TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA CONDIÇÃO DO PAPEL FEMININO NOS CONTOS “AMOR” E “DEVANEIO E EMBRIAGUEZ DUMA RAPARIGA” DE CLARICE LISPECTOR( 2025-02-27) ARAÚJO, BEATRIZ DE SOUSA CONCEIÇÃOO presente trabalho trata-se de uma análise da condição do papel feminino nos contos “Amor” e “Devaneio e embriaguez duma rapariga”, da obra “Laços de família” de Clarice Lispector no qual é desenvolvido uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de estudar sobre o gênero conto e seus aspectos e a condição do papel feminino analisando a condição da mulher entre a liberdade e transgressão alem de identificar nos contos trechos que comprovem essas situações. A pesquisa tem procedimento bibliográfico para compreender como esses contos representam a mulher da sociedade atual, que é dona de casa, esposa e mãe, além de identificar como a autora questiona essa condição feminina. Em suma, mostrar que Clarice Lispector influencia a mulher a buscar seu lugar na sociedade, sua independência, e assim construir uma nova identidade, e ir além dos afazeres de dona do lar. Sendo assim mostrar como esses elementos contribuem para a reflexão sobre a condição da mulher na sociedade, sobre a vida, emoções humanas, inquietações, transgressões, e a experiência pessoal da mulher.
-
ItemDESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE CONTEMPORÂNEA E MULTILETRADA( 2025-04-07) TORRES, TANCREDO OLIVEIRAEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar como os desafios enfrentados no ensino de Língua Portuguesa na educação básica brasileira podem ser superados por meio da promoção da pedagogia dos multiletramentos. Os objetivos específicos incluem: analisar os principais desafios enfrentados no ensino de Língua Portuguesa na educação básica brasileira atual, compreender os significados dos termos letramento e multiletramentos, assim como as suas diferenças e a importância de cada um no contexto educacional e propor estratégias pedagógicas que promovam uma pedagogia dos multiletramentos, contribuindo para a superação dos desafios educacionais. A pesquisa justifica-se pela necessidade de explorar como os multiletramentos podem superar as dificuldades no ensino de Língua Portuguesa. A abordagem adotada é qualitativa, explicativa e bibliográfica, baseada na análise de conteúdos de livros e trabalhos científicos. O arcabouço teórico fundamenta-se em autores renomados, como Soares (2020), Freire (1982), Street (2014), Rojo (2012) e Castilho (2024), Cope e Kalantzis (2009 e 2015), entre outros. Os resultados mostram a presença de diversos materiais teóricos que identificam os fatores que geram os desafios no ensino de Língua Portuguesa na educação básica, além de fornecerem conceitos chave e possíveis soluções para superá-los. Como conclusão, é possível evidenciar que a pedagogia dos multiletramentos, associada à valorização do professor e às práticas pedagógicas eficazes, apresenta grande potencial para superar as dificuldades, promovendo uma aprendizagem significativa e alinhada às demandas da educação contemporânea.
-
ItemDESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE: análise do livro de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental em Estreito/MA.( 2024-04-26) SOUSA, FERNANDO DE ANCHIETA EEste estudo explora a contribuição do livro didático de Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental em Estreito/MA para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, visando compreender como essa peça fundamental no processo educacional promove tal habilidade. A análise aborda como o conteúdo e as atividades do livro didático tratam do pensamento crítico, identificando elementos que facilitam essa abordagem. Utilizando como metodologia pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, investigamos a complexidade das relações entre o material didático e o desenvolvimento do pensamento crítico, com foco no livro do 9º ano da coleção Geração Alpha (2018). A análise revela atividades alinhadas às competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como leitura de textos literários, análise de tiras e interpretação de textos científicos, contribuindo para o pensamento crítico. Em síntese, o estudo destaca a relevância do livro didático na promoção do pensamento crítico, ressaltando a importância desse material estar alinhado com os princípios da BNCC para aprimorar o ensino de Língua Portuguesa e favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes. Palavras-chave: Livro didático; Língua Portuguesa; Pensamento crítico; Ensino fundamental; Estreito/MA
-
ItemLETRAMENTO LITERÁRIO: O ROMANCE “QUINCAS BORBA” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO( 2025-02-11) BRITO, GEOVANA DOS SANTOSO presente estudo tem como objetivo analisar a importância do letramento literário no ensino médio, promovendo estratégias pedagógicas que favoreçam a autonomia e o desenvolvimento crítico dos estudantes. A obra Quincas Borba, de Machado de Assis, foi selecionada a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), cujo foco consistiu em investigar a construção do personagem Quincas Borba em suas duas aparições ficcionais nos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Quincas Borba (1891), alinhando essas narrativas acerca do estudo ficcional e autorreflexivo. Sob essa perspectiva, a pesquisa foi realizada com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio (turmas “D” e “E”) na escola Estadual Centro de Ensino Frei Gil, na cidade de Estreito, Maranhão. A metodologia adotou um estudo de campo com a aplicação de uma avaliação em sala de aula, utilizando questões específicas retiradas das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2010 e 2023. As questões selecionadas foram baseadas no romance machadiano, com ênfase em suas principais características, bem como na análise de aspectos metaficcionais e autorreflexivos. A análise dos resultados evidenciou que, embora os estudantes apresentem uma compreensão básica da obra, há uma necessidade significativa de aprofundamento no letramento literário. Em especial, notaram-se dificuldades na interpretação crítica e na análise de recursos narrativos complexos, como a metaficção e o personagem autorreflexivo. Conclui-se que estratégias pedagógicas mais efetivas são necessárias para incentivar uma leitura crítica e reflexiva, contribuindo para o desenvolvimento das competências literárias dos alunos.
-
ItemMATERNIDADE: dificuldades e superações para concluir o ensino superior( 2025-02-27) SILVA, LAYANE CONCEIÇÃO DAEste trabalho trata das dificuldades enfrentadas por mulheres que desempenham os papéis de donas de casa, esposas e mães ao cursar o ensino superior na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Campus CCANL. O estudo visa compreender as barreiras que essas mulheres encontram e os fatores que influenciam sua permanência na universidade, com o intuito de contribuir para uma compreensão mais aprofundada das suas experiências e desafios específicos. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com um foco particular em entrevistas semiestruturadas, permitindo a coleta de dados ricos e detalhados sobre as vivências pessoais das participantes, à abordagem fenomenológica. Através da análise dos dados obtidos, o estudo destaca os principais obstáculos enfrentados, como a falta de tempo, as dificuldades financeiras e o impacto das responsabilidades domésticas na vida acadêmica. Além disso, é investigado como estratégias e políticas institucionais atuais contribuem ou não para mitigar essas barreiras. Espera-se que os resultados da pesquisa possam levar a um aprimoramento das condições de estudo e suporte na UEMASUL, beneficiando tanto as atuais quanto as futuras estudantes que enfrentam desafios semelhantes. Este estudo não apenas busca contribuir para a melhoria das políticas educacionais, mas também pretende fortalecer o entendimento sobre as realidades enfrentadas por mulheres em contextos semelhantes, apoiando a criação de um ambiente acadêmico mais inclusivo e equitativo.
-
ItemPRÁTICAS DE LETRAMENTO NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO EM ESTREITO-MA( 2025-02-17) COSTA, HELLEN SILVAEste trabalho aborda o processo de letramento em uma escola pública no município de Estreito, Maranhão, investigando as práticas pedagógicas de letramento no contexto do Novo Ensino Médio e analisando como os alunos interagem com textos e atividades que integram conhecimentos científicos e experiências cotidianas. Dessa maneira, o estudo utilizou uma abordagem quali-quantitativa, com métodos bibliográficos, documentais e de campo. As atividades foram aplicadas com base no caderno pedagógico da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA), em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Sendo assim, os resultados mostram que as atividades propostas foram bem recebidas pelos alunos, com participação ativa e engajamento nas discussões em sala de aula. No entanto, a taxa de acertos variou conforme a complexidade das atividades, indicando áreas que exigem maior atenção pedagógica, como o reconhecimento de figuras de linguagem e a interpretação detalhada de textos. O estudo ressalta a importância de alinhar as práticas de letramento às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei do Novo Ensino Médio, enfatizando a necessidade de desenvolver competências críticas e reflexivas para a formação cidadã e profissional dos estudantes.