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    FILOGENIA MOLECULAR DE ESPÉCIMES DOS GÊNEROS Diaphanossoma e Machrotrix (CRUSTACEA: BRANCHIOPODA) NA PORÇÃO ORIENTAL AMAZÔNIA BRASILEIRA
    ( 2025-04-16) SOUSA, AROLDO FRANCISCO MIRANDA DE
    Releva-se a importância da comunidade zooplanctônica, em especial aos microcrustáceos da ordem Cladocera, em ecossistemas aquáticos da região amazônica brasileira. Os microcrustáceos desempenham funções cruciais em cadeias tróficas e na ciclagem de nutrientes. Apesar de sua relevância, o conhecimento sobre a biodiversidade desses organismos na região tropical é limitado, especialmente em comparação com regiões de clima temperado. A pesquisa se estruturou em caracterizar a diversidade genética de organismos do grupo Cladocera na porção oriental da região amazônica, utilizando a técnica de DNA barcode como ferramenta molecular. Os resultados filogenéticos revelaram a presença de dois gêneros, Macrothrix e Diaphanossoma, e apontaram para a possível identificação de uma nova espécie dentro do gênero Macrothrix no rio Mosquito. Além disso, o espécime do rio Tocantins foi filogeneticamente relacionado ao gênero Diaphanossoma, sugerindo a presença de uma espécie parente a Diaphanossoma spinulosum. Destaca a importância das abordagens moleculares na identificação de espécies e na compreensão da biodiversidade em regiões pouco exploradas. Conclui-se que estudos mais aprofundados, incluindo análises morfológicas detalhadas e a utilização de outros marcadores genéticos, são necessários para confirmar e ampliar o conhecimento sobre as espécies encontradas na região amazônica. Este trabalho contribui para o entendimento da biodiversidade e pode apoiar ações de preservação e conservação em ecossistemas aquáticos na Amazônia.
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    SELEÇÃO DE INÓCULOS DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES ORIUNDOS DE SOLOS DA CHAPADA DAS MESAS COM POTENCIAL PARA PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO DE FEIJÃO-FAVA (Phaseolus lunatus L.)
    ( 2025-04-16) FONSECA, ALEX LIMA
    A utilização de Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs) pode contribuir para a nutrição das plantas, reduzir o uso de fertilizantes minerais e ajudar a maximizar o equilíbrio ecológico das culturas agrícolas. A pesquisa objetivou investigar a ocorrência e riqueza de espécies de fungos micorrízicos arbusculares em solos de Cerrado do PARNA Chapada das Mesas e selecionar espécies capazes de estabelecer associação com raízes de feijãofava. Foram coletadas amostras de solo de um transecto curvo de aproximadamente 11,33 km contendo quatro áreas de coleta. Estabeleceu-se culturas de FMAs utilizando amostras de solo esterilizadas e capim Brachiaria sp. como isca. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, com seis tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos incluíram solo sem inóculo de FMAs (testemunha), solo com Glomus spp., solo com Rhizophagus sp., solo de todas as áreas coletadas no PARNA Chapada das Mesas, solo com inóculo comercial Roottela BR® e solo com concentração corrigida de fósforo. A avaliação da diversidade constatou que a área de pastagem apresentou maior diversidade de espécies de FMAs, com maior índice de diversidade de Shannon e distribuição mais uniforme das espécies, conforme indicado pelo índice de equitabilidade de Pielou. Não foi possível encontrar impacto significativo da inoculação de FMAs no crescimento e produtividade das plantas de feijão-fava. O estudo destaca a importância de mais pesquisas para determinar o tempo necessário para que os FMA se estabeleçam nas raízes de feijão-fava e para avaliar a eficácia da inoculação dos FMA na promoção do crescimento e da produtividade das plantas em diferentes culturas e substratos. Palavras-chave: Biotecnologia; Agroecossistema; Biodiversidade.
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    ESTUDO DO POTENCIAL DE BIORREMEDIAÇÃO ÓLEOS VEGETAIS RESIDUAIS EM SOLOS DO CERRADO MARANHENSE ATRAVÉS DE ATENUAÇÃO NATURAL-BIORREMEDIAÇÃO PASSIVA
    ( 2025-04-16) CONCEIÇÃO, CAROLINE DA SILVA DA
    No Brasil, uma produção anual de aproximadamente três bilhões de litros de óleo vegetal comestível resulta em apenas 2,5% do óleo residual de cozinha sendo coletado para reutilização, enquanto o restante é descartado de maneira prejudicial, causando consequências ambientais. Isso inclui contaminação do solo e da água, impactando níveis de fauna e flora. O óleo vegetal residual, tanto virgem quanto usado, tem efeitos nocivos, como impermeabilização do solo e contaminação do lençol freático, podendo até liberar gases de efeito estufa como metano. Foi aplicado um tratamento mais um testemunho com três repetições sendo esse realizado com óleo vegetal residual (OVR). Em cada pote hermético foram adicionados 500 g do solo contaminado artificialmente com 12,5 mL (OVR). Adicionalmente, foi colocado acima dos solos contaminados um pote aberto contendo 20 mL da solução de NaOH 0,40 mol L-1 , com o objetivo de capturar o CO2 produzido na remediação. As avaliações da captura de CO2 foram realizadas nos períodos de 20, 40, 60 e 80 dias de incubação. Dada a demora natural na regeneração do solo, tornase vital empregar técnicas de remediação, sendo a biorremediação passiva uma abordagem frequentemente utilizada. Neste contexto o presente trabalho pretende avaliar a técnica de biorremediação passiva, fazendo uso de testes in vitro, como forma de remediar solos do Cerrado Maranhense contaminados artificialmente com óleo vegetal residual de soja (OVR). A técnica de biorremediação passiva apresentou-se como uma opção eficaz para a degradação do óleo vegetal residual. Nas condições investigadas os resultados apontam que a produção de CO2 em função do tempo no ponto 1 foi mais eficiente no período de 80 dias, já no ponto 2 o período com maior produção foi o de 60 dias. Sendo assim, pode-se afirmar que a técnica de biorremediação passiva pode ser empregada na presença de solos do Cerrado Maranhense. Palavras-chave: Biorremediação. Solo. Óleos vegetais.
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    DIVERSIDADE, USOS E CIRCULAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS EM ZONAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE AMARANTE DO MARANHÃO, MARANHÃO
    ( 2025-03-26) FIGUEREDO, CARLA REBECA CARDOSO
    RESUMO O uso de plantas medicinais no tratamento de doenças é uma prática bastante comum entre pessoas que residem em zonas rurais e os saberes que essas pessoas possuem vem sofrendo enorme desvalorização. O objetivo do presente trabalho foi investigar quais plantas são usadas como medicinais a partir do conhecimento tradicional no município de Amarante do Maranhão, a fim de proteger os saberes culturais de povos de comunidades tradicionais pelo registro científico. As coletas etnobotânicas ocorreram em três pontos: Povoado Burangica, Brejo Grande do Leite e Brejinho, sendo os 3 pertencentes a zona rural do município. A ecolha dos pontos seguiu critérios de logística e facilidade de acesso. 82% dos entrevistados residem em casas de alvenaria e 18% em casas taipa, revelando a possível dificuldade de acesso aos serviços básicos de saúde, sendo a alternativa mais viável a utilização de remédios produzidos com as plantas medicinais. Nesse estudo, 79% dos informantes são do sexo feminino, onde o contexto histórico do papel feminino possibilita maior conhecimento sobre plantas medicinais, alimentares, herbáceas e exóticas. A maioria dos entrevistados é oriunda de famílias que ocupam o território por várias gerações, com ocupação primária ou secundária relacionada, direta ou indiretamente a utilização dos recursos naturais para subsistência. A pesquisa permitiu verificar que espécies mais citadas, como a cidreira (Melissa officinalis L.) são culturalmente importantes nas comunidades estudadas e merecem atenção no que concerne metodologias de conservação dos saberes a respeito delas. Adicionalmente, os saberes decorrentes das culturas e tradições se comprovaram eficazes de acordo com evidências e testemunhos culturais obtidos na comunidade de estudo.
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    O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: análise a partir da vivência de Professores do Ensino Médio em Imperatriz – MA
    ( 2025-03-26) ANDRADE, LORENA LIMA DE
    RESUMO As mudanças estruturais na Educação Básica brasileira oriundas da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio, sancionada pela Lei 13.415/2017 visam estabelecer diretrizes para os conteúdos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, tendo como resultado a reformulação dos currículos regionais e na introdução de itinerários formativos flexíveis. Com base nisso, objetivouse analisar a concepção de professores de Biologia lotados em escolas públicas de Imperatriz - MA, sobre as reformas curriculares que ocorreram com a implantação do Novo Ensino Médio, sendo levado em consideração o seu impacto na estrutura escolar, na prática docente e no currículo escolar, refletindo no desempenho curricular dos alunos. O trabalho foi pautado no levantamento de dados acerca da flexibilização curricular, carga horária, interdisciplinaridade, a inserção de temas contemporâneos e tecnológicos e as práticas avaliativas com a aplicação de um questionário estruturado com 10 questões aos professores da disciplina de Biologia nas escolas públicas estaduais de Imperatriz - MA. A cidade de Imperatriz atualmente possui 23 escolas públicas estaduais, dentre as quais 11 delas foram visitadas, das quais, em apenas 05 delas foram obtidas as entrevistas com professores, sendo elas: C.E. Mais Nascimento de Moraes, C. E. Urbano Rocha, C. E. Governador Archer, C. E. Dorgival Pinheiro de Souza, C. E. Graça Aranha. Dos seis docentes entrevistados quatro possuem formação em Licenciatura em Biologia, um com Licenciatura em Ciências, e outro em Ciências com Habilitação em Biologia. Com relação ao tempo de trabalho dos profissionais entrevistados, o período variou entre 8 e 24 anos de sala de aula demonstrando um tempo relativamente longo e com expertise na disciplina. Quando questionados sobre a reforma do novo ensino médio e seu impacto no ensino de Biologia, 83% deles afirmaram ter sido muito desfavorável, enquanto 17% deles afirmou ser favorável. Quando interrogados sobre as mudanças que ocorrem na abordagem pedagógica da disciplina com a implementação do novo ensino médio, 67% dos entrevistados responderam que ocorreram mudanças de forma negativa, 17% responderam que as mudanças foram positivas, e os 16% restantes responderam que não houve mudanças significativas. Quando indagados sobre a flexibilização curricular proporcionada pelo NEM, de forma unânime, todos avaliaram como negativo, frisando a dificuldade de organizar o conteúdo. Os resultados apontam que a implementação da Reforma do Ensino Médio modificou de maneira significativa o ensino de Biologia nas escolas estaduais de Imperatriz - MA. Enfim, os entrevistados, em sua maioria, mostraram uma visão desfavorável em relação à Reforma, destacando desafios como a redução da carga horária, dificuldades na interdisciplinaridade e a falta de formação continuada adequada com as novas demandas exigidas com a reforma.