A INFLUÊNCIA DO ENDOMARKETING NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES: um estudo de caso em uma concessionária de motos de Açailândia-MA
A INFLUÊNCIA DO ENDOMARKETING NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES: um estudo de caso em uma concessionária de motos de Açailândia-MA
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2025-03-18
Autores
SILVA, ANDERSON MOURA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
A pesquisa em destaque explorou a aplicação das estratégias de endomarketing em
uma concessionária de motocicletas localizada em Açailândia - MA, com o objetivo de
avaliar a influência dessas iniciativas na motivação dos colaboradores do
departamento de vendas. Para isso, foram realizadas revisões bibliográficas e a
aplicação de um questionário composto por 10 perguntas, das quais 8 eram de
múltipla escolha e 2 exigiam respostas abertas. Os resultados do estudo evidenciaram
que a empresa adota diversas estratégias voltadas para o público interno,
destacando-se como sendo os principais impulsionadores da motivação entre os
colaboradores. Portanto, após uma análise abrangente da literatura e das respostas
obtidas no questionário, constatou-se que o endomarketing exerce uma influência
positiva na motivação dos colaboradores do setor de vendas da empresa objeto desse
estudo.
Palavras chaves: Endomarketing, público interno, motivação no trabalho.