Geografia
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Geografia por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA MOBILIDADE URBANA EM IMPERATRIZ: uma análise da prestação do serviço de transporte coletivo do bairro Boca da Mata( 2023-10-27) SILVA, JACIANE RIBEIROO presente trabalho visa explorar a temática da mobilidade urbana, analisando a finalidade e a qualidade dos serviços de transporte público prestados na cidade de Imperatriz, especialmente no bairro Boca da Mata. Dessa maneira, objetiva avaliar a qualidade do serviço de transporte público coletivo prestado com base nos doze fatores de qualidade estabelecidos pelos autores Antonio Clóvis Pinto Ferraz e Isaac Guillermo Espinosa Torres (2004). Este trabalho ainda faz uma análise da mobilidade urbana de Imperatriz/MA, relacionando-a com a concessionária do transporte público coletivo (Rio Anil Transporte e Logística – Ratrans), através da aplicação de questionário baseado nos fatores de qualidade, a fim de obter informações acerca da satisfação dos usuários com o serviço oferecido. A partir das informações obtidas, realizou-se uma breve análise acerca da qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte coletivo. De modo geral, os resultados obtidos por meio da pesquisa revelaram que a prestação do serviço de transporte coletivo no bairro Boca da Mata não atendeu, razoavelmente, aos fatores de qualidade, não satisfazendo as necessidades e as expectativas dos usuários. Palavras Chave: Mobilidade Urbana; Transporte Público; Imperatriz.
-
ItemA PRODUÇÃO DO ESPAÇO CAPITALISTA EM REALIDADES PERIFÉRICAS NO BRASIL: O CASO DO RESIDENCIAL VILA JARDIM( 2022-10-26) SOUSA, MAYARA GONÇALVES DEA cidade de Imperatriz-MA caracteriza-se por apresentar um acelerado crescimento urbano de seu espaço e de sua população, resultado de um processo de crescimento desenfreado da cidade vinculado aos vários períodos econômicos, na qual passou o município. Este trabalho tem por objetivo analisar a produção do espaço capitalista em realidades periféricas no Brasil sendo que, é um processo complexo e diversificado da urbanização brasileira. Realizou-se estudos bibliográficos para entender as configurações do Estudo de Caso no Residencial Vila Jardim, que está localizado na porção leste da cidade de Imperatriz, à margem direita da Rua Pernambuco no sentido do povoado Cacauzinho, próximo da ferrovia Norte Sul. Buscou-se entender o desenvolvimento econômico urbano do lugar e consequentemente, a aceleração da atuação imobiliária no espaço periférico, onde há uma grande interação, provocando diferentes formas de valorização e comercialização do solo urbano decorrente da dinâmica socioespacial da cidade. De modo que a metodologia se fundamentou na abordagem qualitativa e quantitativa.Utilizou-se o método dialético para compreender e abranger a realidade social sob investigação. Em síntese, uma observação simples e entrevistas associadas às teorias estudadas, na qual permitiram um entendimento da produção do espaço capitalista e suas complexidades na cidade. Palavras-chave: Produção do espaço urbano; Produção do espaço Capitalista; Áreas periféricas.
-
ItemA VONTADE DE SABER COMO RECURSO DIDÁTICO: uma análise da cartografia escolar dos anos finais do ensino fundamental do 9º ano de Governador Edison Lobão - M( 2023-10-27) SILVA , MIRELLY MARIA BARBOSA DAEsse projeto tem como importância discutir tematicamente a cartografia como um recurso didático, e com esta, parte de uma necessidade por parte dos professores de não se adequarem ao livro em questão. Com base nessas dificuldades, observa-se que é necessário seguir parâmetros, sejam eles nacional ou municipal, para desenvolver o progresso de aprendizagem ao qual todos os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da educação básica. Sabemos que tanto a BNCC como o DCTMA são documentos que se complementam. Dado que, a maioria não se enquadra nas competências dos currículos escolares. Esse trabalho está elencando em identificar por meio de pesquisa de campo a aplicabilidade de metodologias e recursos no qual podem ser usados no ensino da Cartografia. Tendo como principal objetivo analisar a aplicabilidade da Cartografia Escolar no ensino de Geografia nos 9° anos da rede municipal de Governador Edison Lobão – Maranhão. A metodologia da pesquisa se constitui em pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e aplicação de questionários com os alunos e professores. A falta do uso de metodologias ativas e domínio de conteúdo, retrata a necessidade de aperfeiçoamento com métodos mais eficazes para a interação com os alunos. Compreende-se que os professores utilizem metodologias ativas, recursos didáticos como alternativas de desenvolver uma aula mais dinâmica e participativa e a inserção de recursos tecnológicos de acordo com a realidade do aluno. A partir daí, tanto o professor como o aluno terão uma maior interação e troca de conhecimento. Palavras- Chave: Cartografia Escolar; Recurso didático; Metodologia ativa; Mapa
-
ItemASPECTOS REGIONAIS DA DIFUSÃO DE COVID-19 NA REDE URBANA DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE AÇAILÂNDIA, MARANHÃO, BRASIL( 2023-10-27) SANTOS, RICARDO FELIPE DOS
-
ItemASPECTOS REGIONAIS DA DIFUSÃO DE COVID-19 NA REDE URBANA DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE BARRA DO CORDA, MARANHÃO, BRASIL.( 2023-10-27) SILVA, LIGIA MIKAELLY DOS REISO presente trabalho tem por objetivo compreender a dinâmica de difusão da covid-19 na rede urbana da Região Geográfica Imediata de Barra do Corda (RGIBC), no estado do Maranhão, Brasil. O período de análise compreende o primeiro ano da pandemia, a ser contado a partir do primeiro caso registrado no Maranhão (de 20 de março de 2020 a 20 de março de 2021). A análise considera a distribuição de serviços médico-hospitalares, na região, como elemento impulsionador de circulações em busca de atendimento pelo paciente com COVID-19 na rede urbana, entre os centros. São utilizadas três principais bases de dados para a pesquisa: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os dados sugerem que a rarefeita e concentrada oferta de serviços de saúde entre os municípios que compõem a região impulsiona fluxos de transeuntes em busca de atendimento, de modo que se reproduzem os padrões de hierarquia da rede urbano-regional, promovendo imprecisões quanto à origem de contágio e concentração de óbitos no principal centro regional. PALAVRAS-CHAVE: covid-19. Serviços de saúde. Região Geográfica Imediata de Barra do Corda.
-
ItemAULA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA:Proposta Pedagógica( 2023-03-16) NOLETO, ANA CAROLINA DE SÁ ; SOUSA, MONAQUETH SANTOSEstá proposta pedagógica traz a aula de campo como um instrumento facilitador de aprendizagem no ensino de Geografia. A aula de campo é essencial pois através dela é que os alunos vão poder estar mais próximos daquilo que está sendo estudado, o aluno conseguirá identificar no cotidiano aquilo que foi visto nos livros didáticos, oportunizando melhor aprendizagem e despertando no aluno senso crítico sobre o assunto. No desenvolvimento dessa proposta utilizamos a abordagem qualitativa e quantitativa,foi utilizada como instrumentos metodológicos pesquisas bibliográficas e descrição da realidade da escola-campo, com intuito de contribuir trazendo melhorias na metodologia do professor incluindo essa prática, e enfatizando que a aula de campo não se configura necessariamente apenas como uma viagem ou passeio , mas é momento de relacionar a teoria com a prática na práxis pedagógica. Esse estudo se desenvolveu através das experiências e observações das aulas de geografia do 7º ano do Ensino Fundamental no Colégio João Silva em Imperatriz-Ma. O objetivo deste trabalho é analisar como as aulas práticas podem colaborar com o processo de ensino -aprendizagem de geografia. Os resultados obtidos apontam que discentes e docentes entendem a importância das atividades de campo no processo de ensino, entretanto há pouco incentivo para o desenvolvimento das mesmas, sendo necessário o repensar pedagógico tanto dos professores como da escola para essa necessidade. Palavras-chave: Aula de campo. Geografia. Ensino.
-
ItemECONOMIA DE SUBSISTÊNCIA E IDENTIDADES TERRITORIAIS: AS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NO POVOADO SÃO FÉLIX, IMPERATRIZ-MA( 2022-10-26) BARBOSA, EDEMILSON BANDEIRAEste trabalho objetiva compreender a situação das quebradeiras de coco babaçu do povoado São Félix em Imperatriz, Maranhão. Frente as dificuldades de acesso à terra, motivadas pelo avanço da pecuária, silvicultura e monocultura na região. Ademais, caracteriza a história do extrativismo do coco babaçu no Maranhão, com ênfase na região das quebradeiras de coco do povoado São Félix, analisa as dificuldades e os desafios enfrentados pelas quebradeiras de coco, no desenvolvimento da agricultura familiar de subsistência e extração do coco babaçu, identificando o dinamismo econômico e a diversidade produtiva utilizada para consumo e comercialização do coco babaçu e da palmeira, na comunidade das quebradeiras de coco. Além da revisão de literatura pertinente, analisa-se dados referentes às áreas de extrativismo vegetal, plantio de coco babaçu e dinâmica econômica e territorial das quebradeiras de coco, a partir de pesquisas de campo, acervo fotográfico e análise de dados secundários coletados na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo-se como recorte da pesquisa a comunidade das quebradeiras de coco no povoado São Felix em Imperatriz, Maranhão. Os resultados indicam uma dinâmica econômica especifica de atividades diretamente relacionadas ao extrativismo de subsistência e apontam constante reorganização territorial e socioespacial das quebradeiras de coco frente às recorrentes transformações dos espaços naturais. Palavras-chave: Coco babaçu. Quebradeiras de coco. Povoado São Félix. Imperatriz- MA
-
ItemENSINO DE GEOGRAFIA E O CONHECIMENTO CIRCUNDANTE (MUNDO-DAVIDA) NA ESCOLA ESTADUAL NOVA VITÓRIA EM IMPERATRIZ-MA( 2022-11-03) QUEIROZ, FRANCISCA DAS CHAGAS GUIMARÃESO conhecimento circundante mundo-da-vida é citado por vários autores como sendo o conhecimento adquirido no decorrer da vida de uma pessoa. Possui várias singularidades devido ao modo que se concretiza, e um dos fatores preponderantes para o seu desenvolvimento é o local de vivência de cada pessoa, pois isso determina a nossa interpretação de mundo. Cada pessoa possui este mundo-davida que se emoldura com as experiências vivenciadas em seu dia a dia. Neste trabalho de pesquisa buscou-se demonstrar a relevância do conhecimento circundante mundo-da-vida no ensino-aprendizagem de alunos do Ensino de Jovens e Adultos da escola Estadual Nova Vitória em Imperatriz-MA. Onde para alcançar os resultados aqui expostos fizemos a utilização da fenomenologia como método de pesquisa, já que esta possuiu como um de seus objetos de estudo a consciência humana, sua utilização foi de fundamental importância para alcançarmos os resultados desejados neste trabalho de pesquisa. Palavras-chave: Educação. Mundo-da-vida; Conhecimento circundante; Ensino de Jovens e Adultos; Geografia.
-
ItemO ACESSO A SERVIÇOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ: Uma Análise Socioespacial à Partir da Atuação da Polícia Militar( 2022-10-26) GOMES, LUÍS FERNANDO DE OLIVEIRAEste trabalho trás uma discussão acerca da presença da polícia militar em se tratando do espaço ocupado por ela em Imperatriz. O estudo trás consigo uma breve história do surgimento da autoridade policial no Brasil, sua evolução, obrigações e heranças que perduram durante o tempo, até chegar na implantação e a localização dos Batalhões de polícia militar no município de Imperatriz. Uma breve amostra acerca da existência de estudo sobre segurança pública por parte das autoridades do governo do Estado, assim chegando a um planejamento e execução para disponibilizar a população um direito essencial, que é a segurança, passando pela existência ou não de um critério para justificar que as implantações desses batalhões fossem realizadas no endereço atual onde estavam localizados anterior e atualmente. Neste trabalho, é mostrado por meio de mapas a distribuição das viaturas de polícia nos bairros de Imperatriz, juntamente com quadros de dados criminalísticos. Abordará também um outro ponto, que é de suma relevância, uma questão sempre levantada em conversas no meio social, jornalístico e em estudos acerca do contingente de policiais existentes no território municipal, se o número de policiais está de acordo com a densidade populacional de Imperatriz, partindo do ponto em que se, de fato existe um número estipulado de agentes policiais que possam ser empregados no serviço de presença e ostensividade, e se estão à disposição para que possam fazer a segurança da população do município, trazendo um cálculo, que mostra na teoria e na prática se o problema da segurança passa apenas por uma simples questão numérica. Palavras-chave: Polícia Militar; Espaço; Planejamento.
-
ItemO PAPEL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma experiência no sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tocantins( 2023-10-27) SOUSA, MILENA SILVAO presente trabalho buscar discutir a importância das atividades lúdicas no ensino da geografia, proporcionando aos alunos um processo de aprendizagem dinâmico e agradável. Tendo como objetivos descrever e investigar como a inserção das atividades práticas beneficia o processo de ensino e aprendizagem no sétimo ano do ensino fundamental. A estrutura desse trabalho tem sua base apoiada na abordagem quali-quantitativa na qual será utilizado as modalidades de pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica serviu de suporte para compreensão e interpretação dos dados obtidos da pesquisa de campo, e apoia-se em autores com Rocha e Oliveira (2017), Santos e Nunes (2018), Santos (2006), Vygotsky (1989), Cavalcanti (2002), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009), dentre outros. A pesquisa de campo foi estruturada pela aplicação de um questionário destinados aos professores e outro destinados aos alunos da escola Municipal Tocantins. Compreende-se que o ato de ensina nos dias hodiernos requer que os professores busquem outros recursos para alcançar os objetivos proposto em sala de aula, que proporcione assim uma aprendizagem divertida e prazerosa para os discentes. Palavras-chave: Ensino de geografia. Atividades práticas. Aprendizagem.
-
ItemSENTIDOS E EXISTÊNCIA: GEOGRAFICIDADES NA OBRA “MIOLO DE POTE DA CACIMBA DE BEBER” DE LÍLIA DINIZ( 2023-03-16) SILVA, LUANA DOS REISOs estudos em geografia cultural expandiram seus horizontes a partir da década de 70, trazendo diversas discussões dentro da interdisciplinaridade como as de geografia e literatura. Este trabalho de conclusão de curso traz a análise de conceitos geográficos dentro da literatura do livro “Miolo de pote da cacimba de beber” da autora Lília Diniz. Navegando em sua literatura é possível identificar geograficidades e paisagens características da região que circunda o município de Imperatriz-MA, provando ser possível usar a literatura para identificar as geograficidades e paisagens, e provando também, ser possível fazer uso da literatura como documentos que representam realidades, coletividades e especificidades regionais. Esta temática surge a partir de um Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), que possuía a temática “geografia e literatura”, dessa forma, seguiu-se o método teórico da pesquisa, a fenomenologia, com abordagem qualitativa. Como resultado esta monografia apresenta a análise da obra “Miolo de pote da cacimba de beber” identificando as geograficidades e/ou paisagens contidas em cada parte da obra, separada em: terra; fogo; água; e ar. As geograficidades encontradas são várias, desde os pés descalços que dançam tambor de crioula, até as mão calejadas que quebram o coco para sobreviver, da mesma forma, as paisagem percorrem as mais diversas sensações, o cheiro do coco, das flores e da sucupira, o som dos tambores, machados e murmurar da água, a imagem amarela das flores de Ipê, as fitas do boi e o verde da palmeira. Nos diversos poema da obra as palavras possuem tanta corpulência que parecem ser capazes de sangrar, em suma, este trabalho de conclusão de curso mostra que por meio da literatura podemos não só conhecer uma região, mas também senti-la e vivenciá-la. Por meio de textos literários a ciência é capaz de fluir tão facilmente e talvez até de forma mais pungente que em dados numéricos, identificando conceitos como os de geograficidades e paisagens trabalhados aqui. Palavras-chave: Literatura e Geografia; Geograficidades; Paisagens.
-
ItemTERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL AGROFLORESTAL NOS MUNICÍPIOS DE IMPERATRIZ, CIDELÂNDIA, VILA NOVA DOS MARTIRIOS E SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA, MARANHÃO, BRASIL( 2022-10-26) SOUSA, ANDRESSA BRITO SILVA DEHistoricamente, o capital encontra estratégias para a acumulação, a criação e expansão de fronteiras agrícolas como forma de incorporar novos territórios fazem parte dessas estratégias. A expansão da fronteira agrícola da região do MATOPIBA trouxe consigo transformações. Diante disto o presente trabalho tem por objetivo compreender tais transformações nos municípios de Imperatriz, São Pedro da Água Branca; Vila Nova dos Martírios e Cidelândia. Para isso analisa e discute as transformações sofridas nas atividades e comunidades tradicionais. Utiliza-se de dados primários coletados através de entrevistas não estruturadas com pequenos produtores de comunidades situadas próximas as fazendas de eucalipto. Além disso, foram coletadas coordenadas geográficas para a produção cartográfica; os dados secundários utilizados foram coletados nas bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Indústria Brasileira de Árvores, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e nos relatórios anuais da Suzano. Os resultados obtidos tendem a mostrar que a chegada da nova fronteira agrícola desestabiliza as comunidades pré-existentes e diminuem sua produção de itens básicos para subsistência. Palavras chaves: MATOPIBA. Fronteira agrícola. Silvicultura do eucalipto