TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
1 - 5 de 21
-
ItemGeração Z e o emprego formal: desafios na atração e retenção de talentos diante das alternativas digitais de geração de renda( 2026-01-30)O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a resistência da Geração Z ao emprego formal diante da ascensão das alternativas digitais de geração de renda e seus impactos nos processos de atração e retenção de talentos nas organizações. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, baseada em autores contemporâneos que abordam temas como transformações digitais, comportamento geracional e gestão de pessoas. A análise dos estudos permitiu odentificar que as mudanças tecnológicas e culturais modificaram significativamente o mercado de trabalho, estimulando a busca por autonomia, propósito e flexibilidade profissional. Observou-se que a Geração Z tende a rejeitar modelos hierárquicos e jornadas inflexíveis, priorizando ambientes colaborativos, digitais e humanizados. Os resultados demonstram que empresas que adotam práticas inovadoras e valorizam a saúde mental, o aprendizado contínuo e a liderança empática apresentam maiores índices de engajamento e retençãode jovens talentos . Conclui-se quea resistência ao emprego formal não representa desinteresse profissional, mas sim um reflexo das novas demandas e expectativas de uma geração moldada pela cultura digital e pela valorização do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
-
ItemO PAPEL DA INOVAÇÃO NA DESBUROCRATIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: o uso da plataforma GOV.br em uma autarquia do Maranhão( 2026-01-20)O presente estudo de caso buscou analisar o papel da inovação, por meio da plataforma Gov.br, na desburocratização do setor público, utilizando como referência a experiência da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Reconhecendo a burocracia como um traço limitante da gestão pública brasileira, esta pesquisa buscou verificar o papel da plataforma Gov.br na simplificação de processos e no aumento da eficiência. A metodologia adotada foi quali-quantitativa, com a aplicação de questionário a 209 participantes (servidores e alunos da UEMASUL). Os resultados indicaram que a frequência de uso da plataforma é pontual. Contudo, essa utilização mesmo sendo em momentos específicos, demonstra a relevância do Gov.br para as demandas da UEMASUL, pois a funcionalidade de assinatura digital é a mais utilizada entre a comunidade acadêmica, para a validação de documentos formais. Com isso, a inovação trazida pelo Gov.br contribuiu para a redução da burocracia e agilidade nas rotinas administrativas da UEMASUL, diminuindo o uso de papel, etapas como deslocamento para entrega de documentos e o tempo de atendimento. Concluiu-se que o uso do Gov.br, mesmo que não sendo diário pela maioria das pessoas, estabelece-se como uma ferramenta fundamental para a modernização da instituição, aproximando-a de práticas de gestão pública mais eficientes e acessíveis.
-
ItemAS DIFICULDADES DA GESTÃO FINANCEIRA EM NOVAS STARTUPS NO MERCADO DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA( 2026-01-20)As startups surgem pela busca em solucionar problemas de mercado, independente do grau de inovação, que presentam uma necessidade não atendida na sociedade. Essas empresas possuem características como a agilidade nas operações, geralmente fundamentadas em tecnologia na estruturação do negócio. Sendo assim, é significativo o número de empresas que encerram suas atividades na segunda fase de crescimento operacional. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar as dificuldades de gestão financeira em startups de Imperatriz-MA, através de uma pesquisa aplicada, de natureza exploratória e descritiva, que incluiu entrevistas e a aplicação de um formulário. Ao final, pode-se observar que a obtenção de capital inicial e investimentos têm um impacto direto sobre as operações e que incentivos e investimentos governamentais são as principais fontes de recursos financeiros.
-
ItemO IMPACTO DOS CHATBOTS NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE EM MEIO AO ATENDIMENTO DIGITAL DAS MICRO EMPRESAS EM IMPERATRIZ MA( 2024-02-05)Este artigo examina o impacto das automações, especialmente dos chatbots, no processo de atendimento ao cliente e sua influência na satisfação do atendimento automatizado, o foco do artigo é em micro e pequenas empresas sediadas em Imperatriz, Maranhão. A pesquisa avalia os benefícios das automações, como a rapidez e eficiência no atendimento, ao mesmo tempo em que explora desafios, como a falta de personalização e empatia. Os dados foram coletados por meio de questionários e pesquisas online direcionadas aos consumidores em geral e foram analisados com a ajuda de fluxogramas, figuras e gráficos. No âmbito do marketing, o artigo examina a satisfação dos clientes com empresas que utilizam a inteligência artificial (IA) para otimizar o atendimento, reduzir os tempos de espera e fornecer informações imediatas. Os resultados destacam que as automações são bem recebidas para questões simples e rotineiras, mas podem resultar em experiências negativas para clientes que buscam interações mais humanizadas.
-
ItemADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: a utilização de ferramentas de gestão financeira para a sobrevivência das Micros e Pequenas Empresas - MPE's( 2023-02-10)Nos últimos anos, tem sido notória as transformações no macroambiente organizacional e, uma boa gestão se faz pela alocação de recursos, ferramentas e profissionais especializados. Diante desses aspectos, este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do emprego de mecanismos gerenciais no âmbito da gestão financeira e seus efeitos nas Micro e Pequenas Empresas – MPE’s, bem como evidenciar a contribuição destes elementos na sobrevivência dos negócios. Traz-se ainda evidências sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil, visando entender a dimensão das MPE’s e explorar quais as principais ferramentas os empreendedores utilizam para a condução financeira de seus empreendimentos. Para tanto, como recurso metodológico realizou-se, então, uma pesquisa de caráter descritiva bibliográfica, onde os dados foram recolhidos por meio de pesquisas em bibliotecas físicas e virtuais com o emprego palavras-chave como: gestão financeira, gestão de micros e pequenas empresas e ferramentas de gestão financeira para micros e pequenas empresas. Além disso, foram explorados também alguns artigos e sites especializados na área. Diante disso verificou-se que as ferramentas de gestão financeira como o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstrativo do fluxo de caixa, controle de estoque e o capital de giro, contribuem positivamente para os melhores resultados financeiros das MPE’s. Palavras-chave: Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas, Gestão financeira, Ferramentas de Gestão.
- 1 (current)
- 2
- 3
- 4
- 5