Ciências Biológicas
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ItemABORDAGENS E APLICAÇÕES DE HÁBITOS HIGIÊNICOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL HÉRICA BARROS DE JESUS.( 2024-04-29) SILVA, CARLA BEATRIZ CONCEIÇÃORESUMO Os hábitos higiênicos são de suma importância para a prevenção de doenças e também auxiliam na promoção da saúde, em qualquer faixa etária da vida, especialmente na primeira infância, fase em que as crianças estão mais susceptíveis ao contato com parasitas por meio de ambientes e objetos contaminados. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo incentivar as crianças quanto a importância da abordagem e aplicação de uma rotina de hábitos higiênicos. Este estudo foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Hérica Barros de Jesus, em 4 etapas, sendo: palestras, oficina, pesquisa de bactérias nas mãos e a aplicação de um questionário com os alunos do maternal I ao II período. Para análise de bactérias nas mãos foram utilizadas placas de Petri com ágar Nutriente® divididas em 4 áreas, sendo A (dedo sem tratamento prévio) B (dedo lavado apenas com água) C (dedo higienizado com água e sabão) D (controle). Os resultados mostraram que nos tratamentos A e B houve 100% de crescimento bacteriano após 48 h de incubação, enquanto no tratamento C houve apenas 10%. Em relação à análise dos questionários acerca do aprendizado sobre os hábitos higiênicos, dos 134 alunos que participaram, 87% acertaram completamente a 1ª questão, 11% só acertaram metade e os outros 2% erraram totalmente. Na 2ª questão, 86% acertaram completamente a, 7% só acertaram metade e os outros 7% erraram totalmente. Na 3ª questão 98% acertaram e somente 2% erraram. Portanto, o uso de atividades lúdicas incentivou as crianças a praticar hábitos adequados de higiene pessoal uma vez que, após a realização do estudo, mostraram ter compreendido que a lavagem correta das mãos com água e sabão é eficiente para o combate de bactérias.
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ItemAÇÕES EDUCATIVAS SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA( 2024-04-19) PEREIRA, JAKELINE ALMEIDA SANTOSAs doenças parasitárias representam um desafio de saúde pública global, impactando negativamente o desenvolvimento socioeconômico e sociocultural de diversos países. No Brasil, a precária infraestrutura de saneamento básico, a carência de acesso à água potável e a insuficiência de educação em saúde contribuem para a alta prevalência de parasitoses intestinais, principalmente entre crianças em idade pré-escola. Essa realidade justifica ações educativas, investigação da prevalência de parasitoses intestinais e a identificação dos fatores de risco associados à presença de parasitos em crianças de 1 a 5 anos matriculadas em uma Instituição Municipal de Educação Infantil (IMEI) em Imperatriz, MA. A pesquisa foi realizada com 540 crianças através de palestras e oficinas lúdicas, desenhadas para atender às necessidades e características da faixa etária das crianças, proporcionando uma abordagem educativa envolvente e adaptada. Dentre as 540 crianças, 120 participaram da coleta de dados socioeconômicos e da coleta de amostras fecais para pesquisa de parasitas por métodos laboratoriais. Os exames parasitológicos foram realizados utilizando o método de sedimentação espontânea em água (Hoffman, Pons e Janer, 1934). A prevalência geral de parasitoses intestinais nas 120 amostras de fezes coletadas foi a detecção de 26 amostras (21,67%) contendo cistos de E. nana, 4 amostras (3,33%) com cistos de E. coli, 5 amostras (4,17%) com cistos de Giardia lamblia, e 2 amostras (1,67%) contendo ovos de Ascaris lumbricoides. Esses valores específicos ressaltam a importância de cada parasito identificado durante a análise parasitológica .
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ItemANÁLISE GENÉTICA POPULACIONAL A PARTIR DA REGIÃO CONTROLE DO DNA MITOCONDRIAL DA ANCHOVETA Cetengraulis edentulus (CUVIER, 1829) DA COSTA ATLÂNTICA MARANHENSE( 2022-12-15) SILVA, DHÁLLYTH ZAÍNNY PEREIRACetengraulis edentulus é uma espécie de peixe da família Engraulidae, que apresenta elevado valor comercial, capacidade de tolerar alterações ambientais e que desempenha papéis importantes no contexto ecológico. Assim como os demais indivíduos da ordem Clupeiformes, a anchoveta atlântica C. edentulus passou por mudanças ambientais no que se refere aos ocorridos no Período Quaternário. Desse modo, seu padrão populacional é crucial para a elucidação dos acontecimentos que proporcionaram sua manutenção e sobrevivência frente aos eventos de seleção. Além disso, a caracterização da estrutura genética de uma população é de suma importância para fornecer informações acerca da variabilidade morfológica e padrões de fluxo gênico entre os indivíduos, além das questões adaptativas em determinado local. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a genética populacional de Cetengraulis edentulus presente na região costeira de Raposa, Maranhão. Para tanto, utilizou-se marcadores moleculares para a região controle do DNA mitocondrial que forneceram um fragmento de 570 pares de bases, necessário para fornecer informações pertinentes acerca da população. Esse trabalho pioneiro para o Estado do Maranhão pôde revelar que a população de C. edentulus apresenta expansão demográfica, alta variabilidade genética entre os indivíduos e baixa diferenciação, ou seja, uma população não estruturada geneticamente. Palavras-chave: Cetengraulis edentulus; D-loop mitocondrial; Genética populacional.
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ItemAVALIAÇÃO DA SIMBIOSE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NATIVOS DE PASTAGENS NO CERRADO MARANHENSE ASSOCIADO A CULTURA DE MILHO (Zea mays L.).( 2025-03-25) LEITE, BRUNNA SILVA DE ALMEIDARESUMO Os fungos micorrícos arbusculares (FMAs), são uma alternativa sustentável na agricultura por promover maior crescimento das plantas, absorção de água e nutrientes. Sendo assim, sua associação ao milho (Zea mays L.) se apresenta como aliado para a promoção do crescimento e maior produtividade, visto que o milho é um importante cereal agrícola devido a sua ampla variedade de utilizações. O objetivo deste trabalho foi realizar a avaliação da simbiose de fungos micorrízicos arbusculares do solo do Cerrado maranhense sob pastagem, em associação com o milho e verificar quais espécies de fungos micorrízicos arbusculares estabelecem simbiose com essa cultura e a eficiência na absorção de P. O experimento foi arranjado em esquema fatorial com duas linhagem de milho, V1 Híbrido e V2 Caboclo com 12 tratamentos e 4 repetições, sendo VIT1 e V2T1 as testemunhas sem inoculação no solo, V1T2 e V2T2 solo sem inoculação com adubação fosfatada, V1T3 e V2T3 inoculado com Glomus glomerulatum, V1T4 e V2T4 inoculado com Rhizophagus intraradices, V1T5 e V2T5 inoculados com FMA nativos e V1T6 e V2T6 inoculados com Rootela BR®. Quanto as variáveis número de folhas, massa seca da parte aérea e teor de fósforo nas folhas não houve diferença significativa para as duas variedades. Os maiores índices de clorofila, foram observados na variedade milho híbrido, aos 30 dias após o plantio com a inoculação no solo com R. intraradices e aos 45 dias após o plantio com a inoculação no solo de G. glomerulatum, nos demais dias não houve diferença significativas. Aos 15 dias após o plantio, houve interação significativa para a altura entre os fatores variedade (milho híbrido e milho caboclo) e tratamento (solo inoculado e não inoculado com fungos micorrízicos arbusculares. As maiores médias de altura na variedade de milho Híbrido foram obtidas com a inoculação do produto comercial Rootella BR®. Aos 30 dias, verificou-se diferença significativa para altura, com os melhores resultados no tratamento com FMAs nativos. Quanto a colonização radicular, o tratamento com Rootella BR® apresentou a maior taxa de colonização para ambas as linhagens. A identificação morfológica apontou os FMAs nativos como pertencentes aos gêneros: Glomus, Paraglomus e Gigaspora.
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ItemAVALIAÇÃO IN VITRO DA ASSOCIAÇÃO EXTRATO DE Monotagma plurispicatum (Körn) K. Schum. E Trichoderma polysporum (Link) Rifai NO CONTROLE DE Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae W. L. Gordon( 2024-02-01) NEPOMUCENO, JÚLIA SILVACom a agricultura se tornando um dos pilares da economia brasileira, surge a necessidade do desenvolvimento de técnicas agrícolas mais econômicas e sustentáveis. Alguns exemplos são a utilização de cultivares mais resistentes e controle químico e biológico, que é o uso de produtos naturais ou organismos vivos com ação antagônica à fitopatógenos. Esse trabalho teve por objetivo a avaliação da atividade, in vitro, de Monotagma plurispicatum no crescimento micelial de Trichoderma polysporum visando à sua associação para o biocontrole de Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae. Folhas de Monotagma plurispicatum foram coletadas na Resex do Ciriaco e seu extrato aquoso utilizado nas proporções de 0, 3, 6 e 10% em meio de cultura BDA, com 4 repetições em dois experimentos. O 1º com um disco de 6 mm de diâmetro de Trichoderma polysporum ao centro da placa de Petri e o 2º com dois discos, um de Trichoderma polysporum e F. oxysporum f. sp. passiflorae com distância de 3,3 cm entre si. Avaliadas através de medições diárias do maior eixo da colônia, com dados submetidos ao teste Tukey ao nível de 5% de variância. O experimento demonstrou que todas as concentrações com extrato vegetal inibiram o crescimento de Trichoderma polysporum, chegando ao final do 2º experimento em tratamento de 10% com maior inibição micelial se comparado com Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae, concluindo que a associação não é viável nas condições testadas.
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ItemCARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA RADICULAR DE Zea mays L. INOCULADAS COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES SOB DIFERENTES CONDIÇÕES HÍDRICAS( 2025-03-25) COSTA, DANIEL LOPESRESUMO Dentre as principais culturas produzidas pela agricultura brasileira, destaca-se o milho (Zea mays L.). O milho é um dos cereais mais consumidos no mundo sendo importante para suprir as necessidades nutricionais humana e animal, pertencente à família Poaceae, com origem nas américas, a qual o cultivo se dá há pelo menos cinco mil anos, pois possui grande valor nutritivo e potencial produtivo. Nesse cenário, destaca-se o uso de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) que fazem simbiose com o vegetal, onde há uma interação benéfica, pois, a planta transfere o carbono produzido através da fotossíntese para os FMA que por meio de sua rede de hifas, absorvem e transferem para a planta a água e nutrientes. O trabalho teve como objetivo realizar a caracterização radicular da variedade de milho híbrido (Zea mays L.), inoculada com fungos micorrízicos do gênero Glomus. e expostas ao estresse hídrico. O experimento foi conduzido na cidade de Imperatriz, nas estações do Centro de Difusão Tecnológica, o plantio foi realizado em vasos dispostos em casa de vegetação, com delineamento experimental utilizado em blocos casualizados com 4 tratamentos T1 (submetido a 40% da ETc sem FMA); T2 (submetido a 40% da ETc + FMA); T3 (submetido a 100% da ETc sem FMA) e T4 (submetido a 100% da ETc + FMA), ambos com 5 repetições. As secções transversais foram realizadas à mão livre, com auxílio de uma lâmina cortante, posteriormente foram clarificadas com hipoclorito de sódio, neutralizado com ácido acético (0,2%), lavadas com água destilada e coradas com uma solução de azul de astra e safranina. Os tratamentos T1, T2 e T3 apresentaram menor espessura da epiderme e endoderme quando comparados a T4. Nos tratamentos T4 e T2, houve um aumento significativo na espessura do floema quando comparados aos demais tratamentos. Foi verificada uma redução na espessura do xilema nos tratamentos com a presença de FMA. A inoculação de FMA promoveu modificações benéficas nas características anatômicas radiculares de milho híbrido, tais mudanças estão relacionadas com a proteção e sobrevivência do vegetal a estresses abióticos e bióticos.
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ItemCARGA DE DOENÇA DA COVID-19: Medição dos anos de vida perdidos ajustados por incapacidade em decorrência da Covid-19 no estado do Maranhão entre 2020 e 2022( 2022-12-14) PINTO, JOÃO AMADEU LIMAA Covid-19 acarretou uma enorme perda em vida humana desde seu princípio em 2020. Neste contexto, estudos medindo o prejuízo da enfermidade são úteis na organização das ações de saúde. Esse estudo estimou a carga de doença total da Covid-19 no Maranhão entre 16/03/2020 e 16/03/2022. Os dados utilizados procedem dos boletins da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, do portal do IBGE, e do Global Burden of Disease Study de 2019. Com tais informações (casos confirmados e óbitos, estimativa de vida e pesos de incapacidade), foram estimados a letalidade média e os DALYs acumulados no período. No cálculo de YLLs foram usadas duas distribuições: faixas etárias de 10 anos e idades individuais. Foi observada uma letalidade média de 2,58% (3,51% para homens e 1,86% para mulheres) e mortalidade de 0,15% (151,73 mortes por 100 mil habitantes). Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida no Maranhão foi de 71,94 (72) anos em 2021, com base nisso obteve-se uma estimativa de 97.803,98 YLLs e 938,377539 YLDs, totalizando 98.742,3575 DALYs para o período ou 1380 DALYs por 100 mil habitantes. Tais resultados põe a Covid-19 em altíssimo patamar de morbimortalidade, superando os DALYs registrados por todas as doenças respiratórias inferiores no Maranhão em 2019. Esses valores, além da escassez de literatura encontrada sobre a carga da Covid-19 na pesquisa, fazem dos estudos de carga da Covid-19 na região e de suas sequelas a longo prazo esforços importantes na compreensão do risco gerado por esta doença, facilitando assim sua mitigação. Palavras-chave: Dados epidemiológicos; Peso de doença; Covid-19.
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ItemCOMUNIDADE DE ARANHAS DIURNAS EM DIFERENTES ÁREAS DE CERRADO NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-16) PAULA, YASMIN RITA ALVES AGUIAR DEAranhas são um bom modelo de estudos ecológicos, pois são organismos de fácil amostragem, grande abundância, ampla distribuição, altamente diversas na região Neotropical, ocorrem ao longo de todo ano e possuem uma estreita relação com a estrutura da vegetação e do habitat em que se encontram. Isto posto, este trabalho teve como objetivo analisar se há variação na riqueza, abundância e composição da comunidade de aranhas relacionada a variação da temperatura, umidade e obstrução da vegetação em diferentes áreas de Cerrado, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão. O presente trabalho foi conduzido em 14 pontos, com a aplicação do método batedor de vegetação; em cada parcela, de cada ponto, foram medidas a temperatura, umidade e obstrução da vegetação. Para verificar se há efeito das variáveis ambientais sobre os parâmetros da comunidade de aranhas foi realizada Análise de Regressão Múltipla. Para verificar a relação de similaridade na composição da comunidade foi realizado o NMDS (Escalonamento Multidimensional Não-Métrico), com o índice de BrayCurtis. Análise de Regressão Múltipla foi realizada com o eixo mais representativo para verificar se a composição da comunidade é afetada pelas variáveis ambientais citadas. Foram obtidas 56 amostras, contendo 3.200 indivíduos, sendo 281 adultos e 2.919 jovens, distribuídos em 24 famílias e 157 espécies/morfoespécies. A temperatura e a obstrução da vegetação apresentaram efeitos significativos sobre a riqueza, abundância e composição da comunidade (para esta apenas a segunda variável) de aranhas. Contudo, o efeito mais significativo foi o da obstrução da vegetação, demonstrando que quanto maior essa variável, maior a riqueza em espécies e abundância de indivíduos, devido a maior a disponibilidade de pontos de apoio para fixação das teias de aranhas, de locais para refúgio e forrageamento, contemplando a comunidade de aranhas arborícolas. Palavras-chave: Araneofauna; Fitofisionomias; Inventário.
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ItemCOMUNIDADE DE ARANHAS DIURNAS EM VEGETAÇÃO ARBÓREO-ARBUSTIVA NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL( 2024-02-01) PEREIRA, WELINGTON SILVEIRAO conhecimento taxonômico das espécies é crucial para os debates que levam em consideração a conservação, a alocação de recursos e o planejamento do manejo da terra. Os esforços amostrais realizados historicamente no Brasil nunca foram homogêneos, tendo as regiões do Sul e Sudeste como as mais bem amostradas, retrato que em parte pode ser explicado pela presença de capital financeiro nessas regiões. Dessa forma, domínios morfoclimáticos que não estão presentes de forma predominante nessas regiões, como o Cerrado, e somado a outros fatores, acabaram por serem mais tardiamente amostrados quando comparado a outros biomas do território brasileiro. O Cerrado ainda permanece pobremente amostrado, impossibilitando responder muitas perguntas necessárias para compreender os fatores ecológicos e evolutivos, bem como fundamentar sua proteção contra o avanço de atividades antrópicas, como da agricultura intensiva e da pecuária extensiva. Entre os organismos cujo conhecimento precisa avançar está a Ordem Araneae: grupo de aracnídeos representado pelas aranhas, e que tem um grande potencial para estudos que visem a conservação e a avaliação de impactos ambientais. O Cerrado maranhense dispõe de poucos estudos e apresentam uma tendência em amostrar aranhas de solo ou serrapilheira. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar como os parâmetros de comunidade (riqueza, abundância e composição) de aranhas arbóreoarbustiva de diferentes fitofisionomias de Cerrado se relacionava com variáveis abióticas, como temperatura, umidade e obstrução da vegetação, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão (PNCM). O método utilizado para a coleta de aranhas foi o guarda-chuva entomológico. Foram coletados 1040 espécimes, sendo 950 indivíduos imaturos e 90 indivíduos adultos. As famílias com maiores riqueza, respectivamente, foram Araneidae, Salticidae, Anyphaenidae e Thomisidae. A média das aferições de temperatura variou entre os pontos e para as fitofisionomias, tendo para as formações florestais a maior média de temperatura, e uma maior obstrução da vegetação; e para as formações savânicas a maior média de umidade, e um menor valor para a obstrução da vegetação. O trabalhou apresentou um baixo número de adultos comparado a outros trabalhos. Além disso, será investido mais horas de laboratório para prosseguimento na identificação de mais indivíduos a nível específico e genérico.
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ItemCONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO DE BIOLOGIA: relato de experiência( 2022-12-16) OLIVEIRA, MARIA ANDREIA OLIVEIRA DEA formação inicial de professores é fundamental para a práxis pedagógica. Essa proposição não apenas compreende melhorias na qualidade do ensino, mas viabiliza caminhos para que a nação seja desenvolvida. Como parte de um corpo social que se encontra em constante mudança, o sistema educacional necessita de mecanismos válidos que atendam tanto alunos, quanto professores. Nesse viés, a necessidade das escolas de estabelecer métodos de ensino mais eficazes torna o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) mais importante para auxiliar os alunos a se aproximarem da ciência, a partir da investigação e aplicabilidade do que, inicialmente, é empírico, e para fortalecer os professores ao nortear a formação de cidadãos críticos e participativos. O presente estudo objetivou analisar as contribuições que o Programa teve em uma escola pública de ensino médio no Município de Imperatriz – Maranhão. A metodologia se deu como uma abordagem qualitativa com o emprego de questionários, proposta didática e entrevista, de maneira que a inserção do Programa pôde ser avaliada por todos os envolvidos. Os dados coincidiram com os objetivos traçados, já que houve certificação de que o PIBID contribuiu com inovação em metodologias alternativas de ensino e trouxe significação para o aprendizado dos alunos, além da experiência profissional da bolsista. Conclui-se, dessa forma, que há efetividade no emprego do PIBID, não apenas no prelúdio da formação de professores, mas no impacto positivo que a escola, alunos e professora supervisora puderam vivenciar. Isso, certamente, servirá de referência e preparo para que futuras práticas pedagógicas mantenham os alunos como agentes do próprio conhecimento, de modo a formar cidadãos críticos e participativos nos demais segmentos da sociedade. Palavras-chave: PIBID; Formação docente; Metodologias alternativas.
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ItemDIVERSIDADE DE ARANEIDAE (ARANEAE, ARACHNIDA) DO SUL E OESTE DO MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-16) SANTOS, LARYSSA STEFANY DE AZEVEDOAraneidae é composta por 184 gêneros e 3097 espécies, sendo a terceira família mais rica em espécies. Os araneídeos tecem teias orbiculares, ocupam principalmente o estrato arbóreo-arbustivo dos ambientes, distribuem-se amplamente por todo o mundo e possuem organismos que são chamativos, devido a sua coloração ou a estratégias diferenciadas de forrageamento. A maior parte da diversidade do grupo é registrada na Região Neotropical, como destacado por muitos inventários que comportam uma amostra abundante e especiosa desta família, mas ainda com várias espécies indeterminadas a nível específico. Trabalhos com foco no esforço de identificação de famílias inteiras de aranhas não são comuns, embora sejam necessários, sobretudo em áreas nas quais pesquisas com o grupo passaram a ser realizadas apenas recentemente, como é o caso do Maranhão. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é fornecer uma lista unificada de espécies de Araneidae em áreas do Oeste e Sul do Maranhão, amostradas em trabalhos anteriores, com a confirmação de novos registros e de novas espécies, quando possível. Para tal, todo o material coletado de Araneidae de 2018 a 2022 foi identificado até o menor nível taxonômico, quando possível, com base em literatura específica, ou morfotipado. Foram identificados 456 espécimes distribuídos em 76 espécies/morfoespécies e 26 gêneros. Destas, três espécies foram registradas pela primeira vez no Brasil, correspondendo também, obviamente, a registros exclusivos para o Maranhão, até o momento; ainda foi feita a identificação da fêmea de uma espécie que até então era conhecida apenas por macho. Também foi apresentada a distribuição conhecida das 36 espécies determinadas e registradas de araneídos neste estudo, com base em uma revisão da literatura. Neste contexto, é possível documentar o quanto se conhece sobre a distribuição das espécies registradas até o momento, ampliando o conhecimento taxonômico e científico sobre as espécies de aranhas que compõem esta família, que até então, ainda eram desconhecidas para esta região. Palavras-chave: Araneidae; Lista de espécies; Maranhão; Taxonomia
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ItemDIVERSIDADE DE ARANHAS (ARACHNIDA: ARANEAE) NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-14) SILVA, ALANA LAISA MOURAHá pouco conhecimento sobre a fauna de aranhas no Maranhão, dada a inexistência de uma tradição em estudos sistemáticos e ecológicos do grupo no estado. Os registros obtidos da literatura estão distribuídos no Norte do estado, sendo assim, o Maranhão, é um dos estados nos quais sabemos menos sobre a araneofauna local, sobretudo no município de Imperatriz. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a fauna de aranhas da cidade de Imperatriz, Maranhão, por meio de coletas em residências ou em locais públicos e registros ocasionais, que englobam coletas feitas por moradores e estudantes na área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão/UEMASUL. As coletas foram conduzidas em seletas residências, no qual, foi permitido a entrada para realização do estudo, na cidade de Imperatriz. Em ambos os casos, os animais coletados foram transferidos para um pote contendo álcool 70%, até a identificação no Laboratório de Zoologia da UEMASUL. As pesquisas de artigos taxonômicos com registros de aranhasforam feitas usando a base dados do World SpiderCatalog. As aranhas obtidas, totalizaram 508 indivíduos, sendo 306 adultos e 202 jovens, distribuídos em 18 famílias. Foram coletadas aranhas nos seguintes bairros: Bacuri, Parque do Buriti, Centro, Jardim São Luís, Mercadinho, Nova Imperatriz, Parque Alvorada, Parque Anhanguera, São José do Egito, Santa Inês, Vila Lobão e Vila Vitória, em instituições de ensino como UEMASUL e IFMA, ambos localizados em Imperatriz e cartões postais imperatrizenses como Beira Rio e Porto da Balsa. A maioria dos registros foi de aranhas inofensivas ao homem, porém indivíduos dos gêneros Latrodectus (viúva-negra), Loxosceles (aranha-marrom) e Phoneutria (armadeira) foram identificados. O presente estudo ampliou o conhecimento sobre a fauna de aranhas sinantrópicas da cidade de Imperatriz/MA, permitindo que informações importantes, como a presença de aranhas de interesse médico, fossem descobertas e novos registros de ocorrência de aranhas introduzidas. O registro de um número significativo de espécies na região é um indicativo de que possui uma fauna de aranhas relativamente diversa, porém pouco estudada. Palavras-chave: Araneofauna; Interesse Médico; Sinantrópicas.
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ItemDIVERSIDADE, USOS E CIRCULAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS EM ZONAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE AMARANTE DO MARANHÃO, MARANHÃO( 2025-03-26) FIGUEREDO, CARLA REBECA CARDOSORESUMO O uso de plantas medicinais no tratamento de doenças é uma prática bastante comum entre pessoas que residem em zonas rurais e os saberes que essas pessoas possuem vem sofrendo enorme desvalorização. O objetivo do presente trabalho foi investigar quais plantas são usadas como medicinais a partir do conhecimento tradicional no município de Amarante do Maranhão, a fim de proteger os saberes culturais de povos de comunidades tradicionais pelo registro científico. As coletas etnobotânicas ocorreram em três pontos: Povoado Burangica, Brejo Grande do Leite e Brejinho, sendo os 3 pertencentes a zona rural do município. A ecolha dos pontos seguiu critérios de logística e facilidade de acesso. 82% dos entrevistados residem em casas de alvenaria e 18% em casas taipa, revelando a possível dificuldade de acesso aos serviços básicos de saúde, sendo a alternativa mais viável a utilização de remédios produzidos com as plantas medicinais. Nesse estudo, 79% dos informantes são do sexo feminino, onde o contexto histórico do papel feminino possibilita maior conhecimento sobre plantas medicinais, alimentares, herbáceas e exóticas. A maioria dos entrevistados é oriunda de famílias que ocupam o território por várias gerações, com ocupação primária ou secundária relacionada, direta ou indiretamente a utilização dos recursos naturais para subsistência. A pesquisa permitiu verificar que espécies mais citadas, como a cidreira (Melissa officinalis L.) são culturalmente importantes nas comunidades estudadas e merecem atenção no que concerne metodologias de conservação dos saberes a respeito delas. Adicionalmente, os saberes decorrentes das culturas e tradições se comprovaram eficazes de acordo com evidências e testemunhos culturais obtidos na comunidade de estudo.
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ItemESTUDO DO POTENCIAL DE BIORREMEDIAÇÃO ÓLEOS VEGETAIS RESIDUAIS EM SOLOS DO CERRADO MARANHENSE ATRAVÉS DE ATENUAÇÃO NATURAL-BIORREMEDIAÇÃO PASSIVA( 2025-04-16) CONCEIÇÃO, CAROLINE DA SILVA DANo Brasil, uma produção anual de aproximadamente três bilhões de litros de óleo vegetal comestível resulta em apenas 2,5% do óleo residual de cozinha sendo coletado para reutilização, enquanto o restante é descartado de maneira prejudicial, causando consequências ambientais. Isso inclui contaminação do solo e da água, impactando níveis de fauna e flora. O óleo vegetal residual, tanto virgem quanto usado, tem efeitos nocivos, como impermeabilização do solo e contaminação do lençol freático, podendo até liberar gases de efeito estufa como metano. Foi aplicado um tratamento mais um testemunho com três repetições sendo esse realizado com óleo vegetal residual (OVR). Em cada pote hermético foram adicionados 500 g do solo contaminado artificialmente com 12,5 mL (OVR). Adicionalmente, foi colocado acima dos solos contaminados um pote aberto contendo 20 mL da solução de NaOH 0,40 mol L-1 , com o objetivo de capturar o CO2 produzido na remediação. As avaliações da captura de CO2 foram realizadas nos períodos de 20, 40, 60 e 80 dias de incubação. Dada a demora natural na regeneração do solo, tornase vital empregar técnicas de remediação, sendo a biorremediação passiva uma abordagem frequentemente utilizada. Neste contexto o presente trabalho pretende avaliar a técnica de biorremediação passiva, fazendo uso de testes in vitro, como forma de remediar solos do Cerrado Maranhense contaminados artificialmente com óleo vegetal residual de soja (OVR). A técnica de biorremediação passiva apresentou-se como uma opção eficaz para a degradação do óleo vegetal residual. Nas condições investigadas os resultados apontam que a produção de CO2 em função do tempo no ponto 1 foi mais eficiente no período de 80 dias, já no ponto 2 o período com maior produção foi o de 60 dias. Sendo assim, pode-se afirmar que a técnica de biorremediação passiva pode ser empregada na presença de solos do Cerrado Maranhense. Palavras-chave: Biorremediação. Solo. Óleos vegetais.
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ItemFILOGENIA MOLECULAR DE ESPÉCIMES DOS GÊNEROS Diaphanossoma e Machrotrix (CRUSTACEA: BRANCHIOPODA) NA PORÇÃO ORIENTAL AMAZÔNIA BRASILEIRA( 2025-04-16) SOUSA, AROLDO FRANCISCO MIRANDA DEReleva-se a importância da comunidade zooplanctônica, em especial aos microcrustáceos da ordem Cladocera, em ecossistemas aquáticos da região amazônica brasileira. Os microcrustáceos desempenham funções cruciais em cadeias tróficas e na ciclagem de nutrientes. Apesar de sua relevância, o conhecimento sobre a biodiversidade desses organismos na região tropical é limitado, especialmente em comparação com regiões de clima temperado. A pesquisa se estruturou em caracterizar a diversidade genética de organismos do grupo Cladocera na porção oriental da região amazônica, utilizando a técnica de DNA barcode como ferramenta molecular. Os resultados filogenéticos revelaram a presença de dois gêneros, Macrothrix e Diaphanossoma, e apontaram para a possível identificação de uma nova espécie dentro do gênero Macrothrix no rio Mosquito. Além disso, o espécime do rio Tocantins foi filogeneticamente relacionado ao gênero Diaphanossoma, sugerindo a presença de uma espécie parente a Diaphanossoma spinulosum. Destaca a importância das abordagens moleculares na identificação de espécies e na compreensão da biodiversidade em regiões pouco exploradas. Conclui-se que estudos mais aprofundados, incluindo análises morfológicas detalhadas e a utilização de outros marcadores genéticos, são necessários para confirmar e ampliar o conhecimento sobre as espécies encontradas na região amazônica. Este trabalho contribui para o entendimento da biodiversidade e pode apoiar ações de preservação e conservação em ecossistemas aquáticos na Amazônia.
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ItemJOGOS COMO MÉTODO DE ENSINO EM CIÊNCIAS NO 6º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL TURMA DA MÔNICA, BELA VISTA - TO( 2022-12-14) NASCIMENTO, ALEXANDRE SOUSAEm face ao cenário atual, cercado de inovações, avanços tecnológicos e transformações nas mais diversas áreas do conhecimento, é necessário o desenvolvimento de novas ferramentas que auxiliem no processo dessas mudanças na educação. O uso de novos instrumentos na aplicabilidade de práticas que sejam lúdicas aos estudantes, transforma o processo de ensino e aprendizagem e o torna em algo mais dinamizado. Neste sentido, os jogos obtêm um lugar como uma das ferramentas exemplares da aprendizagem, já que eles estimulam o interesse do aluno, por meio de diferentes níveis de práticas sociais e pessoais, ajudando desta forma na construção de descobertas, formação de personalidade e criticidade, além de servir como instrumento didático e avaliativo, pois, possibilita a aproximação entre o professor e o aluno no exercício do conhecimento científico. Sendo assim, o presente trabalho objetivou avaliar a utilização dos jogos lúdicos como ferramenta auxiliadora do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências, tendo como foco o ensino fundamental II e objeto de estudo a Escola Municipal Turma da Mônica em Bela Vista, município de São Miguel do Tocantins - TO. O estudo realizado é uma pesquisa quantitativa que contou com a participação de alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental e que se utiliza de uma metodologia ativa através da utilização de jogos criados a partir da necessidade expressada por cada conteúdo estudado pelos alunos em sala de aula. Os resultados estatísticos do grupo amostral da pesquisa mostraram que os jogos aplicados se fizeram eficientes e positivos partindo da hipótese de que os mesmo poderiam auxiliar na educação, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Portanto, visto toda a importância dos jogos didáticos torna-se imediato e imprescindível a sua utilização no meio educacional, para que haja um desenvolvimento na construção do conhecimento e para que a educação em sua essência seja vista como algo prazeroso e importante na vida dos alunos e, além disso, que a prática do ensino e aprendizagem seja construtiva e traga frutos pelo simples ato de brincar. Palavras-chave: Metodologia ativa; ensino-aprendizagem; educação.
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ItemLEVANTAMENTO DA COMUNIDADE DE ARANHAS DE SERAPILHEIRA NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-14) FIGUEREDO, CARLA RAISSA CARDOSOA ordem Araneae pertence a um grupo de invertebrados do filo Arthropoda, e é considerada megadiversa, possuindo ampla distribuição e alta diversidade de espécies nos mais variados tipos de habitats. O Brasil é o país da região Neotropical com a maior diversidade de espécies de aranhas e, ainda assim, pesquisas com foco na araneofauna são escassas em alguns estados, como o Maranhão. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento da araneofauna no Parque Nacional da Chapada das Mesas (PNCM), e verificar se a temperatura, umidade e profundidade da serapilheira influenciavamna abundância, riqueza e composição da comunidade de aranhas. Para a realização da amostragem da fauna de solo foi utilizado o método Extrator de Winkler em 10 (dez) pontos de coleta demarcados e distribuídos em áreas de formações florestais, distantes pelo menos 1 km uns dos outros. Cada ponto foi composto por quatro parcelas de 30x10m. Foram obtidas 03 (três) amostras por parcela, 12 por ponto e 120 ao total. As medidas de temperatura e umidade foram registradas através de um termo-higrômetro e a profundidade da serapilheira com o auxílio de uma régua graduada em centímetros. Foram obtidos 418 indivíduos, dos quais 361 (86,4%) foram representados somente por indivíduos jovens e 57 (13,6%) por adultos. Foram registradas 29 famílias, das quais 13 foram representadas somente por juvenis. As mais abundantes foram: Salticidae (n=104), Oonopidae (n=63), Ctenidae e Zodariidae (n=40 para cada uma), compondo 59,4% do total de indivíduos capturados. Foram registradas 33 espécies/morfoespécies em 16 famílias. A profundidade de serapilheira variou de 1,6cm a 3,54; temperatura de 23,3°C a 31,16 °C; e umidade relativa de 52,3% a 81,2%. A correlação de Pearson demonstrou que a umidade (r2= 0.38445; t = -3.6325; p = 0.00837) e a profundidade da serapilheira (r2= 0.07363; t = 2.5336; p = 0.03903) representaram fatores significativos sobre a composição da comunidade de aranhas. Palavras-chave: Inventário; Araneofauna; Extrator de Winkler.
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ItemLEVANTAMENTO DE BRIÓFITAS E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA EM ÁREAS DE CERRADO DOS MUNICÍPIOS DE GOVERNADOR EDISON LOBÃO E RIBAMAR FIQUENE, MARANHÃO( 2022-12-14) PINHEIRO, ANA VERA TOURINHOAs Briófitas são plantas diminutas, pertencentes ao grupo das Criptógamas, representam o mais antigo grupo de plantas, consideradas essenciais para o entendimento da evolução das plantas terrestres, geralmente, formam a base dos ecossistemas vegetais. Representam, aproximadamente, cerca de 25.000 espécies distribuídas em três grandes grupos, as Bryophytas, Marchantiophytas e Anthocerotophytos. Plantas avasculares, com o ciclo de vida caracterizado pela alternância de gerações, tendo a fase haploide como dominante. Este é um grupo com uma ampla distribuição, podendo ser encontradas em diversos ambientes e biomas. O domínio fitogeográfico do Cerrado, por exemplo, abriga uma rica diversidade dentro da brioflora, possuindo aproximadamente 478 espécies. Contudo, existem lacunas nessa biodiversidade, principalmente pela escassez de trabalhos e pesquisas científicas desenvolvidas nessa área e região. Dessa forma, o presente projeto tem como principal objetivo, o levantamento de espécies de briófitas em fragmentos do Cerrado no estado do Maranhão. Diante disso, as coletas foram realizadas durante expedições na área de estudo e identificadas em laboratório com o auxílio de lupa e microscópio óptico. Foram coletados e analisados um total de 67 espécimes, que ficaram distribuídas em 11 famílias, sendo duas do grupo de hepáticas e nove do grupo de musgos; 16 gêneros e 20 espécies, na qual 2 são novas ocorrências para o estado, sendo elas, Cololejeunea cardiocarpa (Mont.) Stephani, e Syrrhopodon parasiticus (Sw. ex Brid.) Paris. Palavras-chave: Taxonomia; Bryophyta; Marchantiophyta; Cerrado.
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ItemO IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: análise a partir da vivência de Professores do Ensino Médio em Imperatriz – MA( 2025-03-26) ANDRADE, LORENA LIMA DERESUMO As mudanças estruturais na Educação Básica brasileira oriundas da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio, sancionada pela Lei 13.415/2017 visam estabelecer diretrizes para os conteúdos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, tendo como resultado a reformulação dos currículos regionais e na introdução de itinerários formativos flexíveis. Com base nisso, objetivouse analisar a concepção de professores de Biologia lotados em escolas públicas de Imperatriz - MA, sobre as reformas curriculares que ocorreram com a implantação do Novo Ensino Médio, sendo levado em consideração o seu impacto na estrutura escolar, na prática docente e no currículo escolar, refletindo no desempenho curricular dos alunos. O trabalho foi pautado no levantamento de dados acerca da flexibilização curricular, carga horária, interdisciplinaridade, a inserção de temas contemporâneos e tecnológicos e as práticas avaliativas com a aplicação de um questionário estruturado com 10 questões aos professores da disciplina de Biologia nas escolas públicas estaduais de Imperatriz - MA. A cidade de Imperatriz atualmente possui 23 escolas públicas estaduais, dentre as quais 11 delas foram visitadas, das quais, em apenas 05 delas foram obtidas as entrevistas com professores, sendo elas: C.E. Mais Nascimento de Moraes, C. E. Urbano Rocha, C. E. Governador Archer, C. E. Dorgival Pinheiro de Souza, C. E. Graça Aranha. Dos seis docentes entrevistados quatro possuem formação em Licenciatura em Biologia, um com Licenciatura em Ciências, e outro em Ciências com Habilitação em Biologia. Com relação ao tempo de trabalho dos profissionais entrevistados, o período variou entre 8 e 24 anos de sala de aula demonstrando um tempo relativamente longo e com expertise na disciplina. Quando questionados sobre a reforma do novo ensino médio e seu impacto no ensino de Biologia, 83% deles afirmaram ter sido muito desfavorável, enquanto 17% deles afirmou ser favorável. Quando interrogados sobre as mudanças que ocorrem na abordagem pedagógica da disciplina com a implementação do novo ensino médio, 67% dos entrevistados responderam que ocorreram mudanças de forma negativa, 17% responderam que as mudanças foram positivas, e os 16% restantes responderam que não houve mudanças significativas. Quando indagados sobre a flexibilização curricular proporcionada pelo NEM, de forma unânime, todos avaliaram como negativo, frisando a dificuldade de organizar o conteúdo. Os resultados apontam que a implementação da Reforma do Ensino Médio modificou de maneira significativa o ensino de Biologia nas escolas estaduais de Imperatriz - MA. Enfim, os entrevistados, em sua maioria, mostraram uma visão desfavorável em relação à Reforma, destacando desafios como a redução da carga horária, dificuldades na interdisciplinaridade e a falta de formação continuada adequada com as novas demandas exigidas com a reforma.
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ItemPERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO USO DA ÁGUA EM UMA TURMA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA( 2022-12-16) MIRANDA, JAIR DE OLIVEIRAA sustentabilidade exige uma permanente harmonia entre as ações antrópicas e a natureza, é representada como o modo de ser e viver, exigindo das práticas humanas às potencialidades finitas da natureza. Com isso, foi proclamada pela ONU em 2017, a década da ciência oceânica ou década dos oceanos para o Desenvolvimento Sustentável e proteção dos recursos marinhos e hídricos, buscando reverter ou mitigar os impactos sofridos pelos oceanos e corpos hídricos. Com isso, foram aplicadas ações práticas de sustentabilidade e educação ambiental escolar infanto-juvenil, visando a conservação e preservação da natureza, a agenda 2030 e a década dos oceanos como sugerida pela ONU. Nesse sentido, foram aplicadas práticas sustentáveis voltadas a educação ambiental, os 5 (cinco) R’s, conservação e preservação ambiental, considerando a década dos oceanos como sugerida pela Agenda 2030, afim de avaliar o desenvolvimento da consciência ambiental pelos alunos. O projeto foi trabalhado com 25 estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma Escola Municipal em Imperatriz-MA. De modo que, a percepção sobre sustentabilidade no correto uso da água e assuntos relacionados foi identificada a partir da aplicação de questionários semiestruturados, com 10 perguntas objetivas. Foi observado, desde a aplicação do 1º questionário, que a maioria ou parte dos alunos se apresentava atenta impedindo o gasto da água. Na aplicação do 2º questionário, foi observado que não houve descuido quanto ao uso da água. E os números de conscientização só aumentaram com a aplicação das atividades. Dessa forma, foram desenvolvidas ações educativas que oportunizaram a construção do conhecimento, momentos de reflexão e discussões coletivas, o espírito de equipe e a autonomia, contribuindo para melhor compreensão das questões ambientais. Percebemos que a maior parte das atividades de natureza prática, de conscientização dos envolvidos, reconhecimento do seu papel para a melhoria do ambiente e participação em ações como essa pode contribuir para uma qualidade de vida cada vez melhor. Palavras-chave: Sustentabilidade; Década dos Oceanos; Educação Ambiental.