Cursos de Graduação
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ItemA CONDIÇÃO DO PAPEL FEMININO NOS CONTOS “AMOR” E “DEVANEIO E EMBRIAGUEZ DUMA RAPARIGA” DE CLARICE LISPECTOR( 2025-02-27) ARAÚJO, BEATRIZ DE SOUSA CONCEIÇÃOO presente trabalho trata-se de uma análise da condição do papel feminino nos contos “Amor” e “Devaneio e embriaguez duma rapariga”, da obra “Laços de família” de Clarice Lispector no qual é desenvolvido uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de estudar sobre o gênero conto e seus aspectos e a condição do papel feminino analisando a condição da mulher entre a liberdade e transgressão alem de identificar nos contos trechos que comprovem essas situações. A pesquisa tem procedimento bibliográfico para compreender como esses contos representam a mulher da sociedade atual, que é dona de casa, esposa e mãe, além de identificar como a autora questiona essa condição feminina. Em suma, mostrar que Clarice Lispector influencia a mulher a buscar seu lugar na sociedade, sua independência, e assim construir uma nova identidade, e ir além dos afazeres de dona do lar. Sendo assim mostrar como esses elementos contribuem para a reflexão sobre a condição da mulher na sociedade, sobre a vida, emoções humanas, inquietações, transgressões, e a experiência pessoal da mulher.
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ItemDESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE: análise do livro de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental em Estreito/MA.( 2024-04-26) SOUSA, FERNANDO DE ANCHIETA EEste estudo explora a contribuição do livro didático de Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental em Estreito/MA para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, visando compreender como essa peça fundamental no processo educacional promove tal habilidade. A análise aborda como o conteúdo e as atividades do livro didático tratam do pensamento crítico, identificando elementos que facilitam essa abordagem. Utilizando como metodologia pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, investigamos a complexidade das relações entre o material didático e o desenvolvimento do pensamento crítico, com foco no livro do 9º ano da coleção Geração Alpha (2018). A análise revela atividades alinhadas às competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como leitura de textos literários, análise de tiras e interpretação de textos científicos, contribuindo para o pensamento crítico. Em síntese, o estudo destaca a relevância do livro didático na promoção do pensamento crítico, ressaltando a importância desse material estar alinhado com os princípios da BNCC para aprimorar o ensino de Língua Portuguesa e favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes. Palavras-chave: Livro didático; Língua Portuguesa; Pensamento crítico; Ensino fundamental; Estreito/MA
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ItemLETRAMENTO LITERÁRIO: O ROMANCE “QUINCAS BORBA” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO( 2025-02-11) BRITO, GEOVANA DOS SANTOSO presente estudo tem como objetivo analisar a importância do letramento literário no ensino médio, promovendo estratégias pedagógicas que favoreçam a autonomia e o desenvolvimento crítico dos estudantes. A obra Quincas Borba, de Machado de Assis, foi selecionada a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), cujo foco consistiu em investigar a construção do personagem Quincas Borba em suas duas aparições ficcionais nos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Quincas Borba (1891), alinhando essas narrativas acerca do estudo ficcional e autorreflexivo. Sob essa perspectiva, a pesquisa foi realizada com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio (turmas “D” e “E”) na escola Estadual Centro de Ensino Frei Gil, na cidade de Estreito, Maranhão. A metodologia adotou um estudo de campo com a aplicação de uma avaliação em sala de aula, utilizando questões específicas retiradas das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2010 e 2023. As questões selecionadas foram baseadas no romance machadiano, com ênfase em suas principais características, bem como na análise de aspectos metaficcionais e autorreflexivos. A análise dos resultados evidenciou que, embora os estudantes apresentem uma compreensão básica da obra, há uma necessidade significativa de aprofundamento no letramento literário. Em especial, notaram-se dificuldades na interpretação crítica e na análise de recursos narrativos complexos, como a metaficção e o personagem autorreflexivo. Conclui-se que estratégias pedagógicas mais efetivas são necessárias para incentivar uma leitura crítica e reflexiva, contribuindo para o desenvolvimento das competências literárias dos alunos.
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ItemMATERNIDADE: dificuldades e superações para concluir o ensino superior( 2025-02-27) SILVA, LAYANE CONCEIÇÃO DAEste trabalho trata das dificuldades enfrentadas por mulheres que desempenham os papéis de donas de casa, esposas e mães ao cursar o ensino superior na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Campus CCANL. O estudo visa compreender as barreiras que essas mulheres encontram e os fatores que influenciam sua permanência na universidade, com o intuito de contribuir para uma compreensão mais aprofundada das suas experiências e desafios específicos. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com um foco particular em entrevistas semiestruturadas, permitindo a coleta de dados ricos e detalhados sobre as vivências pessoais das participantes, à abordagem fenomenológica. Através da análise dos dados obtidos, o estudo destaca os principais obstáculos enfrentados, como a falta de tempo, as dificuldades financeiras e o impacto das responsabilidades domésticas na vida acadêmica. Além disso, é investigado como estratégias e políticas institucionais atuais contribuem ou não para mitigar essas barreiras. Espera-se que os resultados da pesquisa possam levar a um aprimoramento das condições de estudo e suporte na UEMASUL, beneficiando tanto as atuais quanto as futuras estudantes que enfrentam desafios semelhantes. Este estudo não apenas busca contribuir para a melhoria das políticas educacionais, mas também pretende fortalecer o entendimento sobre as realidades enfrentadas por mulheres em contextos semelhantes, apoiando a criação de um ambiente acadêmico mais inclusivo e equitativo.
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ItemOFICINAS DE JOGOS MATEMÁTICOS DO 9º ANO: JOGO DAS ASMD E TORRE DE HANÓI( 2024-10-22) CRUZ, PEDRINHO SANTANA DAO presente trabalho aborda a temática “jogos matemáticos” e tem como objetivo ressaltar a importância do uso de jogos em sala de aula como recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem, na potenciação e as quatro operações básicas da Matemática. O texto traz considerações acerca de um trabalho de intervenção em sala de aula, realizado em duas turmas do 9º ano A/B, do Ensino Fundamental II. Foi utilizando o jogo Torre de Hanói e o jogo de tabuleiro conhecido mais como da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD). A pesquisa contou com uma fase exploratória explicações sobre os jogos e aplicação de questionários. O estudo está fundamentado nas principais discussões teóricas acerca da relação “jogo e aprendizagem”, contando com a contribuição de autores como Vygotsky e Piaget, e de pesquisadores renomados da Matemática como Smole, Veras, Ribeiro, Allevato, dentre outros. Conclui-se que o uso dos Jogos: ASMD e Torre de Hanói, usados como recurso didático contribuíram de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem da matemática tanto nas quatro operações básicas como na potenciação, facilitando o aprendizado dos alunos envolvidos, e desperta a curiosidade e o interesse. Assim, permite o exercício do cálculo mental, que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático.
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ItemPRÁTICAS DE LETRAMENTO NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO EM ESTREITO-MA( 2025-02-17) COSTA, HELLEN SILVAEste trabalho aborda o processo de letramento em uma escola pública no município de Estreito, Maranhão, investigando as práticas pedagógicas de letramento no contexto do Novo Ensino Médio e analisando como os alunos interagem com textos e atividades que integram conhecimentos científicos e experiências cotidianas. Dessa maneira, o estudo utilizou uma abordagem quali-quantitativa, com métodos bibliográficos, documentais e de campo. As atividades foram aplicadas com base no caderno pedagógico da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA), em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Sendo assim, os resultados mostram que as atividades propostas foram bem recebidas pelos alunos, com participação ativa e engajamento nas discussões em sala de aula. No entanto, a taxa de acertos variou conforme a complexidade das atividades, indicando áreas que exigem maior atenção pedagógica, como o reconhecimento de figuras de linguagem e a interpretação detalhada de textos. O estudo ressalta a importância de alinhar as práticas de letramento às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei do Novo Ensino Médio, enfatizando a necessidade de desenvolver competências críticas e reflexivas para a formação cidadã e profissional dos estudantes.
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ItemTEORIA DOS NÚMEROS E PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES PARA A OBMEP: ESTUDO DE CASO NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO EM ESTREITO - MA( 2024-10-22) COUTINHO, JOELTON DE MELONeste trabalho, pretendemos investigar conteúdos relacionados a Teoria dos Números contribuem para preparar estudantes para a OBMEP (Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Para isso, fizemos uma investigação de quais conteúdos são abordados com mais frequência em provas da OBMEP, em seguida, elaboramos um pequeno questionário e aplicamos à estudantes do ensino médio. De posse das respostas dos questionários, fizemos uma análise sobre como os estudantes entendem estes conteúdos e relacionamos com a preparação deles à OBMEP. Com isso, pretendemos investigar se a abordagem nas escolas dos conteúdos serve como preparação adequada dos estudantes para a OBMEP.
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ItemUM ESTUDO SOBRE AS PROVAS DE CONCURSOS PUBLICOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REGIÃO TOCANTINA( 2024-10-22) VIEIRA, THAYS EMANUELLA GOMESEste trabalho tem como objetivo analisar as provas de Concurso Público para professor de Matemática do Ensino Básico da região Tocantina. A pesquisa busca compreender o que essas provas têm em comum, quais os assuntos dentro do núcleo específico da Matemática são mais cobrados e quais os assuntos menos cobrados, além de analisar quais as disciplinas que têm mais peso nessas provas. Para a realização do estudo, foi adotada uma metodologia mista, combinando técnicas qualitativas e quantitativas. A princípio, foram coletadas provas objetivas de concursos anteriores de um período de 15 anos na região Tocantina, em seguida, as questões das provas foram categorizadas em diferentes assuntos e a frequência desses assuntos foi registrada e quantificada para assim definir a relevância deles. Um dos assuntos que enriquece a compreensão Matemática e oferece ferramentas práticas para enfrentar desafios do mundo real é a Geometria Plana, e os resultados indicam que esse é o assunto de maior relevância dentro dessas provas. Também foi utilizado como base de referência a coleção Fundamentos de Matemática Elementar (FMEs), esses livros foram usados para nortear as questões das provas de concursos. Além de analisar, principalmente, o grau de dificuldade e quais conteúdos são mais cobrados em provas, também foi uma forma de analisar os livros FMEs, pois foi verificado quais deles são mais relevantes para uma prova de concurso para carreira de Professor de Matemática, dessa forma, demostrando o que é mais interessante de ser priorizado na hora dos estudos. Este trabalho contribui para uma melhor compreensão sobre as provas de Concurso Público do nível básico da região Tocantina facilitando assim o estudo de professores que pretendem trabalhar de forma efetiva na região.