Programas de Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programas de Pós-Graduação por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemOS DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA A PESSOA SURDA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JUÇARA NO MUNICIPIO DE IMPERATRIZ - MA( 2024-06-21) SOUSA, FRANCINEIDE PEREIRAEsta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de comunicação dos usuários surdos no serviço de saúde. É sabido que a comunicação é um processo de interação essencial para o indivíduo, pois é por meio dela que se podem demonstrar as emoções, receber informações e compartilhar as experiências de vida, levando o indivíduo a ter uma participação ativa na sociedade. A atenção básica é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), onde são oferecidos serviços de saúde tanto no âmbito individual quanto coletivo. Esses serviços abrangem desde tratamento até a promoção da saúde. Portanto, a pesquisa buscou levantar informações sobre a realidade das dificuldades que os usuários surdos enfrentam devido à falta de acessibilidade nos serviços de saúde. Os dados coletados apontaram que este público enfrenta dificuldades, apesar de a inclusão social no Brasil ter sido amplamente discutida e regulamentada nos últimos anos. A elaboração deste trabalho mostrou que a inclusão dos usários surdos é marcada por desafios constantes, especialmente no acesso básico aos serviços de saúde. Assim, percebe-se a necessidade de assegurar o direito de acesso ao serviço de saúde para esse público, conforme previsto em lei que estabelece a saúde como um direito de todos e um dever do Estado. Palavras-chaves: Surdez. Acessibilidade. Serviço de Saúde.
-
ItemESTRATÉGIAS DIDÁTICAS FACILITADORAS: Interação social entre alunos surdos e ouvintes do ensino básico( 2024-06-21) MELO, CRISTIANE VASCONCELOS SILVA DEA presente pesquisa de campo tem como tema, Estratégias didáticas facilitadoras: interação social entre alunos surdos e ouvintes do ensino básico, dessa forma, tem como base teórica autores de grande relevância para a comunidade surda e que com seus pensamentos compactuam com o tema proposto, como é o caso de Lopes (2001), Strobel (2009), Tanya (2007), Stumpf (2009), Felipe (2007), Pinto (2018). Além disso, é importante que os professores entendam que a presença de alunos surdos em sala de aula serve de motivação para criar um bom planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes. Outras estratégias incluem pesquisar sobre os surdos e o ensino para tais sujeitos, utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados, promover a participação e a integração entre todos os alunos, considerar o aluno surdo na escolha do livro didático, ter respeito linguístico, compartilhar experiências e militar pela inclusão. A metodologia utilizada foi uma roda de conversa, filmes com temas relacionados, dinâmicas e um questionário aplicado posteriormente com alunos da escola Municipal João do Vale, localizada na zona rural do município de Açailândia – MA. Podendo-se observar que durante a interação entre eles de forma natural só poderá contecer se a Língua Brasileira de Sinais for praticada de forma corriqueira dentro e fora da sala de aula. Palavras-chave: Interação social. Ambiente escolar. Língua Brasileira de Sinais.
-
ItemEstratégias visuais no ensino de surdos em catequese: um estudo de caso na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Imperatriz – MA( 2024-06-21) SOUZA, BRUNA PEREIRA DEO presente trabalho busca investigar a possibilidade de contemplação de estratégias pedagógicas visuais em uma turma de catequese de uma paróquia em Imperatriz-Ma. Levando em consideração que, a comunidade surda possui uma cultura e língua própria, e que necessita de uma abordagem de ensino diferente do público ouvinte, buscamos pesquisadores dessa temática para aprofundar acerca deste assunto, dentre estes pesquisadores estão : Campello(2008) que aborda acerca dos aspectos da visualidade no ensino de surdos, bem como outros autores que foram essenciais para esta pesquisa. As literaturas base deste trabalho relatam que, é fundamental que os membros das comunidades religiosas tenham conhecimento acerca dessas particularidades, buscando formações e conhecimentos sobre o sujeito surdo além de uma atenção quanto ao material a ser trabalhado e a forma de transmissão desse conhecimento, uma vez que esse público faz um uso considerável da visualidade. Palavras-chaves: estratégias pedagógicas visuais. catequese. visualidade.
-
ItemLITERATURA SURDA: Aplicação ao aluno(a) surdo(a) em sala de aula, numa escola bilíngue( 2024-06-21) CAVALCANTE, GARDINALLY VALENTINA DO ESPÍRITO SANTO MARTINSEste trabalho tem como objetivo analisar a importância da aplicação da Literatura Surda aos alunos(as) surdos(as) numa Escola Bilingue. A Literatura Surda refere-se às obras literárias criadas por autores surdos ou que têm personagens surdos como protagonistas. Essa literatura, também, pode gerar estereótipos e preconceitos, portanto, seu uso pode ser capaz de promover uma compreensão mais profunda da surdez e das experiências de pessoas surdas. Assim, faz-se necessário uma fundamentação baseada em Literatura Surda, sobretudo, com os autores como: Capovilla (2002), Cosson (2006), Karnopp (2010), Quadros (2007), etc. No que se refere aos procedimentos metodológicos, destaca-se a pesquisa bibliográfica, por meio de livros e artigos relacionados a temática, bem como, uma pesquisa de campo realizada na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho em Imperatriz – MA, na qual aplicou-se questionários direcionados aos alunos e à professora que trabalha com a Literatura Surda. Após a pesquisa, constatou-se que a escola proporciona um ambiente propício para que o(a) estudante tenha contato com a Literatura Surda e absorva o conhecimento. Vale ressaltar a importância que as práticas pedagógicas, em relação a esse tipo de literatura, sejam ampliadas, para que sejam maiores e melhores eficácias em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, torna-se uma oportunidade de discentes participarem do protagonismo de sua própria história. Palavras-chave: Literatura Surda. Escola Bilíngue. Ensino Fundamental. Processo de Ensino e aprendizagem.
-
ItemLIBRAS NO CONTEXTO RELIGIOSO: desafios da interpretação simultânea na Igreja Católica( 2024-06-21) CARDOSO, WESLEY VELOSOEsta pesquisa discute a relação entre a Igreja Católica, os surdos e os intérpretes, mediante aos desafios da interpretação simultânea nos templos religiosos, na cidade de Teresina, no Piauí. De uma maneira geral, pretende-se “analisar os desafios da interpretação simultânea em Libras nas igrejas católicas da cidade de Teresina, no Piauí, para garantir a acessibilidade ao povo surdo”. Nesse sentido, elencamos o problema norteador que permite investigar esses indivíduos, com a seguinte questão: “quais são os desafios na interpretação simultânea para proporcionar a acessibilidade do sujeito surdo na Igreja Católica?”. O estudo foi realizado pela pesquisa do tipo descritiva, desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo e de natureza qualitativa, que permite adentrar a um determinado público-alvo. Com isso, para a realização desse escrito, nos fundamentamos em Cruz e Alves (2022), Pagura (2015), Strobel (2008), dentre outros estudiosos, em companhia das legislações presentes na sociedade brasileira. Sendo assim, percebemos que as principais adversidades que envolvem na interpretação simultânea para os intérpretes, são: o retorno do som da paróquia, que não chega audível e a ausência do compartilhamento prévio de materiais extras utilizados na liturgia da missa. Para os surdos, a fluência destes intérpretes é o principal ponto na interpretação simultânea, pois esses profissionais precisam explorar a língua visuoespacial em seu máximo, para assim a comunidade surda compreender a mensagem a ser repassada na Igreja Católica, no momento da tradução. Conforme os dados levantados, os surdos estão participando das celebrações religiosas, estão tendo acesso a sua língua natural, nesse caso, a Libras, pela mediação dos intérpretes católicos, bem como pela curiosidade de conhecer tais personagens e metáforas presentes no dia a dia da liturgia, na Santa Missa. Palavras-chaves: Interpretação Simultânea. Libras. Igreja Católica
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA LIBRAS PELOS DOCENTES OUVINTES EM ESCOLAS REGULARES COM PERSPECTIVA INCLUSIVA( 2024-06-21) SILVA, KELISMAR ARAUJO DAA importância da Libras para os docentes ouvintes tem gerado discussões entre muitos estudiosos, profissionais e familiares que buscam de maneira determinante melhorar a qualidade de ensino para os seus. Necessário se faz mencionar que o tema sobre o aprendizado da língua de sinais pelos docentes traz um panorama da inclusão dentro das salas de aula comuns, destacando, de maneira fundamental, o direito da pessoa surda, seu exercício da cidadania e, para isso, o mesmo deve ser exposto à sua língua natural e sua modalidade de ensino. Assim, o objetivo geral deste estudo é demonstrar a importância do ensino da Libras para os docentes ouvintes em escolas regulares. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, respaldada por alguns autores como Mantoan (2003), Souza e Silva (2017), Aguiar (2018), entre outros, os quais corroboram que as escolas regulares, bem como a comunidade escolar, devem estar adequadas aos discentes e suas especificidades. Concluímos que o aluno com deficiência, seja ela física ou intelectual, é capaz de aprender como qualquer outro aluno, desde que respeitados seus limites e sua pluralidade linguística. A pessoa surda desenvolve-se melhor quando faz o uso contínuo da Libras. No convívio mais próximo deste aluno em sala de aula, está o docente que precisa utilizar desta língua viso-motora para comunicar-se com seu aluno surdo e proporcionar-lhe principalmente a tão sonhada aceitação na sociedade e sua autonomia. Palavras-Chave: Inclusão. Docentes. Libras. Surdo
-
ItemPRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS PARA ALUNOS SURDOS: Um estudo do livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos( 2024-06-21) GOMES, LILIAN NETOO tema “Letramento literário de alunos surdos por meio do livro Vidas Secas” foi idealizado com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento crítico e reflexivo de alunos surdos no meio social. Escolarizar essa clientela é um processo desafiador, visto que, a grande maioria só irá ter contato com a Libras quando inserido no ambiente escolar. Assim sendo, para enriquecer o presente TCC,será considerado uma literatura de cunho cânone, visando aprimorar o ensino aprendizagem dos(as) alunos(as) surdos do ensino médio, pois, acredita-se no vasto conhecimento que a obra pode despertar nos educandos, uma vez que no livro, levanta questões pertinentes na sociedade. O conhecimento prévio dos estudantes precisa ser respeitado e sempre que possível, mediado da melhor maneira possível para promover debates reflexivos. Alguns autores renomados que fazem uma abordagem sobre a importância dos(das) alunos(as) serem inseridos(as) em contextos literários são citados, a exemplo: Candido (1995), Cosson (2019), Freire (1982), Quadros (2006) e Soares (2006). Abordar temas como esses é de urgência necessidade para letrar alunos que durante muito tempo foram marginalizados pelo sistema educacional brasileiro. Palavras-chave: Escolarização; Letramento Literário; Literatura.
-
ItemO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS: UM OLHAR A PARTIR DO ALUNO, INTÉRPRETE E PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM IMPERATRIZ-MA( 2024-06-24) PEREIRA, FERNANDO HENRIQUE DE JESUSO processo de educação de surdos no Brasil tem ganhado espaço para discussão recentemente. A luta pela valorização da educação de surdos e de sua língua de sinais é um processo embrionário, que é marcado por passsos tardios, que corroboram para intensificação de problemas no processo de escolarização de sujeitos surdos. Com isso, buscou-se compreender como ocorre o processo de ensino de Geografia para estudantes surdos no município de Imperatriz, estado do Maranhão, reflentindo sobre os desafios da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o Ensino de Geografia. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Ela, também, é considera uma pesquisa de campo. Utilizou-se como instrumento metodologico que visem a valorização de recursos visuais, pois estes contribuiem de forma significativa para construção do conhecimento geográfico. O estudo em questão propõe uma reflexão acerca das possibilidades metodológivas do ensino de Geografia para etudantes surdos. A relevância desse estudo reside no fato de ele poder contribuir para melhorar as práticas docentes, bem como provocar para uma análise crítica para a gestão escolar sobre o processo ensino e aprendizagem de alunos surdos. Não é de interresse engessar o pensamento, mas provocar inquietamente no fazer docente. Palavras-chave: Educação de surdos. Libras. Ensino de Geografia. Prática docente.
-
ItemO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA( 2024-06-24) SILVA, BRENDA PATRÍCIA CAMPOS DE OLIVEIRAO presente artigo trata do processo de alfabetização da pessoa surda, destacando a urgente necessidade de abordagem em todo o ambiente escolar. A proposta visa proporcionar um ensino de qualidade e inclusão ao surdo , enfatizando a importância do ensino da língua de sinais. Além disso, demonstra a relevância dessa abordagem para que o surdo adquira sua língua natural, possibilitando seu desenvolvimento pleno e interação tanto como o mundo surdo quanto como o ouvinte. A abordagem utilizada no estudo foi de orientação qualitativa, utilizando entrevistas sem-estruturadas como instrumento principal para aprendermos significados construídos sobre a temática pelos participantes. Os participantes incluíram um aluno surdo, um coordenador e um professor de uma escola pública. A análise abrangeu as condições de ensino e aprendizagem do surdo no ambiente escolar. Diversos teóricos foram referenciados neste trabalho, incluindo Skliar (1998), Quadros (2004 e 1997) e Behares (2000). Os resultados revelam as dificuldades enfrentadas pelos professores em lidar com os alunos surdos em sala de aula. A falta de comunicação e as fragilidades na formação docente, especialmente voltadas á alfabetização de alunos surdos, emergiram como os principais obstáculos no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Alfabetização. Surdo. Língua de Sinais.
-
ItemCOTIDIANO DE MULHERES FEIRANTES NO BAIRRO BOM SUCESSO: ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA LOCAL( 2024-06-28) FERREIRA, GABRIELA ALMEIDAEste artigo analisa a interação entre o ensino de história local e as manifestações culturais e econômicas no cenário cotidiano das feirantes no Bairro Bom Sucesso, na cidade de Imperatriz-MA. A Pesquisa de Campo ocorreu com estudantes do Terceiro Ano do Centro Educacional Raimundo Soares da Cunha, escola situada próxima à feira. Houve encontros em sala de aula, mas o ponto alto foi a visita in loco com estudantes na feira. Na visita, que contou com a interação dos estudantes munidos de uma pesquisaobservação, foram possibilitados o conhecimento sobre a história de seu local de vivência, com observância nos vários processos históricos que envolvem a dinâmica da feira. As aulas, debates e a visita à feira foram fundamentais à construção de conhecimento individual e coletivo sobre história, cultura e a economia do meio. Com essa metodologia ativa, despertou-se nos estudantes a curiosidade, a participação e o interesse pela pesquisa e pela história. Palavras-chave: História local; memória; feira; identidade; investigação.
-
ItemA ERA DAS CONSTITUIÇÕES NA HISTÓRIA: INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA BÁSICA( 2024-09-13) SILVA, ANDRÉ JORDANY ARAÚJODesde que as leis entre os seres humanos passaram a nortear as relações coletivas as Constituições ganharam destaque. Da primeira até o presente momento temos uma verdadeira Era. As sociedades democráticas passaram a se valer delas como o principal instrumento normativo. As Constituições no mundo do Direito é perfeitamente compreendida e estudada em todas as suas dimensões, no entanto, nas escolas básicas a Constituição passa ao largo enquanto temática e metodologia. Mesmo a Constituição que temos em vigor não tem um tratamento pedagógico que merece. Apesar de sua complexidade, se faz necessário, e eis o objetivo do presente estudo, levar para a sala de aula, no ensino básico, através das metodologias ativas, o conhecimento sobre a Constituição Federal de 1988, seus artigos essenciais, direitos direcionados a todos os brasileiros, bem como sua história, suas influências e necessidades que permitiram sua criação. Portanto, é imprescindível entender o contexto de natureza constitucional através de outras constituições passadas, não só no Brasil, mas de outras nacionalidades, em épocas distintas. A metodologia tem como base a Pesquisa Bibliográfica, com o auxílio de várias fontes como livros físicos e artigos científicos disponibilizados pela internet, o que permitiu a consecução e apresentação de todo o estudo de forma técnica e também didática. Conclui-se que se mostra possível no ensino básico, com auxílio das metodologias ativas de aprendizagem o estudo da nossa atual Constituição Federal e seus artigos, sua prática na vida cotidiana como também o estudo histórico de outras constituições, em países e épocas diferentes.
-
ItemCINEMA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: MARIGUELLA, RETRATO FALADO DO GUERRILHEIRO( 2024-11-04) MACEDO, MARCOS WILLIAM BARRETO DEO presente artigo coloca em questão o documento fílmico com o objetivo de explorar suas possibilidades para o ensino de história a partir da análise qualitativa da cinebiografia produzida por Sílvio Tendler, Mariguella, Retrato falado do guerrilheiro (2001), seguido de uma revisão bibliográfica das relações entre ensino de história e cinema, dando ênfase sobre produções acerca do período do Regime civil-militar brasileiro (1964-9185). Os resultados da pesquisa levaram a concluir que os documentários podem atuar como recurso pedagógico para instrução das novas gerações acerca do passado recente através do uso instrumental da memória que está sendo constantemente oportunizada, ressignificada e atualizada (Tomaim, 2019) ao explorarem os sentimentos e ressentimentos políticos especialmente dos grupos sociais que foram vítimas diretas desse longo processo. Por fim, respondendo a problemática inicial da pesquisa, a linguagem fílmica, em especial os documentários, podem também servir para a análise dos resquícios da ditadura nos dias atuais, algo muito presente nas críticas sociais das narrativas propostas pelo cinema (Monteiro, 2023).
-
ItemREFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO( 2024-11-04) SANTOS, KAYMAN BARBOSA DOSEste estudo aborda as Metodologias Ativas, uma estratégia pedagógica emergente que tem ganhado destaque como uma alternativa promissora para aprimorar o ensino e a aprendizagem no Brasil. Através de uma análise bibliográfica, o estudo explora os principais elementos das Metodologias Ativas, com ênfase em suas características únicas. O estudo também levanta questões importantes sobre essa abordagem pedagógica, identificando possíveis desafios que podem surgir durante sua implementação. A necessidade de pesquisas adicionais para entender melhor as potencialidades e dificuldades na adoção das Metodologias Ativas é destacada, com um foco particular nos resultados práticos da aprendizagem ativa. As Metodologias Ativas, que incluem estratégias como Aprendizagem Baseada em Problemas, Gamificação, Sala de Aula Invertida, Ensino Híbrido, são reconhecidas por promover habilidades valiosas como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas. A implementação dessas metodologias incentiva a participação ativa dos alunos, estimulando o interesse e a motivação para o aprendizado, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais. No entanto, a implementação eficaz dessas metodologias requer planejamento cuidadoso e formação adequada dos professores. As escolas brasileiras que adotam as Metodologias Ativas buscam criar um ambiente de aprendizado inclusivo e participativo, preparando os alunos para enfrentar os desafios contemporâneos com autonomia e sucesso. A transformação educacional proporcionada por essas abordagens não apenas prepara os alunos para o presente, mas também estabelece uma base sólida para enfrentar desafios futuros. A escolha pelas Metodologias Ativas é vista como uma alternativa promissora para capacitar os alunos e promover uma revolução na educação básica brasileira.
-
ItemESTRUTURALISMO LINGUÍSTICO: Análise das Dicotomias Saussureanas aplicadas à Língua Brasileira de Sinais( 2024-11-07) SANTANA, ORLEANE EVANGELISTA DEEste estudo dedutivo, bibliográfico, qualitativo, descritivo e exploratório apresenta uma abordagem do Estruturalismo Linguístico de Ferdinand de Saussure, e tem como objetivo principal fazer uma análise das dicotomias saussureanas aplicadas à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que possibilitará mais conhecimento sobre a estrutura desta língua. O método estruturalista parte do princípio de que, ao se conhecer a base estrutural que constitui um objeto ou fenômeno de estudo, torna-se possível compreender como o conhecimento se dá naquela área, resultando daí conhecimento científico. Saussure criou uma série de pares dicotômicos - língua/fala, sincronia/diacronia, sintagma/paradigma, significante/significado e arbitrariedade/motivação, os quais, na sua concepção, era a forma racional que o estudo linguístico deveria assumir. Este estudo buscará resposta para a seguinte questão norteadora: Em que medida o Estruturalismo Linguístico, no âmbito das dicotomias saussureanas, pode contribuir para a descrição da Língua Brasileira de Sinais contribuindo para a legitimidade desta língua? E tem como hipótese de trabalho, a crença de que é possível a descrição linguística da Libras a partir das dicotomias saussereanas, sendo que essa análise muito contribuirá para um melhor conhecimento desta língua, cujos estudos investigativos, exploratórios e explicativos ainda são muitos tímidos e incipientes. Logo, descrever a Libras, a partir das dicotomias as quais Saussure elegeu como princípios inerentes a todas as línguas muito contribuirá para a ampliação da compreensão desta língua em seu plano teórico, o que é imprescindível para o seu desenvolvimento e reconhecimento, como língua natural, estando sujeita, assim como as demais, a todo e qualquer tipo de análise linguística.