O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃOCONTINUADA DE PROFESSORES

thumbnail.default.placeholder
Data
2025-01-23
Autores
SOUSA, REBECA VILHENA ARAÚJO
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo compreender como o coordenadorpedagógico desenvolve sua função formativa na escola, e quais responsabilidadessão inerentes ao exercício desta função. A metodologia esteve pautadanaabordagem qualitativa, que possibilita uma compreensão entre o mundoreal eossujeitos. A pesquisa foi dividida em três etapas principais: levantamento bibliográfico;análise documental e a realização de uma entrevista semiestruturada, tendocomolócus, uma escola estadual da rede de ensino pública localizada no municípiodeImperatriz, no estado do Maranhão. Os resultados evidenciaramque o diálogoentregestores e professores é fundamental para que as necessidades específicasdaescola venham à tona, e que em muitos casos, as formações continuadasaindaocorrem de maneira desarticulada à realidade local, o que contribui paraadesmotivação e indisposição dos professores em participaremdeencontrosformativos, prejudicando sobremaneira, o trabalho educativo e articuladonecessáriopara a concretização de uma educação de qualidade.
Description
Palavras-chave
Citação