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    O IMPACTO DOS CHATBOTS NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE EM MEIO AO ATENDIMENTO DIGITAL DAS MICRO EMPRESAS EM IMPERATRIZ MA
    ( 2024-02-05) ARAÚJO, ROGÉRIO ALVES DE
    Este artigo examina o impacto das automações, especialmente dos chatbots, no processo de atendimento ao cliente e sua influência na satisfação do atendimento automatizado, o foco do artigo é em micro e pequenas empresas sediadas em Imperatriz, Maranhão. A pesquisa avalia os benefícios das automações, como a rapidez e eficiência no atendimento, ao mesmo tempo em que explora desafios, como a falta de personalização e empatia. Os dados foram coletados por meio de questionários e pesquisas online direcionadas aos consumidores em geral e foram analisados com a ajuda de fluxogramas, figuras e gráficos. No âmbito do marketing, o artigo examina a satisfação dos clientes com empresas que utilizam a inteligência artificial (IA) para otimizar o atendimento, reduzir os tempos de espera e fornecer informações imediatas. Os resultados destacam que as automações são bem recebidas para questões simples e rotineiras, mas podem resultar em experiências negativas para clientes que buscam interações mais humanizadas.
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    ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: a utilização de ferramentas de gestão financeira para a sobrevivência das Micros e Pequenas Empresas - MPE's
    ( 2023-02-10) BARROS, PEDRO HENRIQUE BANDEIRA
    Nos últimos anos, tem sido notória as transformações no macroambiente organizacional e, uma boa gestão se faz pela alocação de recursos, ferramentas e profissionais especializados. Diante desses aspectos, este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do emprego de mecanismos gerenciais no âmbito da gestão financeira e seus efeitos nas Micro e Pequenas Empresas – MPE’s, bem como evidenciar a contribuição destes elementos na sobrevivência dos negócios. Traz-se ainda evidências sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil, visando entender a dimensão das MPE’s e explorar quais as principais ferramentas os empreendedores utilizam para a condução financeira de seus empreendimentos. Para tanto, como recurso metodológico realizou-se, então, uma pesquisa de caráter descritiva bibliográfica, onde os dados foram recolhidos por meio de pesquisas em bibliotecas físicas e virtuais com o emprego palavras-chave como: gestão financeira, gestão de micros e pequenas empresas e ferramentas de gestão financeira para micros e pequenas empresas. Além disso, foram explorados também alguns artigos e sites especializados na área. Diante disso verificou-se que as ferramentas de gestão financeira como o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstrativo do fluxo de caixa, controle de estoque e o capital de giro, contribuem positivamente para os melhores resultados financeiros das MPE’s. Palavras-chave: Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas, Gestão financeira, Ferramentas de Gestão.
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    A CONFRATERNIZAÇÃO EMPRESARIAL E OS SEUS EFEITOS SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS MEMBROS DA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA – EJCON NA GESTÃO DE 2022
    ( 2023-01-26) OLIVEIRA, ESTER PASSOS DE SOUSA
    Na Teoria das Relações Humanas e Comportamental, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais no quais convivem, atrelado a essa visão das teorias mencionadas, o presente trabalho procura demonstrar como a confraternização empresarial, que é vista como fator de integração organizacional, está ligada a motivação dos membros da Empresa Júnior de Consultoria – EJCON, localizada na Universidade Estadual da Região Tocatina do Maranhão na cidade de Imperatriz do estado do Maranhão. Sobre os objetivos, o estudo pretende atingir a identificação da confraternização na influência do clima organizacional; revisar o posicionamento da liderança e da Gestão de Pessoas da EJCON sobre a cultura de criação e desenvolvimento de confraternização empresarial e identificar os fatores de desmotivação da equipe da EJCON em relação a falta da confraternização empresarial. Para que se consiga atingir os objetivos, foi feita uma revisão bibliográfica sobre todos os tópicos abordados e uma pesquisa de abordagem qualitativa em forma de questionário com 06 questões discursivas, com a finalidade de entender as opiniões dos membros da EJCON sobre a influência da confraternização empresarial têm sobre sua motivação. Como resultado, conseguiu-se identificar que a confraternização empresarial é um recurso que a empresa em questão pode usar para criar um clima organizacional mais favorável para promover o engajamento nos membros da organização. Palavras-chave: Confraternização Empresarial; Gestão de Pessoas; Motivação; Liderança; Empresa Júnior.
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    A INFLUÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DE IMPERATRIZ-MA
    ( 2023-01-26) RIBEIRO, GLENDA TEREZA MATOS
    O presente artigo apresenta como objetivo uma análise da influência das organizações sem fins lucrativos no desenvolvimento de Imperatriz-Ma. Esta proposição é fundamentada na pesquisa exploratória, que proporciona a exposição de elementos possíveis, para uma melhor apropriação da realidade dessas organizações. Dessa forma os fundamentos teóricos consignados neste trabalho contribuem para esclarecer a estruturação conceitual classificatória e analítica das organizações sem fins lucrativos. A metodologia evidencia a pesquisa exploratória na perspectiva de viabilizar uma maior aproximação com o tema em estudo e as considerações finais, à guisa de sintetização do que foi produzido versa sobre os principais tópicos dispostos através dos capítulos deste artigo. Palavras-chave: Organizações; Desenvolvimento; Imperatriz
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    AS ATITUDES DA GERAÇÃO Z ACERCA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO EM IMPERATRIZ - MA
    ( 2023-01-26) NASCIMENTO, ERIKA BARROS DA SILVA
    ste artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as atitudes da geração Z da cidade de Imperatriz-MA, no que diz respeito à educação financeira. Para tal resultado, foram aplicados 390 questionários estruturados, com base em amostra probabilística, no público em questão (geração Z, da cidade de Imperatriz - MA). Dentre os principais resultados da pesquisa, foi identificado que: eles sabem o que é educação financeira (42,1%), mas consideram ter baixo conhecimento nesta área (43,1%); concordam totalmente que a educação financeira pode ser uma ferramenta de auxílio para o desenvolvimento de nosso país (91%), mas quase metade deles nunca estudaram sobre o assunto (46,4%); a maioria sabe quais são todos os seus gastos mensais (56,9%), mas poucos sempre anotam (32,6%); no que se refere o planejamento de gastos futuros, somente 32,6% sempre fazem; quase metade deles não possuem reserva de emergência (49,2%); e 28,9% já tiveram o nome negativado pelo menos uma vez. Sendo assim, foi possível conhecer as características e atitudes do grupo estudado em relação à educação financeira, bem como, debater sobre tal assunto. Ademais, a pesquisa poderá ser usada como apoio a outros estudos, como um meio de impulsionar a inserção do assunto “Educação Financeira” na sociedade, além de auxiliar na melhoria do comportamento financeiro dos indivíduos. Palavras-chave: Educação financeira; Geração Z; Atitudes.