biomanta, capaz de estabilizar o solo, reduzir o impacto ambiental e promover a revegetação. A investigação reforça a necessidade de políticas públicas eficazes e integradas, que aliem sustentabilidade e eficiência no enfrentamento de problemas relacionados à degradação ambiental em áreas urbanas vulneráveis. Este estudo fornece informações críticas para a elaboração de estratégias de mitigação e prevenção, além de sensibilizar gestores públicos e a comunidade local sobre a urgência de ações estruturais. Palavras-chave: Erosão, Infraestrutura, Sustentabilidade.
  • Item
    INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA NA REVISÃO E PADRONIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL
    ( 2025-03-12) CONCEIÇÃO, SAMUEL DE SOUSA
    Este estudo teve como objetivo analisar a aplicação da inteligência artificial na revisão e padronização de projetos de engenharia civil, utilizando o software AltoQi Visus Cost Management para otimizar processos e reduzir falhas. A pesquisa se concentrou no desenvolvimento do projeto do Espaço de Inovação da UEMASUL – Campus Açailândia, onde a IA foi empregada para revisar arquivos IFC, detectar inconsistências e aprimorar a qualidade do projeto. Os resultados demonstraram que a tecnologia é capaz de identificar erros na modelagem BIM, ajustar quantitativos de materiais e otimizar a orçamentação, garantindo maior precisão e eficiência no planejamento da obra. A automatização do processo reduziu o retrabalho manual, minimizando custos e tempo de execução. Além disso, a IA mostrou-se essencial na gestão de projetos, promovendo maior controle sobre os dados e aprimorando a tomada de decisões. Conclui-se que a inteligência artificial representa um avanço significativo para a engenharia civil, sendo uma ferramenta útil para a modernização do setor, possibilitando maior confiabilidade nos projetos e contribuindo para a inovação na construção civil. Palavras-chave: Inteligência Artificial, Tecnologia e Padronização de projetos.
  • Item
    ANÁLISE DO TRÁFEGO VEICULAR E DO VOLUME DE CARGA EM TRECHO DA BR-222 EM AÇAILÂNDIA-MA
    ( 2025-03-12) FRANCO, MARCOS EDUARDO MACIEL
    A BR-222 é uma importante rodovia federal, cuja construção desempenhou um papel crucial no crescimento e desenvolvimento da cidade de Açailândia-MA. Por atravessar o perímetro urbano, a rodovia não só facilita os fluxos comerciais intermunicipais e interestaduais, como também recebe diariamente um grande volume de veículos da população local. Este estudo teve como objetivo caracterizar o fluxo e a carga veicular no KM 674 da BR222, utilizando vídeos de monitoramento que proporcionaram uma visão frontal da rodovia e permitiram a contagem manual dos veículos ao longo de sete dias. Concluiu-se que os fluxos de tráfego no perímetro urbano se aproximam dos limites considerados aceitáveis pelo manual de estudo de tráfego do DNIT, com predominância de veículos leves. Contudo, embora a frota seja composta majoritariamente por veículos leves, verificou-se que os veículos comerciais movimentam, em média, 73328 toneladas por dia no trecho avaliado. Palavras-chaves: Tráfego veicular; Contagem manual; Fluxo; Carga veicular; Perímetro urbano; Estudo de tráfego.