LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA: as tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensino de literatura no contexto escolar maranhense
LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA: as tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensino de literatura no contexto escolar maranhense
thumbnail.default.placeholder
Data
2022-12-12
Autores
SANTOS, MARIA SOUSA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, na qual apresento, por meio de uma revisão
integrativa da literatura, os principais estudos sobre as tecnologias digitais da informação e
comunicação, aliadas ao Ensino de literatura infantil e juvenil, nas escolas maranhenses, obtidos
a partir dos bancos de dados Google Acadêmico e Repositório Digital da Universidade Federal
do Maranhão – UFMA. Para tanto, além de utilizar-me de informações importantes para esta
construção, contidas nos achados da pesquisa, busquei apoio em teóricos que tratam da
evolução das tecnologias digitais da informação e comunicação como Lévy (1999), Santaella
(2003), Rojo e Moura (2019) e Martino (2015); naqueles que tratam do uso dessas tecnologias
na educação, entre eles Libâneo (2011), pesquisa TIC Educação (2010, 2019), Bacich, Neto e
Trevisani (2015), Tori (2017), Moran (2013) entre outros; no letramento literário de Cosson
(2010, 2019, 2020, 2021); nas transformações literárias e propostas de inovações para este
campo do conhecimento enfatizada por Zilberman (2008, 2009, 2012), Coelho (2010), Lajolo
e Zilberman (2007, 2017), Lajolo (2000, 2010, 2018), Silva (2008), Silva (2017) e diversos
outros autores. Por fim, apresento algumas estratégias e sugestões de atividades, embasada
principalmente na sequência didática de Cosson (2021), voltadas para o ensino de literatura
infantil e juvenil, atreladas às tecnologias digitais no contexto escolar. Pois, mediante ao estudo
realizado, percebi que é urgente a necessidade das escolas, juntamente com os
educadores/mediadores, adotarem uma nova postura frente a essa realidade tecnológica e
multimidiática. Além disso, observei que é de extrema relevância a inserção das TDICs nos
ambientes escolares, bem como aliá-las ao ensino da literatura infantil e juvenil para auxiliar
no processo de formação de leitores.
Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil; Tecnologias digitais; Letramento literário.