A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA  VOLTADA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, PARA A PRÁXIS  COM ALUNAS E ALUNOS AUTISTAS NO MUNICÍPIO DE  AÇAILÂNDIA - MA
    
  
 
 
  
  
    
    
        A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA  VOLTADA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, PARA A PRÁXIS  COM ALUNAS E ALUNOS AUTISTAS NO MUNICÍPIO DE  AÇAILÂNDIA - MA
    
  
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Data
    
    
        2024-06-27
    
  
Autores
  VIEIRA, REBECA SOARES
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Resumo
    
    
        O número de crianças com autismo no ensino regular do município de Açailândia -
MA tem crescido consideravelmente. Em virtude disso, foi elaborado o trabalho de 
monografia de estudo de caso intitulado “A importância da formação docente 
continuada voltada a educação especial inclusiva, para a práxis com alunas e alunos 
autistas no município de Açailândia - MA.”, o trabalho é derivado do projeto de 
extensão “Reflexões e práticas a respeito da educação especial e inclusiva: 
contribuindo para a formação continuada de professores das escolas do município 
de Açailândia - MA”, desenvolvido mediante a problemática encontrada pautada na 
necessidade de uma formação continuada para docentes, por meio de ações 
formativas que provocam a busca de transformações para o alcance de uma 
inclusão educacional. Diante disso, foram estabelecidos objetivos de analisar o 
processo formativo do docente desenvolvido no projeto de extensão “Reflexões e 
práticas a respeito da educação especial e inclusiva: contribuindo para a formação 
continuada de professores das escolas do município de Açailândia - MA”, para 
compreender a educação inclusiva, refletir acerca das ações efetuadas e mensurar 
necessidades educacionais para a efetiva inclusão escolar de crianças autistas a
partir da realidade de Açailândia - MA. Para o alcance dos resultados esperados, 
foram feitas buscas bibliográficas, onde temos como destaque Maria Teresa Eglér 
Mantoan (2015), Rosita Edler Carvalho (2019), Paulo Freire (2020) e outros que 
colaboraram para fundamentar o estudo, análise dos resultados e influência do 
projeto de extensão com foco na formação continuada de professoras e professores
da educação infantil, a pesquisa assume um caráter exploratório das ações 
assumidas do projeto de extensão. Dessa forma, somente ao final do processo 
foram esclarecidos e estudados os resultados, como a melhor compreensão do 
processo de inclusão, melhores formas de adaptações e alterações nas 
intervenções, sendo estes fatores relevantes para determinar a importância que o 
projeto estabeleceu na tentativa de rompimento das barreiras educacionais para a
promoção da equidade de alunos autistas.
Palavras-chave: educação inclusiva; autismo; formação continuada.