Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras - CCHSL
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras - CCHSL por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA Comunicação e as novas tecnologias nas organizações: Um estudo fenomenológico da administração do ensino emergencial remoto( 2022-11-04) SILVA, LUANA ANJOS DAEste artigo apresenta um estudo sobre a comunicação e as novas tecnologias nas organizações com o objetivo de analisar mudanças motivadas pelas inovações tecnológicas. O campo de pesquisa é a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL e suas alternativas utilizadas na administração do ensino emergencial durante o ano de 2020. O método de análise é o fenomenológico idealizado por Edmund Husserl (1859 -1938), considerando que um fenômeno expressa a forma como uma coisa aparece, ou manifesta-se para o sujeito, que neste caso, a COVID 19 é um fenômeno psicossocial que mobilizou diversas concepções e formas de atuação. A fundamentação teórica analisa o conjunto de mudanças na era da informação e as adequações provocadas nas comunicações das organizações. Os resultados e discussões deste artigo envolve o campo destinado à “perguntas mais frequentes” no site da UEMASUL, com abordagens fenomenológicas, associando as perguntas com as formas e o olhar de cada pessoa para o referido fenômeno. Palavras chaves: Comunicação; Organizações; Novas tecnologias.
-
ItemA CONFRATERNIZAÇÃO EMPRESARIAL E OS SEUS EFEITOS SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS MEMBROS DA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA – EJCON NA GESTÃO DE 2022( 2023-01-26) OLIVEIRA, ESTER PASSOS DE SOUSANa Teoria das Relações Humanas e Comportamental, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais no quais convivem, atrelado a essa visão das teorias mencionadas, o presente trabalho procura demonstrar como a confraternização empresarial, que é vista como fator de integração organizacional, está ligada a motivação dos membros da Empresa Júnior de Consultoria – EJCON, localizada na Universidade Estadual da Região Tocatina do Maranhão na cidade de Imperatriz do estado do Maranhão. Sobre os objetivos, o estudo pretende atingir a identificação da confraternização na influência do clima organizacional; revisar o posicionamento da liderança e da Gestão de Pessoas da EJCON sobre a cultura de criação e desenvolvimento de confraternização empresarial e identificar os fatores de desmotivação da equipe da EJCON em relação a falta da confraternização empresarial. Para que se consiga atingir os objetivos, foi feita uma revisão bibliográfica sobre todos os tópicos abordados e uma pesquisa de abordagem qualitativa em forma de questionário com 06 questões discursivas, com a finalidade de entender as opiniões dos membros da EJCON sobre a influência da confraternização empresarial têm sobre sua motivação. Como resultado, conseguiu-se identificar que a confraternização empresarial é um recurso que a empresa em questão pode usar para criar um clima organizacional mais favorável para promover o engajamento nos membros da organização. Palavras-chave: Confraternização Empresarial; Gestão de Pessoas; Motivação; Liderança; Empresa Júnior.
-
ItemA ERA DAS CONSTITUIÇÕES NA HISTÓRIA: INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA BÁSICA( 2024-09-13) SILVA, ANDRÉ JORDANY ARAÚJODesde que as leis entre os seres humanos passaram a nortear as relações coletivas as Constituições ganharam destaque. Da primeira até o presente momento temos uma verdadeira Era. As sociedades democráticas passaram a se valer delas como o principal instrumento normativo. As Constituições no mundo do Direito é perfeitamente compreendida e estudada em todas as suas dimensões, no entanto, nas escolas básicas a Constituição passa ao largo enquanto temática e metodologia. Mesmo a Constituição que temos em vigor não tem um tratamento pedagógico que merece. Apesar de sua complexidade, se faz necessário, e eis o objetivo do presente estudo, levar para a sala de aula, no ensino básico, através das metodologias ativas, o conhecimento sobre a Constituição Federal de 1988, seus artigos essenciais, direitos direcionados a todos os brasileiros, bem como sua história, suas influências e necessidades que permitiram sua criação. Portanto, é imprescindível entender o contexto de natureza constitucional através de outras constituições passadas, não só no Brasil, mas de outras nacionalidades, em épocas distintas. A metodologia tem como base a Pesquisa Bibliográfica, com o auxílio de várias fontes como livros físicos e artigos científicos disponibilizados pela internet, o que permitiu a consecução e apresentação de todo o estudo de forma técnica e também didática. Conclui-se que se mostra possível no ensino básico, com auxílio das metodologias ativas de aprendizagem o estudo da nossa atual Constituição Federal e seus artigos, sua prática na vida cotidiana como também o estudo histórico de outras constituições, em países e épocas diferentes.
-
ItemA GEOGRAFIA DE IMPERATRIZ RETRATADA NA CANÇÃO IMPERADOR TOCANTINS( 2025-08-13) SILVA, TIAGO DE SOUZAEste trabalho monográfico tem como objetivo analisar os aspectos culturais, a partir da paisagem sonora. Ele busca compreender como a geografia sonora é retratada por meio de uma canção, “Imperador Tocantins” de Erasmo Dibell, onde são analisados os elementos naturais, culturais e simbólicos presentes nos versos da música. Para fundamentar esse trabalho, foram utilizados autores da geografia cultural, como Corrêa, Hall, Cosgrove, além de auxílio de Schafer, nos estudos de paisagem sonora. Além disso, foi produzida uma análise poética da canção, juntamente com a pesquisa de campo, a fim de trazer características da paisagem ao trabalho. Os resultados mostraram que o rio Tocantins é mais que um recurso natural, ele aparece como símbolo de uma identidade e de construção de memória coletiva. Por fim, a conclusão mostra que a música é também um(a) meio/ferramenta grandioso(a) para refletir sobre a geografia, além de se mostrar como um recurso interessante para aproximar o conteúdo do cotidiano dos estudantes. Palavras-chave: Geografia cultural; Identidade; Paisagem sonora.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR: um estudo realizado na UEMASUL em Imperatriz/MA( 2023-01-25) SILVA, GABRIEL LUSSACK SOUSAO mercado tem buscado cada vez mais, profissionais dinâmicos, criativos e inovadores. Dessa forma, as instituições de ensino superior, vem buscando oferecer mais qualidade no seu processo de ensino-aprendizagem afim de atender essa demanda. As inovações tecnológicas se tornaram um tema muito importante na área administrativa, a profissão de administrador exige competências para trabalhar em diferentes setores e pensamento estratégico para criar opções de sustentabilidade, crescimento profissional e o desenvolvimento das organizações. O objetivo deste artigo foi analisar a importância e os impactos que as inovações tecnológicas podem proporcionar à profissão de administrador de empresas, bem como identificar algumas das principais tecnologias (ERP, Big Data, Sistema CRM, Cloud Computing, SCM e Mídias Sociais) que são utilizadas pelos administradores na atualidade, além de demonstrar possíveis desafios e dificuldades. O estudo envolveu a aplicação de questionários relacionados ao tema para os alunos do curso de administração da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, através desse estudo foi possível identificar como principais resultados: a maioria dos acadêmicos possui conhecimento e noção com relação ao tema e seu nível de importância e necessidade, porém, alguns pontos podem melhorar, como a compreensão total do que se trata um software de gestão e entender quais os principais sistemas e ferramentas estão sendo utilizadas na profissão do administrador, ainda com relação à pesquisa, é indicado aos acadêmicos a busca por qualificação adicional a fim de complementar os conhecimentos obtidos na universidade. Palavras-chave: Inovação; Tecnologia; Administrador; Gestão.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA LIBRAS PELOS DOCENTES OUVINTES EM ESCOLAS REGULARES COM PERSPECTIVA INCLUSIVA( 2024-06-21) SILVA, KELISMAR ARAUJO DAA importância da Libras para os docentes ouvintes tem gerado discussões entre muitos estudiosos, profissionais e familiares que buscam de maneira determinante melhorar a qualidade de ensino para os seus. Necessário se faz mencionar que o tema sobre o aprendizado da língua de sinais pelos docentes traz um panorama da inclusão dentro das salas de aula comuns, destacando, de maneira fundamental, o direito da pessoa surda, seu exercício da cidadania e, para isso, o mesmo deve ser exposto à sua língua natural e sua modalidade de ensino. Assim, o objetivo geral deste estudo é demonstrar a importância do ensino da Libras para os docentes ouvintes em escolas regulares. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, respaldada por alguns autores como Mantoan (2003), Souza e Silva (2017), Aguiar (2018), entre outros, os quais corroboram que as escolas regulares, bem como a comunidade escolar, devem estar adequadas aos discentes e suas especificidades. Concluímos que o aluno com deficiência, seja ela física ou intelectual, é capaz de aprender como qualquer outro aluno, desde que respeitados seus limites e sua pluralidade linguística. A pessoa surda desenvolve-se melhor quando faz o uso contínuo da Libras. No convívio mais próximo deste aluno em sala de aula, está o docente que precisa utilizar desta língua viso-motora para comunicar-se com seu aluno surdo e proporcionar-lhe principalmente a tão sonhada aceitação na sociedade e sua autonomia. Palavras-Chave: Inclusão. Docentes. Libras. Surdo
-
ItemA INFLUÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DE IMPERATRIZ-MA( 2023-01-26) RIBEIRO, GLENDA TEREZA MATOSO presente artigo apresenta como objetivo uma análise da influência das organizações sem fins lucrativos no desenvolvimento de Imperatriz-Ma. Esta proposição é fundamentada na pesquisa exploratória, que proporciona a exposição de elementos possíveis, para uma melhor apropriação da realidade dessas organizações. Dessa forma os fundamentos teóricos consignados neste trabalho contribuem para esclarecer a estruturação conceitual classificatória e analítica das organizações sem fins lucrativos. A metodologia evidencia a pesquisa exploratória na perspectiva de viabilizar uma maior aproximação com o tema em estudo e as considerações finais, à guisa de sintetização do que foi produzido versa sobre os principais tópicos dispostos através dos capítulos deste artigo. Palavras-chave: Organizações; Desenvolvimento; Imperatriz
-
ItemA INVISIBILIDADE DO POVO GUAJAJARA NA HISTÓRIA DA CIDADE DE ARAME/MA( 2025-06-06) OLIVEIRA, FRANCINETE SOARES DEEste trabalho objetivou analisar a invisibilidade do povo Guajajara na história da cidade de Arame. Buscamos durante a pesquisa responder o seguinte problema: quais os caminhos tomados para invisibilizar os seus moradores indígenas Guajajara na história da cidade de Arame/MA. Optamos pela abordagem qualitativa por esta apresentar os dados de forma descritiva e analisar e discutir os resultados obtidos considerando os autores que deram suporte ao estudo. Para a coleta e análise dos dados utilizou-se de questionários e entrevistas; e para a fundamentação lançamos mãos dos estudos dos pesquisadores: Wagley, Galvão (1955), Gomes (2002). Varga (2002/2008), Zannoni, Pirotta, Zuffellato (2018), Sousa (1989), Oliveira (2019). Os resultados revelam que a história da cidade de Arame invisibiliza a presença e contribuição do povo Guajajara na formação da cidade como a conhecemos hoje.
-
ItemA MOBILIDADE URBANA EM IMPERATRIZ: uma análise da prestação do serviço de transporte coletivo do bairro Boca da Mata( 2023-10-27) SILVA, JACIANE RIBEIROO presente trabalho visa explorar a temática da mobilidade urbana, analisando a finalidade e a qualidade dos serviços de transporte público prestados na cidade de Imperatriz, especialmente no bairro Boca da Mata. Dessa maneira, objetiva avaliar a qualidade do serviço de transporte público coletivo prestado com base nos doze fatores de qualidade estabelecidos pelos autores Antonio Clóvis Pinto Ferraz e Isaac Guillermo Espinosa Torres (2004). Este trabalho ainda faz uma análise da mobilidade urbana de Imperatriz/MA, relacionando-a com a concessionária do transporte público coletivo (Rio Anil Transporte e Logística – Ratrans), através da aplicação de questionário baseado nos fatores de qualidade, a fim de obter informações acerca da satisfação dos usuários com o serviço oferecido. A partir das informações obtidas, realizou-se uma breve análise acerca da qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte coletivo. De modo geral, os resultados obtidos por meio da pesquisa revelaram que a prestação do serviço de transporte coletivo no bairro Boca da Mata não atendeu, razoavelmente, aos fatores de qualidade, não satisfazendo as necessidades e as expectativas dos usuários. Palavras Chave: Mobilidade Urbana; Transporte Público; Imperatriz.
-
ItemA PRODUÇÃO DO ESPAÇO CAPITALISTA EM REALIDADES PERIFÉRICAS NO BRASIL: O CASO DO RESIDENCIAL VILA JARDIM( 2022-10-26) SOUSA, MAYARA GONÇALVES DEA cidade de Imperatriz-MA caracteriza-se por apresentar um acelerado crescimento urbano de seu espaço e de sua população, resultado de um processo de crescimento desenfreado da cidade vinculado aos vários períodos econômicos, na qual passou o município. Este trabalho tem por objetivo analisar a produção do espaço capitalista em realidades periféricas no Brasil sendo que, é um processo complexo e diversificado da urbanização brasileira. Realizou-se estudos bibliográficos para entender as configurações do Estudo de Caso no Residencial Vila Jardim, que está localizado na porção leste da cidade de Imperatriz, à margem direita da Rua Pernambuco no sentido do povoado Cacauzinho, próximo da ferrovia Norte Sul. Buscou-se entender o desenvolvimento econômico urbano do lugar e consequentemente, a aceleração da atuação imobiliária no espaço periférico, onde há uma grande interação, provocando diferentes formas de valorização e comercialização do solo urbano decorrente da dinâmica socioespacial da cidade. De modo que a metodologia se fundamentou na abordagem qualitativa e quantitativa.Utilizou-se o método dialético para compreender e abranger a realidade social sob investigação. Em síntese, uma observação simples e entrevistas associadas às teorias estudadas, na qual permitiram um entendimento da produção do espaço capitalista e suas complexidades na cidade. Palavras-chave: Produção do espaço urbano; Produção do espaço Capitalista; Áreas periféricas.
-
ItemA REPRESENTAÇÃO INDÍGENA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE CRÍTICA DO CURRÍCULO PRESCRITO E DO CURRÍCULO EDITADO( 2025-01-21) TEOTONHO, ANA KARINA ALMEIDAO presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise do conteúdo prescrito no currículo nacional, a BNCC, e como isso se expressa no currículo editado, o livro didático, no que se refere a representação e história dos povos indígenas. Utilizamos como objeto de análise o livro didático do 6º ano, ensino fundamental, produzido por Alfredo Boulos Júnior e publicado em 2022. Analisamos a quantidade de páginas em que os povos indígenas são representados em imagens e conteúdos, bem como fizemos a observação se o conteúdo apresentado no livro rompe com o colonialismo eurocêntrico, ou se contribui para o reforço de estereótipos. Com base nisso, concluímos que o livro didático investigado apresenta representações e conteúdos genéricos e ínfimos, que parecem apenas querer cumprir com a obrigatoriedade imposta pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, sem, de fato, empreender esforços contra a historiografia tradicional que se volta para a trajetória do homem europeu.
-
ItemA VONTADE DE SABER COMO RECURSO DIDÁTICO: uma análise da cartografia escolar dos anos finais do ensino fundamental do 9º ano de Governador Edison Lobão - M( 2023-10-27) SILVA , MIRELLY MARIA BARBOSA DAEsse projeto tem como importância discutir tematicamente a cartografia como um recurso didático, e com esta, parte de uma necessidade por parte dos professores de não se adequarem ao livro em questão. Com base nessas dificuldades, observa-se que é necessário seguir parâmetros, sejam eles nacional ou municipal, para desenvolver o progresso de aprendizagem ao qual todos os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da educação básica. Sabemos que tanto a BNCC como o DCTMA são documentos que se complementam. Dado que, a maioria não se enquadra nas competências dos currículos escolares. Esse trabalho está elencando em identificar por meio de pesquisa de campo a aplicabilidade de metodologias e recursos no qual podem ser usados no ensino da Cartografia. Tendo como principal objetivo analisar a aplicabilidade da Cartografia Escolar no ensino de Geografia nos 9° anos da rede municipal de Governador Edison Lobão – Maranhão. A metodologia da pesquisa se constitui em pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e aplicação de questionários com os alunos e professores. A falta do uso de metodologias ativas e domínio de conteúdo, retrata a necessidade de aperfeiçoamento com métodos mais eficazes para a interação com os alunos. Compreende-se que os professores utilizem metodologias ativas, recursos didáticos como alternativas de desenvolver uma aula mais dinâmica e participativa e a inserção de recursos tecnológicos de acordo com a realidade do aluno. A partir daí, tanto o professor como o aluno terão uma maior interação e troca de conhecimento. Palavras- Chave: Cartografia Escolar; Recurso didático; Metodologia ativa; Mapa
-
ItemADAPTABILIDADE DE CARREIRA E PERSONALIDADE: ANÁLISE DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UEMASUL( 2023-01-26) SANTOS, HINGRID MENESESO presente trabalho buscou identificar as relações e os impactos da adaptabilidade de carreira e da personalidade para os estudantes de administração de uma universidade pública, de acordo com os novos critérios exigidos para ingressar no mercado de trabalho, visto que a transição universidade-mercado é um processo desafiador para estes que precisam lidarem com as incertezas acerca do desenvolvimento de suas carreiras. Para tanto, aplicou-se um questionário por meio do google forms, tendo um total de 33 respostas. Além do mais, foi coletado 31 anúncios de vagas de trabalho e feito uma análise do perfil exigido para os cargos no setor administrativo em alguns sites de seleção e recrutamento e no Instagram, a fim de compreender o perfil que as empresas mais procuram. Foi identificado que 51,5% dos entrevistados, concordam totalmente que a personalidade pode interferir na contratação, e que para a maioria existem alguns tipos de personalidades ou comportamentos que tem predileção por parte dos recrutadores. A maioria dos entrevistados também responderam que buscam informações e conhecimentos do que o mercado exige do perfil do administrador, e que a universidade ajuda a modelar a sua personalidade com o que é proposto pelas empresas. Já ao analisar o quanto se consideram adaptáveis as mudanças no mercado, apenas 24,2% concordam que se acham totalmente adaptáveis. Sendo assim, percebe-se que a personalidade é um importante critério na hora da contratação e que os indivíduos precisam se ajustarem as mudanças, buscando a capacidade de se adaptarem para se manterem no mercado de trabalho. Palavras-chave: Adaptabilidade de carreira; Personalidade; Mercado de trabalho.
-
ItemADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: a utilização de ferramentas de gestão financeira para a sobrevivência das Micros e Pequenas Empresas - MPE's( 2023-02-10) BARROS, PEDRO HENRIQUE BANDEIRANos últimos anos, tem sido notória as transformações no macroambiente organizacional e, uma boa gestão se faz pela alocação de recursos, ferramentas e profissionais especializados. Diante desses aspectos, este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do emprego de mecanismos gerenciais no âmbito da gestão financeira e seus efeitos nas Micro e Pequenas Empresas – MPE’s, bem como evidenciar a contribuição destes elementos na sobrevivência dos negócios. Traz-se ainda evidências sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil, visando entender a dimensão das MPE’s e explorar quais as principais ferramentas os empreendedores utilizam para a condução financeira de seus empreendimentos. Para tanto, como recurso metodológico realizou-se, então, uma pesquisa de caráter descritiva bibliográfica, onde os dados foram recolhidos por meio de pesquisas em bibliotecas físicas e virtuais com o emprego palavras-chave como: gestão financeira, gestão de micros e pequenas empresas e ferramentas de gestão financeira para micros e pequenas empresas. Além disso, foram explorados também alguns artigos e sites especializados na área. Diante disso verificou-se que as ferramentas de gestão financeira como o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstrativo do fluxo de caixa, controle de estoque e o capital de giro, contribuem positivamente para os melhores resultados financeiros das MPE’s. Palavras-chave: Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas, Gestão financeira, Ferramentas de Gestão.
-
ItemAS ATITUDES DA GERAÇÃO Z ACERCA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO EM IMPERATRIZ - MA( 2023-01-26) NASCIMENTO, ERIKA BARROS DA SILVAste artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as atitudes da geração Z da cidade de Imperatriz-MA, no que diz respeito à educação financeira. Para tal resultado, foram aplicados 390 questionários estruturados, com base em amostra probabilística, no público em questão (geração Z, da cidade de Imperatriz - MA). Dentre os principais resultados da pesquisa, foi identificado que: eles sabem o que é educação financeira (42,1%), mas consideram ter baixo conhecimento nesta área (43,1%); concordam totalmente que a educação financeira pode ser uma ferramenta de auxílio para o desenvolvimento de nosso país (91%), mas quase metade deles nunca estudaram sobre o assunto (46,4%); a maioria sabe quais são todos os seus gastos mensais (56,9%), mas poucos sempre anotam (32,6%); no que se refere o planejamento de gastos futuros, somente 32,6% sempre fazem; quase metade deles não possuem reserva de emergência (49,2%); e 28,9% já tiveram o nome negativado pelo menos uma vez. Sendo assim, foi possível conhecer as características e atitudes do grupo estudado em relação à educação financeira, bem como, debater sobre tal assunto. Ademais, a pesquisa poderá ser usada como apoio a outros estudos, como um meio de impulsionar a inserção do assunto “Educação Financeira” na sociedade, além de auxiliar na melhoria do comportamento financeiro dos indivíduos. Palavras-chave: Educação financeira; Geração Z; Atitudes.
-
ItemASPECTOS REGIONAIS DA DIFUSÃO DE COVID-19 NA REDE URBANA DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE AÇAILÂNDIA, MARANHÃO, BRASIL( 2023-10-27) SANTOS, RICARDO FELIPE DOS
-
ItemASPECTOS REGIONAIS DA DIFUSÃO DE COVID-19 NA REDE URBANA DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE BARRA DO CORDA, MARANHÃO, BRASIL.( 2023-10-27) SILVA, LIGIA MIKAELLY DOS REISO presente trabalho tem por objetivo compreender a dinâmica de difusão da covid-19 na rede urbana da Região Geográfica Imediata de Barra do Corda (RGIBC), no estado do Maranhão, Brasil. O período de análise compreende o primeiro ano da pandemia, a ser contado a partir do primeiro caso registrado no Maranhão (de 20 de março de 2020 a 20 de março de 2021). A análise considera a distribuição de serviços médico-hospitalares, na região, como elemento impulsionador de circulações em busca de atendimento pelo paciente com COVID-19 na rede urbana, entre os centros. São utilizadas três principais bases de dados para a pesquisa: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os dados sugerem que a rarefeita e concentrada oferta de serviços de saúde entre os municípios que compõem a região impulsiona fluxos de transeuntes em busca de atendimento, de modo que se reproduzem os padrões de hierarquia da rede urbano-regional, promovendo imprecisões quanto à origem de contágio e concentração de óbitos no principal centro regional. PALAVRAS-CHAVE: covid-19. Serviços de saúde. Região Geográfica Imediata de Barra do Corda.
-
ItemAULA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA:Proposta Pedagógica( 2023-03-16) NOLETO, ANA CAROLINA DE SÁ ; SOUSA, MONAQUETH SANTOSEstá proposta pedagógica traz a aula de campo como um instrumento facilitador de aprendizagem no ensino de Geografia. A aula de campo é essencial pois através dela é que os alunos vão poder estar mais próximos daquilo que está sendo estudado, o aluno conseguirá identificar no cotidiano aquilo que foi visto nos livros didáticos, oportunizando melhor aprendizagem e despertando no aluno senso crítico sobre o assunto. No desenvolvimento dessa proposta utilizamos a abordagem qualitativa e quantitativa,foi utilizada como instrumentos metodológicos pesquisas bibliográficas e descrição da realidade da escola-campo, com intuito de contribuir trazendo melhorias na metodologia do professor incluindo essa prática, e enfatizando que a aula de campo não se configura necessariamente apenas como uma viagem ou passeio , mas é momento de relacionar a teoria com a prática na práxis pedagógica. Esse estudo se desenvolveu através das experiências e observações das aulas de geografia do 7º ano do Ensino Fundamental no Colégio João Silva em Imperatriz-Ma. O objetivo deste trabalho é analisar como as aulas práticas podem colaborar com o processo de ensino -aprendizagem de geografia. Os resultados obtidos apontam que discentes e docentes entendem a importância das atividades de campo no processo de ensino, entretanto há pouco incentivo para o desenvolvimento das mesmas, sendo necessário o repensar pedagógico tanto dos professores como da escola para essa necessidade. Palavras-chave: Aula de campo. Geografia. Ensino.
-
ItemCINEMA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: MARIGUELLA, RETRATO FALADO DO GUERRILHEIRO( 2024-11-04) MACEDO, MARCOS WILLIAM BARRETO DEO presente artigo coloca em questão o documento fílmico com o objetivo de explorar suas possibilidades para o ensino de história a partir da análise qualitativa da cinebiografia produzida por Sílvio Tendler, Mariguella, Retrato falado do guerrilheiro (2001), seguido de uma revisão bibliográfica das relações entre ensino de história e cinema, dando ênfase sobre produções acerca do período do Regime civil-militar brasileiro (1964-9185). Os resultados da pesquisa levaram a concluir que os documentários podem atuar como recurso pedagógico para instrução das novas gerações acerca do passado recente através do uso instrumental da memória que está sendo constantemente oportunizada, ressignificada e atualizada (Tomaim, 2019) ao explorarem os sentimentos e ressentimentos políticos especialmente dos grupos sociais que foram vítimas diretas desse longo processo. Por fim, respondendo a problemática inicial da pesquisa, a linguagem fílmica, em especial os documentários, podem também servir para a análise dos resquícios da ditadura nos dias atuais, algo muito presente nas críticas sociais das narrativas propostas pelo cinema (Monteiro, 2023).
-
ItemCOTIDIANO DE MULHERES FEIRANTES NO BAIRRO BOM SUCESSO: ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA LOCAL( 2024-06-28) FERREIRA, GABRIELA ALMEIDAEste artigo analisa a interação entre o ensino de história local e as manifestações culturais e econômicas no cenário cotidiano das feirantes no Bairro Bom Sucesso, na cidade de Imperatriz-MA. A Pesquisa de Campo ocorreu com estudantes do Terceiro Ano do Centro Educacional Raimundo Soares da Cunha, escola situada próxima à feira. Houve encontros em sala de aula, mas o ponto alto foi a visita in loco com estudantes na feira. Na visita, que contou com a interação dos estudantes munidos de uma pesquisaobservação, foram possibilitados o conhecimento sobre a história de seu local de vivência, com observância nos vários processos históricos que envolvem a dinâmica da feira. As aulas, debates e a visita à feira foram fundamentais à construção de conhecimento individual e coletivo sobre história, cultura e a economia do meio. Com essa metodologia ativa, despertou-se nos estudantes a curiosidade, a participação e o interesse pela pesquisa e pela história. Palavras-chave: História local; memória; feira; identidade; investigação.