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ItemJOGOS COMO MÉTODO DE ENSINO EM CIÊNCIAS NO 6º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL TURMA DA MÔNICA, BELA VISTA - TO( 2022-12-14) NASCIMENTO, ALEXANDRE SOUSAEm face ao cenário atual, cercado de inovações, avanços tecnológicos e transformações nas mais diversas áreas do conhecimento, é necessário o desenvolvimento de novas ferramentas que auxiliem no processo dessas mudanças na educação. O uso de novos instrumentos na aplicabilidade de práticas que sejam lúdicas aos estudantes, transforma o processo de ensino e aprendizagem e o torna em algo mais dinamizado. Neste sentido, os jogos obtêm um lugar como uma das ferramentas exemplares da aprendizagem, já que eles estimulam o interesse do aluno, por meio de diferentes níveis de práticas sociais e pessoais, ajudando desta forma na construção de descobertas, formação de personalidade e criticidade, além de servir como instrumento didático e avaliativo, pois, possibilita a aproximação entre o professor e o aluno no exercício do conhecimento científico. Sendo assim, o presente trabalho objetivou avaliar a utilização dos jogos lúdicos como ferramenta auxiliadora do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências, tendo como foco o ensino fundamental II e objeto de estudo a Escola Municipal Turma da Mônica em Bela Vista, município de São Miguel do Tocantins - TO. O estudo realizado é uma pesquisa quantitativa que contou com a participação de alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental e que se utiliza de uma metodologia ativa através da utilização de jogos criados a partir da necessidade expressada por cada conteúdo estudado pelos alunos em sala de aula. Os resultados estatísticos do grupo amostral da pesquisa mostraram que os jogos aplicados se fizeram eficientes e positivos partindo da hipótese de que os mesmo poderiam auxiliar na educação, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Portanto, visto toda a importância dos jogos didáticos torna-se imediato e imprescindível a sua utilização no meio educacional, para que haja um desenvolvimento na construção do conhecimento e para que a educação em sua essência seja vista como algo prazeroso e importante na vida dos alunos e, além disso, que a prática do ensino e aprendizagem seja construtiva e traga frutos pelo simples ato de brincar. Palavras-chave: Metodologia ativa; ensino-aprendizagem; educação.
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ItemDIVERSIDADE DE ARANHAS (ARACHNIDA: ARANEAE) NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-14) SILVA, ALANA LAISA MOURAHá pouco conhecimento sobre a fauna de aranhas no Maranhão, dada a inexistência de uma tradição em estudos sistemáticos e ecológicos do grupo no estado. Os registros obtidos da literatura estão distribuídos no Norte do estado, sendo assim, o Maranhão, é um dos estados nos quais sabemos menos sobre a araneofauna local, sobretudo no município de Imperatriz. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a fauna de aranhas da cidade de Imperatriz, Maranhão, por meio de coletas em residências ou em locais públicos e registros ocasionais, que englobam coletas feitas por moradores e estudantes na área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão/UEMASUL. As coletas foram conduzidas em seletas residências, no qual, foi permitido a entrada para realização do estudo, na cidade de Imperatriz. Em ambos os casos, os animais coletados foram transferidos para um pote contendo álcool 70%, até a identificação no Laboratório de Zoologia da UEMASUL. As pesquisas de artigos taxonômicos com registros de aranhasforam feitas usando a base dados do World SpiderCatalog. As aranhas obtidas, totalizaram 508 indivíduos, sendo 306 adultos e 202 jovens, distribuídos em 18 famílias. Foram coletadas aranhas nos seguintes bairros: Bacuri, Parque do Buriti, Centro, Jardim São Luís, Mercadinho, Nova Imperatriz, Parque Alvorada, Parque Anhanguera, São José do Egito, Santa Inês, Vila Lobão e Vila Vitória, em instituições de ensino como UEMASUL e IFMA, ambos localizados em Imperatriz e cartões postais imperatrizenses como Beira Rio e Porto da Balsa. A maioria dos registros foi de aranhas inofensivas ao homem, porém indivíduos dos gêneros Latrodectus (viúva-negra), Loxosceles (aranha-marrom) e Phoneutria (armadeira) foram identificados. O presente estudo ampliou o conhecimento sobre a fauna de aranhas sinantrópicas da cidade de Imperatriz/MA, permitindo que informações importantes, como a presença de aranhas de interesse médico, fossem descobertas e novos registros de ocorrência de aranhas introduzidas. O registro de um número significativo de espécies na região é um indicativo de que possui uma fauna de aranhas relativamente diversa, porém pouco estudada. Palavras-chave: Araneofauna; Interesse Médico; Sinantrópicas.
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ItemCARGA DE DOENÇA DA COVID-19: Medição dos anos de vida perdidos ajustados por incapacidade em decorrência da Covid-19 no estado do Maranhão entre 2020 e 2022( 2022-12-14) PINTO, JOÃO AMADEU LIMAA Covid-19 acarretou uma enorme perda em vida humana desde seu princípio em 2020. Neste contexto, estudos medindo o prejuízo da enfermidade são úteis na organização das ações de saúde. Esse estudo estimou a carga de doença total da Covid-19 no Maranhão entre 16/03/2020 e 16/03/2022. Os dados utilizados procedem dos boletins da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, do portal do IBGE, e do Global Burden of Disease Study de 2019. Com tais informações (casos confirmados e óbitos, estimativa de vida e pesos de incapacidade), foram estimados a letalidade média e os DALYs acumulados no período. No cálculo de YLLs foram usadas duas distribuições: faixas etárias de 10 anos e idades individuais. Foi observada uma letalidade média de 2,58% (3,51% para homens e 1,86% para mulheres) e mortalidade de 0,15% (151,73 mortes por 100 mil habitantes). Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida no Maranhão foi de 71,94 (72) anos em 2021, com base nisso obteve-se uma estimativa de 97.803,98 YLLs e 938,377539 YLDs, totalizando 98.742,3575 DALYs para o período ou 1380 DALYs por 100 mil habitantes. Tais resultados põe a Covid-19 em altíssimo patamar de morbimortalidade, superando os DALYs registrados por todas as doenças respiratórias inferiores no Maranhão em 2019. Esses valores, além da escassez de literatura encontrada sobre a carga da Covid-19 na pesquisa, fazem dos estudos de carga da Covid-19 na região e de suas sequelas a longo prazo esforços importantes na compreensão do risco gerado por esta doença, facilitando assim sua mitigação. Palavras-chave: Dados epidemiológicos; Peso de doença; Covid-19.
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ItemLEVANTAMENTO DA COMUNIDADE DE ARANHAS DE SERAPILHEIRA NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-14) FIGUEREDO, CARLA RAISSA CARDOSOA ordem Araneae pertence a um grupo de invertebrados do filo Arthropoda, e é considerada megadiversa, possuindo ampla distribuição e alta diversidade de espécies nos mais variados tipos de habitats. O Brasil é o país da região Neotropical com a maior diversidade de espécies de aranhas e, ainda assim, pesquisas com foco na araneofauna são escassas em alguns estados, como o Maranhão. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento da araneofauna no Parque Nacional da Chapada das Mesas (PNCM), e verificar se a temperatura, umidade e profundidade da serapilheira influenciavamna abundância, riqueza e composição da comunidade de aranhas. Para a realização da amostragem da fauna de solo foi utilizado o método Extrator de Winkler em 10 (dez) pontos de coleta demarcados e distribuídos em áreas de formações florestais, distantes pelo menos 1 km uns dos outros. Cada ponto foi composto por quatro parcelas de 30x10m. Foram obtidas 03 (três) amostras por parcela, 12 por ponto e 120 ao total. As medidas de temperatura e umidade foram registradas através de um termo-higrômetro e a profundidade da serapilheira com o auxílio de uma régua graduada em centímetros. Foram obtidos 418 indivíduos, dos quais 361 (86,4%) foram representados somente por indivíduos jovens e 57 (13,6%) por adultos. Foram registradas 29 famílias, das quais 13 foram representadas somente por juvenis. As mais abundantes foram: Salticidae (n=104), Oonopidae (n=63), Ctenidae e Zodariidae (n=40 para cada uma), compondo 59,4% do total de indivíduos capturados. Foram registradas 33 espécies/morfoespécies em 16 famílias. A profundidade de serapilheira variou de 1,6cm a 3,54; temperatura de 23,3°C a 31,16 °C; e umidade relativa de 52,3% a 81,2%. A correlação de Pearson demonstrou que a umidade (r2= 0.38445; t = -3.6325; p = 0.00837) e a profundidade da serapilheira (r2= 0.07363; t = 2.5336; p = 0.03903) representaram fatores significativos sobre a composição da comunidade de aranhas. Palavras-chave: Inventário; Araneofauna; Extrator de Winkler.
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ItemLEVANTAMENTO DE BRIÓFITAS E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA EM ÁREAS DE CERRADO DOS MUNICÍPIOS DE GOVERNADOR EDISON LOBÃO E RIBAMAR FIQUENE, MARANHÃO( 2022-12-14) PINHEIRO, ANA VERA TOURINHOAs Briófitas são plantas diminutas, pertencentes ao grupo das Criptógamas, representam o mais antigo grupo de plantas, consideradas essenciais para o entendimento da evolução das plantas terrestres, geralmente, formam a base dos ecossistemas vegetais. Representam, aproximadamente, cerca de 25.000 espécies distribuídas em três grandes grupos, as Bryophytas, Marchantiophytas e Anthocerotophytos. Plantas avasculares, com o ciclo de vida caracterizado pela alternância de gerações, tendo a fase haploide como dominante. Este é um grupo com uma ampla distribuição, podendo ser encontradas em diversos ambientes e biomas. O domínio fitogeográfico do Cerrado, por exemplo, abriga uma rica diversidade dentro da brioflora, possuindo aproximadamente 478 espécies. Contudo, existem lacunas nessa biodiversidade, principalmente pela escassez de trabalhos e pesquisas científicas desenvolvidas nessa área e região. Dessa forma, o presente projeto tem como principal objetivo, o levantamento de espécies de briófitas em fragmentos do Cerrado no estado do Maranhão. Diante disso, as coletas foram realizadas durante expedições na área de estudo e identificadas em laboratório com o auxílio de lupa e microscópio óptico. Foram coletados e analisados um total de 67 espécimes, que ficaram distribuídas em 11 famílias, sendo duas do grupo de hepáticas e nove do grupo de musgos; 16 gêneros e 20 espécies, na qual 2 são novas ocorrências para o estado, sendo elas, Cololejeunea cardiocarpa (Mont.) Stephani, e Syrrhopodon parasiticus (Sw. ex Brid.) Paris. Palavras-chave: Taxonomia; Bryophyta; Marchantiophyta; Cerrado.
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ItemSELEÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DE Trichoderma spp. COM POTENCIAL PARA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA E PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO DO FEIJÃO CAUPI EM ENSAIOS DE CASA DE VEGETAÇÃO( 2022-12-15) SANTOS, FRANCIELTON DO NASCIMENTO DOSEntre as leguminosas, o Feijão-Caupi Vigna unguiculata (L.) Walp, tem ganhado grande destaque no cenário mundial e brasileiro, tendo em vista que o seu valor nutricional e rápido desenvolvimento são fatores importantes para esse consumo. No entanto, essa cultura sofre com a presença de agentes patógenos que acabam degradando e gerando perdas em larga escala para muitos agricultores, a procura por produtos que inibam o desenvolvimento desse patógeno cresce cada vez mais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo, Selecionar e identificar isolados de Trichoderma spp. promotores de crescimento e indutores de resistência para o cultivo de feijão caupi no estado do Maranhão em relação ao Fusarium oxysporum Schl. f. sp. tracheiphilum (Smith) Snyder, in vitro, e em casa de vegetação, avaliou-se o desenvolvimento da cultura em estudo. No teste in vitro em delineamento inteiramente casualizado com quaro repetições, foram feitos pareamentos de culturas utilizando trinta e seis isolados de Trichoderma spp, avaliados em placas de Petri contendo meio BDA, nestas foram postos discos do patógeno e do antagonista incubados à temperatura de 25°C, durante sete dias. A testemunha consistiu na inserção do disco de patógeno na placa de Petri, sem antagonista. A avaliação foi realizada no quinto e sétimo dia e consistiu na medição do crescimento micelial do patógeno. A implantação do experimento em casa de vegetação, foi em delineamento inteiramente casualizado com seis tratamento, (L1, I1, A1, 44, 52 e testemunha), com 4 repetições, a testemunha foi constituída de sementes tratadas com água destilada. Os isolados selecionados foram utilizados na produção de solução líquida e formulação em pó, e foram aplicados na microbiolização de sementes de feijão Caupi. Foram avaliados à porcentagem de germinação de sementes, promoção de crescimento, parâmetros fisiológicos e severidade da fusariose. Para os parâmetros de índice de clorofila, área foliar e altura de plantas, os tratamentos com os isolados de Trichoderma spp., (44, 52, L1, A1 e I1), não promoveram efeito significativo ao nível de 5% na promoção de crescimento do feijoeiro em casa de vegetação. Quanto a identificação molecular todos os isolados estavam dentro do gênero Trichoderma. Observando a árvore filogenética foi possível verificar que os isolados foram agrupados em 8 grupos evolutivos. Os isolados do grupo 1 foram Trichoderma (TV1 e U1) que estavam agrupados a espécie de T. rugulosum. Outros isolados divididos nos grupos 2, 3, 4, 5 e 6 formaram clados exclusivos, altamente suportados e não agruparam-se com nenhuma espécie conhecida. No grupo 7 o isolado Q1 foi evolutivamente próximo de T. polysporum e no grupo 8 o isolado GS1 compartilhava ancestral em comum com T. humanense. Dos 36 isolados analisados 32 não agruparam-se a nenhuma espécie conhecida e estes estavam em clados altamente suportados, isso levanta a teoria de serem possíveis novas espécies. Palavras-chave: Fungos; Antagonismo. Biocontrole.
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ItemPROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ARTRÓPODES( 2022-12-15) NASCIMENTO, FELIPE SARAIVAO filo Arthropoda é atualmente o filo com maior diversidade de espécies do Reino Animal, sendo composto por mais de 75% de todas as espécies conhecidas. O filo contém várias singularidades e diversidade animal, no entanto, há uma dificuldade por parte dos educadores no que se refere ao ensino desse grupo, uma vez que, a maioria dos conceitos se apresentam de forma abstrata e de difícil entendimento por parte dos alunos, o que leva ao docente o desafio de facilitar a comunicação, fazendo com que os alunos compreendam e se aproximem dos conceitos propostos. Logo, cabe ao profissional da educação, o desafio de elaborar metodologias alternativas para o ensino de artrópodes de maneira clara e didática, com a finalidade de sanar quaisquer dúvidas e colaborar para o aprendizado dos estudantes. Com isto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um material lúdico para o ensino de Zoologia de invertebrados, por meio da elaboração de um jogo que proporciona o processo ensinoaprendizagem das diferentes ordens de Artrópodes. A pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativo com uma composição de análises de questionários que objetivaram avaliar o uso de metodologias ativas com foco em jogos didáticos entre os discentes universitários. A pesquisa foi realizada nos dias 16 e 17 de agosto de 2020 na instituição de ensino superior Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, campus I, Imperatriz, estado do Maranhão. Foram selecionadas para a pesquisa duas turmas do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, respectivamente do 7º e 9º período, turno vespertino, onde foi aplicado o jogo intitulado Dominó dos Artrópodes, seguido dos questionários relacionados à metodologia do uso de jogos didáticos. Tendo como resultado que a utilização de jogos didáticos feitos com materiais alternativos, faz com que as aulas deixem de ser monótonas, facilitando o aprendizado de conceitos que podem ser complexos, gerando atenção e interesse dos alunos para o assunto trabalhado. Palavras-chave: Artrópodes; jogo didático; proposta metodológica.
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ItemANÁLISE GENÉTICA POPULACIONAL A PARTIR DA REGIÃO CONTROLE DO DNA MITOCONDRIAL DA ANCHOVETA Cetengraulis edentulus (CUVIER, 1829) DA COSTA ATLÂNTICA MARANHENSE( 2022-12-15) SILVA, DHÁLLYTH ZAÍNNY PEREIRACetengraulis edentulus é uma espécie de peixe da família Engraulidae, que apresenta elevado valor comercial, capacidade de tolerar alterações ambientais e que desempenha papéis importantes no contexto ecológico. Assim como os demais indivíduos da ordem Clupeiformes, a anchoveta atlântica C. edentulus passou por mudanças ambientais no que se refere aos ocorridos no Período Quaternário. Desse modo, seu padrão populacional é crucial para a elucidação dos acontecimentos que proporcionaram sua manutenção e sobrevivência frente aos eventos de seleção. Além disso, a caracterização da estrutura genética de uma população é de suma importância para fornecer informações acerca da variabilidade morfológica e padrões de fluxo gênico entre os indivíduos, além das questões adaptativas em determinado local. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a genética populacional de Cetengraulis edentulus presente na região costeira de Raposa, Maranhão. Para tanto, utilizou-se marcadores moleculares para a região controle do DNA mitocondrial que forneceram um fragmento de 570 pares de bases, necessário para fornecer informações pertinentes acerca da população. Esse trabalho pioneiro para o Estado do Maranhão pôde revelar que a população de C. edentulus apresenta expansão demográfica, alta variabilidade genética entre os indivíduos e baixa diferenciação, ou seja, uma população não estruturada geneticamente. Palavras-chave: Cetengraulis edentulus; D-loop mitocondrial; Genética populacional.
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ItemCONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO DE BIOLOGIA: relato de experiência( 2022-12-16) OLIVEIRA, MARIA ANDREIA OLIVEIRA DEA formação inicial de professores é fundamental para a práxis pedagógica. Essa proposição não apenas compreende melhorias na qualidade do ensino, mas viabiliza caminhos para que a nação seja desenvolvida. Como parte de um corpo social que se encontra em constante mudança, o sistema educacional necessita de mecanismos válidos que atendam tanto alunos, quanto professores. Nesse viés, a necessidade das escolas de estabelecer métodos de ensino mais eficazes torna o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) mais importante para auxiliar os alunos a se aproximarem da ciência, a partir da investigação e aplicabilidade do que, inicialmente, é empírico, e para fortalecer os professores ao nortear a formação de cidadãos críticos e participativos. O presente estudo objetivou analisar as contribuições que o Programa teve em uma escola pública de ensino médio no Município de Imperatriz – Maranhão. A metodologia se deu como uma abordagem qualitativa com o emprego de questionários, proposta didática e entrevista, de maneira que a inserção do Programa pôde ser avaliada por todos os envolvidos. Os dados coincidiram com os objetivos traçados, já que houve certificação de que o PIBID contribuiu com inovação em metodologias alternativas de ensino e trouxe significação para o aprendizado dos alunos, além da experiência profissional da bolsista. Conclui-se, dessa forma, que há efetividade no emprego do PIBID, não apenas no prelúdio da formação de professores, mas no impacto positivo que a escola, alunos e professora supervisora puderam vivenciar. Isso, certamente, servirá de referência e preparo para que futuras práticas pedagógicas mantenham os alunos como agentes do próprio conhecimento, de modo a formar cidadãos críticos e participativos nos demais segmentos da sociedade. Palavras-chave: PIBID; Formação docente; Metodologias alternativas.
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ItemPERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO USO DA ÁGUA EM UMA TURMA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA( 2022-12-16) MIRANDA, JAIR DE OLIVEIRAA sustentabilidade exige uma permanente harmonia entre as ações antrópicas e a natureza, é representada como o modo de ser e viver, exigindo das práticas humanas às potencialidades finitas da natureza. Com isso, foi proclamada pela ONU em 2017, a década da ciência oceânica ou década dos oceanos para o Desenvolvimento Sustentável e proteção dos recursos marinhos e hídricos, buscando reverter ou mitigar os impactos sofridos pelos oceanos e corpos hídricos. Com isso, foram aplicadas ações práticas de sustentabilidade e educação ambiental escolar infanto-juvenil, visando a conservação e preservação da natureza, a agenda 2030 e a década dos oceanos como sugerida pela ONU. Nesse sentido, foram aplicadas práticas sustentáveis voltadas a educação ambiental, os 5 (cinco) R’s, conservação e preservação ambiental, considerando a década dos oceanos como sugerida pela Agenda 2030, afim de avaliar o desenvolvimento da consciência ambiental pelos alunos. O projeto foi trabalhado com 25 estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma Escola Municipal em Imperatriz-MA. De modo que, a percepção sobre sustentabilidade no correto uso da água e assuntos relacionados foi identificada a partir da aplicação de questionários semiestruturados, com 10 perguntas objetivas. Foi observado, desde a aplicação do 1º questionário, que a maioria ou parte dos alunos se apresentava atenta impedindo o gasto da água. Na aplicação do 2º questionário, foi observado que não houve descuido quanto ao uso da água. E os números de conscientização só aumentaram com a aplicação das atividades. Dessa forma, foram desenvolvidas ações educativas que oportunizaram a construção do conhecimento, momentos de reflexão e discussões coletivas, o espírito de equipe e a autonomia, contribuindo para melhor compreensão das questões ambientais. Percebemos que a maior parte das atividades de natureza prática, de conscientização dos envolvidos, reconhecimento do seu papel para a melhoria do ambiente e participação em ações como essa pode contribuir para uma qualidade de vida cada vez melhor. Palavras-chave: Sustentabilidade; Década dos Oceanos; Educação Ambiental.
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ItemDIVERSIDADE DE ARANEIDAE (ARANEAE, ARACHNIDA) DO SUL E OESTE DO MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-16) SANTOS, LARYSSA STEFANY DE AZEVEDOAraneidae é composta por 184 gêneros e 3097 espécies, sendo a terceira família mais rica em espécies. Os araneídeos tecem teias orbiculares, ocupam principalmente o estrato arbóreo-arbustivo dos ambientes, distribuem-se amplamente por todo o mundo e possuem organismos que são chamativos, devido a sua coloração ou a estratégias diferenciadas de forrageamento. A maior parte da diversidade do grupo é registrada na Região Neotropical, como destacado por muitos inventários que comportam uma amostra abundante e especiosa desta família, mas ainda com várias espécies indeterminadas a nível específico. Trabalhos com foco no esforço de identificação de famílias inteiras de aranhas não são comuns, embora sejam necessários, sobretudo em áreas nas quais pesquisas com o grupo passaram a ser realizadas apenas recentemente, como é o caso do Maranhão. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é fornecer uma lista unificada de espécies de Araneidae em áreas do Oeste e Sul do Maranhão, amostradas em trabalhos anteriores, com a confirmação de novos registros e de novas espécies, quando possível. Para tal, todo o material coletado de Araneidae de 2018 a 2022 foi identificado até o menor nível taxonômico, quando possível, com base em literatura específica, ou morfotipado. Foram identificados 456 espécimes distribuídos em 76 espécies/morfoespécies e 26 gêneros. Destas, três espécies foram registradas pela primeira vez no Brasil, correspondendo também, obviamente, a registros exclusivos para o Maranhão, até o momento; ainda foi feita a identificação da fêmea de uma espécie que até então era conhecida apenas por macho. Também foi apresentada a distribuição conhecida das 36 espécies determinadas e registradas de araneídos neste estudo, com base em uma revisão da literatura. Neste contexto, é possível documentar o quanto se conhece sobre a distribuição das espécies registradas até o momento, ampliando o conhecimento taxonômico e científico sobre as espécies de aranhas que compõem esta família, que até então, ainda eram desconhecidas para esta região. Palavras-chave: Araneidae; Lista de espécies; Maranhão; Taxonomia
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ItemCOMUNIDADE DE ARANHAS DIURNAS EM DIFERENTES ÁREAS DE CERRADO NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-16) PAULA, YASMIN RITA ALVES AGUIAR DEAranhas são um bom modelo de estudos ecológicos, pois são organismos de fácil amostragem, grande abundância, ampla distribuição, altamente diversas na região Neotropical, ocorrem ao longo de todo ano e possuem uma estreita relação com a estrutura da vegetação e do habitat em que se encontram. Isto posto, este trabalho teve como objetivo analisar se há variação na riqueza, abundância e composição da comunidade de aranhas relacionada a variação da temperatura, umidade e obstrução da vegetação em diferentes áreas de Cerrado, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão. O presente trabalho foi conduzido em 14 pontos, com a aplicação do método batedor de vegetação; em cada parcela, de cada ponto, foram medidas a temperatura, umidade e obstrução da vegetação. Para verificar se há efeito das variáveis ambientais sobre os parâmetros da comunidade de aranhas foi realizada Análise de Regressão Múltipla. Para verificar a relação de similaridade na composição da comunidade foi realizado o NMDS (Escalonamento Multidimensional Não-Métrico), com o índice de BrayCurtis. Análise de Regressão Múltipla foi realizada com o eixo mais representativo para verificar se a composição da comunidade é afetada pelas variáveis ambientais citadas. Foram obtidas 56 amostras, contendo 3.200 indivíduos, sendo 281 adultos e 2.919 jovens, distribuídos em 24 famílias e 157 espécies/morfoespécies. A temperatura e a obstrução da vegetação apresentaram efeitos significativos sobre a riqueza, abundância e composição da comunidade (para esta apenas a segunda variável) de aranhas. Contudo, o efeito mais significativo foi o da obstrução da vegetação, demonstrando que quanto maior essa variável, maior a riqueza em espécies e abundância de indivíduos, devido a maior a disponibilidade de pontos de apoio para fixação das teias de aranhas, de locais para refúgio e forrageamento, contemplando a comunidade de aranhas arborícolas. Palavras-chave: Araneofauna; Fitofisionomias; Inventário.
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ItemAVALIAÇÃO IN VITRO DA ASSOCIAÇÃO EXTRATO DE Monotagma plurispicatum (Körn) K. Schum. E Trichoderma polysporum (Link) Rifai NO CONTROLE DE Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae W. L. Gordon( 2024-02-01) NEPOMUCENO, JÚLIA SILVACom a agricultura se tornando um dos pilares da economia brasileira, surge a necessidade do desenvolvimento de técnicas agrícolas mais econômicas e sustentáveis. Alguns exemplos são a utilização de cultivares mais resistentes e controle químico e biológico, que é o uso de produtos naturais ou organismos vivos com ação antagônica à fitopatógenos. Esse trabalho teve por objetivo a avaliação da atividade, in vitro, de Monotagma plurispicatum no crescimento micelial de Trichoderma polysporum visando à sua associação para o biocontrole de Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae. Folhas de Monotagma plurispicatum foram coletadas na Resex do Ciriaco e seu extrato aquoso utilizado nas proporções de 0, 3, 6 e 10% em meio de cultura BDA, com 4 repetições em dois experimentos. O 1º com um disco de 6 mm de diâmetro de Trichoderma polysporum ao centro da placa de Petri e o 2º com dois discos, um de Trichoderma polysporum e F. oxysporum f. sp. passiflorae com distância de 3,3 cm entre si. Avaliadas através de medições diárias do maior eixo da colônia, com dados submetidos ao teste Tukey ao nível de 5% de variância. O experimento demonstrou que todas as concentrações com extrato vegetal inibiram o crescimento de Trichoderma polysporum, chegando ao final do 2º experimento em tratamento de 10% com maior inibição micelial se comparado com Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae, concluindo que a associação não é viável nas condições testadas.
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ItemCOMUNIDADE DE ARANHAS DIURNAS EM VEGETAÇÃO ARBÓREO-ARBUSTIVA NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL( 2024-02-01) PEREIRA, WELINGTON SILVEIRAO conhecimento taxonômico das espécies é crucial para os debates que levam em consideração a conservação, a alocação de recursos e o planejamento do manejo da terra. Os esforços amostrais realizados historicamente no Brasil nunca foram homogêneos, tendo as regiões do Sul e Sudeste como as mais bem amostradas, retrato que em parte pode ser explicado pela presença de capital financeiro nessas regiões. Dessa forma, domínios morfoclimáticos que não estão presentes de forma predominante nessas regiões, como o Cerrado, e somado a outros fatores, acabaram por serem mais tardiamente amostrados quando comparado a outros biomas do território brasileiro. O Cerrado ainda permanece pobremente amostrado, impossibilitando responder muitas perguntas necessárias para compreender os fatores ecológicos e evolutivos, bem como fundamentar sua proteção contra o avanço de atividades antrópicas, como da agricultura intensiva e da pecuária extensiva. Entre os organismos cujo conhecimento precisa avançar está a Ordem Araneae: grupo de aracnídeos representado pelas aranhas, e que tem um grande potencial para estudos que visem a conservação e a avaliação de impactos ambientais. O Cerrado maranhense dispõe de poucos estudos e apresentam uma tendência em amostrar aranhas de solo ou serrapilheira. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar como os parâmetros de comunidade (riqueza, abundância e composição) de aranhas arbóreoarbustiva de diferentes fitofisionomias de Cerrado se relacionava com variáveis abióticas, como temperatura, umidade e obstrução da vegetação, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão (PNCM). O método utilizado para a coleta de aranhas foi o guarda-chuva entomológico. Foram coletados 1040 espécimes, sendo 950 indivíduos imaturos e 90 indivíduos adultos. As famílias com maiores riqueza, respectivamente, foram Araneidae, Salticidae, Anyphaenidae e Thomisidae. A média das aferições de temperatura variou entre os pontos e para as fitofisionomias, tendo para as formações florestais a maior média de temperatura, e uma maior obstrução da vegetação; e para as formações savânicas a maior média de umidade, e um menor valor para a obstrução da vegetação. O trabalhou apresentou um baixo número de adultos comparado a outros trabalhos. Além disso, será investido mais horas de laboratório para prosseguimento na identificação de mais indivíduos a nível específico e genérico.
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ItemAÇÕES EDUCATIVAS SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA( 2024-04-19) PEREIRA, JAKELINE ALMEIDA SANTOSAs doenças parasitárias representam um desafio de saúde pública global, impactando negativamente o desenvolvimento socioeconômico e sociocultural de diversos países. No Brasil, a precária infraestrutura de saneamento básico, a carência de acesso à água potável e a insuficiência de educação em saúde contribuem para a alta prevalência de parasitoses intestinais, principalmente entre crianças em idade pré-escola. Essa realidade justifica ações educativas, investigação da prevalência de parasitoses intestinais e a identificação dos fatores de risco associados à presença de parasitos em crianças de 1 a 5 anos matriculadas em uma Instituição Municipal de Educação Infantil (IMEI) em Imperatriz, MA. A pesquisa foi realizada com 540 crianças através de palestras e oficinas lúdicas, desenhadas para atender às necessidades e características da faixa etária das crianças, proporcionando uma abordagem educativa envolvente e adaptada. Dentre as 540 crianças, 120 participaram da coleta de dados socioeconômicos e da coleta de amostras fecais para pesquisa de parasitas por métodos laboratoriais. Os exames parasitológicos foram realizados utilizando o método de sedimentação espontânea em água (Hoffman, Pons e Janer, 1934). A prevalência geral de parasitoses intestinais nas 120 amostras de fezes coletadas foi a detecção de 26 amostras (21,67%) contendo cistos de E. nana, 4 amostras (3,33%) com cistos de E. coli, 5 amostras (4,17%) com cistos de Giardia lamblia, e 2 amostras (1,67%) contendo ovos de Ascaris lumbricoides. Esses valores específicos ressaltam a importância de cada parasito identificado durante a análise parasitológica .
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ItemABORDAGENS E APLICAÇÕES DE HÁBITOS HIGIÊNICOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL HÉRICA BARROS DE JESUS.( 2024-04-29) SILVA, CARLA BEATRIZ CONCEIÇÃORESUMO Os hábitos higiênicos são de suma importância para a prevenção de doenças e também auxiliam na promoção da saúde, em qualquer faixa etária da vida, especialmente na primeira infância, fase em que as crianças estão mais susceptíveis ao contato com parasitas por meio de ambientes e objetos contaminados. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo incentivar as crianças quanto a importância da abordagem e aplicação de uma rotina de hábitos higiênicos. Este estudo foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Hérica Barros de Jesus, em 4 etapas, sendo: palestras, oficina, pesquisa de bactérias nas mãos e a aplicação de um questionário com os alunos do maternal I ao II período. Para análise de bactérias nas mãos foram utilizadas placas de Petri com ágar Nutriente® divididas em 4 áreas, sendo A (dedo sem tratamento prévio) B (dedo lavado apenas com água) C (dedo higienizado com água e sabão) D (controle). Os resultados mostraram que nos tratamentos A e B houve 100% de crescimento bacteriano após 48 h de incubação, enquanto no tratamento C houve apenas 10%. Em relação à análise dos questionários acerca do aprendizado sobre os hábitos higiênicos, dos 134 alunos que participaram, 87% acertaram completamente a 1ª questão, 11% só acertaram metade e os outros 2% erraram totalmente. Na 2ª questão, 86% acertaram completamente a, 7% só acertaram metade e os outros 7% erraram totalmente. Na 3ª questão 98% acertaram e somente 2% erraram. Portanto, o uso de atividades lúdicas incentivou as crianças a praticar hábitos adequados de higiene pessoal uma vez que, após a realização do estudo, mostraram ter compreendido que a lavagem correta das mãos com água e sabão é eficiente para o combate de bactérias.