Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras - CCHSL
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras - CCHSL por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA Comunicação e as novas tecnologias nas organizações: Um estudo fenomenológico da administração do ensino emergencial remoto( 2022-11-04) SILVA, LUANA ANJOS DAEste artigo apresenta um estudo sobre a comunicação e as novas tecnologias nas organizações com o objetivo de analisar mudanças motivadas pelas inovações tecnológicas. O campo de pesquisa é a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL e suas alternativas utilizadas na administração do ensino emergencial durante o ano de 2020. O método de análise é o fenomenológico idealizado por Edmund Husserl (1859 -1938), considerando que um fenômeno expressa a forma como uma coisa aparece, ou manifesta-se para o sujeito, que neste caso, a COVID 19 é um fenômeno psicossocial que mobilizou diversas concepções e formas de atuação. A fundamentação teórica analisa o conjunto de mudanças na era da informação e as adequações provocadas nas comunicações das organizações. Os resultados e discussões deste artigo envolve o campo destinado à “perguntas mais frequentes” no site da UEMASUL, com abordagens fenomenológicas, associando as perguntas com as formas e o olhar de cada pessoa para o referido fenômeno. Palavras chaves: Comunicação; Organizações; Novas tecnologias.
-
ItemA CONFRATERNIZAÇÃO EMPRESARIAL E OS SEUS EFEITOS SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS MEMBROS DA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA – EJCON NA GESTÃO DE 2022( 2023-01-26) OLIVEIRA, ESTER PASSOS DE SOUSANa Teoria das Relações Humanas e Comportamental, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais no quais convivem, atrelado a essa visão das teorias mencionadas, o presente trabalho procura demonstrar como a confraternização empresarial, que é vista como fator de integração organizacional, está ligada a motivação dos membros da Empresa Júnior de Consultoria – EJCON, localizada na Universidade Estadual da Região Tocatina do Maranhão na cidade de Imperatriz do estado do Maranhão. Sobre os objetivos, o estudo pretende atingir a identificação da confraternização na influência do clima organizacional; revisar o posicionamento da liderança e da Gestão de Pessoas da EJCON sobre a cultura de criação e desenvolvimento de confraternização empresarial e identificar os fatores de desmotivação da equipe da EJCON em relação a falta da confraternização empresarial. Para que se consiga atingir os objetivos, foi feita uma revisão bibliográfica sobre todos os tópicos abordados e uma pesquisa de abordagem qualitativa em forma de questionário com 06 questões discursivas, com a finalidade de entender as opiniões dos membros da EJCON sobre a influência da confraternização empresarial têm sobre sua motivação. Como resultado, conseguiu-se identificar que a confraternização empresarial é um recurso que a empresa em questão pode usar para criar um clima organizacional mais favorável para promover o engajamento nos membros da organização. Palavras-chave: Confraternização Empresarial; Gestão de Pessoas; Motivação; Liderança; Empresa Júnior.
-
ItemA ERA DAS CONSTITUIÇÕES NA HISTÓRIA: INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA BÁSICA( 2024-09-13) SILVA, ANDRÉ JORDANY ARAÚJODesde que as leis entre os seres humanos passaram a nortear as relações coletivas as Constituições ganharam destaque. Da primeira até o presente momento temos uma verdadeira Era. As sociedades democráticas passaram a se valer delas como o principal instrumento normativo. As Constituições no mundo do Direito é perfeitamente compreendida e estudada em todas as suas dimensões, no entanto, nas escolas básicas a Constituição passa ao largo enquanto temática e metodologia. Mesmo a Constituição que temos em vigor não tem um tratamento pedagógico que merece. Apesar de sua complexidade, se faz necessário, e eis o objetivo do presente estudo, levar para a sala de aula, no ensino básico, através das metodologias ativas, o conhecimento sobre a Constituição Federal de 1988, seus artigos essenciais, direitos direcionados a todos os brasileiros, bem como sua história, suas influências e necessidades que permitiram sua criação. Portanto, é imprescindível entender o contexto de natureza constitucional através de outras constituições passadas, não só no Brasil, mas de outras nacionalidades, em épocas distintas. A metodologia tem como base a Pesquisa Bibliográfica, com o auxílio de várias fontes como livros físicos e artigos científicos disponibilizados pela internet, o que permitiu a consecução e apresentação de todo o estudo de forma técnica e também didática. Conclui-se que se mostra possível no ensino básico, com auxílio das metodologias ativas de aprendizagem o estudo da nossa atual Constituição Federal e seus artigos, sua prática na vida cotidiana como também o estudo histórico de outras constituições, em países e épocas diferentes.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR: um estudo realizado na UEMASUL em Imperatriz/MA( 2023-01-25) SILVA, GABRIEL LUSSACK SOUSAO mercado tem buscado cada vez mais, profissionais dinâmicos, criativos e inovadores. Dessa forma, as instituições de ensino superior, vem buscando oferecer mais qualidade no seu processo de ensino-aprendizagem afim de atender essa demanda. As inovações tecnológicas se tornaram um tema muito importante na área administrativa, a profissão de administrador exige competências para trabalhar em diferentes setores e pensamento estratégico para criar opções de sustentabilidade, crescimento profissional e o desenvolvimento das organizações. O objetivo deste artigo foi analisar a importância e os impactos que as inovações tecnológicas podem proporcionar à profissão de administrador de empresas, bem como identificar algumas das principais tecnologias (ERP, Big Data, Sistema CRM, Cloud Computing, SCM e Mídias Sociais) que são utilizadas pelos administradores na atualidade, além de demonstrar possíveis desafios e dificuldades. O estudo envolveu a aplicação de questionários relacionados ao tema para os alunos do curso de administração da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, através desse estudo foi possível identificar como principais resultados: a maioria dos acadêmicos possui conhecimento e noção com relação ao tema e seu nível de importância e necessidade, porém, alguns pontos podem melhorar, como a compreensão total do que se trata um software de gestão e entender quais os principais sistemas e ferramentas estão sendo utilizadas na profissão do administrador, ainda com relação à pesquisa, é indicado aos acadêmicos a busca por qualificação adicional a fim de complementar os conhecimentos obtidos na universidade. Palavras-chave: Inovação; Tecnologia; Administrador; Gestão.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA LIBRAS PELOS DOCENTES OUVINTES EM ESCOLAS REGULARES COM PERSPECTIVA INCLUSIVA( 2024-06-21) SILVA, KELISMAR ARAUJO DAA importância da Libras para os docentes ouvintes tem gerado discussões entre muitos estudiosos, profissionais e familiares que buscam de maneira determinante melhorar a qualidade de ensino para os seus. Necessário se faz mencionar que o tema sobre o aprendizado da língua de sinais pelos docentes traz um panorama da inclusão dentro das salas de aula comuns, destacando, de maneira fundamental, o direito da pessoa surda, seu exercício da cidadania e, para isso, o mesmo deve ser exposto à sua língua natural e sua modalidade de ensino. Assim, o objetivo geral deste estudo é demonstrar a importância do ensino da Libras para os docentes ouvintes em escolas regulares. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, respaldada por alguns autores como Mantoan (2003), Souza e Silva (2017), Aguiar (2018), entre outros, os quais corroboram que as escolas regulares, bem como a comunidade escolar, devem estar adequadas aos discentes e suas especificidades. Concluímos que o aluno com deficiência, seja ela física ou intelectual, é capaz de aprender como qualquer outro aluno, desde que respeitados seus limites e sua pluralidade linguística. A pessoa surda desenvolve-se melhor quando faz o uso contínuo da Libras. No convívio mais próximo deste aluno em sala de aula, está o docente que precisa utilizar desta língua viso-motora para comunicar-se com seu aluno surdo e proporcionar-lhe principalmente a tão sonhada aceitação na sociedade e sua autonomia. Palavras-Chave: Inclusão. Docentes. Libras. Surdo
-
ItemA INFLUÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DE IMPERATRIZ-MA( 2023-01-26) RIBEIRO, GLENDA TEREZA MATOSO presente artigo apresenta como objetivo uma análise da influência das organizações sem fins lucrativos no desenvolvimento de Imperatriz-Ma. Esta proposição é fundamentada na pesquisa exploratória, que proporciona a exposição de elementos possíveis, para uma melhor apropriação da realidade dessas organizações. Dessa forma os fundamentos teóricos consignados neste trabalho contribuem para esclarecer a estruturação conceitual classificatória e analítica das organizações sem fins lucrativos. A metodologia evidencia a pesquisa exploratória na perspectiva de viabilizar uma maior aproximação com o tema em estudo e as considerações finais, à guisa de sintetização do que foi produzido versa sobre os principais tópicos dispostos através dos capítulos deste artigo. Palavras-chave: Organizações; Desenvolvimento; Imperatriz
-
ItemA MOBILIDADE URBANA EM IMPERATRIZ: uma análise da prestação do serviço de transporte coletivo do bairro Boca da Mata( 2023-10-27) SILVA, JACIANE RIBEIROO presente trabalho visa explorar a temática da mobilidade urbana, analisando a finalidade e a qualidade dos serviços de transporte público prestados na cidade de Imperatriz, especialmente no bairro Boca da Mata. Dessa maneira, objetiva avaliar a qualidade do serviço de transporte público coletivo prestado com base nos doze fatores de qualidade estabelecidos pelos autores Antonio Clóvis Pinto Ferraz e Isaac Guillermo Espinosa Torres (2004). Este trabalho ainda faz uma análise da mobilidade urbana de Imperatriz/MA, relacionando-a com a concessionária do transporte público coletivo (Rio Anil Transporte e Logística – Ratrans), através da aplicação de questionário baseado nos fatores de qualidade, a fim de obter informações acerca da satisfação dos usuários com o serviço oferecido. A partir das informações obtidas, realizou-se uma breve análise acerca da qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte coletivo. De modo geral, os resultados obtidos por meio da pesquisa revelaram que a prestação do serviço de transporte coletivo no bairro Boca da Mata não atendeu, razoavelmente, aos fatores de qualidade, não satisfazendo as necessidades e as expectativas dos usuários. Palavras Chave: Mobilidade Urbana; Transporte Público; Imperatriz.
-
ItemA PRODUÇÃO DO ESPAÇO CAPITALISTA EM REALIDADES PERIFÉRICAS NO BRASIL: O CASO DO RESIDENCIAL VILA JARDIM( 2022-10-26) SOUSA, MAYARA GONÇALVES DEA cidade de Imperatriz-MA caracteriza-se por apresentar um acelerado crescimento urbano de seu espaço e de sua população, resultado de um processo de crescimento desenfreado da cidade vinculado aos vários períodos econômicos, na qual passou o município. Este trabalho tem por objetivo analisar a produção do espaço capitalista em realidades periféricas no Brasil sendo que, é um processo complexo e diversificado da urbanização brasileira. Realizou-se estudos bibliográficos para entender as configurações do Estudo de Caso no Residencial Vila Jardim, que está localizado na porção leste da cidade de Imperatriz, à margem direita da Rua Pernambuco no sentido do povoado Cacauzinho, próximo da ferrovia Norte Sul. Buscou-se entender o desenvolvimento econômico urbano do lugar e consequentemente, a aceleração da atuação imobiliária no espaço periférico, onde há uma grande interação, provocando diferentes formas de valorização e comercialização do solo urbano decorrente da dinâmica socioespacial da cidade. De modo que a metodologia se fundamentou na abordagem qualitativa e quantitativa.Utilizou-se o método dialético para compreender e abranger a realidade social sob investigação. Em síntese, uma observação simples e entrevistas associadas às teorias estudadas, na qual permitiram um entendimento da produção do espaço capitalista e suas complexidades na cidade. Palavras-chave: Produção do espaço urbano; Produção do espaço Capitalista; Áreas periféricas.
-
ItemA VONTADE DE SABER COMO RECURSO DIDÁTICO: uma análise da cartografia escolar dos anos finais do ensino fundamental do 9º ano de Governador Edison Lobão - M( 2023-10-27) SILVA , MIRELLY MARIA BARBOSA DAEsse projeto tem como importância discutir tematicamente a cartografia como um recurso didático, e com esta, parte de uma necessidade por parte dos professores de não se adequarem ao livro em questão. Com base nessas dificuldades, observa-se que é necessário seguir parâmetros, sejam eles nacional ou municipal, para desenvolver o progresso de aprendizagem ao qual todos os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da educação básica. Sabemos que tanto a BNCC como o DCTMA são documentos que se complementam. Dado que, a maioria não se enquadra nas competências dos currículos escolares. Esse trabalho está elencando em identificar por meio de pesquisa de campo a aplicabilidade de metodologias e recursos no qual podem ser usados no ensino da Cartografia. Tendo como principal objetivo analisar a aplicabilidade da Cartografia Escolar no ensino de Geografia nos 9° anos da rede municipal de Governador Edison Lobão – Maranhão. A metodologia da pesquisa se constitui em pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e aplicação de questionários com os alunos e professores. A falta do uso de metodologias ativas e domínio de conteúdo, retrata a necessidade de aperfeiçoamento com métodos mais eficazes para a interação com os alunos. Compreende-se que os professores utilizem metodologias ativas, recursos didáticos como alternativas de desenvolver uma aula mais dinâmica e participativa e a inserção de recursos tecnológicos de acordo com a realidade do aluno. A partir daí, tanto o professor como o aluno terão uma maior interação e troca de conhecimento. Palavras- Chave: Cartografia Escolar; Recurso didático; Metodologia ativa; Mapa
-
ItemADAPTABILIDADE DE CARREIRA E PERSONALIDADE: ANÁLISE DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UEMASUL( 2023-01-26) SANTOS, HINGRID MENESESO presente trabalho buscou identificar as relações e os impactos da adaptabilidade de carreira e da personalidade para os estudantes de administração de uma universidade pública, de acordo com os novos critérios exigidos para ingressar no mercado de trabalho, visto que a transição universidade-mercado é um processo desafiador para estes que precisam lidarem com as incertezas acerca do desenvolvimento de suas carreiras. Para tanto, aplicou-se um questionário por meio do google forms, tendo um total de 33 respostas. Além do mais, foi coletado 31 anúncios de vagas de trabalho e feito uma análise do perfil exigido para os cargos no setor administrativo em alguns sites de seleção e recrutamento e no Instagram, a fim de compreender o perfil que as empresas mais procuram. Foi identificado que 51,5% dos entrevistados, concordam totalmente que a personalidade pode interferir na contratação, e que para a maioria existem alguns tipos de personalidades ou comportamentos que tem predileção por parte dos recrutadores. A maioria dos entrevistados também responderam que buscam informações e conhecimentos do que o mercado exige do perfil do administrador, e que a universidade ajuda a modelar a sua personalidade com o que é proposto pelas empresas. Já ao analisar o quanto se consideram adaptáveis as mudanças no mercado, apenas 24,2% concordam que se acham totalmente adaptáveis. Sendo assim, percebe-se que a personalidade é um importante critério na hora da contratação e que os indivíduos precisam se ajustarem as mudanças, buscando a capacidade de se adaptarem para se manterem no mercado de trabalho. Palavras-chave: Adaptabilidade de carreira; Personalidade; Mercado de trabalho.
-
ItemADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: a utilização de ferramentas de gestão financeira para a sobrevivência das Micros e Pequenas Empresas - MPE's( 2023-02-10) BARROS, PEDRO HENRIQUE BANDEIRANos últimos anos, tem sido notória as transformações no macroambiente organizacional e, uma boa gestão se faz pela alocação de recursos, ferramentas e profissionais especializados. Diante desses aspectos, este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do emprego de mecanismos gerenciais no âmbito da gestão financeira e seus efeitos nas Micro e Pequenas Empresas – MPE’s, bem como evidenciar a contribuição destes elementos na sobrevivência dos negócios. Traz-se ainda evidências sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil, visando entender a dimensão das MPE’s e explorar quais as principais ferramentas os empreendedores utilizam para a condução financeira de seus empreendimentos. Para tanto, como recurso metodológico realizou-se, então, uma pesquisa de caráter descritiva bibliográfica, onde os dados foram recolhidos por meio de pesquisas em bibliotecas físicas e virtuais com o emprego palavras-chave como: gestão financeira, gestão de micros e pequenas empresas e ferramentas de gestão financeira para micros e pequenas empresas. Além disso, foram explorados também alguns artigos e sites especializados na área. Diante disso verificou-se que as ferramentas de gestão financeira como o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstrativo do fluxo de caixa, controle de estoque e o capital de giro, contribuem positivamente para os melhores resultados financeiros das MPE’s. Palavras-chave: Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas, Gestão financeira, Ferramentas de Gestão.
-
ItemAS ATITUDES DA GERAÇÃO Z ACERCA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO EM IMPERATRIZ - MA( 2023-01-26) NASCIMENTO, ERIKA BARROS DA SILVAste artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as atitudes da geração Z da cidade de Imperatriz-MA, no que diz respeito à educação financeira. Para tal resultado, foram aplicados 390 questionários estruturados, com base em amostra probabilística, no público em questão (geração Z, da cidade de Imperatriz - MA). Dentre os principais resultados da pesquisa, foi identificado que: eles sabem o que é educação financeira (42,1%), mas consideram ter baixo conhecimento nesta área (43,1%); concordam totalmente que a educação financeira pode ser uma ferramenta de auxílio para o desenvolvimento de nosso país (91%), mas quase metade deles nunca estudaram sobre o assunto (46,4%); a maioria sabe quais são todos os seus gastos mensais (56,9%), mas poucos sempre anotam (32,6%); no que se refere o planejamento de gastos futuros, somente 32,6% sempre fazem; quase metade deles não possuem reserva de emergência (49,2%); e 28,9% já tiveram o nome negativado pelo menos uma vez. Sendo assim, foi possível conhecer as características e atitudes do grupo estudado em relação à educação financeira, bem como, debater sobre tal assunto. Ademais, a pesquisa poderá ser usada como apoio a outros estudos, como um meio de impulsionar a inserção do assunto “Educação Financeira” na sociedade, além de auxiliar na melhoria do comportamento financeiro dos indivíduos. Palavras-chave: Educação financeira; Geração Z; Atitudes.
-
ItemASPECTOS REGIONAIS DA DIFUSÃO DE COVID-19 NA REDE URBANA DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE AÇAILÂNDIA, MARANHÃO, BRASIL( 2023-10-27) SANTOS, RICARDO FELIPE DOS
-
ItemASPECTOS REGIONAIS DA DIFUSÃO DE COVID-19 NA REDE URBANA DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE BARRA DO CORDA, MARANHÃO, BRASIL.( 2023-10-27) SILVA, LIGIA MIKAELLY DOS REISO presente trabalho tem por objetivo compreender a dinâmica de difusão da covid-19 na rede urbana da Região Geográfica Imediata de Barra do Corda (RGIBC), no estado do Maranhão, Brasil. O período de análise compreende o primeiro ano da pandemia, a ser contado a partir do primeiro caso registrado no Maranhão (de 20 de março de 2020 a 20 de março de 2021). A análise considera a distribuição de serviços médico-hospitalares, na região, como elemento impulsionador de circulações em busca de atendimento pelo paciente com COVID-19 na rede urbana, entre os centros. São utilizadas três principais bases de dados para a pesquisa: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os dados sugerem que a rarefeita e concentrada oferta de serviços de saúde entre os municípios que compõem a região impulsiona fluxos de transeuntes em busca de atendimento, de modo que se reproduzem os padrões de hierarquia da rede urbano-regional, promovendo imprecisões quanto à origem de contágio e concentração de óbitos no principal centro regional. PALAVRAS-CHAVE: covid-19. Serviços de saúde. Região Geográfica Imediata de Barra do Corda.
-
ItemAULA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA:Proposta Pedagógica( 2023-03-16) NOLETO, ANA CAROLINA DE SÁ ; SOUSA, MONAQUETH SANTOSEstá proposta pedagógica traz a aula de campo como um instrumento facilitador de aprendizagem no ensino de Geografia. A aula de campo é essencial pois através dela é que os alunos vão poder estar mais próximos daquilo que está sendo estudado, o aluno conseguirá identificar no cotidiano aquilo que foi visto nos livros didáticos, oportunizando melhor aprendizagem e despertando no aluno senso crítico sobre o assunto. No desenvolvimento dessa proposta utilizamos a abordagem qualitativa e quantitativa,foi utilizada como instrumentos metodológicos pesquisas bibliográficas e descrição da realidade da escola-campo, com intuito de contribuir trazendo melhorias na metodologia do professor incluindo essa prática, e enfatizando que a aula de campo não se configura necessariamente apenas como uma viagem ou passeio , mas é momento de relacionar a teoria com a prática na práxis pedagógica. Esse estudo se desenvolveu através das experiências e observações das aulas de geografia do 7º ano do Ensino Fundamental no Colégio João Silva em Imperatriz-Ma. O objetivo deste trabalho é analisar como as aulas práticas podem colaborar com o processo de ensino -aprendizagem de geografia. Os resultados obtidos apontam que discentes e docentes entendem a importância das atividades de campo no processo de ensino, entretanto há pouco incentivo para o desenvolvimento das mesmas, sendo necessário o repensar pedagógico tanto dos professores como da escola para essa necessidade. Palavras-chave: Aula de campo. Geografia. Ensino.
-
ItemCINEMA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: MARIGUELLA, RETRATO FALADO DO GUERRILHEIRO( 2024-11-04) MACEDO, MARCOS WILLIAM BARRETO DEO presente artigo coloca em questão o documento fílmico com o objetivo de explorar suas possibilidades para o ensino de história a partir da análise qualitativa da cinebiografia produzida por Sílvio Tendler, Mariguella, Retrato falado do guerrilheiro (2001), seguido de uma revisão bibliográfica das relações entre ensino de história e cinema, dando ênfase sobre produções acerca do período do Regime civil-militar brasileiro (1964-9185). Os resultados da pesquisa levaram a concluir que os documentários podem atuar como recurso pedagógico para instrução das novas gerações acerca do passado recente através do uso instrumental da memória que está sendo constantemente oportunizada, ressignificada e atualizada (Tomaim, 2019) ao explorarem os sentimentos e ressentimentos políticos especialmente dos grupos sociais que foram vítimas diretas desse longo processo. Por fim, respondendo a problemática inicial da pesquisa, a linguagem fílmica, em especial os documentários, podem também servir para a análise dos resquícios da ditadura nos dias atuais, algo muito presente nas críticas sociais das narrativas propostas pelo cinema (Monteiro, 2023).
-
ItemCOTIDIANO DE MULHERES FEIRANTES NO BAIRRO BOM SUCESSO: ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA LOCAL( 2024-06-28) FERREIRA, GABRIELA ALMEIDAEste artigo analisa a interação entre o ensino de história local e as manifestações culturais e econômicas no cenário cotidiano das feirantes no Bairro Bom Sucesso, na cidade de Imperatriz-MA. A Pesquisa de Campo ocorreu com estudantes do Terceiro Ano do Centro Educacional Raimundo Soares da Cunha, escola situada próxima à feira. Houve encontros em sala de aula, mas o ponto alto foi a visita in loco com estudantes na feira. Na visita, que contou com a interação dos estudantes munidos de uma pesquisaobservação, foram possibilitados o conhecimento sobre a história de seu local de vivência, com observância nos vários processos históricos que envolvem a dinâmica da feira. As aulas, debates e a visita à feira foram fundamentais à construção de conhecimento individual e coletivo sobre história, cultura e a economia do meio. Com essa metodologia ativa, despertou-se nos estudantes a curiosidade, a participação e o interesse pela pesquisa e pela história. Palavras-chave: História local; memória; feira; identidade; investigação.
-
ItemDESAFIOS NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR NO ÂMBITO EMPRESARIAL NA REALIDADE DO SÉCULO XXI( 2023-01-25) SILVA, EDVANIA OLIVEIRA LIMA DAEste artigo apresenta a proposta de analisar desafios enfrentad os para a formação de administradores, com a mesma versatilidade que se apresenta o ambiente empresarial do século XXI. Diante dessa proposição fundamenta-se com estudiosos da Administração discutindo aspectos conceituais e da formação profissional, bem como inserção em um mercado de trabalho de grande concorrência, caracterizada pela grande quantidade de profissionais e pelas transformações das formas de gestão. O método de abordagem é indutivo e a coleta dos dados é respaldada pela pesquisa bibliográfica. As considerações finais evidenciam a necessidade de ampliação das discussões em torno dos desafios apontados para os Administradores neste século XXI. Palavras-chave: Administrador; Mudanças; Mercado de trabalho; Desafios.
-
ItemECONOMIA DE SUBSISTÊNCIA E IDENTIDADES TERRITORIAIS: AS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NO POVOADO SÃO FÉLIX, IMPERATRIZ-MA( 2022-10-26) BARBOSA, EDEMILSON BANDEIRAEste trabalho objetiva compreender a situação das quebradeiras de coco babaçu do povoado São Félix em Imperatriz, Maranhão. Frente as dificuldades de acesso à terra, motivadas pelo avanço da pecuária, silvicultura e monocultura na região. Ademais, caracteriza a história do extrativismo do coco babaçu no Maranhão, com ênfase na região das quebradeiras de coco do povoado São Félix, analisa as dificuldades e os desafios enfrentados pelas quebradeiras de coco, no desenvolvimento da agricultura familiar de subsistência e extração do coco babaçu, identificando o dinamismo econômico e a diversidade produtiva utilizada para consumo e comercialização do coco babaçu e da palmeira, na comunidade das quebradeiras de coco. Além da revisão de literatura pertinente, analisa-se dados referentes às áreas de extrativismo vegetal, plantio de coco babaçu e dinâmica econômica e territorial das quebradeiras de coco, a partir de pesquisas de campo, acervo fotográfico e análise de dados secundários coletados na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo-se como recorte da pesquisa a comunidade das quebradeiras de coco no povoado São Felix em Imperatriz, Maranhão. Os resultados indicam uma dinâmica econômica especifica de atividades diretamente relacionadas ao extrativismo de subsistência e apontam constante reorganização territorial e socioespacial das quebradeiras de coco frente às recorrentes transformações dos espaços naturais. Palavras-chave: Coco babaçu. Quebradeiras de coco. Povoado São Félix. Imperatriz- MA
-
ItemEMPREENDEDORISMO: O Plano de Negócios como ferramenta de gestão para o sucesso de pequenas empresas( 2022-11-04) COSTA, TATIANA DE SOUSAO artigo apresentado visa demostrar a importância do plano de negócios no auxílio e planejamento futuro das pequenas empresas nos seus próximos anos, mostrando todas as informações necessárias e pertinentes para ajudar seus gestores a buscar sempre as melhores soluções. O que se pode observar é que as pequenas empresas não utilizam o plano de negócios e isso pode prejudicar o seu desenvolvimento, essa pesquisa visa incentiva a utilização do plano de negócios pelas pequenas empresas, para isso foram coletadas informações no site da Junta Comercial do Maranhão, foi realizada uma pesquisa de campo com 8 empresários donos de pequenas empresas através disso foi concluído que boa parte desses empresários conhecem e tem interesse em utilizar a ferramenta plano de negócios, e que nenhum deles tiveram nenhuma ajudar de consultoria financeira, e que os mesmos sabem da importância do plano de negócios para sua empresa e demonstram ter interesse em fazer um plano de negócios. Entretanto, a falta de informação ainda é um obstáculo para esses pequenos empresários que acreditam que a ferramenta é utilizada apenas por grandes empresas. É necessário desmitificar isso e apresentar osbenefícios que as pequenas empresasterão com o uso da ferramenta plano de negócio desde o início de suas atividades. Palavras-chave: Empreendedorismo; Plano de negócios; Pequenas empresas.