Educação Tecnológica em Açailândia, Maranhão: em busca de estratégias para superar a falta de conhecimento tecnológico entre jovens e adultos no bairro Piquiá
Educação Tecnológica em Açailândia, Maranhão: em busca de estratégias para superar a falta de conhecimento tecnológico entre jovens e adultos no bairro Piquiá
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2024-07-09
Autores
SILVA, JANAINA ABREU DA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Este trabalho aborda a necessidade urgente de promover a educação tecnológica
em Açailândia, especialmente entre jovens e adultos considerados “analfabetos
digitais” no bairro do Piquiá. O rápido desenvolvimento tecnológico apresenta
desafios significativos à inclusão digital, afetando a participação destas pessoas na
sociedade atual. A pesquisa destaca ainda o projeto de extensão “Alfabetização
Tecnológica para Jovens e Adultos” realizado na Universidade Estadual da Região
Tocantina do Maranhão (UEMASUL) como uma iniciativa crucial no combate aos
não alfabetizados tecnológicos. Analisar a lacuna de conhecimento tecnológico e
avaliar o impacto do projeto da UEMASUL na superação dessa deficiência entre
jovens e adultos da região de Piquiá, em Açailândia. O estudo incluiu um diagnóstico
do não alfabetizado tecnológico no distrito de Piquiá por meio de questionários. A
estruturação do projeto de extensão incluiu o desenvolvimento de estratégias
pedagógicas e materiais didáticos.O trabalho enfatiza a importância da educação
tecnológica como importante meio de inclusão social e participação ativa na
sociedade digital. O projeto de extensão da UEMASUL apresenta-se como um
exemplo prático e eficaz no combate aos não alfabetizados tecnológicos,
fornecendo conhecimentos valiosos para futuras iniciativas semelhantes.
Palavras-Chaves: Educação tecnológica; EJA; Piquiá.